Intruder 125/2006 :: problemas com a partida

01 Mar 2014 18:07 #1 por Alex de Souza
Caros, boa tarde. Gostaria de ajuda de vocês para tentar solucionar um problema.

Minha Intruder 125/2006 apresentou um problema na partida. Ao acionar o start, percebia que o motor de arranque rodava normalmente contudo o motor principal não. Além disso, notei que não havia centelha na bobina também.

Troquei o relê de partida e as escovas do arranque, porém o problema continuava.

Bom, com base nessas informações, pedi para um mecânico conhecido me indicar o que poderia fazer. Ele me sugeriu, com quase 100% de certeza, que a embreagem de partida (cremalheira) estava com problemas. Pois bem, comprei uma nova peça e a instalei, contudo não obtive sucesso. O motor de arranque continua não girando o motor principal.

Ao abrir a tampa lateral do motor e ao acionar o start novamente, percebi que o motor de arranque estava rodando no sentido contrário. Como ele é ligado ao motor principal apenas por uma engrenagem simples, ele deveria girar no mesmo sentido do motor principal (sentido anti-horário). Por isso a cremalheira não consegue travar e acionar o motor principal.

Pergunto se há algo que possa ser feito para que o motor de arranque gire na direção correta.

Muito obrigado desde já.
Att,

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2014 18:10 - 01 Mar 2014 18:12 #2 por Patriarca
Seja bem vindo Alex.

Os pólos dele não estão invertidos? :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2014 18:18 #3 por Alex de Souza
Obrigado pelas boas-vindas!

No motor de arranque chega apenas 1 cabo que vem do relé. O outro pólo é feito diretamente entre o contato do próprio motor de arranque com a carcaça do motor principal, utilizando o aterramento do sistema.

Será que inverti os poucos fios do relé ao instalar o novo ou será que há algum problema no CDI?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Mar 2014 18:57 #4 por Patriarca
Pode ser , mas recomendo levar num eletricista para verificar isso, é possível?

E a centelha da bobina apareceu?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Mar 2014 08:43 #5 por Alex de Souza
Pois é, acho que não vai ter muito jeito mesmo. Vou levá-la ao eletricista.

Vou mexer um pouco mais para ver se descubro o que está acontecendo. De qualquer forma, agradeço muito a conversa.

Assim que tiver um resultado eu escrevo aqui.
Abraço,

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 22:18 #6 por Jonathas21
cara a minha está com o mesmo problema, vc conseguiu arrumar ?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2014 23:07 #7 por MANDRUVADOIDAO
Já vi casos em que o pólo estava ligado ao contrário.
Também já vi casos em que foi só inverter o carvãozinho (escovinha) e resolveu.
O mais sinistro foi um caso em que as partes foram desmontadas 3 vazes e não foi encontrado nada.
Na última montagem ela funcionou como nova.
Ninguém descobriu o que era.



Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2014 10:56 - 14 Maio 2014 10:56 #8 por Alex de Souza
Bom dia a todos,

Pois bem, consegui resolver sim. Claro, haviam alguns pequenos problemas que, somados, não me deixavam acionar o start. O primeiro deles era o estator. Duas das bobinas estava com uma aparência estranha, então pedi para refazer a fiação para não ter problemas futuros. O segundo, e talvez o mais estúpido, é o que sujeito a quem pedi que trocasse as escovas do motor de arranque montou a peça ao contrário.

Vejam bem, o copo central do motor de arranque é recheado com ímãs. Se você inverte o posicionamento desse copo, a rotação do motor inverte já que a polaridade também inverte. Assim, meus caros, não tem como o motor de arranque fazer o motor principal rodar!

Bom, confiram os estatores e o posicionamento desse copo central do motor de arranque. Se mesmo assim não funcionar, possivelmente é a cremalheira. Daí outro pequeno problema. Para retirá-la é preciso um saca, que aliás, só encontrei pela internet mesmo.

Abraço a todos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2014 16:01 #9 por MANDRUVADOIDAO

Alex de Souza escreveu: Bom dia a todos,

Pois bem, consegui resolver sim. Claro, haviam alguns pequenos problemas que, somados, não me deixavam acionar o start. O primeiro deles era o estator. Duas das bobinas estava com uma aparência estranha, então pedi para refazer a fiação para não ter problemas futuros. O segundo, e talvez o mais estúpido, é o que sujeito a quem pedi que trocasse as escovas do motor de arranque montou a peça ao contrário.

Vejam bem, o copo central do motor de arranque é recheado com ímãs. Se você inverte o posicionamento desse copo, a rotação do motor inverte já que a polaridade também inverte. Assim, meus caros, não tem como o motor de arranque fazer o motor principal rodar!

Bom, confiram os estatores e o posicionamento desse copo central do motor de arranque. Se mesmo assim não funcionar, possivelmente é a cremalheira. Daí outro pequeno problema. Para retirá-la é preciso um saca, que aliás, só encontrei pela internet mesmo.

Abraço a todos


É disso que eu estava falando. :lol: :lol: :lol:

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2014 19:44 #10 por gabriel.volino
Amigos, gostaria de tirar uma dúvida com vocês:
Estou encontrando problemas na minha ignição. O transistor queimou, Torrou, na verdade.
E como torrou, eu não consigo identificar as cores originais, que definem a resistência/amperagem.
Já troquei, por dois diferentes.
Marrom, vermelho e preto -> 12
Marrom, verde e preto. -> 15
Não obtive fagulha com nenhum dos dois.

Será que algum de vocês saberia me informar quais as cores (voltagem/amperagem) do transistor da ignição da intruder 125cc 2011?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2014 21:45 #11 por Patriarca
Manual de serviço da Intruder 125, veja se ajuda:

www.ovelhanegra.com.br/Manuais/Suzuki/INTRUDER_125_servicos.pdf

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2014 08:32 #12 por gabriel.volino
Não ajudou não. Não achei no manual as especificações do transistor.
De qualquer forma, obrigado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.239 segundos