Minha intruder está com um pequeno vazamento pelo retentor do eixo do pinhão(creio eu, pois ainda não desmontei para confirmar da onde vem), gostaria de saber se é possível executar a substituição deste retentor em casa e se alguem já o fez, visto que, nenhuma oficina que eu conheça aqui no Recife se dispõe a mexer no motor de suzuki,(triste isso)
Na minha já tive problema 2 vezes e o mecânico trocou numa boa, não tem nenhum segredo desde que tenha as ferramentas corretas.
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"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: hugoldsk8
Patriarca, antes de tudo obrigado, me despreocupou bastante, mas você sabe se é só "puxar" pela frente com algum gancho ou chave de fenda e instalar o outro sem ter que desmontar o motor? E eu sei que é difícil mas se tiver as dimensões do retentor também ajuda.
Como retira a peça eu não vi, só sei que precisa tirar um aro que a segura e ela sai, não precisa abrir motor, é por fora que mexe no retentor.
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Troca do mesmo jeito que o de outras motos. Não precisa abrir o motor. Mas só uma dica. Óleo acima do nível pode provocar este tipo de vazamento, por excesso de pressão no cárter. O seu está no nível ? Para tirar o retentor velho, saque o pinhão, e puxe com um gancho de arame pelo meio, por onde passa o eixo. Vá girando aos poucos a ferramenta, e ele sai. Outra coisa, pega o retentor e vá até uma loja de retentores com ele. Pelo número do retentor, eles te dão um igual ou equivalente. Na hora de colocar, lubrifique o contorno dele com óleo de motor limpo, encaixe no lugar sem "Morder" a borda ou o anel interno, onde passa o eixo, se não , vai vazar por alí. Tem gente que gosta de passar cola de junta na borda, eu não gosto, pois depois na hora de trocar de novo, ficam restos e tem que limpar bem. Sem contar que fica mais difícil de sacar o retentor. Pois bem, voltando... depois de encaixar o retentor, bata DE LEVE em seu contorno, na face externa, com um pedaço de madeira sem cantos vivos. Caso não encaixe , bata um pouquinho mais forte na madeira com um martelo, nunca no retentor. Ele deve encaixar. mas sempre prestando atenção para ele, o retentor, não dobrar ou morder. Não é bicho de sete cabeças...
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Procedimento super correto, assim emsmo que se troca um retentor, fico aliviado ao saber que nao preciso abrir o motor da moto para fazer a troca, vou fazer esse fim de semana, acredito que não seja excesso de óleo pois já fazem + - 1500 km desde a ultima troca, e se fosse excesso talvez teria vazado mais cedo, ou não né, o óleo pode ter perdido viscosidade...
patricarca
Esse aro deve ser então parecido com o do retentor da bengala, se for assim talvez será mais fácil do que parece, vou tentar fazer em casa por que a autorizada cobrou 40 pelo serviço fora 17 do retentor.
vou antorar as dimensões também por que ficará mas fácil encontrar de uma segunda vez.
Ultima edição: 30 Maio 2013 14:40 por hugoldsk8. Razão: coplemento de informação
Fiz a troca do retentor, realmente muito fácil de fazer.
No meu caso a falha foi causada por alguma coisa que ficou entre o pinhão e a chapa que prende o retentor, entrou em algum alagamento desses da vida e saiu, e amassou esta, amassando o retentor também, tive que desentortar a chapa mais está ok, obrigado a todos do fórum.