pessoal,
As fotos que ele mostrou apresentam situações que
poderemos enfrentar caso não seja um dia ensolarado ou
mesmo esteja chegando mais uma daquelas frente-frias.
É muito importante seguir as regras de comboio nessas
viagens. Eu particulamente acho essencial para a
segurança de todos. Temos que ficar muito alertas aos
problemas que possam vir durante a viagem principalmente
em ultrapassagens.
Quando o Jd veio para o Rio nosso comboio em muitos
momentos se desorganizou.... como temos confirmados
muitas motos, maior é a responsabilidade do conjunto
inteiro, pois a velocidade deverá ser menor, o
espaçamento entre companheiros maior e a formação
alternada deve ser sempre priorizada.
Segue um texto que extraí do site do Cbzeiros sobre
comportamento em comboio;
1. Devemos comparecer no local e hora marcada, com a
motocicleta abastecida, pneus calibrados, corrente
regulada e lubrificada e documentos em ordem.
2. CAPITÃO: Será escolhido um integrante já experiente
em viagens e conhecedor do percurso até o destino, que
irá conduzir o comboio na estrada.
O Capitão deverá manter plena sintonia com o ferrolho,
pelo motivos relatados a seguir.
3. FERROLHO: Escolhido também um integrante com
experiência e com a moto mais possante ou com melhor
mecânica, que ficará na última posição, acompanhando o
grupo, verificando a ordem do mesmo, não permitindo o
espaçamento entre as motos. Uma de suas funções é fechar
a pista para que os que estãoà sua frente possam efetuar
ultrapassagens com segurança, sem que um veículo entre
no meio do comboio, colocando em risco o grupo. Ele só
fechará a pista quando o capitão sinalizar (ao ligar a
seta), que pretende
ultrapassar. Os demais que estão atrás do capitão
deverão também acionar o pisca, para que o ferrolho
possa visualizar a sinalização e só devem mudar de pista
após o Capitão iniciar a ultrapassagem. Outra função do
ferrolho é avisar o Capitão quando houver uma pane ou
outro problema com um dos integrantes. Poderá ser
escalado, se necessário, um auxiliar de ferrolho, que
fará essa função.
4. FORMAÇÃO DO COMBOIO: Duas filas indianas paralelas e
intercaladas, evitando-se o emparelhamento de motos.
Esse procedimento deixa maior espaço de frenagem, caso o
motociclista que vai a sua frente acione repentinamente
o freio. Para melhor visualização entre si, o Capitão e
o Ferrolho poderão andar na linha do meio que separa as
duas filas indianas. Aquele que ficar atrás do Capitão é
que iniciará a fila intercalada, devendo se posicionar
na fila da direita, próxima ao acostamento, deixando
para o Capitão a opção de andar no meio ou na pista da
esquerda.
5. TRAJETO E PARADAS: O trajeto e paradas serão
combinados no início da viagem. Recomendamos efetuar uma
parada a cada 100 km, principalmente se estiverem com
garupa. Todos devem abastecer no mesmo posto para tem
autonimia semelhantes.
6. ESTICADAS: A princípio, o Capitão não deverá ser
ultrapassado, pois é ele quem puxa o comboio,
entretanto, se algum motociclista quiser "dar uma
esticada", poderá fazê-lo, avisando ao Capitão de sua
intenção com aceno característico ou buzinada.
Posteriormente deverá retornar a sua posição no comboio
ou parar no próximo ponto previamente combinado. Ao
Capitão não é permitido dar "esticada", pois tem a
responsabilidade de conduzir o comboio.
7. SINALIZAÇÃO: Sempre que possível, havendo perigoà
frente, o motociclista levantará o braço esquerdo, para
alertar os que venham em sua retaguarda. Apontam-se com
o dedo indicador ou o pé, para os buracos
existentes na pista quando, embora passíveis de desvio,
demonstrem um certo perigo.
Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda,
conforme a seguir:
a. Mão espalmada para cima: Perigo a frente;
b. Dedo indicador apontado para cima: Chuva;
c. Dedo indicador apontado para baixo: Pare atrás de
mim;
d. Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu
retrovisor;
e. Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos:
Polícia ou Radar;
f. Quatro dedos apontados para baixo: Animais na pista;
g. Dedo indicador e polegar em forma de círculo: Acenda
o Farol;
h. Dedo indicador e médio em forma de "V": Mantenha fila
dupla;
i. Mão espalmada batendo no tanque: Parar para
abastecimento;
j. Mão espalmada para cima, em movimento: Aumente a
velocidade;
k. Mão espalmada para baixo em movimentos: Reduza a
velocidade.
Assim faremos um passeio com segurança, retornando para
nossas casas sem problemas. Além do mais é lindo ver o
Balé de motos na estrada!
danielbizz39785,7699305556