VagLigeiro escreveu:
ggsjunior escreveu: Por isso quando o pessoal que tem Mirage fala mal da Kansas eu morro de rir. Mal sabem que vem da mesma linha de produção, tem o mesmo motor e quadro, usam as mesmas peças. Só muda o visual do acabamento.
Gosto mais do estilo sóbrio da Kansas, mas isso é gosto pessoal.
Nem tanto. Algumas fabricantes na China produzem motos similares. E no caso da Kansas, os primeiros lotes sofreram de problemas graves de montagem (a parte frontal do quadro sofria facilmente com um rompimento no suporte do motor). Fora os problemas das concessionárias Dafra. Isso deu a má fama a Kansas.
De fato, são as mesmas motos, mas diferentes em certos quesitos.
Nem tanto mesmo. Porque neste caso, as duas são da Zongchen. Portanto saem da mesma fábrica, tem o mesmo projeto e o mesmo motor. Não são de várias fábricas como você disse. E eu nunca tive problema nenhum desse tipo.
Sou tão sortudo assim ou tem alguma coisa a mais aí? Vejamos:
Os problemas iniciais da Kansas se deveram a incompetência da Dafra em treinar os mecânicos, e em grande parte a inexperiência dos próprios donos das motos que não entendiam nada de moto, sendo essa sua primeira moto, julgavam ser defeito características inerentes a moto, como o fato de não possuir marcador de combustível, o barulho característico das varetas do motor, etc. Também queriam baratear os custos para ter preço para vender as motos, mas exageraram em algumas economias e pagaram caro por isso.
Também foi culpa da Zongchen, que realmente usou alguns materiais inferiores na moto enviada para o Brasil. Talvez para o resto do mundo não fosse necessário, mas aqui tinha a comparação com Honda e Yamaha, há muito tempo no mercado.
Realmente pisaram na bola na qualidade dos parafusos da suspensão dianteira que enferrujavam, mas era só trocar uma dúzia de parafusos por outros nacionais de qualidade que o problema acabava. Demorou para eles entenderem mesmo o nível de qualidade que deveria ter para o Brasil. Tanto é que continua sendo vendida até hoje, e os problemas acabaram.
As outras motos da Dafra na época eram muito inferiores a Kansas, tanto em qualidade quanto em desempenho e projeto. A Kansas era muito superior as outras motos da Dafra mesmo. As novas parcerias da Dafra mostram que aprenderam a lição, a duras penas.
Essa combinação mecânico/concessionária inexperiente - comprador inexperiente (mas com acesso a internet) fez com que parecesse que todas as motos tinham muitos problemas, o que nem sempre era verdade, ou nem tinha a proporção que as pessoas deram essas dificuldades. Não tinham a noção que todas as marcas apresentam os mesmos problemas, pois nunca tiveram marca nenhuma. Quebram no meio, dão problemas de vazamento, param no meio da rua, exatamente como as chinesas.
E a Honda sempre tentou passar essa imagem do tal "Honda é Honda", que a qualidade é impecável, coisa que nunca foi verdade, e nem é até hoje. Os problemas são os mesmos, só que as pessoas não tem coragem de ficar falando, porque tem vergonha, e não querem desvalorizar suas motos.
Pensam no mercado de revenda, que é realimentado por essa situação criada pela própria Honda. Mas no caso de ser chinesas, então tudo bem, vamos malhar mesmo, e na revenda ninguém quer, pois motos em vez de ser um bem utilitário, no Brasil se torna investimento, pelo valor irreal que se paga nas motos novas.
Em outros setores, como informática e telefonia, as pessoas pagam muito caro pelos ítens, mas não esperam que valha quase a mesma coisa ao vende-lo usado depois de um ano ou dois. Essa distorção de mercado é alimentada indiretamente pela própria Honda também, e pelos proprietários que querem ganhar dinheiro com um bem feito para uso, e não investimento.
Tente vender um celular usado, ou um notebook que você paga quase 5.000,00 pra ver quanto você vai conseguir. Mas com motos as pessoas agem diferente, não sei porque.
Eu realmente não tive problemas mais sérios porque sabia o que eu queria e sabia e orientar os mecânicos das concessionárias, coisa que fiz realmente muitas vezes. Depois não dependia mais dela mesmo, levava no meu mecânico. Mas presenciei muita gente sendo deixada na mão mesmo. Hoje em dia acho que está melhor, mas nunca mais voltei lá, portanto não sei.
E é fato que por ter 80 % do mercado, praticamente peças para Honda tem até no boteco da esquina, além do grande mercado de peças de procedência duvidosa que temos aqui no Brasil. As pessoas não veem que pagam barato por peças por causa disso também, isso quando não compram de procedência duvidosa, alimentando esse circulo vicioso.
E a Zongchen produzia para a Honda no passado, portanto as peças das Hondas antigas servem em muitos casos na Kansas e Mirage, pois tem a mesma especificação, passada pela própria Honda e aferida por ela mesma no passado.
Mas como disse antes, hoje em dia ela está bem mais madura, assim como a Mirage, que já veio com toda essa correção e evolução que a Kansas teve, e que também quem compra agora se beneficia.
Ótima escolha para quem quer uma moto diferenciada, muito bonita e muito gostosa de pilotar, sem ter que ficar paranóico se quando voltar a moto vai estar lá.