Dúvida: Tem como saber se o óleo é usado apenas retirando um pouquinho e olhando/tocando/cheirando ele???
Abaixo vai a história que me levou a ter essa dúvida.
Levei a Pequena pra revisão dos 1000km porém, rolou um stress danado.
Deixei-a na loja às 8:50hs de ontem, com exatos 906,4km, com a promessa de pegá-la novamente, às 17hs.
O dia passou e liguei às 17:15hs perguntando se já estava OK. O cara meio que se enrolou e disse que me retornava em seguida.
Sem ter um retorno da loja, liguei às 17:58 e fui informado de que a Pequena estava pronta. Quando cheguei, para minha surpresa, a Pequena estava encostada num canto exatamente do jeito que eu a deixei: 906,4km, suja (não imunda, apenas suja) e de cara já reparei que não tinham refeito o emplacamento dela. Colocaram o cabo de aço que prende a placa, por fora do para-lama.
Bom, questionei o rapaz que tinha recebido a moto e começaram as "desculpas"... 20 minutos depois, tentando me controlar, paguei e fui embora para não arranjar encrenca.
Mas agora estou com a pulga atrás da orelha:
Como não fizeram nada do que eu pedi, quero me certificar de que o óleo e o filtro são novos, pois se não forem, entrarei na justiça. Estou com a sensação de ter levado um calote.
Em 1º lugar responda vc pagou alguma coisa ? pq na revisão a mao de obra é gratuita mais o oleo e o filtro não.
Quando o oleo é novo, só de encostar ou ver vc já nota a diferença, ele é bem "ligoso" e é um amarelinho claro quase transparente, já o oleo velho que estava no motor sai preto ou um verde bemmmmm escuro e bem liquido sem liga
valeu
- Se tiveres paciência num momento de raiva, cem dias de pesar evitarás.
- Um golpe com a língua pode até quebrar os ossos.
- Dinheiro não é tudo na vida, mas é bem mais da metade....
Giovani escreveu: Em 1º lugar responda vc pagou alguma coisa ? pq na revisão a mao de obra é gratuita mais o oleo e o filtro não.
Quando o oleo é novo, só de encostar ou ver vc já nota a diferença, ele é bem "ligoso" e é um amarelinho claro quase transparente, já o oleo velho que estava no motor sai preto ou um verde bemmmmm escuro e bem liquido sem liga
valeu
Giovani, paguei apenas o filtro e o óleo mesmo. Não sei se estou mal acostumado com a revisão que é feita no carro da patroa: devolvem ele perfeito, brilhando, perfumado e ainda há o relatório dos técnicos com todas as peças que foram inspecionadas e podem vir a dar problema.
O atendimento e a revisão feita na Intruder me pareceram tão sem vontade, entendem?
O jeito é juntar dinheiro e comprar uma Bking pra ter um atendimento diferenciado.
Pagou quanto na brincadeira ? Chegou a ver como estava o óleo ? Chegaram a carimbar a revisão no manual ? Se não exija o carimbo por ele é o comprovante da garantia
valeu
- Se tiveres paciência num momento de raiva, cem dias de pesar evitarás.
- Um golpe com a língua pode até quebrar os ossos.
- Dinheiro não é tudo na vida, mas é bem mais da metade....
É braniak, esses caras aí dessa concessionaria estão de má vontade... sou aqui de BH comprei minha trudi em dezembro de 2007 ela veio com alguns defeitinhos que só um cara muito detalista igual eu veria, na semana seguinte levei ela na spuerbikes falei la com o chefe da manutenção, ele foi muito atencioso erealmente olhou tudo que eu pedi até uma cola que veio agarrada no escapamento ele mandou tirar, a moto ficou sem nenhum detalhe. Talvez se você chegar no cara certo la dentro você vai ter a atenção que merece.
Giovani escreveu: Quando o oleo é novo, só de encostar ou ver vc já nota a diferença, ele é bem "ligoso" e é um amarelinho claro quase transparente, já o oleo velho que estava no motor sai preto ou um verde bemmmmm escuro e bem liquido sem liga
valeu
Isso é sempre e para qualquer óleo??
Pois olha o que eu passei bem recentemente. Comprei minha moto usada, e de acordo com o vendedor era pra trocar o óleo dali a tantos km. Segui a recomendação e aproveitei para fazer uma revisão. Bem, a revisão foi ok, mas quanto ao óleo o que eu pecebi foi o seguinte: quando larguei a moto lá, o óleo (por aquele mostrador do lado do tanque) era clarinho assim, amarelado. Quando eu peguei a moto de volta, e foi trocado o óleo (paguei pelo óleo novo), veio ali um óleo bem escuro, praticamente preto.
Será que colocaram um óleo usado?? Não existe algum tipo de óleo que seja assim escuro?
Acho que é isso mesmo, tira um pouquinho de óleo, se estiver bem viscoso e claro* é óleo novo, se estiver bem fino e escuro é óleo velho.
*A cor não é um bom parâmetro, só de andar uns kilometros na minha moto com óleo novo ele já fica todo preto!
