Não utilize Grafite c/ óleo na corrente

03 Mar 2009 04:21 #16 por kado
Eu não uso nenhuma das molikotes em correntes, são muita caras e a tantos outros produtos mais baratos...eu, pessoalmente, uso a sobra do oleo das trocas, na xt vai 3,6 l de yamalube, sobra 400 ml, lubrifico e sobra até a próxima troca, na wr eu troco o Motorex a cada 40 horas, uso o usado mesmo, passo após cada trilha, depois de lavar a moto e faço a mesma coisa na xtzinha...quando viajo com a xt, levo junto um tubinho de pasta de corrente branca que comprei na autorizada, "protection chain", marca allen.

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

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03 Mar 2009 06:20 #17 por tasmotos

kado escreveu: Eu não uso nenhuma das molikotes em correntes, são muita caras e a tantos outros produtos mais baratos...eu, pessoalmente, uso a sobra do oleo das trocas, na xt vai 3,6 l de yamalube, sobra 400 ml, lubrifico e sobra até a próxima troca, na wr eu troco o Motorex a cada 40 horas, uso o usado mesmo, passo após cada trilha, depois de lavar a moto e faço a mesma coisa na xtzinha...quando viajo com a xt, levo junto um tubinho de pasta de corrente branca que comprei na autorizada, "protection chain", marca allen.



Kado,


Após andar de motocicletas por mais de trinta anos, e mais alguns lavando motos profissionalmente, resolvi estudar e pesquisar o assunto, e durante quatro anos trabalhei nisso. Fiz pesquisas na Internet, e conversei muito com engenheiros mecanicos e engenheiros quimicos. O resultado desse trabalho esta postado, entre muitos lugares, aqui no motonline neste setor. De uma olhada nesse trabalho, ele mostra que o produto que lubrificamos o conjunto de transmissão secundario não é o unico responsavel pela sua longevidade. Entre outras coisas aconselha-se a não utilizar o oleo usado. Ele ensina tambem a forma correta de se lubrificar.


Abraços


tasmotos

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SOROCABA-SP

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03 Mar 2009 12:29 #18 por j.elvio
Sei la a teoria... mas na pratica, eu uso óleo 90 (de transmissão), ponho num fraskinho que facilite a aplicaçao entre os elos da corrente, neste óleo 90 eu adiciono uns 5 a 10% de pó de grafite, agito bem antes de usar... Funciona bem, o óleo adere e lubrifica melhor, fikando mais tempo lubricada a corrente, diminuindo o periodo de aplicação, e a corrente das motos que tive e usei este sistema, duraram relativamente + que outras de amigos que enchiam de graxa...
Engraçado que tem graxa grafitada pra homocinética de autos, ou seja, duram mais e melhor, se nao, nao utilizavam grafite na graxa para tal aplicaçao onde o uso é extremo.

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

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03 Mar 2009 12:58 #19 por tasmotos

j.elvio escreveu: Sei la a teoria... mas na pratica, eu uso óleo 90 (de transmissão), ponho num fraskinho que facilite a aplicaçao entre os elos da corrente, neste óleo 90 eu adiciono uns 5 a 10% de pó de grafite, agito bem antes de usar... Funciona bem, o óleo adere e lubrifica melhor, fikando mais tempo lubricada a corrente, diminuindo o periodo de aplicação, e a corrente das motos que tive e usei este sistema, duraram relativamente + que outras de amigos que enchiam de graxa...
Engraçado que tem graxa grafitada pra homocinética de autos, ou seja, duram mais e melhor, se nao, nao utilizavam grafite na graxa para tal aplicaçao onde o uso é extremo.



j.elvio



É isso ai amigo... eu tambem ando de motos a mais de trinta anos, e sempre ouvi falar bem do grafite.


A cerca de cinco anos atraz comecei a pesquisar o assunto para montar uma trabalho (postado em diversos locais, e aqui tambem no Motonline, neste mesmo setor) sobre conservação de conjunto de transmissão secundario de motocicletas.


Posso garantir para voce que foram muitos engenheiros mecanicos e quimicos que fizeram a afirmação que o grafite só deve ser usado para lubrificação em seu estado puro.


Eu uso a muitos anos, oleo noventa acrescido de um pouco de graxa para dar mais consistencia, mas nunca coloquei grafite.


Mas, tenho falado repetidamente aqui que a lubrificação é apenas um dos fatores para a durabilidade do conjunto de transmissão. De uma olhada em minha matéria completa aqui postada.


Abraços


Tasmotos

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03 Mar 2009 14:38 #20 por j.elvio
Tas... Pra dar mais viscosidade, ou ponho mais grafite no óleo 90 ou uso o 140... mas nao esquecendo de agitar bem o frasco antes de usar, ja que o grafite se deposita no fundo do frasco, separando do óleo...

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

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03 Mar 2009 16:57 #21 por buzato
NAO EXISTE GRAXA GRAFITADA PRA HOMOCINETICA.

EXISTE GRAXA COM BISSULFETO DE MOLIBDENIO.

ponto.


Grafite não foi feito pra lubrificar locais que sofrem de grande carga, nem calor, ele endurece vira carvão, sem falar que o pó de grafite é muito grosso pra essas aplicações. Grafite foi feito pra lubrificar canaleta de vidro, miolo de chave, trilho de portas...

