Duvida de Iniciante - Reduzi Marchas

04 Ago 2010 15:31 #1 por Arbmioc
Olá a todos!

Primeiramente, desculpem pela pergunta, não sei se ela ja foi postada em outro topico, mas eu sou bem iniciante (acabei de tirar a habilitação de moto) e tenho essa duvida.

Quando agente reduz a marcha, o certo é acelerar um pouco?

Eu vejo muita gente acelerando depois de reduzir a marcha e perguntei pra um amigo a respeito. Ele disse que ele acelera porque o certo é manter o motor sempre na mesma faixa de rotação, por isso o certo é reduzir e dar uma leve acelerada.
Na minha moto, eu geralmente aciono a embreagem, reduzo a marcha e vou soltando de leve a embreagem, a rotação sobe automaticamente, então fiquei sem entender.

Estou fazendo errado? Isso pode prejudicar o motor? Ou minha moto por ser injeção não tem problema?

Agradeço desde já pela paciencia.

Primeira - Nova Fazer (10/11)

Atual - Kawasaki Ninja 250r

Franca - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2010 15:38 #2 por Arbmioc
Respondido por Arbmioc no tópico Duvida de Iniciante - Reduzi Marchas
A proposito, falto o R ali no nome do topico, se algum moderador puder corrigir por favor.
Obrigado, abraços

Primeira - Nova Fazer (10/11)

Atual - Kawasaki Ninja 250r

Franca - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Ago 2010 13:27 #3 por d.a.c
Respondido por d.a.c no tópico Duvida de Iniciante - Reduzi Marchas
Pelo que sei, acelerar durante a redução serve para evitar o tranco que se dá ao se soltar a embreagem muito rápido, e por motivos de segurança.

Quando se vem em determinada velocidade e marcha (ex: 80 km/h), as rotações do motor são compatíveis com a situação (ex: 7000 rpm). Ao se reduzir, as rotações do motor se tornam incompatíveis com a marcha menor (necessitando serem maiores, no caso, hipotético, 10000 rpm), portanto para igualar tal situação, ou você acelera durante a passagem de marcha, ou solta a embreagem devagar, fazendo com que as rotações se ajustem automaticamente.

Caso você solte a embreagem de uma vez, as rotações terão que ir de 7000 rpm para 10000 rpm de uma vez, daí vem o famoso "tranco".

A aceleração durante a troca de marchas é recomendada por alguns sites com dicas de segurança para motocicletas, já que dessa forma reduz-se o tempo para tal, consequentemente reduzindo o tempo de resposta a eventuais adversidades; e evitando que a roda traseira derrape por causa da atuação súbita do freio-motor.

Espero ter sido claro. Eu pessoalmente piloto usando as duas formas, quando tranquilamente, solto a embreagem devagar, quando em regime de estradas (que demandam mais velocidade e atenção), ao precisar reduzir em subidas, acelero durante a redução (também chamado de "punta-taco" no meio automobilístico).

Sobre isso prejudicar ou não, já não afirmo com certeza, mas reduzir usando somente a embreagem deve gerar menos desgaste e menos consumo (já que não há aceleração).


d.a.c40395,6858912037

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2010 05:35 #4 por Arbmioc
Respondido por Arbmioc no tópico Duvida de Iniciante - Reduzi Marchas
Entendi...
Muito obrigado pela explicação d.a.c, vou treinar acelerar tambem pra mudar a marcha, eu ainda não tenho muita noção no transito, por exemplo em um semaforo, ainda não sei quando começo a reduzir e se tiver que acelerar eu levo mais tempo para diminuir a velocidade.

Mais uma vez obrigado!
Abraços

Primeira - Nova Fazer (10/11)

Atual - Kawasaki Ninja 250r

Franca - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Ago 2010 00:33 #5 por alvaromoto
o dac explicou tudo, é isso mesmo, inclusive eu acrescento
o seguinte:

em certos casos (em altas velocidades para reduzir
violentamente a moto) é necessário dar uma acelerada antes
de reduzir a marcha senão a roda traseira trava!

abraços

Goiânia
God´s power 4ever
Pilotar é preciso...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2010 13:31 #6 por macacoloco
È isso mesmo.

Se acelera a moto para que a rotação do motor se equivale a velocidade pretendida e com isso não haja o travamento da roda e consequentemente um acidende.


A gente aprende a acelerar a moto ao reduzir marchas principalmente em motos maiores, porém em qualquer moto isso é importante para a segurança.

Algumas motos novas tem um sistema que evita o bloqueio da roda é como se o sistema acelerace para a gente.

Espero ter ajudado, com certeza alguém ainda irá lhe dar mais informações.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2010 14:53 #7 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Duvida de Iniciante - Reduzi Marchas
-Usando o freio motor, ou reduzindo marcha para diminuir a velocidade da moto : Você aciona a embreagem, reduz a marcha e solta suavemente a embreagem sem acelerar.

