Primeira Moto

05 Abr 2014 12:06 #1 por Thales Nóbrega
Bom dia caros amigos, acompanho o forum faz um tempo e sempre vejo as discussões ótimo e saudáveis que muito ajudam.

Cá estou, pesquisando minha primeira moto, tenho 23 anos, já possuo habilitação tipo A estou fazendo adição da B em breve terei em mãos se tudo correr bem. Sempre tive o sonho de ter uma moto, sempre vi o pai de meus amigos fazendo essas viagens com os amigos e tá chegando a minha vez, meu contato com moto foi com 10 anos de idade, com uma joguezinha Sundown 50 cc da minha mãe, depois fomos pra biz 100cc, porém não ando desde os meus 15, mas tenho alguma noção básica.

Meu objetivo é chegar na tão almejada Hornet 600 cc, Kawa ER6N, XJ6N ou até mesmo uma streettriple, meu estilo é NAKED com toda certeza, meu investimento vai ser até uns 15.000 mil na moto e pretendo pegar os equipamentos necessários para se ter a segurança máxima que posso obter dos equipes.

Tenho lido e pesquisado bastante sobre a primeira moto que devo pegar, tenho pensado em começar com uma CB300 r, Fazer ou até mesmo uma NEXT dafra que me chamou muito a atenção pelo seu visual, minhas pretenções são ficar em média 1-2 anos com a moto para subir de categoria, obejtivo que busco com a moto além de ser um sonho é economia, tendo em vista que possuo um Clio 2012 completo e as viagens do fim de semana, pretendemos montar um grupo de amigos e fazer uma viagem ou outra, usaria a moto uns 150 por semana, tendo em vista que todas as quintas pegarei uma estrada duplicada de 60 KM até a próxima cidade, pretendo a cada 15 dias ir a Porto Alegre, média de 350 km da minha cidade.

Tenho consiência que quem faz uma boa direção somos nós os pilotos, mas entendo que a moto puxa muito e lida diratamente com nosso ego na hora do ronco do motor! hehehe, sou bem calmo e tranquilo, prático o surf, espritualizado, acredito que esses fatores possam contribuir para minha boa condução junto com a pilotagem defensiva, enfim, queria a dica e ajuda de vocês depois desse longo texto, talvez alguma dica.

Grande Abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Abr 2014 14:26 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Primeira Moto
Seja bem vindo Thales, parabéns pelo bom senso. :)
Todas suas alternativas são ótimas, e também a escolha dos equipamentos de segurança.
Sugiro que você ande nas motos e veja em qual se sente melhor, agora sobre ficar com a moto só 2 anos, talvez a CB300 e a Fazer 250 sejam as melhores alternativas, pois desvalorizam menos. Não sei se você é de SP, mas seria interessante verificar o quesito seguro também, pois isso influencia muito na compra da moto nessa região.

Abraço.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Abr 2014 21:13 #3 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Primeira Moto
Thales, seja muito bem vindo a família.

Entre as 3 motos que vc tem como opção, eu sugiro a FAZER.
Maior confiança, maior conforto e menor desvalorização na hora de revender.

Para lhe servir de ajuda, dê uma ida aqui ó:

FAZER 250
comunidade.motonline.com.br/guia-de-moto...limited-edition.html

NEXT
comunidade.motonline.com.br/guia-de-moto...-dafra-next-250.html

CB300
comunidade.motonline.com.br/guia-de-moto...3-honda-cb-300r.html

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2014 23:02 #4 por Thales Nóbrega
Respondido por Thales Nóbrega no tópico Primeira Moto
Então, eu estava vendo sobre essas motos e pensei, será que uma cb500f é uma moto muito grande para primeira moto?

Outra considerações, o visual da dafra next 250 é a mais bonita de todas que eu vejo, mas me pergunto a manutenção e também a revenda depois.

Sobre seguro, minha cidade é relativamente pequena, cerca de 200 mil habitantes.

A cb300 me agrada por ser uma moto de repasse bom, e uma coisa que vi que vale a pena é o ABS, logo a cb300 é a única da categoria com opção de ABS.

