Com intuito de auxiliar os inexperientes ou até mesmo aperfeiçoar algo que jamais alguém tinha pensado na hora de pegar a estrada, gostaria de abrir esse tópico e aguardar os nossos MESTRES, GURUS, EXPERTS de asfalto, com as contribuições que sempre fazem. A ideia das dicas são como: Usar o meio da pista de tráfego?; Em pista com chuva melhor aguardar em um posto?; Na hora de pagar o pedágio usar bolsa com moedas ou dinheiro?. Ou coisas q eu nem imagino que existam!!!!!!! Porque é mais fácil perguntar para quem tem experiência do que aprender na raça.
Maciel e Jaqueline
CANDY (Heritage Softail Classic)
MAVA (Maverick 302 V8)
"Nada substitui as polegadas cúbicas" - Carroll Shelby
Tenho poucas mas boas experiências de longa distância.
Por enquanto já fui à Ushuaia, Montevidéo e Santiago do Chile. Todas em 2012. Nenhuma das viagens eu fui de HD.
Para 2013 uma nova ida à Ushuaia, com um grupo diferente e mais numeroso (pessoas diferentes, equipamento mais homogêneo), mas nenhuma HD.
Vamos ao tópico. Primeira coisa e óbvio é o que e quanto levar.
Resposta levar o que for útil e o mínimo possível.
Tyre repair da motul é indispensável.
Canivete, lanterna, água e para certos destinos um galão com gasolina extra. Mapas, blocos de anotações e caneta, calculadora. Fio para estender roupas e prendedores. Sabão em barra. Roupa íntima descartável (usa um ou dois dias e descarta, evita lavar cuecas)
Roupas: AS DE PILOTAR A MOTO, com algumas segunda pele extra, além do forro da jaqueta, balaclava , luva resistente ao frio, capa de chuva e botas impermeáveis. Dica usar e levar meias sociais tipo Lupo. São fáceis de lavar e secam da noite pro dia. Usar sempre camisetas Dry-Fit pelo mesmo motivo das meias, você usa durante o dia por baixo da jaqueta lava à noite e na manhã seguinte estão secas e prontas para o uso. Por isto levar duas já basta.
TIPIO SOCIAL: uma calça jeans, jaqueta, camiseta, um par de meias, uma cueca, um par de sapatos e um par de havaianas. Isto para vestir após chegar ao hotel, para sair, prá jantar e etc..
Não esquecer todos os documentos que poderão ser exigidos pelas autoridades. RG, CNH, PID, CRLV, CARTA VERDE (se for o caso)
Ir para a estrada com o espírito desarmado, ciente de que passará pelas mais diversas situações.
Em caso de chuva eu sempre dou um jeito de parar sob um abrigo e esperar passar ou se estiver próximo a alguma cidade já procuro um hotel e encerro as atividades naquele dia. Melhor gastar uma diária de hotel a mais e gastar mais um dia de viagem do que arriscar a andar em local desconhecido com pouca visibilidade e sob tensão.
Por enquanto é o que lembrei.
Espero ter ajudado e respondido na direção certa que quiseste dar ao tópico. Não sei se a intenção é dar mais enfoque à pilotagem ou a viagem em seus diversos aspectos.
Abraço
JAQUES
SUPER TENERÉ 1200 - 2013
XT 660R - 2012
XL883R - 2008
Porto Alegre - RS
A primeira coisa a se fazer é planejar tudo e por no papel.
Esqueça tablet e essas infotecs que tem por aí, exceto o GPS.
O papel não te deixa na mão em lugar nenhum.
Quanto ao pedágio, é interessante pesquisar no roteiro quantos tem e separar o diero.
Se for mais de um motociclista, o negócio é ir revezando no pagamento.
Um paga e todos passam, e assim vai trocando.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
Minha primeira dica passa pelo obviedade, mas ....
SEMPRE ESTEJA COM A MOTO NAS MAIS PERFEITAS CONDIÇÕES.
Não se deve negligenciar nunca a manutenção do veículo, mas quando se pensa em viagem, isso é mandatório.
Quando estamos em nossas cidades, zona de conforto, muitas vezes deixamos o óleo para amanhã, aquela pastilha que já poderia ser trocada fica prá semana que vem, um parafusinho que caiu nao faz tanta diferença.....mas quando estamos longe, qualquer pequeno problema se manifesa de forma dura.
