MarceloAFC escreveu: Os recomendados para motos são: SF e SG.
Marcelo,
os óleos recomendados para motos são aqueles que, a exemplo do que corre com os carros, possuem classificação API mais elevada e que, por isso mesmo, possuem maior basicidade, detergência e resistência ao calor. Não existe essa de melhor óleo para moto ser SF e SG. Se fosse assim, qual o porquê da Yamaha ter encomendado à Havoline o desenvolvimento do Yamalube, que é SL e é, atualmente, considerado o melhor óleo 20W - 50 do mercado?
Cuidado para não se deixar levar pelo marketing das refinarias e pagar caro por um óleo cuja tecnologia remonta 20 anos atrás...
Não aceito sequer vislumbrar um óleo SG na minha Intruder!
MarceloAFC escreveu: Os SE são de baixa eficiência (acho que nem são mais vendidos) e os SJ e SL possuem aditivos por demais o que pode danificar a embreagem da moto, porém duram mais.
O que danifica a embreagem da moto, ou melhor, o que faz com que as mesmas patinem são os aditivos redutores de arito, encontrados comumente em lubrificantes do tipo "low friction", de baixa viscosidade, para automóveis. Estes óleos também são facilmente reconhecíveis pela sigla "Energy Conserving" e, por essa razão, não são adequados às motocas com transmissão integrada ao sistema de lubrificação. A classificação API não influi em nada na duração das embreagens, desde que o óleo atenda à JASO MA.
MarceloAFC escreveu: Saibam que um óleo 20W50 é recomendado para temperaturas ambientes de -10ºC até 45ºC...que é o caso do Brasil.
Um erro muito comum, Marcelo, é se associar a temperatura ambiente com o desempenho do óleo, como se a temperatura de funcionamento do motor se alterasse de acordo com a temperatura do meio ambiente.
É bem verdade que a temperatura do motor desligado acompanhará a do meio ambiente, no que será determinante a escolha de um óleo que mantenha excelente fluidez mesmo sob as temperaturas mais baixas, mas, depois de ligado, nada ou muito pouco mudará.
Ora, não imagine você que, em função de um motor estar no pólo norte, sua temperatura interna de funcionamento, depois de devidamente aquecido, será muito diferente da de um motor que está num calor de 40ºC, pois o ciclo de comustão continua a ocorrer da mesma forma em ambos e o óleo, fatalmente, alcançará os 100ºC de temperatura. Pode até ser que demore mais para o óleo do motor que está no frio esquentar, mas, ao final, a temperatura do ciclo de funcionamento, a que ambos estarão submetidos, será igual.
Ou você acha que não?
Cara, o que realmente importará no motor e na função que o óleo desempenhará no seu interior, será quando do desempenho das fases endotérmica (absorção de calor) e exotérmica (perda de calor para o ambiente) por parte do lubrificante. Quanto mais rápido isto acontecer, melhor para um motor que precisa de refrigeração como os nossos moocilíndricos refrigerados a ar. E, nisto, um óleo 10W - 40 é mais eficiente que um 20W - 50.