ZX10R 2011 - Dúvidas sobre escapamento

11 Dez 2011 15:50 #1 por fenix
Pessoal,



No dia 20/11/2011 sofri um acidente com a minha ZX10R Ninja
2011 (Hope) e escapei da morte.



Olha aqui a foto dela que postei aqui em outro tópico do
fórum: http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=20702&title=zx10r-2011-opinies-curiosidades



Aqui está a webpage do escapamento Akrapovic que estava na
moto: http://www.akrapovic.com/motorcycle-exhaust/products/kawasaki/model/zx-10r-2011-1/slip-on-1bb904620f/



Felizmente estou bem apesar de ter rompido um ligamento e já
estar a 3 semanas com gesso na perna toda, mas graças a DEUS por tudo.



A moto, por incrível que pareça num quebro muita coisa e
creio que vou gastar menos de R$ 2.000,00 pra arrumar (tanque, carenagens,
balança – amassados, quebrados, ralados e riscados).



Entretanto o escapamento dela, um Akrapovic curtinho de
Titânio amassou e bem na emenda do cano com a ponteira rasgou um pouco. Estou
procurando quem possa reformar, mas tá complicado.







Devido as minhas condições financeiras não tenho e não posso
gastar R$ 3.000,00 em outro escapamento.



Um amigo meu que sempre anda comigo já teve mais de 10 motos
esportivas diferentes e em todas elas ele pediu para uma empresa que tem na
cidade onde moramos para “desenvolver” o escapamento para suas motos. Essa
empresa produz escapamentos para muitas motos diferentes, mas não é
especializada em motos speed.



A moto fica uma semana na empresa, eles fazem com o desenho
escolhido com sonda lambda e tudo.







A minha dúvida é:



Será que um escapamento desse que num é
desenvolvido/estudado para a moto com é o Akrapovic poderia dar problemas na
moto? Poderia danificar o motor, injeção ou outro componente da moto?







Conto com a ajuda do povo que entende aqui, pois como tenho
que gastar pra consertar a moto num queria ter gastar bem mais só com o
escapamento.



Não ligo se a moto perder alguns cavalinhos em comparação ao
Akrapovic, pois acho que eles num valem esses R$ 3.000,00 e eu não uso a moto
para competição.



Não gostaria de colocar o original de volta também, pois
posso cair de novo e ficar no prejuízo maior ainda.







Obrigado!



Obs.: Moderadores... Se acharem necessário mover o tópico, fiquem a vontade.

direção defensiva sempre!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2011 21:45 #2 por flacegape
Fenix,

Que você tenha a plena recuperação e volte a andar muito, mas quanto ao escapamento, pelo meu conhecimento, é o seguinte, o sistema funciona como se fosse algodão no nariz, um filtro de ar, um bloqueador de passagem do todo o ar do sistema (evitando a total falta de ar na combustão) alêm de ter uma sonda que regula tanto a entrada e saida destes gases alêm de manter uma certa temperatura no sistema. Quando você substituiu um escapamento original, o sistema terá que ser todo reformulado de modo que a entrada e sida destes gases não prejudiquem em nada o desempenho desta moto.

Uma simples substituição de escapamento, pode provocar vários transtornos ao motociclista, como escesso de ar provocando tanto a queima fora da câmara (famosos pipocos) ou dentro, mas antes do tempo correto, prejudicando muito o motor, Escesso de combustivel, escesso de acumulo de gases ou resíduos de combustão, problemas de velas, queima de óleo em escesso, ou seja a moto fica completamente desregulada. Perdendo muito potência e desempenho.

Neste ponto eu sou um pouco categórico, não gosto de moto barulhenta, a ponto de não escutar um simples click na moto por falha, em detrimento de chamara atenção, mas isto gosto, como existem vários modelos de escapamento no mercado, prefiro o meu que é original de fábrica e os japas já esquentaram a mufa para saber qual a melhor regulagem e tipo.

Sugestão minha, se este escapamento for bom e barato, o ideal e colocar na loja e pedir ao mecânico que regule sua moto e peça garantia do produto, ou então volte ao original, é mais caro, mas o risco de ter que levar a moto para revisão sem necessidade não vale a grana desembolsada.

Abraços a todos.

