Adeus filamento

25 Fev 2007 18:46 #1 por admin123
Adeus filamento foi criado por admin123
Você sabe o que é um led? Leia, discuta e comente a matéria do motonliner Fábio Pligher: Adeus filamento.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2007 19:46 #2 por erasmomartins
Respondido por erasmomartins no tópico Adeus filamento
Sensacional.
Minha finada stradinha adoraria um farolzinho de leds desses.
Pq a "lampida de 35 velas" dela eh nojenta.

*Volta PR 2008, A revanche!

*Volta PR 2007, O inicio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2007 01:03 #3 por leo_bsb
Respondido por leo_bsb no tópico Adeus filamento
legal falarmos disso, apesar de achar o texto muito cheio de voltas ou até rebuscado. Eu achava que o único carro com faróis com leds era o Audi R8 e um lexus a ser lançado em breve. Ainda não ví nenhum carro Mercedes ou outra marca com FARÓIS de leds. Lanternas e luz de freio já é bem mais fácil.


Já havíamos discutido o assunto nesse tópico http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=585 porém sem muito alarde.


Hoje uso na minha Drag Star uma placa com leds montados na lanterna traseira. Já usei um soquete luxeon de 3W e o efeito é legal a noite, porém já descobri duas coisas que seguram o uso dos leds nos faróis: preço e refletores que aproveitem e consigam focar a luz a contento.


Uma vantagem que não foi citada no artigo sobre a durabilidade dos leds: não é só na vida útil estimada que sem vantagem! os leds não tem partes móveis, portanto são ótimos pra motos sacolejantes off road.


Eu tenho duas lanternas de mão com leds Luxeon, uma bem antiga, coisa de 2 anos atrás, adaptada em uma maglite. Meus colegas no trabalho babavam. Daí ficou comum. Hoje possuo uma luxeon 3W bem bolada, com circuito eletrônico bem eficiente, com dois níveis de iluminação da fenix. Mexendo bastante nelas dá pra perceber a dificuldade de se montar um refletor em um carro, é um trabalho muito mais complicado, afinal deve-se iluminar pelo menos com a mesma intensidade das lâmpadas incandecentes.


Pra quem domina o inglês tem um site excelente sobre lanternas onde os conceitos da medição de intensidade luminosa e fluxo são bem explicados e aplicados aos leds http://www.flashlightreviews.com/index1.html Basta olhar nas perguntas e respostas que temos explicações simplificadas porém técnicas. Por sinal nas lanternas de mão os leds já praticamente aposentaram as lâmpadas comuns, inclusive nas lanternas táticas já estão aparecendo substitutas satisfatórias das lanternas incandecentes de alta intensidade (vide as surefire).

Voltei ao mundo em duas rodas!

F800R

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2007 03:46 #4 por kado
Respondido por kado no tópico Adeus filamento
um dos fatores que estáva atrasando o uso do led como fonte de iluminação padrão era o fato de emitirem luz monocromática, isto é, em um uma faixa extreita de comprimento de onda, alterando a percepção das cores. o led branco, com espectro maior é muito recente.Na industria, as lampadas de sinalização já estão sendo substituidas por dispositivos a leds(cruster) a vários anos...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2007 10:25 #5 por VENTANIA
Respondido por VENTANIA no tópico Adeus filamento
FABIO, TUDO BEM?


Que aula einnnnnn


Conheço sua invenções pessoalmente e são muito bem resolvidas, práticas e eficientes.


Assim voce vai longe. Quero ficar vendo de perto suas novas invenções.


Apareça, amanhã no ibira, se puder.

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2007 11:20 #6 por FabioP
Respondido por FabioP no tópico Adeus filamento
E aí gente.

Bem Ventania, terça é justamente o dia em que não vou pra Sampa trabalhar...muito obrigado pelas considerações!!!

O Leo_BSB escreveu: " Uma vantagem que não foi citada no artigo sobre a durabilidade dos leds: não é só na vida útil estimada que sem vantagem! os leds não tem partes móveis, portanto são ótimos pra motos sacolejantes off road."

Pelo jeito você leu meio rápido, pois eu escrevi sim: "Uma de suas vantagens é o comprimento quase exato da onda, a temperatura exata em Kelvin, a excelente durabilidade (até 100 mil horas) e o baixíssimo consumo." e depois "...Além disso, o led é resistente, a prova de choque, não estoura se entrar em contato com a água..."

Pra dizer a verdade eu escrevi pouco sobre o assunto. A parte interessante, sobre o Shuji Nakamura, o inventor do LED azul ( e consequentemente do verde e do branco )além do Laser Azul ocuparia mais umas duas páginas. Nakamura é considerado o novo Thomas Edison. Foi laureado recentemente com um prêmio considerável. Deu entrevista para a Ciência Hoje, que você pode conferir no link:

ich.unito.com.br/controlPanel/materia/resource/downlo ad/55392

A entrevista é ruim, pois o jornalista é dinheirista como a maioria dos brazucas. Diante de um gênio como Nakamura, o jornalista estava preocupado com que destino iria tomar o dinheiro recebido da Millenium Prize Foundation pelo eminente físico.

esse link também é bom

www.technologyawards.org/files/849_tiedotustilaisuus_ portugali.pdf

Quanto aos carros, vamos ao Mercedes Ocean "alguma coisa"...esqueci o nome do trem...

www.webmotors.com.br/wmpublicador/Noticias_Conteudo.v xlpub?hnid=37157

E ao Rolls Royce
www.noticiasautomotivas.com.br/2007/01/e-oficial-roll s-royce-phantom-drophead-coupe-2008/


que aliás achei a frente bem esquisita...