Outra dúvida é se pego uma moto nova ou usada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2014 07:52 #5 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Primeira Moto
Thales, com dinheiro em mãos, você tem o poder de negociação.
Em veículos usados isso pode ser um diferencial muito positivo.
Não vejo a CB5 como uma "moto grande" pra começar.
Mas é uma moto que hoje é vendida por um preço que está muito aquém do que realmente vale.
Eu sou a favor das escadinhas.
Comece por baixo e vá subindo junto com sua experiência.
Vá nas cc, sente nas motos, se possível faça um test ride em todas.
Aí você escolhe a que melhor casou com você.
É horrível a sensação de comprar uma moto e ficar pensando que poderia ter comprado outra.
Qualquer problema que tiver com a moto, vem logo o pensamento de que se fosse a outra não teria acontecido.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2014 12:18 #6 por Catelan
Respondido por Catelan no tópico Primeira Moto
Bem vindo!!!

Bom se é para começar escolha uma dessas que citou porque gosto é gosto, sobre a CB500F não pegaria porque com preço dela pega uma 4 canecos que seria sua opção daqui um tempo!!!!

E como nosso amigo mandruva disse se poder andar em todas é uma boa para escolha certa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2014 21:42 #7 por Thales Nóbrega
Respondido por Thales Nóbrega no tópico Primeira Moto
Pois é, eu cogitei a CB500F porque ela é uma moto mais mansa comparado a kawa er6n ( que é meu objetivo ) por exemplo, mas é fato que o preço cobrado pela CB500F não codiz nem um pouco com o oferecido.

Vejo muita gente botando pau na CB300r, muitos falando bem da fazer 250, to na dúvida, eu particularmente acho a cb300 muito bonita e me chama atenção pelo seu visual, a fazer eu já enxergo com menos corpo de moto, to na dúvida cruel.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2014 02:05 #8 por hbrasil
Respondido por hbrasil no tópico Primeira Moto
Vá de Fazer, rapaz. Ouça a voz da experiência! :)
Procure, com calma, uma usada em excelente estado e barganhe.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2014 09:53 #9 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Primeira Moto
Amigo Thales,

Eu sou suspeito para falar, pois possuo uma Fazer ano 2011.

Comprei ela usada em 07/2012 com 13.000 km e já rodei + de 50 mil com ela (hoje está com quase 65 mil km) fazendo algumas viagens, a última foi São Paulo - Bahia - São Paulo, sempre com a garupatroa e bagagens e, até agora, zero de problemas!!! Nada mesmo,

O gasto que tive com ela foi: 1 lampada de farol (queimou o baixo), 1 cabo de embreagem, 2 cabos do acelerador (troquei os dois de uma vez para não correr o risco de uma quebra), 1 amortecedor traseiro (porque a moto sempre anda com excesso de peso :whistle: ) e troca do óleo das bengalas pelo tempo (o manual recomenda trocar a cada 2 anos).

Fora isso, só peças de desgaste pelo uso, como pneus, relação, pastilhas de freio, filtros e óleo a cada 5 mil km.

Como comprei usada paguei bem barato e não me arrependo. Hoje penso em comprar uma moto maior para viagens, mas vou continuar com a Fazer para o uso diário. ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2014 09:49 #10 por Thales Nóbrega
Respondido por Thales Nóbrega no tópico Primeira Moto
Obrigado pelas dicas pessoal, meu objetivo com a moto é urbano, e viajar, todas quintas andarei 140 km em uma estrada, 70 ida e 70 volta, quinzenal pegarei em média 800 km, 400 ida e 400 volta, será que a Fazer supre essas viagens? Pois sei que uso urbano ela é a top da categoria, até pelo consumo.

Dúvida, do freio a disco para o ABS tem muita diferença? Já ví muita gente dizendo que se safou de cair ou batidas pelo fato de ter um ABS, levando isso em consideração mais as viagens longas que farei, será que a CB300r não supre melhora a necessidade mais que a Fazer?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2014 14:36 #11 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Primeira Moto
Se a Fazer supre viagens de 400 km?????? É sossegado!!!!!

Como disse, há um mês fui com uma fazer para a Bahia, sendo que a 1ª trip foi de 670 km de São Paulo a Vespasiano-MG. Isso com a moto carregando + de 200 kg, pois além de mim, que peso 100 kg, ia minha garupatroa, + o baú de 46 L lotado (pesei ele na Bahia e deu exatos 18kg) e + dois alforges de 25 L cada. As outras trips foram de cerca de 500 km pois as estradas eram de pista simples, com asfalto com algumas irregularidades.

