Como você se comporta na internet?

07 Dez 2011 19:25 #1 por admin123
Editora Évora publica livro que analisa e dá dicas de como se comportar nas mídias sociais


Vivemos em um mundo conectado. Estabelecemos relacionamentos reais e virtuais. A internet permite que as relações virtuais sejam preponderantes e cresçam em ritmo assustador. As pessoas se associam às mídias sociais, formam redes de contatos de amigos e/ou colegas e despejam ali tudo que, muitas vezes, não teriam coragem de falar pessoalmente. Twitter, Facebook, Linkedin, Orkut, entre outras, modificam a rotina das pessoas, estreitam laços afetivos e, também, amplificam conflitos que envolvem estas relações.


Muitas vezes, quem possui perfis virtuais acaba esquecendo alguns valores que a vida real exige e se comporta de maneira inadequada no ambiente digital. Prova disso são alguns casos curiosos que já apareceram nos veículos de comunicação em geral, como, por exemplo, o desconforto da apresentadora Xuxa ao ver um tweet de sua filha sendo zombado por conta de um erro de português ou ainda, o comportamento mal intencionado de usuários, que se mascaram através da internet para fazer insultos ou assumir posturas que não seriam aceitas na vida real.


E é exatamente sobre o comportamento virtual que os autores Ligia Marques e Hegel Vieira Aguiar escreveram o livro Etiqueta 3.0, que apresenta dicas e exemplos para todos que utilizam as redes sociais e se preocupam em manter um relacionamento cordial com as pessoas.


“O código de conduta básico do usuário das mídias sociais sugere que o mesmo seja autêntico, transparente. No entanto, este conselho, quando mal interpretado, pode dar origem a postagens totalmente impróprias. As mídias sociais estão à disposição de todos, mas para evitar cometer gafes cibernéticas, sofrer críticas mais severas ou perder seus seguidores, amigos, ou talvez até seu emprego, procure ouvir, informar-se, conhecer, perguntar e tirar dúvidas”, aconselham os autores
Com capítulos que convidam a pensar sobre a personalidade real e a virtual, a publicação ensina a definir os objetivos nas mídias sociais e ajuda a construir uma personalidade digital ética, interessante e correta. Etiqueta 3.0 pode ser encarado como um manual imprescindível, recheado de dicas e truques para manter a elegância e a discrição ao usar o comp**ador para estabelecer relações pessoais.
Por se tratar de um assunto em constante evolução, o livro inova com um conteúdo extra e complemetar hospedado no site www.etiqueta3ponto0.com.br , sempre atualizado pelos autores.


SOBRE OS AUTORES
Ligia Marques é formada em Ciências Sociais, Antropologia e Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP). Considerada uma das maiores especialistas brasileiras em etiqueta social e corporativa, atua como consultora e palestrante nestas áreas há mais de quinze anos, sendo fonte para diversos e importantes veículos de comunicação de todo o Brasil. Palestra e ministra cursos para grandes empresas, como Petrobras, Roche, Astra-Zeneca, Citibank e Infraero, dentre outras. Desenvolve um trabalho pioneiro de consultoria e treinamento em etiqueta e comportamento em mídias sociais. Para mais informações, acesse o site www.ligiamarques.com.br


Hegel Vieira Aguiar é formado em Relações Públicas pela Universidade Salvador (UNIFACS). Tem na comunicação e tecnologia suas grandes paixões, sempre diferenciando seus projetos com pitadas de inovação. Trabalhou para importantes marcas em Salvador e Angola. Há três anos em São Paulo, assumiu o digital como sua especialidade e área-chave, atuando em estratégias e ações de comunicação 360 graus. Atualmente, gerencia o departamento de planejamento e comunicação digital da RMA Comunicação Corporativa, que possui como clientes empresas de médio e grande portes.


