Ninja 300 2013

03 Set 2013 09:38 #481 por AlexandreAvelino
Respondido por AlexandreAvelino no tópico Ninja 300 2013
Bom dia, André,

O nível do óleo se verifica desse jeito mesmo - com motor desligado, claro. Percebi que o nível correto aparece com motor quente, após alguns minutos de desligada. Como motor frio, parece ter menos óleo que o real.

Abraço,

Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)

Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2013 10:04 - 03 Set 2013 13:58 #482 por André Cardoso
Respondido por André Cardoso no tópico Ninja 300 2013
Bom dia, Alexandre,

Um vizinho comprou uma e me convidou para conhecer a máquina. (aliás, esse é o segundo que compra a Ninja 300). Vi a moto, preta, na garagem do cara. Detalhe interessante, ele está meio preocupado, pois está com ela desde sábado, com 47 kms., e ainda não viu o óleo do motor. Colocamos a moto na vertical e não teve jeito do óleo aparecer. O motor estava frio... Será que ela está com pouco óleo?

Outra questão que ele está com duvida é com relação ao combustível. O manual manda colocar gasolina sem chumbo. Então tanto faz ser aditivada ou comum?

Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2013 10:36 #483 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Ninja 300 2013
André, esses visores são coisas estranhas.

A minha tem um visor destes, e eu sempre via óleo pelo visor, eis que um belo dia o visor ficou "vazio", verifiquei o nível pela vareta e estava no mínimo.
Fui então na concessionária e o mecânico drenou o óleo para um recipiente graduado, de 1L de capacidade saíram 980ml.
Moral da estória, não confio mais no visor, e errei na forma de verificar a vareta, eu coloquei a moto no cavalete central mas para verificar deveria ter apoiado a roda traseira no chão, com a roda dianteira apoiada a vareta marca no mínimo.

Obs. não é ninja!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Cardoso

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2013 17:34 #484 por AlexandreAvelino
Respondido por AlexandreAvelino no tópico Ninja 300 2013
Olá, André, tudo bem?

Olha só:

André Cardoso escreveu: Detalhe interessante, ele está meio preocupado, pois está com ela desde sábado, com 47 kms., e ainda não viu o óleo do motor. Colocamos a moto na vertical e não teve jeito do óleo aparecer. O motor estava frio... Será que ela está com pouco óleo?

A minha está com quase 6.000km, já troquei óleo duas vezes. Completando com o volume proposto no manual - 2,2 litros com troca de filtro - ela estabiliza com óleo baixo, mais perto do nível mínimo. Mas, como o Marcelo bem falou, esses visores são práticos mas não confio muito. Infelizmente ela não tem vareta, só uma tampa para adicionar o óleo. No lugar dele, eu iria na concessionária para sanar essa dúvida, certamente eles arranjam esses, sei lá, 300ml para que o óleo "apareça".


André Cardoso escreveu: Outra questão que ele está com duvida é com relação ao combustível. O manual manda colocar gasolina sem chumbo. Então tanto faz ser aditivada ou comum?

Sobre o combustível: no Brasil não há gasolina com chumbo nas bombas, logo é uma indicação válida só para quem sair do país com a motoca. A vendedora até me recomendou não usar gasolina aditivada, mas não soube explicar o porquê... Eu uso, pois vejo o efeito na durabilidade do sistema de alimentação dos carros de minha casa - geralmente passam dos 70.000km sem uma limpeza de bicos injetores ou outra intervenção que não a manutenção regular. Nas outras motos que tive também foi muito bom usar, então tenho usado na Ninja também.

Abraço!

Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)

Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Cardoso

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2013 22:56 #485 por André Cardoso
Respondido por André Cardoso no tópico Ninja 300 2013
Olá amigos, obrigado pelas dicas!!

Quando colocamos a moto na vertical e não vimos o óleo fiquei preocupado tb. Estou acostumado a acompanhar o nível na minha moto dessa maneira. Parece então que ela está com pouco óleo mesmo.

Quando a gasolina, veja que interessante, Alexandre: aqui o vendedor indicou só usar gasolina aditiva.

Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2013 13:03 #486 por ecob
Respondido por ecob no tópico Ninja 300 2013
Quanto a gasolina.....
quando comprei, o pessoal falou: SÓ USE COMUM, NÃO use aditivada

Um mecânico de carros com mais de 40 anos tb disse isso, o pq não sei

Agora tem pessoas que compram Motokas e só usam Gasolina Podium.

