Fixando Farol Auxiliar no Farol Principal

06 Set 2009 15:15 #1 por michelrezende
Pessoal, depois que eu postei a foto dos meus farois auxiliares no tópico das intruders customizadas me perguntaram como eu tinha feito e pediram detalhes, como algúem pode ter gostado também, deixo aqui breves instruções.

Escolhi faróis modelo "olho de boi" por serem menores e mais leves que os tradicionais.

O farol foi fixado nesse parafuso (uso a mesma foto do tutorial do bloco da brasília)


O Farol auxiliar tem em sua fixação duas partes uma fixa e uma móvel, remove-se o parafuso central que separa as partes e verifica o tamanho do furo pois se o furo do suporte for muito grande o parafuso do farol irá escapar, dai tem que se adquirir em uma casa de parafuros modelos mais longos para poder usar uma arroela.

Fixa-se a base do farol no parafuso.


Depois fixa-se o farol



Detalhe da fixação


Aspecto final



Após uma semana de uso não notei bambeamento, mesmo assim pretendo adquirir parafusos mais longos no sentido de ter mais segurança no caso de vibrações em uma longa viagem.

Não utilizei as lampadas de 55w originais, a minha intenção era de ser mais decorativo do que funcional, para deixa-los funcionais teria que por xenon pra não fritar a bateria. mas por hora $$$ não deu. mesmo assim 12 leds superbrancos emitem uma luz considerável e MUITO visivel.

Detalhe dos leds dentro do farol.


Para tal adaptação, peguei uma pequena chapa acrilica, fiz 6 furos (que era o tamanho máximo que o buraco original do farol permite) moldei um degrau de um lado e fiz um furo no outro, pra quem já viu uma lampada H3 é facil identificar oque eu fiz na imagem, quem nunca viu identificará facilmente se abrir um farol que use lampadas H3

Segue o esquema pois não tenho foto.


Os leds foram comprados no MERCADOLIVRE do vendedor NEONLIGTH, já vieram montados com resistores para 12v.

Bem depois detalharei mais esta instalação acho que por hora já ajuda a quem tenha tido duvida de como os instalei.

ACABA AQUI O TUTORIAL DE FIXAR OS FARÓIS

- COMO FOI PERGUNTADO VOU EXPLICAR UM POUCO DE COMO FIZ A PARTE ELÉTRICA

CONTINUANDO... (EDITANDO O TÓPICO E ADICIONANDO MAIS INFORMAÇÕES.

Bem como prometido vou tentar ilustrar como fiz a ligação dos faróis
auxiliares, e como resolvi alguns problemas depois de horas queimando a
mufa e vasculhando minhas tranqueiras guardadas.



Material:



- Fios, 2m de cada cor,
é bom ter duas cores diferentes pra não se confundir depois. não sei a
medida, comprei "no olho" comparando com os fios que existem na moto,
acho que 2m de cada cor dá. 0,50 cents cada m



- Espaguete ou mangueira plastica 2m,
sobra um pouco, detalhe é que não encontrei manqueiras plásticas como
as usadas na moto, acabei comprando um espaquete em uma casa que
conserta aparalhos elétricos, ela tem uma malha interna e é resistente
a fogo, 0,80 cents cada pedaço de 1m



- 01 Interruptor,
o modelo depende da adaptação que você for fazer e a maneira que vai
fixar. no meu caso escolhi um de rosca simples feito de plástico mesmo
pois já tinha em mente o tipo de montagem que iria fazer. 2,5 pratas cada.



- Fita isolante
de boa qualidade as marcas que eu uso são 3M e lorenzetti, ambas
excelentes, fitas vagabundas perdem a cola ou ficam melentas com o
tempo. 4 pratas (lorenzetti)



- Solda e Ferro de Solda, não detalharei a solda pois quem não tem experiência com isso é melhor pedir ajuda pra não se queimar.

em
todo caso, enroscar os fios também resolve, mas é bom fazer as coisas
direito, oxidação causa perda de energia e aquecimento no futuro. (já
tinha em casa mas tem ferros na faixa de 15 pratas já com uma certa
qualidade, se vc procurar acha até de 3 pratas em lojas de 1,99 mas eu
já não garanto nada)



- Chaves de boca para desmontar o banco - não lembro o numero agora.