SOBRE O LIVRO
Título: Etiqueta 3.0
Subtítulo: Você “on-line” & “off-line”
Autores: Hegel Vieira Aguiar e Ligia Marques
Origem: Brasil
Assunto: Mídias sociais, gestão de pessoas, internet.
Preço: R$ 29,90
Páginas: 184
Formato: 16x 23 cm
ISBN: 978-85-63993-22-9
Edição: 1ª
Acabamento: Brochura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2011 07:18 #2 por MANDRUVADOIDAO
Como você se comporta na internet?

Eis uma pergunta totalmente improvável de obtenção de uma resposta concreta.
Como responder como me comporto, se o comportamento é a resposta reativa ao manifesto do meio?
Como responder como me comporto, se sou uma nova pessoa a cada instante?
O comportamento depende da interatividade que se tem.
Posso ser uma pessoa totalmente pacífica quando estou no motonline, em contra partida quando entro em um site que falam mal do meu time de futebol podef luir a ira interna que me torna uma pessoa hostil.
Isso é apenas um exemplo de como o comportamento é tendencioso e diretamente vinculado ao meio.

Um abraço do MANDRUVADOIDÃO.MANDRUVADOIDAO2011-12-09 09:27:22

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2011 12:31 #3 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Como você se comporta na internet?
Vejo que há locais onde a boa educação é fator preponderante, como este forum. Mas tem lugares que não há o mínimo de controle como no youtobe.As pessoas são agressivas em seus posicionamentos, se tivessem mais tempo para a leitura, provavelmente diriam o que querem dizer com educação e elegância.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2011 23:01 #4 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Como você se comporta na internet?

soueu escreveu: Vejo que há locais onde a boa educação é fator preponderante, como este forum. Mas tem lugares que não há o mínimo de controle como no youtobe.As pessoas são agressivas em seus posicionamentos, se tivessem mais tempo para a leitura, provavelmente diriam o que querem dizer com educação e elegância.



Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2011 03:12 #5 por JulianoPaes
Brasileiro na internet é igual fora, mal educado e malandro




Fama dos brasileiros é pessima







soueu escreveu: Vejo que há locais onde a boa educação é fator preponderante, como este forum. Mas tem lugares que não há o mínimo de controle como no youtobe.
As pessoas são agressivas em seus posicionamentos, se tivessem mais tempo para a leitura, provavelmente diriam o que querem dizer com educação e elegância.






sou bastante chato mesmo, hehehe

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2011 12:44 #6 por marcus.pedroso
Mesmo em sites como o Motonline em que uma boa conduta é necessária, não tão raramente conseguimos achar gente que tem a ignorância como maior motivador para um manifesto. Acho realmente estranho a diferença entre o público de fóruns e redes sociais no Brasil e fora dele. Mas como estou no Brasil aprendi a lidar com isso minimizando minha participação em qualquer tipo de rede social virtual, pois quando faço uso desse tipo de rede como agora, pretendo somente expressar minha opinião, buscar uma ajuda ou mostrar algo que achei bacana e nada mais.

Já tive a infelicidade de ser atacado (não aqui no Motonline) em fóruns por fanáticos, que não admitem diferenças, opiniões contrárias ou uma simples pergunta da qual pesquisei muito e não encontrei resposta. Mas cito aqui um caso a parte que contribuiu muito para minha decisão em manter certa distância de fóruns e redes sociais.

Em 2006 mais ou menos, tinha um perfil no orkut e fazia parte de uma certa comunidade sobre mecânica, quando surgiu um tópico sobre o Militec, o primeiro que acompanhei sobre o assunto. Acompanhava diariamente as postagens do pessoal, mas jamais me manifestei naquele tópico. Porém era uma discussão interessante de início até começarem os ataques, as opiniões contrárias, as dúvidas o que logo após viraram ofensas e depois se transformaram em ameaças ou provocações humilhantes. Lembro que tinha uma mulher que salvo engano é (ou era) preparadora em Joinville e aparentemente tinha um grande conhecimento técnico. E ela estava participando da discussão. Gostava muito dos argumentos dela. Mas a participação dela terminou depois que alguns usuários a discriminaram por ser mulher e fazer parte de uma discussão relacionada a mecânica. E tinha usuário que fazia o uso de militec num motor parecer uma blasfêmia. Então depois de ver várias atrocidades escritas naquele lugar cheguei a conclusão de que não vale a pena resolvi deixar tudo isso de lado e me desligar de orkut, redes sociais, fóruns pois comecei a notar depois disso que a maior parte das boas e interessantes discussões em redes sociais, acabam de forma desagradável.