Alguém sabe algo sobre, o pq dessa lenga lenga? ^^

Honda CBX 250 Twister (ex)
Comet 650GT - Mafalda (ex)
Honda Biz - Sabrina Sato (atual)
XT 660R - Ronda Rousey, meu Trator (ex)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2013 16:32 - 04 Set 2013 23:52 #487 por André Cardoso
Respondido por André Cardoso no tópico Ninja 300 2013
Nessas horas que eu penso que o tempo gasto na leitura do manual é recompensada.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2013 18:42 #488 por PAULOTAZMARQUES
Respondido por PAULOTAZMARQUES no tópico Ninja 300 2013
Meu caro amigo! Óleo não some dentro do motor. tem duas opções. Ou o piso do local que seu amigo está olhando o óleo não está nivelado, ou o óleo está baixo mesmo. Pode inclusive acontecer o contrário. Em alguns casos o visor mostra nível bom quando realmente não está justamente por causa do desnível. Na dúvia procure a Kawasaki pra não ter risco de bater o motor

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2013 23:54 - 05 Set 2013 11:07 #489 por André Cardoso
Respondido por André Cardoso no tópico Ninja 300 2013
O piso não é desnivelado, amigo. Pelo menos não tanto a ponto de "esconder" o óleo. Vou consultar a resposta que o cara teve na concessionária e postarei aqui.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Set 2013 09:32 #490 por AlexandreAvelino
Respondido por AlexandreAvelino no tópico Ninja 300 2013

ecob escreveu: Quanto a gasolina.....
quando comprei, o pessoal falou: SÓ USE COMUM, NÃO use aditivada

Um mecânico de carros com mais de 40 anos tb disse isso, o pq não sei

Agora tem pessoas que compram Motokas e só usam Gasolina Podium.

Alguém sabe algo sobre, o pq dessa lenga lenga? ^^


Bom dia, ecob,

Cara, eu tenho uma explicação, mas pode não ser a única. Na época em que lançaram o combustível aditivado nas bombas aqui no Brasil (meados da década de 90, estou errado?), havia muita dúvida sobre isso. Contudo, já se sabia que a utilização de aditivos de garrafinha em dosagem errada poderia levar depósitos do tanque para o filtroe então para carburador ou corpo de borboleta/bicos injetores, piorando o que deveria ser consertado. Isso não acontecia (e não acontece) com o combustível aditivado de posto, pois ele vem em doses "homeopáticas" para evitar o acúmulo de sujeira, se utilizado com frequência.

Mas... de nada adiantou a explicação, a confusão já estava instalada. Manuais de carros e motos são cheios de erros de tradução, e por um tempo existia a recomendação de se utilizar somente gasolina comum, no sentido de evitar que o proprietário a aditivasse com aquela da garrafinha, sob risco de não respeitar a dosagem errada. O que não se fala é que em vários países a gasolina comum há anos já é equivalente a nossa aditivada, existindo inclusive versões de maior octanagem e até aromatizadas, voltadas para quem anda de moto e não quer chegar com cheiro de escapamento no trabalho. A Honda por um bom tempo recomendou só usar comum em seus carros, mas, após revisar seus manuais há uns anos, retirou a restrição.

Então, voltando ao nosso caso: o telefone sem fio das orientações em concessionárias atingem vários outros aspectos. Amaciamento: recebi nada menos que 3 orientações diferentes na mesma concessionária em que comprei a moto, fora a que estava no manual! Troca de óleo: uns falam em só usar mineral, outros em só usar semissintético, o manual só fala em especificações API e JASO mínimas. Recall das Ninja 300 e Z800: cada concessionária deu um prazo e um procedimento diferente... Por aí vai.

Todas as vezes em que usei Podium em meus carros e motos (mesmo aqueles com taxa de compressão alta, logo, mais aptos a se beneficiar da maior octanagem) eles consumiram bem mais e não necessariamente andaram mais. A turma que viaja pelo Mercosul relata a mesma coisa: carros e motos consome mais, acho que a injeção tropicalizada não entende direito a gasolina sem álcool...

Espero ter ajudado.

Abraço!

Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)

Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Set 2013 11:22 - 05 Set 2013 11:28 #491 por André Cardoso
Respondido por André Cardoso no tópico Ninja 300 2013
Boa explicação, Alexandre!

Acredito que hoje em dia não deve fazer tanta diferença em usar gasolina comum ou aditivada. Tanto que manual da minha Hornet está escrito: Não se conhece problemas causados pelo uso da gasolina aditivada, mas a sua moto foi projetada para usar gasolina comum, de boa qualidade.

Lógico que só uso comum, mas certamente a maioria dos proprietários usa a aditivada e andam sem problemas.