O Leo_BSB creio que reparou no Lexus, acho que foi um que vi (ou vimos) no salão. Ele tem razão quando observa a problemática dos refletores. Basta olhar o bloco ótico de um desses carros modernos pra entender a encrenca.

Uma hora eu posto a foto da "lanterna de mão" que fiz para me acompanhar na estrada...não é uma surefire, claro, pois a surefire é A lanterna.

Abs

Fabio Pligher

De um limão se faz uma limonada, de uma Harley véia se faz uma máquina de caldo-de-cana. Mas não se esqueça da Kombi!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2007 12:21 #7 por leo_bsb
Respondido por leo_bsb no tópico Adeus filamento

FabioP escreveu: E aí gente.

Pelo jeito você leu meio rápido, pois eu escrevi sim: "Uma de suas vantagens é o comprimento quase exato da onda, a temperatura exata em Kelvin, a excelente durabilidade (até 100 mil horas) e o baixíssimo consumo." e depois "...Além disso, o led é resistente, a prova de choque, não estoura se entrar em contato com a água..."

Abs

Fabio Pligher



isso mesmo! foi mals. Esse mercedes e o Rolls tão na fila! Por enquanto só R8 mesmo, e o Lexus mais pro final do ano.


Já leu sobre os novos leds Cree? Melhores que os Luxeon. Vou comprar um esse mês.

Voltei ao mundo em duas rodas!

F800R

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2007 12:39 #8 por FabioP
Respondido por FabioP no tópico Adeus filamento
Vc tem razão. O mercedes é conceito, mas o Rolls já tá lançado...aceitando encomendas pra 2008. Acho que não vou encomendar um...

O A8 possui faróis principais ou auxiliares de LED?


A cree é bem interessante. embora a potência nominal seja menos do que uma Luxeon de 5watts, ela é mais parruda e tem uma bela lente acoplada, o que otimiza a potência luminosa.

Abs

Fabio

De um limão se faz uma limonada, de uma Harley véia se faz uma máquina de caldo-de-cana. Mas não se esqueça da Kombi!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2007 13:01 #9 por leo_bsb
Respondido por leo_bsb no tópico Adeus filamento
Nas fotos que eu vi na quatro rodas são os principais.


Negócio top mesmo, quero ver funcionando.

Voltei ao mundo em duas rodas!

F800R

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2007 08:21 #10 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Adeus filamento
FabioP, parabéns pelo texto, premiando os leitores com humor refinado e grande conhecimento técnico.


Colocar luz de leds na minha motoka é uma antiga vontade que eu tenho, com certeza com seu conhecimento farei isso!!


Abraços agradecidos e alumiados com LEDs,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Fev 2007 16:42 #11 por FabioP
Respondido por FabioP no tópico Adeus filamento
BeLê Élio...precisando estamos às ordens!!!

elio_filho escreveu: FabioP, parabéns pelo texto, premiando os leitores com humor refinado e grande conhecimento técnico.


Colocar luz de leds na minha motoka é uma antiga vontade que eu tenho, com certeza com seu conhecimento farei isso!!


Abraços agradecidos e alumiados com LEDs,


De um limão se faz uma limonada, de uma Harley véia se faz uma máquina de caldo-de-cana. Mas não se esqueça da Kombi!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2007 15:41 #12 por Alfredo
Respondido por Alfredo no tópico Adeus filamento
Oi Fabio: Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Vou visitar o seu blog sugerido para saber mais sobre os assuntos de que você trata. Fiquei até interessado em ler o seu trabalho sobre motocicletas no sec XX. Está publicado? Ou somente na universidade?


P.S: continuamos sem saber se led é feminino ou masculino... você usa as duas formas... re re re. Bem, vai do jeito que se achar mais simpático.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2007 16:57 #13 por FabioP
Respondido por FabioP no tópico Adeus filamento
vai ver a led é assim meio transgênero...

O minha dissertação ainda está só na Universidade...devagar quase parando vou transformar em livro.

Valeu

Fabio

De um limão se faz uma limonada, de uma Harley véia se faz uma máquina de caldo-de-cana. Mas não se esqueça da Kombi!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2007 06:20 #14 por Michael Night
Respondido por Michael Night no tópico Adeus filamento
Olá, muito bom o texto, ontem no Discovery passou o programa Mithybusters, ou caçadores de mitos, e eles testaram o consumo de lâmpadas por 1 hora. A incandescente ficou com 90 watts/h, as fluorescentes com 10 watts/h e o led com 1watt/h.


No teste de durabilidade, eles simularam o uso durante 5 anos das lâmpadas, apagando e acendendo todas a cada 2 minutos por 60 dias. A única que não queimou foi o led.


Eu tenho uma lanterna de led na minha twister, mas farol creio que ainda demorará alguns anos, mas sem dúvida o led veio para ficar.


Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Mar 2007 22:16 #15 por carlosnaves
Respondido por carlosnaves no tópico Adeus filamento
Com relação a ser O LED ou A LED..rs...... Como a sigla LED significa Light Emitter Diode(Diodo Emissor de Luz), portanto é masculino galera... hehe.

Um abração a todos.

Protótipo do momento: Elaborando uma luz de freio para colocar na lente do bauleto Givi. Quem tiver ideias e conhecer eletrônica tbm pode ajudar. MSN: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Carlos Naves

www.carlosnaves.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.201 segundos