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2011 10:16 #7 por Desnickadu
As pessoas tem muito tempo para leitura, se soubessem ler e principalmente entender o que leem.

Estamos na epoca de que se é bom e muito é ruim, mas se é ruim e muito é bom. Explico:
Cultura, se for muito é ruim. Leitura, se for muito é ruim. Tarefas a fazer, se for muito é ruim. Trabalho, se for muito é ruim. Conhecimento, se for muito é ruim... Agora, pinga, se muito é bom. dirigir bebado, se muito é bom. fast food, se muito é bom. ignorancia, se muito é bom. assim seguem os lisarbianos.

E não precisa dizer que não é só a 'geração internet' que faz isso, porque tem muita gente 'de idade' que não sabe o que é internet e não deixa de ser preguiçosa e ignorante[conhecimento e educação parcos].

É mais cultural mesmo, é bonito ser idiota a algum tempo.
Cansei de ver pessoas que ao escreverem mais de meia duzia de linhas em topicos nos foruns dizem: "desculpem pela bíblia"...
rapaz, isso me dá um nervoso! eu to aqui pra aprender, pra ensinar, de qeu forma farei isso se não for lendo e escrevendo? Não importa o tamanho do texto, importa a quantidade de informação que esta contida nele. Ao menos pra mim é assim.

Respondendo ao topico, procuro me comportar na internet como na 'vida real', talvez com um linguajar um pouco mais formal aqui[pra poder escrever deixando menos margens a duplos sentidos e entonações dissonantes], de forma geral é isso.
Pra pessoas com o cerebro no lugar correto e em perfeito funcionamento acredito que esse tipo de auto-ajuda é totalmente dispensável

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2011 06:10 #8 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Como você se comporta na internet?
com a mesma educação que meus pais ensinaram

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Dez 2011 06:57 #9 por MANDRUVADOIDAO

Chicolau escreveu: com a mesma educação que meus pais ensinaram


Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2012 22:09 #10 por M@uricio
Respondido por M@uricio no tópico Como você se comporta na internet?

Chicolau escreveu: com a mesma educação que meus pais ensinaram

2x

"Uns enchem a cara, outros vão pescar, alguns fazem análise; eu...eu ando de moto!"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2012 07:43 #11 por Duende
Respondido por Duende no tópico Como você se comporta na internet?
Quando era pequeno e iamos visitar alguém ou fazer algum passeio, minha mãe sempre falava para observar as coisas sem mexer nelas.
Então eu observo tudo, interferindo o minimo possível, pois o "Prego que se destaca é martelado"


- Softail Deluxe - 2011
- Mirage 250 - 2010
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2012 15:03 #12 por DuskTillDawn

Duende escreveu: "Prego que se destaca é martelado"

Essa eu não conhecia... Muito boa!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2012 19:32 #13 por Duende
Respondido por Duende no tópico Como você se comporta na internet?
É um ditado muito usado no japão segundo o filme, Velozes e Furiosos - Desafio em Tókio.
Quando o pai do protagonista usa esta frase para ele.


- Softail Deluxe - 2011
- Mirage 250 - 2010

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2012 20:05 #14 por DuskTillDawn

Duende escreveu: É um ditado muito usado no japão segundo o filme, Velozes e Furiosos - Desafio em Tókio.
Quando o pai do protagonista usa esta frase para ele.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2012 15:08 #15 por Lady of the systems

Duende escreveu: Prego que se destaca é martelado


Realmente... você tem razão...
Muitas vezes é melhor assistir e só se manifestar em momentos de pura consciência e certeza.. Assim evitamos de sair "martelados".

Lady



Adeus, adeus, bye bye good bye so long...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.168 segundos