A injeção eletrônica deve reconhecer o tipo de gasolina e achar o melhor meio de funcionar. Lembro que quando comprei a moto, perguntei pros mecânicos da autorizada e todos foram enfáticos: devia usar a gasolina aditivada. Aposto que nem leram o manual.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Set 2013 12:45 #492 por ecob
Respondido por ecob no tópico Ninja 300 2013
Entendi. Bom, tudo isso é estranho mesmo, e como falou, talvez a IE de algumas motos não estejam preparadas mesmo para essas diferenças. Vou tentar mudar pra aditivada, ou melhor, fazer umas duas médias com a comum ainda, e depois mudar, e aí comparar consumo e comportamento, vamos ver.

Negócio é esse as vezes...

Honda CBX 250 Twister (ex)
Comet 650GT - Mafalda (ex)
Honda Biz - Sabrina Sato (atual)
XT 660R - Ronda Rousey, meu Trator (ex)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Set 2013 13:47 #493 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Ninja 300 2013
O manual do proprietário é um documento oficial da fábrica, e como tal é reconhecido em qualquer tribunal. Então, se vc usar a moto conforme o manual e tiver algum problema, vc estará respaldado, porém se não estivewr de acordo coom o manual, as fábricads poderão se eximir do problema.

Acontece que, para constar no manual, a fabricas promovem teste para poder garantir aquele procedimento e, na sua maioria, o combustível testado é o comum e não o aditivado. O fato do combustível aditivado cumprir ou não o que é prometido em sua propaganda não quer dizer que ele vá prejudicar seu motor, mas a fábrica poderá alegar que, em um eventual problema, que vc não utilizou o combustível correto.

Algumas fábricas já efetuaram o teste com combustível aditivado e constataram que não houve problemas, e fizeram questão de deixar isso claro no manual.

O fato é o seguinte: "Gasolina de qualidade sempre" independente de ser ou não aditivada. Aí vai da preferência do usuário se ele acha que compensa ou não seu uso.

Eu realmente já utilizei das duas e nunca constatei melhora do rendimento nem da kilometragem em minhas motos e também nunca tive problemas sérios com o sistema de alimentação das minha motos usando comum, então eu dou preferência para a comum, mas essa é somente a minha opinião. Há quemnotou diferênças.

Só para constar, TODA gasolina comercializada no território nacional tem, no mínimo, 20% de alcool anidro em sua composição. Pode ser comum, aditivada, premium, pódium, ou o nome que tiver. O alcool anidro substitui o chumbo como antidetonante da gasolina (que é cancerígeno e outros paises utilizam outras substancias).

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Cardoso

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2013 09:31 - 06 Set 2013 09:32 #494 por Wendell
Respondido por Wendell no tópico Ninja 300 2013
O que eu sei:

1. Gasolina comum A LONGO PRAZO deixa "sujeira (carbonizado)" na câmara de combustão e no carburador dos carros/motos carburadas. Ficaria algo similar a esta foto:

2. Gasolina aditivada possui aditivos que melhoram a queima e evitam essa carbonização acima no carburador e câmara de combustão PORÉM o uso EXCLUSIVO da aditivada A LONGO PRAZO deixa uma película esponjosa branca nestes mesmos locais.

O que um tio meu que trabalha na yamaha sugeriu era usar dois tanques de gasolina comum e um de aditivado. Logo, o tanque de aditivado limparia a sujeira deixado pela gasolina comum.

Depois de conversar com dois mecânicos certificados honda/yamaha com certificados de motos de mais de 1000cc, eles sugeriram a mesma coisa, porém dois tanque comum e 1 de pódium, que é melhor ainda que a aditivada.

Outra sugestão que me deram... na estrada, viagens, usar gasolina comum de boa procedência porque é mais barato e poderia baratear a viagem. PORÉM o último tanque na chegada ao destino, seria podium pois esse corroi menos tanque e todo o resto já citado.

Logo, desde então, faço isso nas motos e carro. Sejam de pequeno ou grande porte.

2 tanques comum + 1 de aditivada/pódium.

Viagem: comum. Ultimo(s) abastecimentos antes da chegada com podium.

PS.: Enfatizo as palavras usadas LONGO PRAZO!!!!!!!

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2013 09:36 #495 por Wendell
Respondido por Wendell no tópico Ninja 300 2013
Com relação ao tipo de combustível/consumo, já tive vários tipos/modelos/marcas de moto e posso dizer que faz diferença sim, porém é bem mais perceptível em alguns modelos que outros.

Na Fazer 250cc a diferença é mínima. Na comet 250cc a diferença era de mais de 2km/l.

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.242 segundos