Kawasaki ER-6n Branca (Duffy)

Goiânia - GO.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2011 22:38 #3 por fenix
Olá amigo...



Antes de mais nada desde já agradeço pela resposta.



É muito bom saber de quem entende mais sobre o assunto antes
mesmo de tomar alguma iniciativa.



Realmente eu pretendo enviar a moto para uma oficina
Kawasaki autorizada para fazer toda a regulagem, inclusive até sei qual é (K10
em SP) e essa até Dinamômetro tem.



Eu não pretendo só tirar um e colocar outro e quanto a
regulagem da Hope eu não quero economizar.



A empresa que faz os escapamentos é a Torbal, já está muitos
anos no mercado, mas como dito, não é especialista em motos speed e sim em moto
de baixa cilindrada, apesar de já ter projetado escapamentos para motos o porte
da minha, 600cc e até Harley Davidson...



Vocês já ouviram falar da Torbal?



O meu medo é mesmo com todas as regulagens feitas pelos mecânicos
a moto apresentar problema também...







Entretanto se esse escape tiver sonda e for bem regulado
para a moto, posso ter problema do mesmo jeito?







Fênix!

direção defensiva sempre!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Dez 2011 22:41 #4 por fenix
Obs.: A regulagem será feita tanto se eu colocar esse escape da Torbal, outro Akrapovic ou até mesmo o original de volta.Pois com certeza cada escapamento tem sua regulagem correta...
:)

direção defensiva sempre!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2011 11:22 #5 por flacegape
Fenix, você respondeu corretamente, cada escapamento tem seu ponto de equilibrio, mas ja tive amigos que se arrependeram com perda de potência e excesso de barulho, fato que a polícia caí em cima, principalmente aqui em Goiás, por isso não sou muito fâ de alteração neste acessório, alêm do que sua moto tem um visual muito bonito arignal. Minha opinião, e mais uma dica, se fizer a alteração, faça dentro da Kawa para não perder a garantia.

Abraços a todos.

Kawasaki ER-6n Branca (Duffy)

Goiânia - GO.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2011 17:38 #6 por fenix
Flacegape, pois é amigo...Realmente num arriscaria de colocar escapamento na moto sem regular.Já acertei com a K10 aqui em SP para regular a moto e manter a garantia.
Ainda não estou decidido sobre o escapamento, se:
Coloco de volta o original;Um artesanal como dito;Akrapovic;Yoshimura;Taylor Made (esses 03 teria que esperar um pouco mais);
Bom, vou ter que pensar um pouco mais...
Pessoal, opinem!

direção defensiva sempre!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2011 12:27 #7 por flacegape
Fenix,
Achei legal um artigo que li na internet que fala sobre isto e muito explicativo do que falei:

Troca do escapamento original por um esportivo é legal ou não?


By Cezar Tesser, Clique no nome do autor ao lado para comentar.


Quarta, 9 Setembro 2009

Segundo o meu entendimento, os escapamentos esportivos não são proibidos, como exemplificam varias leis. Inclusive, o próprio CONAMA prevê que pode ser substituido o escapamento. Pergunto: Por que os agentes de trânsito insistem em multar por esse motivo? Sem que ninguem faça nada para impedir que continue essa arrecadação de dinheiro através de multas sem embasamento legal.
E mais, o próprio CTB estabeçe nos Arts. 72 e 76 que é dever das autoridades de trânsito nacional educar, esclarecer,,,,, as solicitações da população quanto a eventuais duvidas. Tenho insistentemente pedindo esclarecimentos sobre o assunto sem que NINGUÉM RETORNASSE absolutamente nada a respeito.

Caro Cezar,

Como é comum no Direito, conforme o interesse desejado é possível se extrair um entendimento e fundamentação mais adequados para corroborar uma dada tese, portanto, sobre este assunto, teremos argumentos a fim de justificar que a troca de escapamentos originais de motos por escapamento esportivos é uma prática legal e argumentos que visarão comprovar que esta mesma prática é ilegal.

Para não ficar em cima do muro, vamos procurar expor o nosso entendimento sobre esta questão de uma forma imparcial.

Para tanto, vejamos o que diz o Art. 97 do CTB:

"Art. 97. As características dos veículos, suas especificações básicas, configuração e condições essenciais para registro, licenciamento e circulação serão estabelecidas pelo CONTRAN, em função de suas aplicações."