Isso era limitado pela minha esposa que sofre de artrose nos dois joelhos e no quadril, não resistindo muito tempo na garupa da moto.

Quanto ao ABS, sei que vou levar algumas "porradas", mas é o que eu acho.

ABS em carros é imprescindível, pois vc pode ter uma situação diferente para cada roda, ou seja: uma com boa aderência e peso, uma com pouca aderência e peso, uma com boa aderência e pouco peso e ainda outra com pouca aderência e pouco peso, mas só tem um comando ( o pedal de freio) para todas elas, o que é humanamente impossível e é necessário o auxilio de um computador para regular a pressão exercida em cada uma das rodas.

Nas motos é diferente, pois cada roda tem o seu comando individualizado e vc pode aplicar a pressão correta em cada uma. É logico que isso é dificil, ainda mais em situações de emergência, porém não impossível como nos carros.

ABS não faz milagres e não substitui a habilidade e a experiência do piloto.

Vamos imaginar o seguinte: Um motociclista vem conduzindo numa pista molhada quando se aproxima de uma curva fechada com velocidade acima da velocidade segura, quando aciona os freios, porém como são equipados com ABS, eles não aplicam a força necessária para reduzir a velocidade da moto para uma velocidade segura (pois essa é a finalidade do ABS, não deixar as rodas travarem) e o motociclista entra na curva e a moto escorrega e ele cai. Nem o melhor ABS o salvaria, mas um motociclista experiente, provavelmente, não estaria com velocidade incompatível, e ainda teria a técnica de "curvar" com a moto inclinando-a o menos possível e contornar a curva.

Nada supera a experiencia!!!!! Isso não quer dizer que o ABS não seja bom. Ele está lá para auxiliar o piloto pois em situações extremas, com o piloto mesmo experiente porém cansado, pode ser a diferença entre um susto e um acidente.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2014 16:01 #12 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Primeira Moto
Outra coisa, em uma situação de "batida", o ABS demora mais a parar a moto.

Eu não sou contra o ABS. Sou totalmente a favor, mas em motos dá pra viver sem ele se você tiver juízo.
Se não tiver juízo nada vai te manter vivo.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2014 18:00 #13 por Thales Nóbrega
Respondido por Thales Nóbrega no tópico Primeira Moto
Na questão do ABS decidi que só vou pegar moto com ABS quando eu for pra ER6N da kawa, nessa minha primeira moto e primeira compra ficarei nos freios a disco mesmo.

Hoje Liguei para a CC da honda e yamaha respectivamente, atendimento pelo telefone horrível da yamaha, desinteresse total em até mesmo falar os valores das motos, a fazer 250 2014 aqui na minha cidade tá saindo por 13.990, sem emplacamento.

Na CC da honda, atendimento ótimo, vendedor mega atencioso, se dispôs a vir conversar comigo no meu estabelecimento para possíveis dúvidas e tudo mais, a cb 300r tá saindo por 13.990, emplacada, tanque cheio e 1 capacete.

Confesso que fiquei bastante surpreso pelo preço da fazer, achei que era mais barata, na volta entre 11 e 12.

Ainda na dúvida...

Vale a pena pegar pelo consórcio ?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eder Ivanei

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2014 18:46 #14 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Primeira Moto
Realmente, a Yamaha faz motos ótimas, mas o atendimento.......................................!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2014 21:00 #15 por darci.neto
Respondido por darci.neto no tópico Primeira Moto
Dae pessoal, vou ter que discordar um pouco de vocês sobre o ABS, ele sempre vai parar a moto com um desempenho muito alto, somente pilotos experientes conseguem um desempenho melhor que ele, pois quando a roda trava o coeficiente de atrito cai, e ao invés do freio estar freando a moto ele tá é fazendo churrasco do pneu, e sobre qual moto é melhor, eu tenho Honda, mas gosto muito da Yamaha, porem mesmo possuindo um consumo mais baixo e uma alta qualidade a Fazer deprecia mais o seu valor, e tem peças mais caras, entao acredito que entre essas 2 qualquer uma é uma excelente escolha, tanto que se quando eu trocar a minha a patroa não aceitar a Lander (ela curti a fazer e a cb e eu a Lander) eu não sei qual eu compraria, porque as duas são muito boas, acho que agora depois de saber o preço da fazer eu pegaria a cb.

NXR 150 BROS 2010/2011
Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.149 segundos