O teste deve ser antigo pq na ocasião ele citou a ZX12 como sendo a moto que poderia bater a Busa... heheheheh!!
No teste o Tite diz que a Hayabusa não tem amortecedor de direção, mas li em um outro site que esse item é de série(
http://eptv.globo.com/autoteste/internas.asp?id=308
), aparentemente instalado dentro da mesa... alguém sabe desse detalhe?!
Abraços,
Julierme
Nesta época, da Danada custava " apenas" R$ 33.900,00!
Eu nao costumava sonhar mto com a busa qndo via fotos dela e tal, ou nas lojas, mais depois de ve esse video e essas informaçoes o.O To sonhano acordado rsrsss... a pqp 1 marcha 140KM/h. q teso
acho difícil parar de fabricar pq ela ainda é um sucesso de vendas nos estados unidos. E com a recem lançada zx14, a briga aumentou. Acho mais fácil a suzuki fazer um 'facelift' do que tirá-la de linha. O maior mercado do mundo é o EUA e lá ela vende muito.
Não é pq comprei uma que vou defender, mas não acho que a idade pesou para a Busa... acho que o design é bem atual, o motor e as outras partes tb. Para se ter uma ideia, basta analisar a ZX14 e verificar que suas linhas seguem a tendência da Busa, não das superesportivas... tem apenas um argumento para comprovar isso: demorou 8 anos para uma moto conseguir vence-la.
Sobre a saída de cena da Busa. A máteria diz que a moto "pode" parar de ser fabricada... ou seja, nem eles afirmam o fim da produção! Dúvida no ar... mas eu acho que de fato ela pode sair de linha, assim como a Blackbird saiu.
Tb tem outra coisa estranha na máteria. Ela fala sobre a versão comemorativa branca e prata, mas essa moto já existe... já havia sido lançada desde o ano passado em vários países(por ex: Paquistão...). Comprovem na foto:
sabe por que as linhas da zx14 se parecem com as da busa??? Não é por estilo, ou pq são belas. Já reparou que todos os aviões de caça são parecidos?? E já reparou que todos aqueles carrinhos movidos a energia solar que correm no deserto da australia tb são parecidos??? E já reparou que todos os formula 1 tb são muito parecidos??
A resposta disso tudo é muito simples. Aerodinâmica. A suzuki investiu milhares de horas de tunel de vento para desenvolver a hayabusa. Tanto que a zx12 tinha um motor mais forte que a hayabusa, mas ainda sim não conseguia atingir a mesma velocidade. Para altas velocidades, potência não é tudo. O problema é que a resistência aerodinâmica cresce ao quadrado da velocidade. Ou seja, se vc dobrar a velocidade, a resistência do ar é multiplicada por quatro. E como o ar não distingue se a moto é uma busa ou uma zx-14, todas tem que ser eficientes quanto à penetração aerodinâmica. Ou seja, de novo, hehe, todas tem que ter a menor área frontal possível, e o menor arrasto possível.
Sacou??
Além de tudo isso, é uma excelente moto para corridas de arrancada, que são muito populares nos EUA. Por isso ela faz tanto sucesso lá. E mais, lá é o pais das highways, onde a grande 1300 se sente em casa.