Sem entrar no mérito de quais são estas "características dos veículos, suas especificações básicas, configuração e condições essenciais" devemos considerar que sejam todas que são perseguidas e atendidas pelos fabricantes na hora de homologar um de seus produtos para venda.

Exemplo recente disto foi a adequação das motos à fase 3 da Promot para restrição de emissão de poluentes. Os fabricantes solicitaram prorrogação de prazo de 31 de dezembro de 2008 para 31 de março de 2009 e, mesmo assim, algumas motos não conseguiram obter esta homologação.

Podemos Também observar a CB 300R da Honda como um exemplo, que muito se crítica ter ganho apenas 2,5 HP apesar de o seu motor ter sido elevado em 50 cilindradas. Quem observa esta nova moto logo percebe que a sua ponteira é bem grande a fim de proporcionar maior capacidade de retenção de poluentes. Tivemos a oportunidade de testar uma CB 300R com ponteira esportiva e foi notório o aumento de sua performance. Poderíamos ainda falar dos enormes escapamentos da Hayabusa e da B-King entre outros inúmeros casos nesta linha.

Se o uso de uma ponteira esportiva aumenta o rendimento da moto, então por que os fabricantes já não fazem com que elas saiam de fábrica com este equipamento?

Simples, por que estes equipamentos NÃO atendem as ditas "especificações básicas, configuração e condições essenciais para registro, licenciamento e circulação".

Vamos ainda verificar o que diz o Art. 98 do CTB:

"Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

Parágrafo único. Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo cumprimento das exigências."

Por conta deste artigo, para a instalação de um escapamento esportivo de forma legal deve o DETRAN estadual verificar a adequação do item que se quer modificar, no caso o escapamento, em relação à ruído e emissão de poluentes, por meio de vistoria ou laudo pericial considerado válido para tanto. Sendo considerado adequado o escapamento (ou só a ponteira), o devido registro será procedido no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular). Se houver este registro no CRLV, não haverá fundamento de nenhuma natureza para o agente de trânsito levar a cabo uma autuação. O grande problema é que praticamente ninguém faz isto neste país inteiro.

Vejamos ainda que, segundo o Art. 105 do CTB:

"Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
...
V - dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruído, segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN.
...
§ 1º O CONTRAN disciplinará o uso dos equipamentos obrigatórios dos veículos e determinará suas especificações técnicas.
§ 2º Nenhum veículo poderá transitar com equipamento ou acessório proibido, sendo o infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas previstas neste Código."

Se um escapamento esportivo não estiver devidamente registrado no CRLV da moto, então não é possível para o agente de trânsito saber se este equipamento está de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN. Como o proprietário da moto procedeu modificação indevida de característica do veículo é do nosso entendimento que é dever do agente de trânsito aplicar multa e a medida administrativa de retenção do veículo.

Perceba que aqui não estamos discertando sobre o agente de trânsito constatar que o escapamento esportivo emite mais ruído ou mais poluentes do que o estabelecido, pois, para isto, ele deveria estar munido dos apropriados equipamentos de aferição, devidamente inspecionados pelo INMETRO. Quando um agente de trânsito aplica multa por excesso de ruído ou excesso de poluentes emitidos, sem ter como precisar de quanto foi este excesso, então aí o procedimento é ilegal e é cabível recurso.

Para não nos estendermos mais, o ponto sobre o qual os agentes de trânsito baseiam seu poder/dever de aplicar as devidas sanções sobre aqueles que trocam os escapamentos originais por esportivos é complementado pelo Art. 106 do CTB:

"Art. 106. No caso de fabricação artesanal ou de modificação de veículo ou, ainda, quando ocorrer substituição de equipamento de segurança especificado pelo fabricante, será exigido, para licenciamento e registro, certificado de segurança expedido por instituição técnica credenciada por órgão ou entidade de metrologia legal, conforme norma elaborada pelo CONTRAN."

Finalizando, para se poder rodar sem problemas com um escapamento esportivo (ou só ponteira) no lugar do original só com o registro no CRLV, o qual poderá ser obtido no DETRAN de cada estado, mediante vistoria ou apresentação de laudo técnico que comprove a adequação deste equipamentos às exigências legais, é isto.