Se não conseguir saber se o óleo é novo ou não e como essa primeira troca é muito importante, você pode ir na Vargas moto peças e comprar o filtro valflex por R$4,50, comprar um litro de óleo por uns R$10 e trocar (ou pedir pra trocarem para você em algum mecânico de confiança (se é que isso existe))
OBS: sempre que troco o óleo (e olha que estou trocando a cada mil km) eu sinto que a moto fica mais macia e a troca de marcha mais suave, se vocÊ não sentiu essa diferença, provavelmente é óleo velho ainda...
Giovani escreveu:
Quando o oleo é novo, só de encostar ou ver vc já nota a diferença, ele é bem "ligoso" e é um amarelinho claro quase transparente, já o oleo velho que estava no motor sai preto ou um verde bemmmmm escuro e bem liquido sem liga
valeu
Isso é sempre e para qualquer óleo??
Pois olha o que eu passei bem recentemente. Comprei minha moto usada, e de acordo com o vendedor era pra trocar o óleo dali a tantos km. Segui a recomendação e aproveitei para fazer uma revisão. Bem, a revisão foi ok, mas quanto ao óleo o que eu pecebi foi o seguinte: quando larguei a moto lá, o óleo (por aquele mostrador do lado do tanque) era clarinho assim, amarelado. Quando eu peguei a moto de volta, e foi trocado o óleo (paguei pelo óleo novo), veio ali um óleo bem escuro, praticamente preto.
Será que colocaram um óleo usado?? Não existe algum tipo de óleo que seja assim escuro?
Pelo que eu sei e já vi todos os oléos (moto ou carro) visualmente são iguais quando novos (amarelo claro).
Existe sim a possibilidade de terem colocado um oleo usado na tua moto, afinal de contas de boas intenções o inferno está cheiro, onde tiverem uma chance te cravar...já viu
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- Um golpe com a língua pode até quebrar os ossos.
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mr_fahrrad escreveu: Acho que é isso mesmo, tira um pouquinho de óleo, se estiver bem viscoso e claro* é óleo novo, se estiver bem fino e escuro é óleo velho.
*A cor não é um bom parâmetro, só de andar uns kilometros na minha moto com óleo novo ele já fica todo preto!
Se não conseguir saber se o óleo é novo ou não e como essa primeira troca é muito importante, você pode ir na Vargas moto peças e comprar o filtro valflex por R$4,50, comprar um litro de óleo por uns R$10 e trocar (ou pedir pra trocarem para você em algum mecânico de confiança (se é que isso existe))
OBS: sempre que troco o óleo (e olha que estou trocando a cada mil km) eu sinto que a moto fica mais macia e a troca de marcha mais suave, se vocÊ não sentiu essa diferença, provavelmente é óleo velho ainda...
Pois então, paguei R$46,50 (facada
) e não percebi nenhuma diferença na moto, nem freio, nem marcha, nem nada.
Bom, carimbaram o manual e destacaram o ticket da 1º revisão, mas tenho que ter certeza se foi ou não trocado.
Vou em outra autorizada pedir pra eles verem e, se for o óleo velho, vou solicitar um "relatório técnico" do tipo, moto com X km e óleo não-novo.
Não sei se vão querer fazer mas..
é cara corre atras dos teus direitos, pois tá na cara que não fizeram absolutamente nada na tua moto, e isso é ESTELIONATO (cobrar por algo e nao fazer - código penal)
além de ter sido um put@ facada pagar quase R$ 50 por uma simples troca de óleo (que parece que não foi feita), quando o justo é pagar no máximo mas no máximo mesmo R$ 20,
PS: Na minha moto eu sinto MUITA diferença quando o óleo é trocado, é impressionante, fica muito mais silenciosa e nao esquenta tanto
- Se tiveres paciência num momento de raiva, cem dias de pesar evitarás.
- Um golpe com a língua pode até quebrar os ossos.
- Dinheiro não é tudo na vida, mas é bem mais da metade....
Eu voltaria lá reclamaria de novo e faria questão de ver o cara fazer a revisão e trocar o óleo. Pois esse preço ta realmente caro para primeira revisão.
um motor (Yes e Intruder 125) leva 1,3 litro de óleo ao ser montado (ou remontado depois de aberto).
Isso significa que 200 ml de óleo usado e escurecido permanecem dentro do motor da Yes ao se fazer a troca de óleo, e que 400 a 450 ml permanecem no motor da Intruder... é o suficiente para o visor mostrar um óleo meio escurecido depois de o óleo novo ser colocado...
eu sempre faço de colocar no cavalete a moto e ver a cor do óleo... quando ele está novo normalmente está transparente... nem precisa estar amarelinho... até pode estar um pouco mais escuro... mas transparente....
e quando ele está velho ele já não é mais transparente e fica meio como se fosse uma cor de bala de caramelo... sem transparência!!!!!
mas leva em outra concessionária, explica o que aconteceu e pede para eles fazerem um laudo só para garantir... e nunca mais vai na concessionária que tu foi...