Dicas e atitudes que fazem a diferença na hora de pegar a estrada

07 Maio 2013 14:08 - 07 Maio 2013 14:09 #1 por maverick1974
Com intuito de auxiliar os inexperientes ou até mesmo aperfeiçoar algo que jamais alguém tinha pensado na hora de pegar a estrada, gostaria de abrir esse tópico e aguardar os nossos MESTRES, GURUS, EXPERTS de asfalto, com as contribuições que sempre fazem. A ideia das dicas são como: Usar o meio da pista de tráfego?; Em pista com chuva melhor aguardar em um posto?; Na hora de pagar o pedágio usar bolsa com moedas ou dinheiro?. Ou coisas q eu nem imagino que existam!!!!!!! Porque é mais fácil perguntar para quem tem experiência do que aprender na raça.

Maciel e Jaqueline
CANDY (Heritage Softail Classic)
MAVA (Maverick 302 V8)
"Nada substitui as polegadas cúbicas" - Carroll Shelby

São Paulo - SP

polegadascubicas.blogspot.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2013 17:40 #2 por Celestino Gomez
Boa pedida!!!!

Hoje estou "ferrado" para escrever tudo que gostaria, mas participarei com a pouca experiencia que possa transmitir.


Abraços

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2013 17:55 #3 por maverick1974
Blz, Celes. Vamos aguardar ansiosos.
Flw

Maciel e Jaqueline
CANDY (Heritage Softail Classic)
MAVA (Maverick 302 V8)
"Nada substitui as polegadas cúbicas" - Carroll Shelby

São Paulo - SP

polegadascubicas.blogspot.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2013 22:52 #4 por gjaques
Tenho poucas mas boas experiências de longa distância.

Por enquanto já fui à Ushuaia, Montevidéo e Santiago do Chile. Todas em 2012. Nenhuma das viagens eu fui de HD.

Para 2013 uma nova ida à Ushuaia, com um grupo diferente e mais numeroso (pessoas diferentes, equipamento mais homogêneo), mas nenhuma HD.

Vamos ao tópico. Primeira coisa e óbvio é o que e quanto levar.

Resposta levar o que for útil e o mínimo possível.

Tyre repair da motul é indispensável.
Canivete, lanterna, água e para certos destinos um galão com gasolina extra. Mapas, blocos de anotações e caneta, calculadora. Fio para estender roupas e prendedores. Sabão em barra. Roupa íntima descartável (usa um ou dois dias e descarta, evita lavar cuecas)
Roupas: AS DE PILOTAR A MOTO, com algumas segunda pele extra, além do forro da jaqueta, balaclava , luva resistente ao frio, capa de chuva e botas impermeáveis. Dica usar e levar meias sociais tipo Lupo. São fáceis de lavar e secam da noite pro dia. Usar sempre camisetas Dry-Fit pelo mesmo motivo das meias, você usa durante o dia por baixo da jaqueta lava à noite e na manhã seguinte estão secas e prontas para o uso. Por isto levar duas já basta.
TIPIO SOCIAL: uma calça jeans, jaqueta, camiseta, um par de meias, uma cueca, um par de sapatos e um par de havaianas. Isto para vestir após chegar ao hotel, para sair, prá jantar e etc..

Não esquecer todos os documentos que poderão ser exigidos pelas autoridades. RG, CNH, PID, CRLV, CARTA VERDE (se for o caso)

Ir para a estrada com o espírito desarmado, ciente de que passará pelas mais diversas situações.

Em caso de chuva eu sempre dou um jeito de parar sob um abrigo e esperar passar ou se estiver próximo a alguma cidade já procuro um hotel e encerro as atividades naquele dia. Melhor gastar uma diária de hotel a mais e gastar mais um dia de viagem do que arriscar a andar em local desconhecido com pouca visibilidade e sob tensão.

Por enquanto é o que lembrei.

Espero ter ajudado e respondido na direção certa que quiseste dar ao tópico. Não sei se a intenção é dar mais enfoque à pilotagem ou a viagem em seus diversos aspectos.

Abraço

JAQUES
SUPER TENERÉ 1200 - 2013
XT 660R - 2012
XL883R - 2008
Porto Alegre - RS
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: alexandre.nascimento, AlexandreAvelino, daniel.conde perez

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Maio 2013 23:12 #5 por wbugno
Primeiro vou aprender um pouco depois me manifesto rsrsrs

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2013 07:38 #6 por MANDRUVADOIDAO
A primeira coisa a se fazer é planejar tudo e por no papel.
Esqueça tablet e essas infotecs que tem por aí, exceto o GPS.
O papel não te deixa na mão em lugar nenhum.

Quanto ao pedágio, é interessante pesquisar no roteiro quantos tem e separar o diero.
Se for mais de um motociclista, o negócio é ir revezando no pagamento.
Um paga e todos passam, e assim vai trocando.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2013 07:48 #7 por Celestino Gomez
Minha primeira dica passa pelo obviedade, mas ....

SEMPRE ESTEJA COM A MOTO NAS MAIS PERFEITAS CONDIÇÕES.

Não se deve negligenciar nunca a manutenção do veículo, mas quando se pensa em viagem, isso é mandatório.

Quando estamos em nossas cidades, zona de conforto, muitas vezes deixamos o óleo para amanhã, aquela pastilha que já poderia ser trocada fica prá semana que vem, um parafusinho que caiu nao faz tanta diferença.....mas quando estamos longe, qualquer pequeno problema se manifesa de forma dura.

Saindo dos grandes centros, quanto maior a distancia percorrida mais sózinho em termos de serviço vc estará....pneu furado, que é coisa simples, vira uma impossibilidade quando o borracheiro vê a correia e a porca em polegadas....

