Estou com a V1000 há dois anos e meio e afirmo que a cada dia que passa gosto mais da moto. Conforme falado à exaustão, não existe a moto perfeita. Acho que o mais importante é ver o uso que se vai fazer. Como vejo o que o amigo comentou:
- Revenda é uma questão de sorte, infelizmente. Já fui muito mal atendido em CC BMW, que se diz uma marca "premium";
- Aro dianteiro pequeno? Ruim pra estrada esburacada e off, mas ótimo pra estrada boa, sem contar que se ganha em agilidade troca de direção em curvas;
- Sobre o barulho na corrente, é só lubrificar a cada 500 kms;
- Para mim, a posição de pilotagem é perfeita. Na última páscoa, saí de SP de manhã e cheguei em Floripa antes de escurecer. Parei para café, almoço, lanche, abastecimentos, alongamentos etc. Cheguei "inteiro", depois de 800 kms. O banco é um sofá, a posição do corpo fica ereta e relaxada;
- Minha moto fica sempre "pregada" no chão, mesmo em velocidades inconfessáveis, mesmo com baús. Mas tenhamos em mente que esse tipo de moto não foi feita para andar em alta velocidade. Outra coisa importante é verificar as regulagens corretas das suspensões;
- Manutenção não é barata? Claro que não! Porém, o que dizer dos preços escorchantes da BMW e Triumph, pra citar apenas dois exemplos? Um pacote básico de peças dessas marcas passa dos 2 mil reais, enquanto que da V1000 fica abaixo de hum mil...
- Não gosto de andar na terra, entretanto, nas vezes que andei foi tranquilo. Quero dizer terra batida, sem obstáculos. Barro? Evidentemente, que isso está descartado para uma moto com pneus radiais...
O amigo disse: "Enfim, a moto é boa para viagens curtas em alta".
Vou discordar! A V1000 é uma moto de motor dócil e elástico, que roda liso e sem vibrações. Mais de uma vez me enganei em saída de semáforo e saí em 2ª marcha e a moto nem reclamou. Pode-se rodar a míseros 1000 rpm que o motor aceita, a subida de giros é linear, sem sustos e sem buracos. Você é quem escolhe como vai rodar: passeando tranquilo, com o motor lá pelos 4000 rpm, roncando gostoso; ou, andando esportivamente, em altas rotações, o que também é uma delícia com essa moto. Acho que a praia da V1000 é exatamente o turismo, cobrindo grandes distâncias com muito conforto e prazer na pilotagem, de preferência num bom asfalto!
A R1200GS é uma moto maravilhosa, mas com outra proposta.
Acho injusto comparar coisas tão diferentes.
Para finalizar, quero deixar claro que essas são MINHAS opiniões. Não estou ganhando nada em defender a Versys, mas apenas querendo mostrar que gosto, visão e sensações são questões subjetivas.
Abraços,
Marcolino