Duvida sobre a primeira moto

31 Maio 2013 13:48 #1 por Brunoalves
Pessoal, se esse não for o local correto, favor mover.

Estou querendo comprar minha primeira moto, esse final de semana, tenho zero de experiência com motos (nunca subi em uma). Já me inscrevi na autoescola e começo semana que vem.

Pesquisei muito, inclusive nos tópicos aqui no fórum, mas continuo com várias dúvidas. Queria alguns comentários, para me ajudar a decidir e considerações sobre algumas motos que me interessam.

Sobre o uso da moto:
- tenho 1,90m e quase 160 Kg, sou bem grande.
- a moto será para deslocamento diário, em torno de 45 Km por dia com bastante trânsito.
- não estou muito preocupado com reposição de peças, pois pretendo ficar com essa primeira moto somente durante a garantia, passarei para uma big trail, quando adquirir mais experiência.
- não levarei ninguém na garupa, se precisar sair com a família, vou de carro.
- praticamente 90% de uso no asfalto

Coisas desejáveis para a moto:
- conforto, levando em consideração meu tamanho
- facilidade de dirigir, considerando minha inexperiência
- Agilidade no trânsito (motivo principal de querer uma moto)
- em geral, prefiro torque à potência, não costumo correr, mas tenho um carro muito forte e estou acostumado a não ter problemas em ultrapassagens e ladeira
- andar tranquilo em pequenos trechos de terra é uma vantagem


Algumas motos que me interessaram durante a pesquisa:
- Next 250
- CG 150
- Kansas 150
- Bros 150


As 150 me preocupam na posição de dirigir e ficar muito fraca comigo, mas tudo que li sugere que são melhores para iniciantes, as 250 são mais caras do que pretendo começar (com excessão da Next).

Gostaria de ler as opiniões de quem tem as motos acima, considerando minhas necessidades, e sugestões de motos que possam me atender bem.

Obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2013 19:44 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Duvida sobre a primeira moto
Seja bem vindo :)

No seu caso é como comprar um sapato. Só vc. mesmo experimentando para saber o que lhe é mais conveniente.
Hoje as opções do mercado são confiáveis.
Um jovem amigo com 2,10 de altura e mais de 120k de peso usa em locomoções urbanas uma ybr de 125cc sem reclamar de nada.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2013 01:31 - 01 Jun 2013 01:32 #3 por Felipew
Respondido por Felipew no tópico Duvida sobre a primeira moto
Olha vou te dizer q só por causa da sua inexperiencia não quer dizer que não possa pegar uma moto maiorzinha.
Eu Tenho 1.70, peso nem 60 kilos, minha primeira moto foi uma Ybr factor, tirei ela zero, mas n gostei da moto, era leve e fraca, vendi ela com 1600 km ainda na garantia
Essa semana comprei uma XLX 350r, um trator, alta e pesada e torcuda, eu achei q não conseguiria nem segurar essa moto, mas vou te dizer, fazia 6 meses q não pegava numa moto, 1° dia com ela, peguei ela de manha e fui dar uma volta e de tarde ja estava indo trabalhar com ela, não é nada dificil pilotar ela, eu creio que pilotando essa eu consigo pilotar a maioria das outras motos.
Eu sentei numa CB 300 e achei ela baixa e incrivelmente leve comparado a minha, sendo q a cb pesa mais, porem é mais baixa.
Cg então nem se fala, peguei a do meu colega e parece uma bicicleta.
Então a sensação de peso numa moto mais alta é muito maior doque numa mais baixa, pelo menos comigo, pois nessa eu consigo apoiar apenas metade do pé no chão, se fosse mais baixa vc teria o pé inteiro pra apoiar a moto
Eu se fosse vc pegava uma Fazer 250, baita moto ou uma D-tracker 250 ou XRE 300
Eu particularmente gosto das motos Trail, as altas mesmo, mas ai vai do gosto de cada um

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2013 06:26 #4 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Duvida sobre a primeira moto
Seja bem vindo Bruno. :)
Como você ficará com a moto por um breve período, por que não comprar uma usada mais potente, como fez nosso amigo Felipe?
Pelo preço que você pagaria em uma CG , NEXT ou BROZ nova, você compra uma FAZER, TWISTER, TORNADO, LANDER muito conservadas.
Como você gosta de TRAIL, a TORNADO ou LANDER são uma boa pedida. Sem contar que tem um bom torque.

Mas como o SOUEU disse, encontre uma moto e faça o "ASS TEST".