EXAGERE AO INVÉS DE POSTERGAR A MANUTENÇÃO EM CASO DE VIAGEM.

É melhor "jogar fora" óleo que ainda rodaria 500 km do que ter que rodar 3.000 com óleo velho porque ninguem troca pelo caminho.

Abraços e até amanha!!!!

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2013 09:16 #8 por ezenecon
Muita gente dará dicas do que levar!!!

Eu direi o que NÃO levar!!

Nunca leve consigo, seja viajem curta ou longa:

- Rancor;

- Raiva;

- Ódio;

- Mágoa;

- Desesperança;

- Inimizade;

- Egoísmo;

- etc.

Aliás, isso deveríamos deixar SEMPRE fora de nossas vidas!!!!! ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2013 09:27 #9 por ezenecon
Muita gente dará dicas do que levar!!!

Eu direi o que NÃO levar!!

Nunca leve consigo, seja viajem curta ou longa:

- Rancor;

- Raiva;

- Ódio;

- Mágoa;

- Desesperança;

- Inimizade;

- Egoísmo;

- etc.

Aliás, isso deveríamos deixar SEMPRE fora de nossas vidas!!!!! ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Maio 2013 13:06 #10 por _paulo_ricardo_
ezenecon disse tudo!!!

aacrescentando... eu prefiro sempre andar pelo MEIO da pista... quando você anda pelo canto direito sempre tem alguem que em vez de mudar de faixa passa tirando fininha.....

Dá uma olhada na previsão do tempo na sua cidade e seu destino, se falar que vai ta sol, leva a capa de chuva... prevenir nunca é demais...

Ande sempre bem equipado, cair as vezes pode nem doer... mas os ralados........................ kkkkk

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2013 08:25 #11 por Celestino Gomez
Eu ia emitir essa opinião mais adiante, mas ja que pairou o assunto.....

Andar no meio da pista, se vc não estiver em comboio, pode provocar o ignorante de carro ou maior atrás de vc e causar problemas....

Na minha opinião, deixe espaço e NUNCA negue uma ultrapassagem.....lamentavelmente, somos sempre os bandidos das ruas e estradas, devido ao comportamento de alguns....

Não fique muito perto de veículos....tenha sempre margem para escapar dos erros dos outros.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Maio 2013 08:28 #12 por Celestino Gomez
A minha dica de hoje ainda é sobre manutenção.....mas manutenção dos ocupantes da moto....

Antes de iniciar um passeio/viagem, tenha certeza que vc está em perfeitas condições físicas e psicológicas.

Se nao dormiu bem, esqueça aquela história de hora marcada e descanse mais um pouco....

Alimente-se de forma correta, qual seja com alimentos que te deem resistencia mas que não sejam pesados para a digestão.....deixe a feijoada para mais tarde, assim como a caipirinha.....

Se no trajeto sentir desconforto por qualquer motivo, nao seja super homem....renda-se ao cansaço mesmo que nao tenha alcançado o suposto destino......é mais gostoso conhecer uma cidade a mais do que saber que o hospital da região nao atende bem,

Abraços

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Maio 2013 05:42 #13 por Celestino Gomez
Muita atenção à documentação.

Alguns países tem exigencias diferentes do nosso, verifique sempre quais são os documentos necessários, seus e da moto, para rodar tranquilamente caso vá sair do País.

A Carteira Internacional de Habilitação não é uma exigencia em muitos países do Mercosul, mas por ser um documento de fácil acesso e custo não proibitivo, é recomendado.

Seguro verde é exigencia em caso de viagens pelo Mercosul.

Abraços

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2013 15:23 #14 por Robson2002
Um pouco e Silvertape ajuda e não faz volume . Quem não sabe trocar o oleo da própria moto ....melhor ficar assistindo Faustão ..

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2013 14:37 - 05 Jul 2013 14:23 #15 por AlexandreAvelino
Boa tarde, amigos,

Tenho 4 dicas bobas pra compartilhar:

1. Alimentação: dias ou meses antes, faça testes sobre o que resolve sua alimentação na estrada. No meu caso, descobri que uma combinação de barras de cereal, castanhas e frutas secas cumprem a função de almoço, sem ocupar quase nada de espaço. Se forem vários dias na estrada, estude combinações diferentes, igualmente compactas. E muita água e suco, claro.

2. Vestuário: as dicas do colega gjaques são ótimas, posso atestar o uso de segunda pele, que aumenta o conforto tanto no calor como no frio. Adicionaria ao kit um protetor de pescoço: aqueles de neoprene são bons também para evitar dores de garganta pelo vento frio.

3. Capacete: levar viseira sobressalente e aplicar daqueles produtos repelentes de água, mesmo sem previsão de chuva. Eles funcionam bem para diminuir a sujeira e facilitar a limpeza dos restos de insetos e outras cacas.

4. Posicionamento na faixa de rolagem: discordo do amigo Celestino, pois já vi, não uma, mas duas vezes um motociclista cair por, na melhor das intenções, compartilhar a faixa para ultrapassagem de um veículo maior. Para mim sempre rendeu melhores resultados me manter sempre no centro/um pouquinho para a esquerda da faixa, seguir o fluxo do trânsito e, com muita atenção, escolher a hora e o local seguros para ceder passagem. A diferença é essa: é o motociclista que avalia e escolhe quando e onde é possível se afastar e deixar o outro condutor ultrapassar. Outra coisa, no final das contas, nunca é demais usar nossas formas de comunicação: um gesto informando que você entendeu e vai dar passagem pode desarmar a agressividade de um eventual ignorante.

Abraço a todos.

Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)

Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.147 segundos