Duvida de Iniciante - Reduzi Marchas

04 Ago 2010 15:31 #1 por Arbmioc
Olá a todos!

Primeiramente, desculpem pela pergunta, não sei se ela ja foi postada em outro topico, mas eu sou bem iniciante (acabei de tirar a habilitação de moto) e tenho essa duvida.

Quando agente reduz a marcha, o certo é acelerar um pouco?

Eu vejo muita gente acelerando depois de reduzir a marcha e perguntei pra um amigo a respeito. Ele disse que ele acelera porque o certo é manter o motor sempre na mesma faixa de rotação, por isso o certo é reduzir e dar uma leve acelerada.
Na minha moto, eu geralmente aciono a embreagem, reduzo a marcha e vou soltando de leve a embreagem, a rotação sobe automaticamente, então fiquei sem entender.

Estou fazendo errado? Isso pode prejudicar o motor? Ou minha moto por ser injeção não tem problema?

Agradeço desde já pela paciencia.

Primeira - Nova Fazer (10/11)

Atual - Kawasaki Ninja 250r

Franca - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2010 15:38 #2 por Arbmioc
Respondido por Arbmioc no tópico Duvida de Iniciante - Reduzi Marchas
A proposito, falto o R ali no nome do topico, se algum moderador puder corrigir por favor.
Obrigado, abraços

Primeira - Nova Fazer (10/11)

Atual - Kawasaki Ninja 250r

Franca - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Ago 2010 13:27 #3 por d.a.c
Respondido por d.a.c no tópico Duvida de Iniciante - Reduzi Marchas
Pelo que sei, acelerar durante a redução serve para evitar o tranco que se dá ao se soltar a embreagem muito rápido, e por motivos de segurança.