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2013 14:18 #5 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Duvida sobre a primeira moto
Passei horas na busca por saber o que é "ASS TEST"... então acabei achando a melhor resposta :


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jun 2013 23:35 #6 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Duvida sobre a primeira moto
Nunca mais como pêssego... :blink:

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jun 2013 15:13 #7 por nasa_ac
Respondido por nasa_ac no tópico Duvida sobre a primeira moto
Acredito que moto trail lhe tragam uma posição melhor de direçãol, mas realmente seria bom você testar as motos que lhe estao no bolso... com uma titan que tive foi por dinheiro mas xonei na moto, ela topava tudo que eu a desafiava... e sempre com disposição para mais e mais...

1º - TITAN KS 2003/2003 - Fumacinha - Virou sucata em 2009
Jaqueta Riffel Dynamic (Test Asfaltico no acidente em janeiro/2009)
No momento andando de CORSA ECONOFLEX, mas desejando outra duas rodas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jun 2013 15:24 - 06 Jun 2013 16:09 #8 por Moisés Reis
Boa tarde pessoal! :)

Também sou novo no fórum, e me encontro com a mesma dúvida (sobre primeira moto), para não criar outro tópico, acho que vocês podem me ajudar por aqui também. ;)

Tenho 1,75, e 82kg... Para primeira moto, estou visando:

1º Conforto
2º Economia
3º Facilidade para dirigir
4º Manutenção (peças de reposição em geral)

O uso será somente dentro da cidade, para me locomover da casa para o trabalho, trabalho para faculdade, não passando de 50km por dia (eu acho).

As opções que eu encontrei dentro das minhas possibilidades ($$) foram:

- Suzuki YES 125 (essa me agradou muito, por já vir completa, dizem que é muito econômica (?) e dificilmente da problemas com peças)
- Yamaha Factor 125 (os elogios entorno dessa moto, e a experiencia positiva que já tive com um modelo antigo, pesam de um lado, mas o valor dessa mesma completa pesa de outro)
- CG FAN 125 (meus olhos não brilham por ela, foi a moto que eu aprendi a pilotar, mas dentro da categoria, ela bate de frente com as outras, eu acho).

Me falaram também das Intruder, que o preço também é um diferencial.

Bom, estou aberto a sugestões hehehe

Outra dúvida: Compensa comprar moto usada (levando em conta a minha necessidade)?

Muito obrigado a todos!!

EDIT: Percebi agora que acabei colocando minha dúvida no lugar errado, já que está na seção "Motos com mais de 150cc", e eu quero uma de apenas 125cc mesmo. Peço desculpas pelo erro, mas ainda aguardo opiniões de vocês.

Abraços!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jun 2013 15:44 #9 por chunda
Respondido por chunda no tópico Duvida sobre a primeira moto
Suzuki GSR 150i

É a mais completa das pequenas cc.

* 6 marchas
* Injeção eletrônica
* Amortecedor a gás
* Partida elétrica
* Freio a disco na dianteira

Acredito ser o melhor CxB na categoria.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jun 2013 19:40 #10 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Duvida sobre a primeira moto

Soueu escreveu: Passei horas na busca por saber o que é "ASS TEST"... então acabei achando a melhor resposta :



:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:



Soueu, não é bem isso que eu quis dizer. :sick:

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jun 2013 19:47 #11 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Duvida sobre a primeira moto

Moisés Reis escreveu: Boa tarde pessoal! :)

Também sou novo no fórum, e me encontro com a mesma dúvida (sobre primeira moto), para não criar outro tópico, acho que vocês podem me ajudar por aqui também. ;)

Tenho 1,75, e 82kg... Para primeira moto, estou visando:

1º Conforto
2º Economia
3º Facilidade para dirigir
4º Manutenção (peças de reposição em geral)

O uso será somente dentro da cidade, para me locomover da casa para o trabalho, trabalho para faculdade, não passando de 50km por dia (eu acho).

As opções que eu encontrei dentro das minhas possibilidades ($$) foram:

- Suzuki YES 125 (essa me agradou muito, por já vir completa, dizem que é muito econômica (?) e dificilmente da problemas com peças)
- Yamaha Factor 125 (os elogios entorno dessa moto, e a experiencia positiva que já tive com um modelo antigo, pesam de um lado, mas o valor dessa mesma completa pesa de outro)
- CG FAN 125 (meus olhos não brilham por ela, foi a moto que eu aprendi a pilotar, mas dentro da categoria, ela bate de frente com as outras, eu acho).