- Criatividade e Curiosidade : )



Primeiramente,



O motivo de
usar esse fio do relé é que ele só é alimentado quando a chave da moto
está ligada, a real vantagem disso é que se você liga of fios direto na
bateria, e põe um interruptor a vista, um engraçadinho passa por sua
moto liga o farol e deixa sua bateria se esgotando sozinha. essa dica é
do colega forista Xamã.



Vamos lá!



Primeiro
precisamos remover o banco. para isso retire um dos parafusos que
prendem a cinta do banco, depois solte dois parafusos que ficam bem
mais atrás numa chapa geralmente preta, levante o banco pela parta de
trás e pronto. Também e necessário remover o tanque, nas fotos
seguintes não tenho essa imagem.



Vamos achar o relé, é uma
caixinha quadradinha ou redonda com dois fios ligados... vou usar uma
imagem que postei aqui no fórum a algum tempo.



O
meu relé no caso é o pretinho, que substitui o azul pois funcionava
irregularmente, mas esse não é o assunto aqui hehee caso queira saber
mais sobre esse relé aqui está o link



Encontrado o relé vamos identificar o fio que precisamos, no caso da minha moto 06/07 ele é laranja, se
a cor for diferente ou vc tiver dúvidas faça como eu fiz, usando um dos
leds eu liguei o polo negativo do led ao negativo da bateria e o
positivo eu enrosquei no conector do fio laranja, bati a chave e o led
se acendeu, se isso acontecer você está no fio certo!



No
meu caso o meu fio laranja já tinha uma emenda, acredito que fruto da
remoção de um alarme pelo dono anterior da trudi, então desenrosquei, o
fio laranja liguei o fio que será o positivo do farol, no meu caso fio
amarelo e soldei, ficou assim.





Depois
de soldar, isole bem a emenda, não é necessário partir o fio, você pode
apenas desemcapa-lo tirando com cuidado um "anel" de sua capa e
procedendo a emenda e solda.



Em seguida isole o fio bem isolado.





Aspecto geral da ligação.





Para ligar o fio negativo (no meu caso o roxo) no negativo da bateria basta apenas desenroscar o parafuso do polo, e enfiar a ponta do fio desencapado por baixo do conector.



Essa
caixinha preta escrito suzuki é o CDI, você deve levanta-lo soltando a
borracha e passar os fios por debaixo dele para evitar que o banco
corte os fios por acidente. é sempre bom prevenir.



Detalhe do espaguete usado para conduzir e proteger os fios



Como
disse não vou detalhar a parte de retirar o tanque, pois não tenho
fotos, mas é simples basta fechar a torneira de combustivel,
desconectar a mangueira de combustivel do carburador, e remover 2
parafusos que ficam logo a frente do CDI na base do tanque. depois
basta puxar pra trás que ele se desencaixa.apoie ele em um lugar seguro e cuidado para não quebrar a torneira!



Detalhe da passagem do espaguete próximo a caixa de direção.





No proximo post explicarei a forma como resolvi os interruptores.

Abraços!!!

FIZ UM TESTE COM OS FARÓIS - SEGUE O LINK,
www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=14199& amp; amp;PN=1


MichelRezende40066,0262615741

Belo Horizonte - MG

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06 Set 2009 18:54 #2 por danielbizz
Cara! Parabéns! Fenomenal!


Impressionante, pois tava no mercadolivre a procura de um strobo e vi esse mesmo vendedor NEOLIGHT!

Me tira uma dúvida:

Qual o modelo desse farolzinho q vc compou? Quanto custou? Achei ele perfeito para a Intruder!

Qual o tamanho interno dele?

Quero colocar uma plaquinha com leds.

Tem o tamanho de 4 cm de diâmetro.

Será que entra?