Logo, grafite na corrente não é uma boa idéia.

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03 Mar 2009 18:03 #22 por kado
www.ppcomercial.com.br/pagina s/prod utos/quimicos/popup_graxagrafitadahomocineticasecorrentes.ht m



www.lubrificantes-graxas-oleos.com/l_lubrificacao_cor rentes.htm

Ps:não sei porque, mas ao enviar separa as palavras, juntem o que não tiver traço kado39875,9632291667

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03 Mar 2009 18:51 #23 por kado
Dei uma pesquisada geral sobre lubrificação de corrente em uma batelada de foruns...é uma torre de babel...corre forte a lenda que grafite coloidal é corrosivo em uns, ai outro mistura até no oleo do motor, um monte de gente queimando campo e pintando de especialista. Gostei desta observação de um usuario de outro forun:


Tem dois tipos de atrito na relação: A dos elos da corrente em sí, e da corrente com coroa/pinhão.

Para lubrificar os elos com ou sem orings: Óleo - passe direto na corrente ou com pincel.

Para lubrificar os dentes do pinhão/coroa: grafite ou graxa - passe diretos nos dentes da coroa.


O óleo funciona quando penetra nos elos

A graxa/grafite funciona quando faz uma camada sobre a coroa/pinhão



Outra coisita que me encuca é em relação a fadiga do aço, quanto tempo de uso e esforço antes do material da corrente começar a fadigar internamente...tudo bem, vamos dizer que existe um lubrificante quase perfeito, que elimine o atrito, baixissimo desgaste, mas isto não evita os esforços repetitivos, que ao longo do tempo provocarão microtrincas, que evoluirão para uma ruptura catastrófica da corrente, será que o fator de segurança incluiu uma super lubrificação e baixissimo nivel de desgaste? Prefiro trocar corrente de forma preventiva, não preditiva ou corretiva...

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03 Mar 2009 18:54 #24 por Sevla
Se o objetivo é prolongar a vida da relação, independente o oleo usado, o que obtive de melhor resultado pra isso foi o uso do tensionador de corrente, é um acessório barato e que mantem a corrente sempre com a tensão correta, isso sim deu muito resultado na vida ultil da corrente, não se esquecendo é claro de continuar lubrificando periodicamente, boa sorte.

xt 225 sem destino

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03 Mar 2009 20:10 #25 por kado

Sevla escreveu: Se o objetivo é prolongar a vida da relação, independente o oleo usado, o que obtive de melhor resultado pra isso foi o uso do tensionador de corrente, é um acessório barato e que mantem a corrente sempre com a tensão correta, isso sim deu muito resultado na vida ultil da corrente, não se esquecendo é claro de continuar lubrificando periodicamente, boa sorte.


Uso na xistezinha e na wr360, mas é para não saltar fora em salto e com galhos, vou verificar se é fácil colocar na xt600...

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04 Mar 2009 10:43 #26 por bvinicius
Sevla achei interessante essa idéia de tensionador. sabe se isso serve/existe para qualquer moto? é um saco regular a folga na twister, seria uma comodidade a mais .

Londrina - PR
Atuais: Dafra Citycom 300i "jukebox" e Dafra Apache
Ex: Honda Twister 2006

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04 Mar 2009 14:51 #27 por Sevla
Vinicius, da uma procurada em moto peças, deve ter pra balança da twister, pois o Kado usa na xt e na WR que possui a balança quadrada.

Se soubesse do beneficio desse tensionador teria colocado a mais tempo, ele é muito bom mesmo, alem de precissar esticar a corrente menos vezes, a relação dura muito mais.

xt 225 sem destino

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04 Mar 2009 21:42 #28 por buzato
Pois é, essa graxa grafitada mesmo é uma bomba relógio pra rolamento e homocineticas.. a boa mesmo é a BR-2 da Molykote, que é com alta concentração de bissulfeto de molibdenio.



Sobre lubrificação de corrente, o velho oleo sae 90 aplicado sem excesso depois de lavar a corrente em diesel ou outro solvente, funciona e muito bem, o problema é o trabalhão que dá, e a sujeira que faz, só que é um santo remedio pra corrente.

Eu estou usando Molysil, e não gruda nada na corrente, tá sempre limpa. Vendi molysil pra equipe de mini baja da UFPR e os piá pararam de ter problemas com a corrente.

abraços

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05 Mar 2009 04:15 #29 por kado
Buzato, concordo em parte contigo...que em um rolamento padrão, onde um grupo de esferas rola por uma pista, seria contraprudente colocar uma mistura de grafite e oleo, que acaba escorrendo, fica o grafite, o qual, mesmo sendo macio, vai acabar provocando aquecimento, devido as altas velocidades e a baixa fluidez, dai para travamente, é um tempo curto(mas se não tivesse o grafite, ocorreria a mesma coisa, rolamento seco...)...mas em uma corrente aberta, com engrenagens grosseiras, não...inclusive, se o cara bobear e esquecer de lubrificar novamente, secou o oleo, por um certo tempo, o grafite residual vai fazer uma função de lubrificação...vejo gente que faz isto desde que eu era pia, e faz tempo, ninguem se engana tanto tempo...com certeza o molysil é melhor para corrente que a mistura da discórdia, mas a relação custo /beneficio compensa?

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