Tem mecânico que acredita que o procedimento (1000km) evita borra de óleo. E tem usuário que acredita que mecânico e frentista sabe mais que engenheiro e fabricante
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Eu sigo a tabela das revisões que consta no manual.
1° troca com 1000Km
2° troca com 3000km
a partir da 3° revisão, as trocas são feitas a cada 3000km e junto sempre troco o filtro.
A única alteração que fiz foi mudar de óleo mineral SAE 20W-50 para semi-sintético SAE 15W-50, seguindo a recomendação do manual.
Uma vez perguntei a um preparador de automóveis sobre uma dúvida que tinha quanto aos aditivos e ouvi isso: "Óleos lubrificantes atuais não precisam de aditivos assim como não se coloca açúcar no refrigerante!"
EduLoner escreveu: Eu sigo a tabela das revisões que consta no manual.
1° troca com 1000Km
2° troca com 3000km
a partir da 3° revisão, as trocas são feitas a cada 3000km e junto sempre troco o filtro.
A única alteração que fiz foi mudar de óleo mineral SAE 20W-50 para semi-sintético SAE 15W-50, seguindo a recomendação do manual.
Uma vez perguntei a um preparador de automóveis sobre uma dúvida que tinha quanto aos aditivos e ouvi isso: "Óleos lubrificantes atuais não precisam de aditivos assim como não se coloca açúcar no refrigerante!"
Diria que está corretíssimo! Só para observar -notaram que já desapareceu nos postos de gasolina o serviços de aplicação de graxas?
apenas uma observação: os motores dos carros americanos nao sao tao melhores que os nacionais, a diferença esta justamente no ambiente em que estes motores trabalham. enquanto nos EUA os veiculos trafegam em um clima diferente, com ruas bem pavimentadas e com gasolina de boa qualidade, no Brasil os veiculos sofrem em nossas vias esburacadas e de terra, onde o proprio manual recomenda antecipar a troca em condições severas de uso, no caso carro e moto no brasil tem que ser tao fortes quanto os tanques do exercito!
Eu tenho muitas dúvidas quanto à manutenção periódica de motos, sou novato no motociclismo e ainda não está muito claro pra mim qual tipo de manutenção preciso fazer e com que frequência. Por exemplo: óleo e filtro, verificação de freios, pastilhas e fluidos, lubrificação de corrente, amortecedores, etc.
Um colega me disse para passar lubrificante de corrente toda vez que tomar uma chuva, após secar a moto, é aconselhável?
Gabriel, sim e não. Não é via de regra, pois a chuva não retira a lubrificação, por causa da viscosidade dela, o óleo repele uma parte grande, mas a manutenção preventiva nunca é demais. Vc pode observar, e se achar que a lubrificação ainda é efetiva, não precisa lubrificar de novo, se achar que está ressecada, apenas sujando sem lubrificar, pode lubrificar novamente. Quando a moto estiver no cavalete central, acione a 1ª marcha e acompanhe também o barulho, vc vai reparar a diferença de um rangido ressecado para um ruído sem atrito excessivo.
Sobre a manutenção periódica, acompanhe sempre no manual do fabricante, tem uma tabela que orienta isso. Nunca use nenhum equipamento sem ler o manual, a não ser que não se importe de depender de mecânico para tudo...
Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"
Só complementando o comentário do Stranger, dependendo da chuva também, pode grudar sujeira na corrente, pois ao invés de lavar ela faz é lama, daí é aconselhável lavar e lubrificar a corrente sim.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
E aih, Patriarca, teremos um esmeril se não lavar...
Obrigado por complementar...
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