Primeira moto de trilha vs peso pesado

21 Out 2009 13:47 #1 por robincs
Pessoal, sou novo por aqui, mas ando de moto tem muito tempo, desde os 11 anos (hoje tenho 31).
Nunca pratiquei trilha de verdade, só dava uns passeios em estradas do interior. Agora faz um tempo que ando numa vontade louca de meter o pé no barro, resolvi comprar uma motoca só que veio a seguinte questão: qual moto? Além das dúvidas normais de todo mundo, que pesquisei bastante no fórum (XR x DT, XR x XT, etc), tem uma outra questão que preciso levar em conta: meu peso e altura. Tenho 1,87mt e peso em torno de 110kg. Então uma XTZ 125 não dá mesmo.
O que me recomendam?

DT 180
XR 200
XT 225
XLX 350
Tornado (fora do alcance financeiro no momento!!!)

Já tenho consciência da característica mecânica e de gastos mecânicos com essas motos, minha dúvida é na parte prática da coisa mesmo.

[]´s Robinson

Fan 125 ES 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2009 13:51 #2 por kado
Respondido por kado no tópico Primeira moto de trilha vs peso pesado
xlx 350 ou uma 27.5... Bem vindo...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2009 17:02 #3 por kado
Respondido por kado no tópico Primeira moto de trilha vs peso pesado
Coloca DT200R na lista também...embora se a tornado está fora de questão(cara), provavelmente a xt225 e a DT200R também estarão...quanto esta disposto a gastar, robinson? considere mais 1000,00 reais em equipamentos para você, infelizmente, é necessário...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2009 18:58 #4 por robincs
Quero gastar até uns 3000~3500 na moto. Por aqui uma Tornado de trilha fica sempre na casa dos 6000.
Equipamento estou considerando 2000, quero investir bem numa joelheira pois tenho um joelho meio detonado.
Meu único medo na DT 200 seria o fato dela ser bastante sujeita a ferver em trilhas mais travadas. Será que adaptando uma boa ventoinha (combinado com um líquido de loba qualidade) ajudaria?

[]´s Robinson

Fan 125 ES 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2009 20:46 #5 por kado
Respondido por kado no tópico Primeira moto de trilha vs peso pesado
Tem joelheira desde 60,00 a 2500,00 cada unidade... as que uso agora, paguei 630,00, mas as primeiras, eram as de 60,00 mesmo, que usei por mais de 2 anos...a vantagem das de agora é que evitam torção, alem de proteger de pancadas em pedras em caso de tombo...tenho um ligamento de um joelho ferrado por um acidente a uns 9 anos atraz, em asfalto, ai também cuido dele com muito carinho 3 a 3.5k te deixa pouca opção mesmo...aqui tu só pega dt, xl350 e alguma 27.5 detonada por esse valor...não sei se você sabe, robinsom, mas o prazer na trilha com motos está relacionado com a qualidade do equipamento, motos mais baratas já foram muito judiadas, e tem uma enorme tendencia a ficar quebrando toda hora, e isso pode te estragar o prazer da trilha logo no começo mesmo...você quer se limitar a esse valor porque não tem certeza que vai gostar e não que empenhar muito dinheiro ou é condição financeira mesmo? se 5.500,00 é o máximo que você pode gastar no momento, eu reservaria apenas 1000,00 para vestimenta, e 4,500,00 para a moto, mais tarde, quando você começar a andar mais rápido, você melhora a qualidade do equipamento, principalmente joelheira e botas, eles não duram muito mesmo, dependendo do uso...tem alguns tópicos que seria interessante você ler, como o fazendo trilhas, dicas, do jujuba...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2009 21:20 #6 por robincs
Kado, obrigado pela força.
Reservei um tanto a mais porque também tenho uma lesão de ligamentos fruto de acidente na cidade, em 1998. Então tenho que pegar uma joelheira boa pra previnir torção, andei pesquisando e estou entre uma HGF Explorer e uma MR Pro Light, não abro mão de uma joelheira descente.
Sim, tenho essa idéia sobre pegar uma moto muito judiada, não gostaria de muita dor de cabeça, mas no momento não posso disponibilizar de muita verba mesmo. Já achei motos como DT 180 e XLX 350 por aqui que nunca foram de trilha, estão rodando na cidade e custam na faixa de 2500~3000 e estão em bom estado, só precisam ser preparadas pra trilha.
As vezes tenho vontade de pegar uma DT 180 dessas de rua e revisá-la inteira (tenho um pouco de experiência em 2 tempos, faria muita coisa em casa mesmo), deixando ela 100% pra somente depois colocar no mato. Se conseguisse andar com ela por um tempo, teria como guardar uma grana e partir pra algo melhor futuramente (Tornado, CRF 230, etc, etc).

