Intruder 2011 morrendo

05 Jul 2012 12:13 - 05 Jul 2012 12:19 #1 por sergio100br
Ola amigos;

Comprei uma Intruder 2011, aquela com o novo carburador. Comprei zero pq não gosto de ter problemas e acho que moto é um veículo muito perigoso pra ficar morrendo por aí.

Ela esta na garantia ( ainda tem um mês ) e ainda não a levei por motivos que vcs ainda entenderão.

A primeira vez ela morreu em alta velocidade na Av aricanduva. Depois que morreu custou a pegar, mas pegou e voltei pra casa. Durante a semana morreu mais duas vezes, na mesma avenida.

Após esses acontecimentos ela ficou uma semana funcionando bem até que morreu na Av Tancredo Neves, e morreu mais algumas vezes durante a semana ( sempre em alta velocidade, digamos uns 70 por hora ).

Ficou boa por mais umas duas semanas.

Mandei lavar e em seguida morreu na av Bandeirantes.

Desmontei a moto inteira, chequei contatos, tudo limpinho. passei limpa contato pra garantir.

Ficou boa uma semana e agora voltou a morrer. ( morreu dois dias, duas vezes exatamente no mesmo ponto como que respeitando uma linha imaginária)

O que eu pensei que fosse:
1 - pensei que fosse a temperatura prejudicando algum componente eletrônico pois o problema ocorria depois de uns 25km. Descartei essa possibilidade pq a moto já morreu com poucos km rodados , tipo 2 km.
2 - umidade. Minha moto sempre fica 'no tempo' e eu ma vez deu problema quando saiu da lavagens. Quando chequei as conexões não encontrei nada zinabrado tudo limpinho e sem contar que ela já morreu depois de pegar muito sol e sem chuva a dias.
3-bobina de alta tensão. Descartei a possibilidade pq gera faísca quando não quer pegar. Troquei a vela na primeira ocorrência.



O que eu notei e o que eu já discartei:

1- quando ela morre ( o motor para ) toda a parte elétrica ( iluminação ) continua funcionando.
2- o faiscamento continua, pois mesmo quando ela não quer pegar, eu percebo nas tentativas que a explosão ocorre.
3- não é o botão que desliga o engine, pois esse quando desligado não permite partida.
4- tb não me pareceu ser o miolo ou a fiação do mesmo, pois com a moto funcionando eu mexi bem neles e nada ocorreu.

Do que eu tenho desconfiado:
1- mal funcionamento do CDI
2-problema na válvula de combustível que pode limitar o fornecimento para o carburador em alguma circunstancia caótica
3-problema interno no carburador limitando combustível à alguma outra parte que eu não entendo.

O que eu posso garantir:
1 - bateria ok com estator carregando normalmente
2- combustível sempre dos mesmos postos que eu. a anos abasteço.

Meu combustível:
geralmente uso a comum, mas quando a fila esta grande coloco aditivada. Ocorreu umas 3x desde que comprei a moto.

Pq eu não levo na assistenciária ( garantia ):

Não levo pq ficarão com a moto uma semana e nada ocorrerá. E tb pq não acredito na expertise deles.

Minha vida esta em jogo pq essa disgrama só para em local perigoso. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2012 19:18 #2 por Rodrigonh
Respondido por Rodrigonh no tópico Re: Intruder 2011 morrendo
Fala Sergio,

Estou com uma Intruder 2011 também mas a minha está funcioanando redondo, sem problemas.
Quanto levar a moto para olhar na consessionária, concordo com você, provavelmente não irá resolver visto a má qualidade dessas concessionárias.

A moto morre a altas velocidades, com a marcha engrenada? Não sou entendido mas caso isto esteja ocorrendo, descartada falha elétrica imagino que deva ser algum problema na alimentação de combustível como bóia do carburador mal regulada etc. Já checou a o filtro de ar, tem nada impedindo a entrada de ar não?

No mais, ao invés de levar na concessionária leva a moto em algum mecânico bom, seria minha recomendação.

Boa sorte
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sergio100br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2012 11:33 - 06 Jul 2012 12:47 #3 por sergio100br
Respondido por sergio100br no tópico Re: Intruder 2011 morrendo
Oi , Rodrigo, tudo bem por ae?