Saindo dos grandes centros, quanto maior a distancia percorrida mais sózinho em termos de serviço vc estará....pneu furado, que é coisa simples, vira uma impossibilidade quando o borracheiro vê a correia e a porca em polegadas....
EXAGERE AO INVÉS DE POSTERGAR A MANUTENÇÃO EM CASO DE VIAGEM.
É melhor "jogar fora" óleo que ainda rodaria 500 km do que ter que rodar 3.000 com óleo velho porque ninguem troca pelo caminho.
aacrescentando... eu prefiro sempre andar pelo MEIO da pista... quando você anda pelo canto direito sempre tem alguem que em vez de mudar de faixa passa tirando fininha.....
Dá uma olhada na previsão do tempo na sua cidade e seu destino, se falar que vai ta sol, leva a capa de chuva... prevenir nunca é demais...
Ande sempre bem equipado, cair as vezes pode nem doer... mas os ralados........................ kkkkk
Eu ia emitir essa opinião mais adiante, mas ja que pairou o assunto.....
Andar no meio da pista, se vc não estiver em comboio, pode provocar o ignorante de carro ou maior atrás de vc e causar problemas....
Na minha opinião, deixe espaço e NUNCA negue uma ultrapassagem.....lamentavelmente, somos sempre os bandidos das ruas e estradas, devido ao comportamento de alguns....
Não fique muito perto de veículos....tenha sempre margem para escapar dos erros dos outros.
A minha dica de hoje ainda é sobre manutenção.....mas manutenção dos ocupantes da moto....
Antes de iniciar um passeio/viagem, tenha certeza que vc está em perfeitas condições físicas e psicológicas.
Se nao dormiu bem, esqueça aquela história de hora marcada e descanse mais um pouco....
Alimente-se de forma correta, qual seja com alimentos que te deem resistencia mas que não sejam pesados para a digestão.....deixe a feijoada para mais tarde, assim como a caipirinha.....
Se no trajeto sentir desconforto por qualquer motivo, nao seja super homem....renda-se ao cansaço mesmo que nao tenha alcançado o suposto destino......é mais gostoso conhecer uma cidade a mais do que saber que o hospital da região nao atende bem,
Alguns países tem exigencias diferentes do nosso, verifique sempre quais são os documentos necessários, seus e da moto, para rodar tranquilamente caso vá sair do País.
A Carteira Internacional de Habilitação não é uma exigencia em muitos países do Mercosul, mas por ser um documento de fácil acesso e custo não proibitivo, é recomendado.
Seguro verde é exigencia em caso de viagens pelo Mercosul.
1. Alimentação: dias ou meses antes, faça testes sobre o que resolve sua alimentação na estrada. No meu caso, descobri que uma combinação de barras de cereal, castanhas e frutas secas cumprem a função de almoço, sem ocupar quase nada de espaço. Se forem vários dias na estrada, estude combinações diferentes, igualmente compactas. E muita água e suco, claro.
2. Vestuário: as dicas do colega gjaques são ótimas, posso atestar o uso de segunda pele, que aumenta o conforto tanto no calor como no frio. Adicionaria ao kit um protetor de pescoço: aqueles de neoprene são bons também para evitar dores de garganta pelo vento frio.
3. Capacete: levar viseira sobressalente e aplicar daqueles produtos repelentes de água, mesmo sem previsão de chuva. Eles funcionam bem para diminuir a sujeira e facilitar a limpeza dos restos de insetos e outras cacas.
4. Posicionamento na faixa de rolagem: discordo do amigo Celestino, pois já vi, não uma, mas duas vezes um motociclista cair por, na melhor das intenções, compartilhar a faixa para ultrapassagem de um veículo maior. Para mim sempre rendeu melhores resultados me manter sempre no centro/um pouquinho para a esquerda da faixa, seguir o fluxo do trânsito e, com muita atenção, escolher a hora e o local seguros para ceder passagem. A diferença é essa: é o motociclista que avalia e escolhe quando e onde é possível se afastar e deixar o outro condutor ultrapassar. Outra coisa, no final das contas, nunca é demais usar nossas formas de comunicação: um gesto informando que você entendeu e vai dar passagem pode desarmar a agressividade de um eventual ignorante.
Abraço a todos.
Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)
Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.