Me falaram também das Intruder, que o preço também é um diferencial.

Bom, estou aberto a sugestões hehehe

Outra dúvida: Compensa comprar moto usada (levando em conta a minha necessidade)?

Muito obrigado a todos!!

EDIT: Percebi agora que acabei colocando minha dúvida no lugar errado, já que está na seção "Motos com mais de 150cc", e eu quero uma de apenas 125cc mesmo. Peço desculpas pelo erro, mas ainda aguardo opiniões de vocês.

Abraços!!


Se quer conforto, economia e distância de mecânicos, vá de INTRUDER125 de olhos fechados.
Ela só anda um pouquinho mais devagar que as outras.
Aliás, eu já deixei muita CG pra trás na minha.
Nas curvas então.............era só usar o pêndulo que já era.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2013 15:54 #12 por Moisés Reis

MANDRUVADOIDAO escreveu: Se quer conforto, economia e distância de mecânicos, vá de INTRUDER125 de olhos fechados.
Ela só anda um pouquinho mais devagar que as outras.
Aliás, eu já deixei muita CG pra trás na minha.
Nas curvas então.............era só usar o pêndulo que já era.


Muito obrigado pela opinião cara, agora estou olhando com mais carinho a Intruder 125. Acho que vou ficar entre ela e a YES 125 mesmo, pelo valor, e por oferecer mais.

Irei em uma concessionária esse final de semana, vamos ver no que dá.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2013 16:44 #13 por Brunoalves
Respondido por Brunoalves no tópico Duvida sobre a primeira moto
Desculpe a demora na resposta, li as dicas e passei em várias concessionárias ontem, testei várias motos.

Parabéns especial para o vendedor da Dafra em jacarepaguá, extremamente atencioso, me quase todas as motos que seriam interessante para mim, mostrou a diferença entre as motos e o que era bom e ruim em cada, ajudou bastante.

Das que eu testei, na ordem que achei mais confortável sentado na moto com ela parada:

GSR 125
Apache 150
CB 150
Bros 150
Next 250
CB300

A XRE300 eu vi na loja, mas não subi nela.

Em todas eu consigo colocar os 2 pés no chão (o que passa bastante segurança), achei estranho as menores ficarem mais confortáveis, não sei se essa impressão muda com o tempo.

A GSR e a Apache são carburadas, não sei se isso é uma boa ideia, pois no inverno aqui faz bastante frio e pode me dar dor de cabeça de manhã, mas duvido que eu continue com essas motos até o próximo inverno, então seriam só alguns dias de dor de cabeça.

A Next foi a moto que mais gostei, mas achei o banco apertado, não sei se com o tempo se acostuma com isso.

Vi que a Dafra vai lançar a Horizon, uma custom 250 que parece interessante, deve chegar até o final da semana que vem.

Então, depois desses testes, diminui minha dúvida para GSR 125, Apache 150, CB 150 e a Horizon 250. O que acham?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2013 17:03 #14 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Duvida sobre a primeira moto

Brunoalves escreveu: Desculpe a demora na resposta, li as dicas e passei em várias concessionárias ontem, testei várias motos.

Parabéns especial para o vendedor da Dafra em jacarepaguá, extremamente atencioso, me quase todas as motos que seriam interessante para mim, mostrou a diferença entre as motos e o que era bom e ruim em cada, ajudou bastante.

Das que eu testei, na ordem que achei mais confortável sentado na moto com ela parada:

GSR 125
Apache 150
CB 150
Bros 150
Next 250
CB300

A XRE300 eu vi na loja, mas não subi nela.

Em todas eu consigo colocar os 2 pés no chão (o que passa bastante segurança), achei estranho as menores ficarem mais confortáveis, não sei se essa impressão muda com o tempo.

A GSR e a Apache são carburadas, não sei se isso é uma boa ideia, pois no inverno aqui faz bastante frio e pode me dar dor de cabeça de manhã, mas duvido que eu continue com essas motos até o próximo inverno, então seriam só alguns dias de dor de cabeça.

A Next foi a moto que mais gostei, mas achei o banco apertado, não sei se com o tempo se acostuma com isso.

Vi que a Dafra vai lançar a Horizon, uma custom 250 que parece interessante, deve chegar até o final da semana que vem.

Então, depois desses testes, diminui minha dúvida para GSR 125, Apache 150, CB 150 e a Horizon 250. O que acham?


Não se esqueça que a KEEWAY veem aí com uma custom linda.

comunidade.motonline.com.br/forum/outras...brasil.html?start=30

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.170 segundos