Acho que vou seguir essa linha indicada por vc. Estou pensando em fazer o seguinte: Comprar um filtro desses que intercalam o carburador e a válvula de combustível para ter a certeza que o combustível esta fluindo bem da válvula para o carburador. O filtro vai servir como um reservatório impedindo que o carburador fique sem combustível. O nível de combustível dentro do filtro deverá se manter sempre o mesmo. Se em determinado momento ficar baixo saberei que o fornecimento de combustível pela válvula falhou um pouco. Vou ter de ficar olhando sempre. Se não der certo vou pedir pra um mecânico checar o carburador. Se nada der certo ainda voupensar no que fazer.

Respondendo sua pergunta, a moto morre engrenada e correndo bem, gegalmente em situações que nem os veiculos velhos se atrevem a parar. Filtro de ar OK

Obrigadão

Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2012 17:25 #4 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: Intruder 2011 morrendo
Oh Sergio, seja bem vindo :)

Cara, pode ser tanta coisa, mas a sorte que sua moto é sinônimo de simplicidade, o que certamente facilitará a resolução do problema.
Já tive problemas semelhantes e eram relacionados a parte elétrica, mas só descobri por eliminação. Primeiro verificando a "linha" de entrada do combustível, depois uma limpeza de carburador e filtros... vela... cabo da bela, cachimbo... bobina...cdi...bobina de pulso e checagem e limpeza de todas as conexões elétricas.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sergio100br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2012 17:42 - 06 Jul 2012 17:43 #5 por sergio100br
Respondido por sergio100br no tópico Re: Intruder 2011 morrendo
Tudo bem, Soueu?

Então, o meu medo é que seja a parte elétrica justamente pq já descartei as conexões. Esta moto, modelo 2011 ainda tem uma frescura no carburador que é controlada pelo CDI, sem contar que o CDI é o coração, tudo passa por ele e será difícil condenar outras partes. fazer testes é complicado pq o problema ocorre no meio da rua, não da pra parar , analisar, desmontar medir, etc. Tb não posso ficar comprando as partes e trocando pq são caras. Eu vou começar nesta ordem que vc e o Rodrigo descreveram, o mais fácil e barato, já que ainda não tenho muito certeza de nada.

Abraços e obrigado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2012 18:49 #6 por Rodrigonh
Respondido por Rodrigonh no tópico Re: Intruder 2011 morrendo

sergio100br escreveu: ...
Comprar um filtro desses que intercalam o carburador e a válvula de combustível para ter a certeza que o combustível esta fluindo bem da válvula para o carburador. O filtro vai servir como um reservatório impedindo que o carburador fique sem combustível. O nível de combustível dentro do filtro deverá se manter sempre o mesmo.
...


Não tenho certea se entendi bem, de qualquer forma: Eu acho muito pouco provável que seja algum defeito na torneirinha de combustível. A bóia do carburador controla uma válvula, quando a bóia abaixa abre a válvula permitindo a entrada de gasolina, quando sobe fecha essa válvula. Caso exista algum problema nessa cuba do carburador, mesmo quando a moto morrer o filtro de combustível que você falou estará cheio.
É como o Soueu falou: Podem ser tantas coisas que é difícil saber. A lógica manda começar olhando do mais simples para o mais complicado, até faz sentido checar a torneirinha. Pra tirar essa dúvida pode fazer o seguinte: Colocar a torneira no fechado, desconectar o cano que sai dela e então abrir a torneirinha, a gasolina deve jorrar da torneirinha.
Não sei se faz sentido mas eu faria o seguinte teste: Com a moto em alguma avenida livre e sem movimento, deixar a moto funcionar parada na lenta por alguns minutos e então acelerar numa RPM mais alta e manter essa RPM alta (pode ser em 1a ou 2a marcha), e anotar em quanto tempo +- a moto morre. Se nas repetições a moto morrer +- na mesma quantidade de tempo então eu descartaria de início falha elétrica e começaria olhando o sistema de admissão do carburador (regulagem, verificação da bóia e válvula da bóia).
Pelo que você descreveu parece uma situação onde se está andando com a moto por mais tempo em RPM mais altas, sem frenagen ou trocas de marcha (o que daria tempo para encher a cuba do carburador, mesmo estando funcionando mal).
Se fosse .carro carburado eu saberia explicar +- como olhar isso (com minhas habilidades de "mexânico"), mas em moto nunca fucei nisso.
Me disseram (o juca da esquina que é "mexânico" também), que essa tomadinha no carburador vem do CDI e tem função de controlar a lenta, mas eu não faço a mínima idéia.
Bom, é isso aí, isso tudo é só chute que tô fazendo.

Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2012 19:07 #7 por Rodrigonh
Respondido por Rodrigonh no tópico Re: Intruder 2011 morrendo
Pesquisando na internet, acho que a tal tomada no carburador não é de função exclusiva da marcha lenta. Esse é o carburador na Intruder 2011, ou muito parecido (BS25): s287.photobucket.com/albums/ll121/akonis...current=DSC04589.jpg a tomada é chamada sensor TPS. Do site da Suzuki: " com TPS (Sensor de Posição de Válvula de Borboleta), aliado ao CDI (Módulo de Controle de Ignição Digital) e ao sensor de posição de marchas, garante uma melhor eficácia da combustão tornando a motocicleta mais econômica.".

Vou ver se faço um teste aqui: Ligar a moto e desconectar esse TPS, ver se a moto morre. Caso eu consiga fazer este teste posto aqui o resultado.

Vlw

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2012 20:15 #8 por Rodrigonh
Respondido por Rodrigonh no tópico Re: Intruder 2011 morrendo
Para informação:
Aproveitando que tinha que dar uma passada no caixa eletrônico, desconectei o tal TPS do carburador e a moto foi e voltou "normalmente". Normalmente entre aspas pois o correto é que ele esteja conectado :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2012 21:30 #9 por L.Martinelli
Respondido por L.Martinelli no tópico Re: Intruder 2011 morrendo
Eu tive uma Intruder 2010/2011, comprei zero km, usei um ano sem nenhum problema, a não ser quando eu coloquei um filtro de gasolina, e peguei um trecho curto de estrada, 1 km +/- o motor apagou em 8 mil giros, observando o filtro de gasolina, ele estava vazio, esperei um pouco, desceu gasolina novamente e refiz o mesmo percurso e aconteceu novamente de esvasiar o filtro. Troquei por um outro modelo um pouco maior e resolveu o meu problema. O outro filtro estava com uma entrada muito estreita o que ocasionava o problema. Retire a mangueira da torneirinha e veja o quanto sai de gasolina, pode ser que a vazão seja insuficiente em altas rotações, porque se em baixas rotações ela não morre pode ser aí o problema.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2012 22:12 #10 por Paulo Ceará l

sergio100br escreveu: Tudo bem, Soueu?

Então, o meu medo é que seja a parte elétrica justamente pq já descartei as conexões. Esta moto, modelo 2011 ainda tem uma frescura no carburador que é controlada pelo CDI, sem contar que o CDI é o coração, tudo passa por ele e será difícil condenar outras partes. fazer testes é complicado pq o problema ocorre no meio da rua, não da pra parar , analisar, desmontar medir, etc. Tb não posso ficar comprando as partes e trocando pq são caras. Eu vou começar nesta ordem que vc e o Rodrigo descreveram, o mais fácil e barato, já que ainda não tenho muito certeza de nada.

Abraços e obrigado.

Sérgio,tenho um amigo que tem uma Yamaha Factor,que usa esse sistema acoplado ao CDI,que tinha uma falha parecida com o problema da sua moto,depois de tantas idas e vindas na concessionária,ele mesmo descobriu a causa,a bateria tinha dois elementos(as baterias 12V,tem 06 elementos de 2V,ligados em série) com o nível de solução baixo,completou com água destilada,e problema resolvido,eu tenho uma Titam 150 KS,ela também está falhando,e a causa é a bateria(já passou da hora de trocar).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2012 22:51 #11 por Rodrigonh
Respondido por Rodrigonh no tópico Re: Intruder 2011 morrendo

Paulo Ceará l escreveu: Sérgio,tenho um amigo que tem uma Yamaha Factor,que usa esse sistema acoplado ao CDI,que tinha uma falha parecida com o problema da sua moto,depois de tantas idas e vindas na concessionária,ele mesmo descobriu a causa,a bateria tinha dois elementos(as baterias 12V,tem 06 elementos de 2V,ligados em série) com o nível de solução baixo,completou com água destilada,e problema resolvido,eu tenho uma Titam 150 KS,ela também está falhando,e a causa é a bateria(já passou da hora de trocar).


Interessante a informação. Complementando: No meu entender o nível de solução não deve alterar a voltagem da bateria (pois a diferença de potencial entre as placas continua a mesma). Com o nível da solução baixa o que fica alterada é a sua capacidade de amperagem, creio eu.

Quando comprei minha Intruder (com 1.300 km rodados), fui fazer o checkup rápido e ao retirar a bateria o nível parecia estar OK. Ao colocar a bateria na mesa percebi que subiram umas bolhas do fundo da bateria. Fui dando tapinhas na bateria e subiram muitas bolhas. Depois que elas acabaram o nível da solução não estava mais correto, estava muito abaixo do normal. Achei isso curioso.

