Minha vida numa moto: Cantando na chuva!

07 Jul 2010 18:46 #2 por Soueu



isso é muito ruim .


Depois de muito sofrer passei a sempre transportar um par de feias mas funcionais galochas



Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2010 07:03 #3 por Leonardo Duke
A pior lembrança que tenho de chuva foi um "deslizamento" com uma XR 200, por culpa minha... atrasei ao máximo a troca do pneu traseiro (por preguiça mesmo) e, ao frear, ela simplesmente virou de lado. Parei tão próximo da traseira de um caminhã de gás que quase fiz a barba na tampa da caçamba.


Não tenho mais saco pra andar de moto na chuva, sinceramente... ja encarei mais de 9 horas debaixo d´agua voltando de Campina Grande do Sul em 2008, depois disso nunca mais.

"Voltamos a nossa programação normal"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2010 11:04 #4 por Poeta
Realmente preparação é quase tudo!

Ajuda muito a diminuir e/ou evitar muitos problemas!

Obrigado por mais estas dicas, muito importantes!

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2010 11:55 #5 por Harada
Desculpem a inserção, mas achei importante registrar esta "conversa" neste espaço, Harada




Sobre a coluna Cantando na Chuva, gostaria de manifestar minha
disordancia quanto a dois aspectos:
1 - O colunista prega uso do farol alto. Entretanto, isto é proibido pelo CTB, o farol alto deve ser utilizado apenas em vias nao iluminadas. Alem disso, o uso do farol alto incomoda os outros motoristas. Nao devemos ser egoistas, pois alem de nos existem outros usuarios das vias, devemos respeita-los

2 - Mas o pior mesmo é pregar o uso do pisca alerta. O codigo de transito preve infracao quando usado com o veiculo em movimento. Alem disso o uso do pisca alerta confunde os outros motoristas. Eu como motociclista, motoqueiro, como queira, simplesmente odeio quando outros carros usam o alerta na chuva, pois eu nunca sei pra que faixa o individuo vai, se é que vai, alem de provocar um tremendo reflexo na viseira diminuindo ainda mais a minha visibilidade, principalmente em rodovias sem iluminação publica.

O Motonline é um site serio, eu o acompanho a muito tempo... Mas é
lamentável quando se apoia atitudes ilegais. Sou a favor de mais
segurança, exatamente como qualquer um sobre duas rodas na chuva, mas se existem leis estas devem ser cumpridas sempre, a alegação de que somos motociclistas não nos isenta de cumprir as leis, muito pelo contrario, pela nossa inerente fragilidade e imagem um tanto desgastada junto a sociedade em geral, deveriamos ser os primeiros a cumprir todas as leis para evitar qualquer tipo de critica e para evitar arrumar desculpa para inventarem ainda mais restrições sobre nos.

Atenciosamente, Tiago

Harada40368,6248611111

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2010 11:58 #6 por Harada
Caro Tiago,

Boa noite e saudações motociclistas a você e aos seus!

O e-mail é um pouco longo, desculpe, mas vale a pena ir até o final.

O artigo 223 do Código de Trânsito Brasileiro rege que transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor é infração grave, passível de multa e retenção do veículo. O código de trânsito não prevê e nem proíbe o uso de farol alto no caso onde a visibilidade fica prejudicada (o que é o caso das motos sob chuva forte). O farol alto perturba, na visão de alguns, desde que não tenha ninguém na direção contrária. Não deve ser NUNCA ser usado nas condições de neblina por ser realmente pior ainda e muito menos desnecessariamente nas cidades em condições normais de trânsito - isso sim gera multa. No caso de chuva forte
o farol da moto em relação aos carros se destaca e previne acidentes. Não há nenhuma postura egoísta e nem a intenção de prejudicar ninguém, apenas corrigir um dos maiores problemas para quem anda na chuva que é ver e ser visto. A recomendação é sempre parar em local seguro e esperar um pouco, mas até lá ser visto é fundamental.

Segundo Davi Duarte (entrevistado pelo G1 para o tema dirigir à noite), especialista em trânsito faz um alerta. Diz que: durante o dia o motorista consegue enxergar obstáculos a até 200 metros de distância, mas à noite essa visibilidade cai pela metade. Isso se o motorista estiver usando o farol alto, porque com o farol baixo ele enxerga só o que está bem perto, 40 metros. Em dias de chuva isso piora bastante - grifo nosso.

Quanto ao pisca alerta de carros eles servem para ajudar a avisar sobre perigos à frente e a evitar batidas de traseira. Nas motos ele é usado apenas para melhorar a visibilidade e nunca para tirar onda desnecessária. O uso do pisca- alerta em caso de chuva forte - eu disse forte - até que o motociclista consiga parar não se constitui em um problema ou infração. É importante lembrar que na F1 os carros acendem um LED forte de luz vermelha piscante para evitar batidas de traseira e melhorar a visibilidade de quem vem atrás. Essa recomendação é de patrulheiros da PRF e a recomendação é
clara - somente sob chuva forte, risco de acidente iminente, aviso sobre pane da moto ou problemas no trecho a seguir e deve durar apenas enquanto for necessário chamar a atenção dos que vêm atrás. Esse procedimento já se mostrou comprovadamente positivo para evitar batidas de traseira tanto de carros em moto como vice e versa.