Cara! Mil parabéns! tenho acompanhado o fórus e vc tem movimentado ultimamente com esses tutoriais muito interessantes!


Abração!


Kasinski Comet GT 250cc EFI 11/11 - "CIDOCA"

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06 Set 2009 18:55 #3 por danielbizz



Esse são os leds que quero colocar!


Kasinski Comet GT 250cc EFI 11/11 - "CIDOCA"

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06 Set 2009 19:04 #4 por Aroldo
Muito Legal MichelRezende.
TEnho mais umas duvidas para completar!

1 - Os leds contribuem de alguma maneira para a iluminação?
2 - Como vc realizou a ligação? Puxou direto da bateria ou ligou junto dos farois?
3 - Os leds funcionam com uma chave independente?
4 - O que vc acha da possibilidade de prender os faroi no lugas dos olhos-de-gato das bengalas?????

Parabes pelo tutorial!

Intruder 125 - Rio de Janeiro

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06 Set 2009 19:33 #5 por danielbizz
Aroldo,

intrudeiros.blogspot.com/2008/12/instalao-de-leds.htm l

Veja ai a instalação dos LEDS;


Os leds aumentam beeeem a visibilidade!

Eu quero fazer um farol igual a esse:
Olha esse exemplo:





Você pode ligar da maneira que vc quiser. Eu aconselho vc a ligar direto da bateria, para q vc possa usar o farol com a moto desligada.


Meu caro>

Eu já tentei instalar um farol no olho de gato da bengala mas não ficou bom pq treme muito.

Você pode testar mas esteticamente acho tb que o modelo do Michel ficou melhor


Kasinski Comet GT 250cc EFI 11/11 - "CIDOCA"

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06 Set 2009 19:39 #6 por michelrezende

danielbizz escreveu: Cara! Parabéns! Fenomenal!



Impressionante, pois tava no mercadolivre a procura de um strobo e vi esse mesmo vendedor NEOLIGHT!



Me tira uma dúvida:



Qual o modelo desse farolzinho q vc compou? Quanto custou? Achei ele perfeito para a Intruder!



Qual o tamanho interno dele?



Quero colocar uma plaquinha com leds.



Tem o tamanho de 4 cm de diâmetro.



Será que entra?



Cara! Mil parabéns! tenho acompanhado o fórus e vc tem movimentado ultimamente com esses tutoriais muito interessantes!




Abração!


Opa Daniel, os faróis custaram 25 tilápias cada um eles vem com lâmpadas de 55w, achei em uma oficina especializada em tricículos.

Nâo tenho a medida exata mas "no olho" essa plaquinha que vc quer colocar (que eu também pensei em colocar) cabe mas exige que vc corte o fundo do espelho do farol, é de metal, corta-se tranquilo, eu so nao fiz isso pra não "perder" o farois pois, num futuro distante eu poderia colocar xenon neles por exemplo, por isso fiz o arranjo com 6 leds.

Acredito que a plaquinha ilumine bem, pois 12 leds já dá pra ver no chão a uns 3 ou 4 m da moto... nada que substitua totalmente o farol, mas percebo facilmente pelo reflexo no chão quando acendo eles.

Obrigado amigo! tenho tentado ajudar um pouco, diante de tudo que já aprendi aqui.

Abraço!!!

Belo Horizonte - MG

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06 Set 2009 19:43 #7 por danielbizz
Michel,

Tô dando uma olhada por aqui e vi que o conjunto de leds que comentei acima nunca entrará nesse farol olho de boi.

Pensei nesse pingo que a loja do ML tem>





Melhor de adaptar né?


Qual o tamanho do fundo do farol?

Tem algum espaço sobressalente pra guardar essa bundinha?! rs

danielbizz40062,9582060185


Kasinski Comet GT 250cc EFI 11/11 - "CIDOCA"

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06 Set 2009 19:48 #8 por michelrezende

danielbizz escreveu:







Esse são os leds que quero colocar!