Abs
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: sergio100br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2012 22:56 #12 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Re: Intruder 2011 morrendo
Pensava que o cdi dela tivesse preço compatível com honda (magnetron ou servitec) na faixa dos 40 reais, mas é mais de cem reais :sick:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2012 00:16 #13 por Rodrigonh
Respondido por Rodrigonh no tópico Re: Intruder 2011 morrendo

Soueu escreveu: Pensava que o cdi dela tivesse preço compatível com honda (magnetron ou servitec) na faixa dos 40 reais, mas é mais de cem reais :sick:


Hmmmm... isso não é uma boa notícia :dry:
Eu não tenho certeza mas geralmente esses componentes como o CDI são robustos, aceitam uma margem de abusos se serem danificados. De qualquer forma, como diria Alfred E. Neuman, parte elétrica é uma verdadeira eca. O melhor é sempre estar atento principalmente com o regulador de tensão. Tive um prejuízo grande uma vez com meu carro carburado, o regulador pifou e por isso a bateria ferveu e a caixa de comando da ignição eletrônica foi pro espaço. Na verdade com o regulador estragado várias coisas podem acontecer de ruim, apesar da presença do fusível pode estragar o CDI, queimar lâmpadas e sabe-se la mais o que. Variações diferentes na luminosidade do farol (mais brilhantes que o usual), e outras anomalias são sinais que o regulador provavelmente precisa ser checado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2012 16:54 #14 por sergio100br
Respondido por sergio100br no tópico Re: Intruder 2011 morrendo
Ola , pessoal! Tudo bem?

Agradecido pelas respostas até agora.

Fiz uns testes este final de semana e vou relatar:

Como disse que faria, comprei um filtro de gasolina, transparente, e intercalei entre a válvula de combustível e o carburador. O filtro esta se mantendo sempre cheio o que indica que esta fluindo bem para o carburador. Fiz o teste na posição reserva e na posição normal e tudo ok , porém, hoje resolvi fazer o seguinte teste:

Deixei a válvula no off ( cortando o combustível ) e deixei a moto ligada. A moto permanece ligada enquanto ha combustível no carburador, e depois começa a morrer, mesmo o filtro reserva estando cheio de gasolina. Parece não haver uma diferença de pressão para puxar a gasolina pro carburador. Quando ela esta morrendo, se acelerar bastante ela se mantem, mas em marcha lenta ela morre. Voltando a válvula para on volta ao normal.

Isso poderia ser um indicio de boia de carburador mal regulada?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2012 22:39 - 09 Jul 2012 22:43 #15 por Vander
Respondido por Vander no tópico Re: Intruder 2011 morrendo

sergio100br escreveu: Ola , pessoal! Tudo bem?

Agradecido pelas respostas até agora.

Fiz uns testes este final de semana e vou relatar:

Como disse que faria, comprei um filtro de gasolina, transparente, e intercalei entre a válvula de combustível e o carburador. O filtro esta se mantendo sempre cheio o que indica que esta fluindo bem para o carburador. Fiz o teste na posição reserva e na posição normal e tudo ok , porém, hoje resolvi fazer o seguinte teste:

Deixei a válvula no off ( cortando o combustível ) e deixei a moto ligada. A moto permanece ligada enquanto ha combustível no carburador, e depois começa a morrer, mesmo o filtro reserva estando cheio de gasolina. Parece não haver uma diferença de pressão para puxar a gasolina pro carburador. Quando ela esta morrendo, se acelerar bastante ela se mantem, mas em marcha lenta ela morre. Voltando a válvula para on volta ao normal.

Isso poderia ser um indicio de boia de carburador mal regulada?


Eu acho que não.
Enquanto o carburador estiver consumindo combustível algo precisa entrar no lugar da gasolina consumida a partir do tanque, ou será mais gasolina ou ar se o combustível acabar. Com a torneira fechada o carburador irá consumir o combustível mas a gasolina no caninho não consegue descer pois não existe nada para ocupar este espaço, ou seja: toneira fechada você corta a alimentação e cria uma pressão negativa dentro do cano que não deixa ela descer. Não sei se expliquei bem mas acho que é por aí. Mesmo princípio de uma pipeta de laboratório, você fecha com o dedo a extremidade superior e o liquido fica preso no tubo.

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.184 segundos