Pessoal, depois que eu postei a foto dos meus farois auxiliares no tópico das intruders customizadas me perguntaram como eu tinha feito e pediram detalhes, como algúem pode ter gostado também, deixo aqui breves instruções.
Escolhi faróis modelo "olho de boi" por serem menores e mais leves que os tradicionais.
O farol foi fixado nesse parafuso (uso a mesma foto do tutorial do bloco da brasília)
O Farol auxiliar tem em sua fixação duas partes uma fixa e uma móvel, remove-se o parafuso central que separa as partes e verifica o tamanho do furo pois se o furo do suporte for muito grande o parafuso do farol irá escapar, dai tem que se adquirir em uma casa de parafuros modelos mais longos para poder usar uma arroela.
Fixa-se a base do farol no parafuso.
Depois fixa-se o farol
Detalhe da fixação
Aspecto final
Após uma semana de uso não notei bambeamento, mesmo assim pretendo adquirir parafusos mais longos no sentido de ter mais segurança no caso de vibrações em uma longa viagem.
Não utilizei as lampadas de 55w originais, a minha intenção era de ser mais decorativo do que funcional, para deixa-los funcionais teria que por xenon pra não fritar a bateria. mas por hora $$$ não deu. mesmo assim 12 leds superbrancos emitem uma luz considerável e MUITO visivel.
Detalhe dos leds dentro do farol.
Para tal adaptação, peguei uma pequena chapa acrilica, fiz 6 furos (que era o tamanho máximo que o buraco original do farol permite) moldei um degrau de um lado e fiz um furo no outro, pra quem já viu uma lampada H3 é facil identificar oque eu fiz na imagem, quem nunca viu identificará facilmente se abrir um farol que use lampadas H3
Segue o esquema pois não tenho foto.
Os leds foram comprados no MERCADOLIVRE do vendedor NEONLIGTH, já vieram montados com resistores para 12v.
Bem depois detalharei mais esta instalação acho que por hora já ajuda a quem tenha tido duvida de como os instalei.
ACABA AQUI O TUTORIAL DE FIXAR OS FARÓIS
- COMO FOI PERGUNTADO VOU EXPLICAR UM POUCO DE COMO FIZ A PARTE ELÉTRICA
CONTINUANDO... (EDITANDO O TÓPICO E ADICIONANDO MAIS INFORMAÇÕES.
Bem como prometido vou tentar ilustrar como fiz a ligação dos faróis
auxiliares, e como resolvi alguns problemas depois de horas queimando a
mufa e vasculhando minhas tranqueiras guardadas.
Material:
- Fios, 2m de cada cor,
é bom ter duas cores diferentes pra não se confundir depois. não sei a
medida, comprei "no olho" comparando com os fios que existem na moto,
acho que 2m de cada cor dá. 0,50 cents cada m
- Espaguete ou mangueira plastica 2m,
sobra um pouco, detalhe é que não encontrei manqueiras plásticas como
as usadas na moto, acabei comprando um espaquete em uma casa que
conserta aparalhos elétricos, ela tem uma malha interna e é resistente
a fogo, 0,80 cents cada pedaço de 1m
- 01 Interruptor,
o modelo depende da adaptação que você for fazer e a maneira que vai
fixar. no meu caso escolhi um de rosca simples feito de plástico mesmo
pois já tinha em mente o tipo de montagem que iria fazer. 2,5 pratas cada.
- Fita isolante
de boa qualidade as marcas que eu uso são 3M e lorenzetti, ambas
excelentes, fitas vagabundas perdem a cola ou ficam melentas com o
tempo. 4 pratas (lorenzetti)
- Solda e Ferro de Solda, não detalharei a solda pois quem não tem experiência com isso é melhor pedir ajuda pra não se queimar.
em
todo caso, enroscar os fios também resolve, mas é bom fazer as coisas
direito, oxidação causa perda de energia e aquecimento no futuro. (já
tinha em casa mas tem ferros na faixa de 15 pratas já com uma certa
qualidade, se vc procurar acha até de 3 pratas em lojas de 1,99 mas eu
já não garanto nada)
- Chaves de boca para desmontar o banco - não lembro o numero agora.
- Criatividade e Curiosidade : )
Primeiramente,
O motivo de
usar esse fio do relé é que ele só é alimentado quando a chave da moto
está ligada, a real vantagem disso é que se você liga of fios direto na
bateria, e põe um interruptor a vista, um engraçadinho passa por sua
moto liga o farol e deixa sua bateria se esgotando sozinha. essa dica é
do colega forista Xamã.
Vamos lá!
Primeiro
precisamos remover o banco. para isso retire um dos parafusos que
prendem a cinta do banco, depois solte dois parafusos que ficam bem
mais atrás numa chapa geralmente preta, levante o banco pela parta de
trás e pronto. Também e necessário remover o tanque, nas fotos
seguintes não tenho essa imagem.
Vamos achar o relé, é uma
caixinha quadradinha ou redonda com dois fios ligados... vou usar uma
imagem que postei aqui no fórum a algum tempo.
O
meu relé no caso é o pretinho, que substitui o azul pois funcionava
irregularmente, mas esse não é o assunto aqui hehee caso queira saber
mais sobre esse relé aqui está o link
Encontrado o relé vamos identificar o fio que precisamos, no caso da minha moto 06/07 ele é laranja, se
a cor for diferente ou vc tiver dúvidas faça como eu fiz, usando um dos
leds eu liguei o polo negativo do led ao negativo da bateria e o
positivo eu enrosquei no conector do fio laranja, bati a chave e o led
se acendeu, se isso acontecer você está no fio certo!
No
meu caso o meu fio laranja já tinha uma emenda, acredito que fruto da
remoção de um alarme pelo dono anterior da trudi, então desenrosquei, o
fio laranja liguei o fio que será o positivo do farol, no meu caso fio
amarelo e soldei, ficou assim.
Depois
de soldar, isole bem a emenda, não é necessário partir o fio, você pode
apenas desemcapa-lo tirando com cuidado um "anel" de sua capa e
procedendo a emenda e solda.
Em seguida isole o fio bem isolado.
Aspecto geral da ligação.
Para ligar o fio negativo (no meu caso o roxo) no negativo da bateria basta apenas desenroscar o parafuso do polo, e enfiar a ponta do fio desencapado por baixo do conector.
Essa
caixinha preta escrito suzuki é o CDI, você deve levanta-lo soltando a
borracha e passar os fios por debaixo dele para evitar que o banco
corte os fios por acidente. é sempre bom prevenir.
Detalhe do espaguete usado para conduzir e proteger os fios
Como
disse não vou detalhar a parte de retirar o tanque, pois não tenho
fotos, mas é simples basta fechar a torneira de combustivel,
desconectar a mangueira de combustivel do carburador, e remover 2
parafusos que ficam logo a frente do CDI na base do tanque. depois
basta puxar pra trás que ele se desencaixa.apoie ele em um lugar seguro e cuidado para não quebrar a torneira!
Detalhe da passagem do espaguete próximo a caixa de direção.
No proximo post explicarei a forma como resolvi os interruptores.
Abraços!!!
FIZ UM TESTE COM OS FARÓIS - SEGUE O LINK,
www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=14199&
amp; amp;PN=1
MichelRezende40066,0262615741