Como disse, pensei nisso porém ia "danificar" o farol permanentemente, se tivesse custado uns 25 dinheiros o par e fosse de plástico eu tinha metido a serra, mas deu dó hehehe. quem sabe no futuro desisto do xenon e faço isso? mas garanto que se vc fizer vai dar uma luz muito boa, pois o leds são bem potentes.

Belo Horizonte - MG

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06 Set 2009 19:49 #9 por michelrezende

Aroldo escreveu: Muito Legal MichelRezende.
TEnho mais umas duvidas para completar!

1 - Os leds contribuem de alguma maneira para a iluminação?
2 - Como vc realizou a ligação? Puxou direto da bateria ou ligou junto dos farois?
3 - Os leds funcionam com uma chave independente?
4 - O que vc acha da possibilidade de prender os faroi no lugas dos olhos-de-gato das bengalas?????

Parabes pelo tutorial!


Opa Aroldo!!!

-Contribuem sim! pouco claro mas são percebidos quando estão acesos no reflexo no chão.

-Vou tentar detalhar a ligação em breve, mas digo que liguei no cabo que alimente o relé seta o positivo, e o negativo na bateria, ligar nesse cabo garante que os faróis só sejam acionados quando a chave estiver ligada.

-Sim fiz um super "arranjo técnico alternativo" (gambiarra brava) que integrou o botão acionador a área do painel da moto (detalharei em breve)

-Nas bengalas já vi várias... mas na minha ponderação achei o parafuso fino e a rosca é de alumínio ou seja achei pouco resistente, a não ser que a turma arrume um jeito de reforçar a coisa ali, a arruela interna do farol é de aço não tem comparação. Além disso achei que ficou muito mais bonito e estético o conjunto que eu montei.

Obrigado!

Michel

Belo Horizonte - MG

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06 Set 2009 19:52 #10 por michelrezende

danielbizz escreveu: Michel,



Tô dando uma olhada por aqui e vi que esse conjunto de leds nunca entrará nesse farol olho de boi.



Pensei nesse pingo que a loja do ML tem>











Melhor de adaptar né?



Daniel, existe uma "lampada" de leds H3 no mercado... vi uma única vez no mercadolivre por 49 milhoes a unidade, no ebay vc acha a 20 doletas o par com 9 pontos de led... não comprei por falta de oportunidade.

olhe aqui.
http://shop.ebay.com/?_from=R40&_trksid=p3907.m38.l1313& amp; amp;_nkw=led+h3&_sacat=See-All-Categories

Sobre a forma de ligar os leds, eles já vem com resistores individuais para 12v, é so liga-los em paralelo, ou seja positivo com positivo e negativo com negativo... no meu caso todos os fios azuis (negativos) juntos, todos os fios brancos (positivos) juntos, depois de tudo soldado e testado, ENCHI de cola quente pra proteger da humidade.
MichelRezende40062,9559259259

Belo Horizonte - MG

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06 Set 2009 20:22 #11 por danielbizz
Vi nas perguntas do vendedor do ML e ele faz tb lampadas H3.

Vamos ver como vai ficar!


Abração!


Kasinski Comet GT 250cc EFI 11/11 - "CIDOCA"

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07 Set 2009 04:52 #12 por Aroldo
Valeu Michael e Daniel pelos eslcarecimentos.
Michael, aguardo os detalhes do seu projeto!

Intruder 125 - Rio de Janeiro

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07 Set 2009 07:52 #13 por Patriarca
Meninos, me desculpe a demora, mas já está aqui:
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=6273&P N=1&TPN=1

Michel, meus parabéns por mais esse tutorial e muito obrigado por dividi-lo com a gente!!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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07 Set 2009 10:36 #14 por SOCORRISTA
Valeu patriarca... assim e gente não perde nada.

Ética, é o conjunto de coisas que as pessoas fazem enquanto todos estão olhando. O que fazemos quando ninguém está olhando, chamamos de caráter ...[;)

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07 Set 2009 11:05 #15 por michelrezende
: ) obrigado Patriarca! : )

É sempre um prazer partilhar conhecimento!

Continuarei inventando : ) preciso disso pra viver ehehehehehehe!

Belo Horizonte - MG

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