[]´s Robinson

Fan 125 ES 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2009 21:35 #7 por kado
Respondido por kado no tópico Primeira moto de trilha vs peso pesado
Ai sim dá para pensar nas dt180, 16 cvs, 102 kg...elas te aguentam sim, eu tive 6 delas...e são otimas para envenenar...se nunca andou em trilha, provavelmente estão com o chassi sem soldas, e o motor e links é mixaria fazer...para andar na trilha, é somente por pneus e depenar, porque não adianta deixar piscas e placa, o mato arranca...se você for obrigado a cruzar trecho urbano com ela depenada, pode se complicar...e cuidado com pneu off em paralepipedo molhado, é um sabão, te garanto... kado40108,2895717593

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2009 21:43 #8 por kado
Respondido por kado no tópico Primeira moto de trilha vs peso pesado
Robinsom, se tiver tempo, entre no link fotos de trilha, e baixe os filmes que postei, tem vários com dts 180 e xlx350, xt225, xr200, 27.5(com uma criaturinha 10 kg mais pesado que você) e até falcon...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Out 2009 10:58 #9 por robincs
Kado, baixei os vídeos... cara, tens uns videos alí que dei muita risada. Show de bola!

Acabei tomando a seguinte decisão, vou pegar uma DT 180 de rua e vou eu mesmo prepará-la pra trilha. Como a verba tá curta, prefiro pegar uma motoca dessas em bom estado e que nunca pegou trilha, revisá-la totalmente e só depois colocar no mato. Só assim eu vou conhecer o equipamento (leia-se moto!) que estarei utilizando.
Sou muito chato com a parte mecânica das minhas motos, e no caso da DT 180 eu mesmo posso fazer a maioria das revisões em casa (tenho espaço e ferramentas pra isso).

Creio que assim eu consigo ir brincando nas trilhas até juntar uma verba pra partir pra algo melhor, to até pensando em fazer um consórcio de uma CRF ou TTR. Mas aí é outra história pra outro por do sol.

Obrigado à todos pelas contribuições!

[]´s Robinson

Fan 125 ES 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Out 2009 12:41 #10 por kado
Respondido por kado no tópico Primeira moto de trilha vs peso pesado
É uma boa decisão, ao meu ver...entre uma dt180 e uma xr200, fico com a dt...eu estourei um ligamento do lado do joelho direito, não fiz cirugia para recompor ainda, me atrapalha um pouco somente se fico tempo sem fazer exercicios, a perna começa a doer e ranguear, dobrar doe, e inflama todo o joelho...mas é só manter sempre exercitado, a musculatura forte(bicicleta) e não me incomoda nada... eu não consigo ficar de joelho dobrado muito tempo, com o peso do corpo, começa a doer forte, se preciso agachar para erguer algo, tem que ser direto, sem paradas, ou jogar o pepino para a perna esquerda...vou ver o modelo da joelheira que uso e te passo, uma imagem tambem...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2009 05:32 #11 por daniel.khury
dt180 - muita manutenção, vc vai ter que virar mecânico
de moto, mesmo sendo barata a manutenção vai te deixar na
mão e vc vai ficar puto.
xr200 - boa opção, porém pode ser difícil de encontrar
uma boa, e vc corre o risco de usar ela uns 4 meses e
querer trocar por ter pouco motor pro seu peso.
225 - mesmo problema da xr200, mas também ótima opção pra
começar.
xlx350 - tem que estar muito bem regulada, manutenção
razoável, se tiver qualquer problema vc vai se irritar de
ficar pedalando o motorzão 350 dela, e ainda se está
começando eu não recomendaria uma moto pesada assim, se
vc pegar uma dessa, vai tomar na cabeça uns 2 meses até
pegar o jeito dela.... mas também uma boa opção...
Tornado - mesmo sendo uma 250, não deixa de ser uma moto
pesada, mas mesmo assim, partida elétrica, ciclistica
mais avançada, conforto... tem que ser levado em conta.
xl 250 - particularmente eu amei essa moto quando tive
pra trilha, pega na primeira (MOTOR DE 1 CARBURADOR) não
tem muito torque nem te fornecesse muita adrenalina mas
eh um tratorzão... imbica ela e vai que ela passa...(a 2
carburador não presta)
dt200 - requer alguns cuidados por esquentar demais em
trilha, vc tem que comer embreagem dela em trilhas
travadas, porém adrenalina a mil quando abre uns 10
metros pra acelerar...

Essas foram as motos que eu tive até hoje pra trilha e as
experiências que eu senti delas.... cada uma tem pontos
negativos e positivos... a escolha é muito pessoal...
hoje por ex, apesar de todo mundo tirar sarro da minha
falcon 400... eu amo fazer trilha com ela, pesada, grande
etc... massss... 400cc freio a disco nas duas rodas,
motor de sobra.... então é muito pessoal mesmo, espero
ter ajudado...

XLX 250R 1983 - Vendo por 1500 conto (trilha)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.160 segundos