-Reduzir por falta de força em uma subida (por ex):
Tudo rápido e automático; vc. desacelera, aciona a embreagem, reduz a marcha, solta normalmente a embreagem e acelera para manter a velocidade, ou ganhar giro(força)

-Reduzir marcha para reduzir a velocidade, ou para manter o motor forte c/ velocidade baixa.: Toda velocidade tem sua marcha equivalente. A última marha geralmente só se utiliza em vias expressas e rodovias. Em uma rua acidentada, se utiliza uma marcha menor... enfim, o motor tem de estar sempre "saudável" e para isso tem de girar, então antes que ele engasque e morra, reduza a marcha, mas reduza e acelere na medida da velocinade adeguada à via e a segurança.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2010 09:17 #8 por Correa
Respondido por Correa no tópico Duvida de Iniciante - Reduzi Marchas

soueu escreveu: -Usando o freio motor, ou reduzindo marcha para diminuir a velocidade da moto : Você aciona a embreagem, reduz a marcha e solta suavemente a embreagem sem acelerar.

-Reduzir por falta de força em uma subida (por ex):
Tudo rápido e automático; vc. desacelera, aciona a embreagem, reduz a marcha, solta normalmente a embreagem e acelera para manter a velocidade, ou ganhar giro(força)

-Reduzir marcha para reduzir a velocidade, ou para manter o motor forte c/ velocidade baixa.: Toda velocidade tem sua marcha equivalente. A última marha geralmente só se utiliza em vias expressas e rodovias. Em uma rua acidentada, se utiliza uma marcha menor... enfim, o motor tem de estar sempre "saudável" e para isso tem de girar, então antes que ele engasque e morra, reduza a marcha, mas reduza e acelere na medida da velocinade adeguada à via e a segurança.



Concordo com o SOUEU,

Digo mais, esse "soquinho" no acelerador antes da redução de marcha tem seu preço, além de aumentar o consumo, diminui em muito a vida da corrente de comando, pois obriga-a a trabalhar contra o esforço do motor e ao soltar-se a embreagem ela volta a direção normal de seu esforço, esticando-a.
Resumindo, não é errado acelerar antes das reduções de marcha para aproximar o giro do motor ao giro que ele estará após a embreagem ser solta, isso era muito usado nos veículos "queixo duro", mas é desaconselhável por medidas "técnica-financeira".
Como o autor do tópico relatou que estava fazendo é a forma mais correta de se reduzir a marcha, aciona-se a embreagem, reduz-se a marcha e solta-se lentamente a embreagem deixando o giro subir.
Toda essa operação tornar-se-a automática com o tempo e a velocidade com que esta é feita, varia de situação para situação e será automática, também com o passar do tempo e a experiência adquirida.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2010 07:09 #9 por macacoloco
Em uma condução normal igualar a rotação com a marcha é ácil, e em motores menores também, porém em uma reduzida de emergência ou em uma tocada ,ais esportiva é fundamental igualar a rotação com o acelerador pois não teos tempo de "queimar" um pouo a embreagem para isso.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2010 08:45 #10 por alvarofisica

Correa escreveu:
Concordo com o SOUEU,

Digo mais, esse "soquinho" no acelerador antes da redução de marcha tem seu preço, além de aumentar o consumo, diminui em muito a vida da corrente de comando, pois obriga-a a trabalhar contra o esforço do motor e ao soltar-se a embreagem ela volta a direção normal de seu esforço, esticando-a.
Resumindo, não é errado acelerar antes das reduções de marcha para aproximar o giro do motor ao giro que ele estará após a embreagem ser solta, isso era muito usado nos veículos "queixo duro", mas é desaconselhável por medidas "técnica-financeira".
Como o autor do tópico relatou que estava fazendo é a forma mais correta de se reduzir a marcha, aciona-se a embreagem, reduz-se a marcha e solta-se lentamente a embreagem deixando o giro subir.
Toda essa operação tornar-se-a automática com o tempo e a velocidade com que esta é feita, varia de situação para situação e será automática, também com o passar do tempo e a experiência adquirida.









...No manual da Yes fala para acelerar sempre dar uma acelerada nas reduçoes de marcha para aumentar a vida util do cambio...


...Quando chegar em casa posto a imagem do manual...

Suzuki Yes 125 Vitoria ES

Insanos da Estrada M.G.-ES[Equipe Farofa de Moto]

Curta sua vida numa moto.Desacelere

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2010 09:13 #11 por Ik@ro.....
Bom saber.....

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2010 09:20 #12 por Jota Nunes
Eu concordo com tudo que os colegas disseram até agora, mesmo que algumas opiniões sejam divergentes, porque a minha opinião é de que não existe uma "fórmula mágica" pronta, não existe um procedimento padrão correto, nem uma única maneira certa, mas sim um procedimento mais adequado a cada circunstância.


E é aí que entra o feeling do piloto. É muito importante termos este tipo de debate, pois a gente sempre pode aprender ou ensinar alguma coisa, mas este feeling, que é algo que não pode ser descrito em palavras nem ensinado, só se adquire e desenvolve com a experiência.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2010 14:06 #13 por FRANCISCO
Resumindo "a prática nos torna melhores no que fazemos". Já falava o poeta.

HD 883 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2010 17:13 #14 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Duvida de Iniciante - Reduzi Marchas
Cada moto tem sua particularidade, mesmo motos de mesma marca, modelo e ano.


É o condutor quem vai saber como manejar com eficiência o cambio.


A minha, particularmente, tem um câmbio aspero que exige "carinho" para evitar brigas entre eu e ela

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Ago 2010 05:15 #15 por Jota Nunes
Não sei porquê, mas fiquei na dúvida se o Soueu está falando de moto ou de mulher....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.257 segundos