Esperamos ter conseguido elucidar esta questão tão polêmica.

Um grande abraço !

Gisele Flores & Jaime Nazário
www.sobremotos.com.br

Abraços a todos.

Kawasaki ER-6n Branca (Duffy)

Goiânia - GO.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Dez 2011 18:10 #8 por fenix
É meu amigo...Se for assim então ninguém vai poder mudar nada da moto nunca.
Quem coloca escapamento ou outro qualquer acessório que modifique a moto, vai ter que ter sorte em caso de uma respectiva vistoria de um agente.
De toda forma num deixa de ser um assunto polêmico!

direção defensiva sempre!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Dez 2011 15:13 #9 por francksantana
Há uns 20 ou 25 anos só dava escapamento Torbal nas antigas sete galo... quem tem mais de 35 deve se lembrar... e era show o som da sinfônia.

Quanto ao escape existe opção bem mais em conta trocando somente a ponteira e deixando o catalizador, andei pesquisando pq estou pensando em pegar uma Kawa ou Srad, e a primeira coisa que farei será colocar uma ponteira pequena, sem tirar a marmita, assim o som não fica tão alto e também não desregula muito, pois o catalizador e a sonda lambida permanecem e a sonda faz a leitura dos gases do escape e regula a injeção, segue os links:

Akrapovic Street Legal Slip-On (somente ponteira) $ 171,00

www.kneedraggers.com/product/671409/Akra...haust-Kawasaki-ZX10R

No link da Akrapovic recomenda regular a moto só se colocar o full, para a ponteira não tem essa recomendação, pelo menos foi o que entendi, posso estar errado, pois não domino bem inglês.

Outra opção e a Jardine, mas pelo preço só mais Akra no caso da Kawa.

Jardine GP1 Mufflers Slip-On Exhaust (somente ponteira)

$ 121,15 de aço escovado
$ 160,15 de cerâmica preta (para mim a que mais combina com a balança)

www.kneedraggers.com/product/675891/Jard...haust-Kawasaki-ZX10R

Tem muitas srad usando ponteira Jardine, o custo x benefício é ótimo e o som não fica tão pesado, mas comparando o preço no caso da Kawa a Akra leva imensa vantagem.

Me parece que essa loja envia para Brasil, some a esse valor 70% de imposto de importação, se caso vc for sortudo, ainda corre o risco de passar direto e não ser tributado, ai uns 15 dias chega pelos correios,
se for tributado, demora um pouco mais, algo em torno de 2 meses na receita.

Se não me engano, peguei esse link de no forum suzukionline, algumas pessoas já compraram lá e deu tudo ok.

Se pegar uma Kawa, com certeza vou encomendar um.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Dez 2011 18:37 #10 por fenix
Frank!
Ótimas sugestões, obrigado!Vou pesquisar sobre isso!
Fênix

direção defensiva sempre!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2012 06:53 #11 por Patriarca
Bom dia amigos, isso interessa à algum de vocês? http://www.motonline.com.br/inscricao/

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Abr 2012 17:59 #12 por wfberte
Coloca o original, depois de recuperado pensa no que fazer...
Assim, o que aconteceu no acidente?
Já pensou num Jeskap?

"Andando de a pé, por enquanto..."
Toledo - Paraná

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Abr 2012 16:02 #13 por fenix
Então amigo acabei comprando outro escapamento igual, não quis arriscar colocar algo meia boca na Hope.O anterior amassou todo e teve um ponto que rasgou... Não encontrei ninguém que faz o trabalho de recuperação com Titânio.:(

direção defensiva sempre!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Abr 2012 09:27 #14 por wfberte
Coloca mais fotos da sua moto... essas novas ZX-10 são as mais lindas!

"Andando de a pé, por enquanto..."
Toledo - Paraná

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2012 16:51 #15 por fenix
Opa, beleza amigo:

Olha esse tópico aqui que eu tinha criado...
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=20702&KW=fenix&PID=666142&title=zx10r-2011-opinies-curiosidades#666142

Tem algumas fotos da Hope... :)
Amo muito tudo isso!
Fênix2012-04-25 19:53:09

direção defensiva sempre!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.208 segundos