mas a indução de ar, falam que ela funciona acima de 200km/h onde a pressão do ar é mais forte e fazendo o turbo natural, não sei se na gtr isso iria melhorar, talvez um pouco pq ela chega a uns 170km/h.
acho que a velocidade do vento deve fazer alguma diferença apartir de 170 ou 180km/h porq no manual de uma moto esportiva fala em 180km/h. mais acima de uns 100 ja deve fazer uma diferença não tam grande como nas esportivas de 4 caneco.
Funciona, porém tem que resolver o problema de funcionamento da carburação a partir do momento que o ar começa a entrar com alguma pressao.
O xis da questão é o seguinte, se regular a carburação para otimizar em alta velocidade a mistura ficara excessivamente rica em baixa, ou o contrario, ótima em baixa e pobre em alta.
A realidade é que carburador, seja ele qual for, só é eficiente em uma situação, ou faixa de giro muito estreita, e isso com aspiração natural.
Traduzindo, a comet chega a 12000rpm, porem seus carburadores são realmente eficientes entre 8 e 10Krpm, abaixo e acima disso não são adequados.
Isso ocorre porque carburadores possuem gicles fixos e regulagens fixas, só podem ser mudados com o motor parado.
Daí a enorme vantagem das injeçoes, que podem mudar o tempo de abertura de bico em função da nescessidade imediata do motor, conforme é solicitado.
Então soma-se o carburador, que só é eficiente em uma faixa de rotação e sempre com pressão negativa no coletor de admissão, com uma pressão que vai variar conforme a velocidade, e aí?
Um cara do clube da comet está tentando fazer essa adaptação com as tomadas de ar, porem, até onde acompanhei, não conseguiu fechar essa equação.
A idéia basica parece simples, coloca-se mangueiras, que podem ser de condutores de ar de automoveis, ligando as falsas entradas de ar com a caixa de ar da moto, porem...
entao seria mais faceis com uma comet injetada? luis carlos você parece entender do assunto, explica ai,vc ou alguem que entenda ai pra galera,como conseguir fazer ou pelomenos tentar a induçao de ar nas injetadas,teria que fazer o que com a injeção da cometa
É mais fácil com injeção que tenha sensor MAP ou sensor de pressao do ar no coletor, ou seja, Fazer, esquece.
Esse sensor é muito comun em injeção de carros, que possuem varios sensores o que oferece mais dados para a injeção trabalhar.
Nas motos de baixa cilindrada a injeção tem como parametros apenas a rotação, a temperatura do oleo e a posição da borboleta de aceleração.
Uma opção, bastante trabalhosa, no caso dos carburadores, seria coloca-los dentro da caixa de ar, o que resolveria boa parte dos problemas de diferença de pressão, ou seja tanto em baixa quanto em alta velocidade a diferença de pressão tanto interna quanto externa no carburador seriam constantes.
o brasileiro é fera para fazer essas coisas,só uma coisa que me irrita,como a hyosung faz uma coisa que não serve pra nada,pra quem não entende é bonito aquelas entradas de ar falsas,mas pra quem conhece moto é uma ridicularidade uma coisa que não serve pra nada,seria tão bom uma comet 650 indução de ar real como todas as outras esportivas,daria mais um pouco de potência na sua cavalaria...isso sim daria mais beleza e funcionalidade pra cometa
eles colocam isso mais por estetica, pq não é muito funcional, e tb ela fica igual a 650 a carenagem fica igual ai dá pra confundi um pouco só vendo o GTR que dá pra saber que é a 250cc
a indução de ar nas super esportivas funciona com a velocidade, sendo que dizem que empurraria mais ar para o cilindro... na gtr essa ideia não funciona mesmo, pois nao chega a tanta velocidade para fazer o ar entrar forçado.
no entanto, so o fato de ventilar a parte de cima do motor, onde ficam os filtros, já da alguma vantagem, visto que quando o motor esquenta, os filtros absorvem ar quente, o que nao é bom, mas com uma ventilação direta da frente da moto nos filtros, o ar entraria fresco, o que daria certa vantagem... basta observar o desempenho dessas motos em dias frios... melhora muito!