As motos no trânsito são a parte hiposuficiente e portanto precisam
compensar tais deficiências. Não vejo como isso possa piorar a nossa imagem, muito pelo contrário, uma postura defensiva e precavida é sempre bem-vinda, respeitadas as condições de uso e a segurança de todos, o que na minha visão melhora a nossa imagem com foco no motociclismo responsável. Não sei qual capacete e nem o estado da sua viseira, mas viseiras limpas, com uma leve capa de impermeabilizante e com boa transparência não produzem este
desconforto. Pelo menos nunca tive problemas com isso e o fato deles me alertarem com pisca-alerta já me ajudou a evitar batida de traseira em outros carros.

Em anexo um interessante estudo sobre o tema onde um fator preocupante torna a adoção de medidas adicionais ainda mais importantes - Segundo o estudo, em anexo, "as cores e as formas dos veículos modernos contribuem para mascará-los no meio ambiente, dificultando a sua visualização segura para
qualquer ação preventiva, mesmo em condições de boa luminosidade". Quiçá em dias de forte chuva!

Obrigado pela sua mensagem. Suas colocações são bastante pertinentes e oportunas.

Luis Sucupira

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2010 08:55 #7 por tiagosds
a minha titan nao tem pisca alerta

CG Titan 150(08) - pretona

Rio Grande do Sul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jul 2010 17:21 #8 por Naldera
E ai meu querido tudo bem ? saudações motociclisticas,
cara eu faço da moto um estilo de vida tenho 26 anos, a
primeira moto que vi na vida, não creio que a primeira
mesmo, mas que eu olhei e falei noooooooossa uau, foi uma
xlx 250 do meu tio, brincava nela todo dia subia nela
descia, fingia ser um motociclista, isso aos 8 anos
creio, depois vi uma rd135, nesse percurso o primeiro
ciclomotor que conduzi foi a tal mobyllete, da minha
cunhada, dali por diante não parei mais, tentei até fazer
uma moto elétrica com um motor de limpador de para brisas
de carro e uma bateria 12v de carro rs., dai começou o
comichão por motos, meu irmão comprou uma cbr 450, aquilo
foi o delírio aprendi a pilotar nela a bem dizer, dai
depois não sei porque vendeu e comprou uma xlx 350,
amarela e branca, do banco azul, creio eu, totalmente
inocente aos 14 anos fazia curvas nela como se fosse uma
bicicleta num estacionamento vazio e meu pai e meu irmão
aflitos gritando que se ela virasse mais um pouco eu não
seguraria.
Dali quis a minha comecei com uma crypton e me me mantive
Yamahento nato, desde então minha vida tem sido numa
moto.
E faço tudo na moto, quase tudo eu ja fiz, ja pernoitei
em cima da moto por não achar hotel seguro pra
dormir(para ela), ja viajei 21horas só abastecendo, ja
dei umas bimbadas usando a moto de cama, compras, em fim
acho que tudo que se é possivel dentro da minha
imaginação eu fiz com uma moto, dai comecei as trilhas
olhar para cima e pensar será que sobe ? rs. olhar para o
rio ou o corrégo e pensar sera que vara do outro lado ?
Então me apaixonei pelo veículo cada dia mais, hoje em
dia depois de algumas fraturas, algumas corridas
disp**adas, e 3 acidentes de trânsito sou um cara mais
sensato, verifico sempre a moto, ao subir faço a prece ao
bom Deus, faço um carinho nela, feito o cavaleiro no seu
cavalo, e independente de sol ou chuva vou feliz nela,
literalmente cantando em minha moto.
Alguns amigos motociclistas me perguntam tú lé loco ?
120km ? debaixo de chuva ? e eu vou só pela alegria e o
prazer de pilotar a moto, daqueles que quando a coisa
aperta e fica feia, não penso em um trago, um cigarro,
uma po**ada, mas sim em encher o tanque e acelerar a
esma, sem rumo andar e andar e andar.
Inclusive no recente episódio do falecimento de um
querido amigo de infância, fui ao velório sai de lá tudo
o que eu queria era uma estrada, céu estrelado e tempo
bom, foi exatamente o que aconteceu.

Em fim minha vida tem sido numa moto.

Forte abraço.

Ronaldo Junio viana Carlos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jul 2010 19:27 #9 por madke
Falem o que quiser, pode ser infração, mas eu ando de dia com o farol alto, SEMPRE.
Faço isso porque sempre que viajo de carro (com o farol baixo ligado) avisto as motos com farol alto muito antes e muito melhor do que as de farol baixo, isso aumenta consideravelmente a segurança, e não me ofusca a visão.
Prefiro levar uma multa à levar uma fechada de outro veículo provocando um acidente.

Peças e acessórios: www.dreammotors.com.br/

Caxias do Sul/RS
Ex:: CBR450 1989 - Br/Vm e Bandit 650S 2007 Preta
Atual: GSX650F 2010 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.124 segundos