Será que vai mesmo mudar, e já na linha 2012, algém tem alguma outra informação....
Harley anunciará duas novas motos na linha 2012 nos EUA
Imagens
Sobremotos Sexta, 17 Junho 2011
Duas novas motos serão anunciadas pela Harley-Davidson quando da apresentação da linha 2012 da marca.
Night Rod Special Anniversary
Como o próprio nome sugere, este novo modelo será uma edição especial emcomemoração aos 10 anos da linha "V-Rod".
Switchback
Este será um modelo equipado com o motor de 1.688 cc e com o mesmo chassis da "Dyna". Será uma "semi-touring" com parabrisa e alforges removíveis.
Motor de 1.584 cc será descontinuado
Tudo indica que o atual motor de 1.584 cc será substituído pela versão de 1.688. O motor de 1.802 cc equipará todos os modelos "CVO" da marca para 2012
Esse TC-103, quando sem balanceiros, ou seja, o A, desenvolve quase 10 Hp a mais que o TC 96-B. Nas softails, com os balanceiros, uma versão TC 103-B deve produzir uns 3 ou 4 HPs a mais.Não lembro do torque dele...AbçJF
Pelas informações das revistas "especializadas", a potencia manteve-se a mesma.....extra oficialmente 67 cv, visto que a HD nao divulga a potencia de seus motores.
Taru escreveu: Será que vai mesmo mudar, e já na linha 2012, algém tem alguma outra informação....
Harley anunciará duas novas motos na linha 2012 nos EUA
Imagens
Sexta, 17 Junho 2011
Duas novas motos serão anunciadas pela Harley-Davidson quando da apresentação da linha 2012 da marca.
Night Rod Special Anniversary
Como o próprio nome sugere, este novo modelo será uma edição especial emcomemoração aos 10 anos da linha "V-Rod".
Switchback
Este será um modelo equipado com o motor de 1.688 cc e com o mesmo chassis da "Dyna". Será uma "semi-touring" com parabrisa e alforges removíveis.
Motor de 1.584 cc será descontinuado
Tudo indica que o atual motor de 1.584 cc será substituído pela versão de 1.688. O motor de 1.802 cc equipará todos os modelos "CVO" da marca para 2012
essas mudanças são previstas para a linha americana. Ainda não se fala nada sobre a linha HDI.
Eu pessoalmente não acredito na descontinuação do TC96.
Caro Wolf, Como vc. sabe aqui em S.Paulo temos há quase 3 anos um controle severo do nível de emissão de veículos automotores.Passei com minha moto recentemente pelo dito cujo com o TC96-B stock, ou seja, sem nenhum tipo de modificação.Veja os resultados queimando BR podium: a) limite em marcha lentaCO - 4,50% vol.HCc - 2000 ppm vol.Fator diluição -max. 2,50 b) resultados:escape 1 CO - 0,03%HCC 100 ppmFator diluição - 1,64 escape 2CO - 0,0%HCc - 000 ppmFato diluição - 1,22 Como vê, passou com louvor. AbçJF
Jota, os limites variam conforme o ano de fabricação. Para as mais novas esses limites são ainda mais baixos e para isso é preciso amarrar ainda mais os motores... para não perder rendimento só aumentando o tamanho dos motores.
Já consegui acessar o site da agência de meio-ambiente californiana, que serve como base para a linha HDI e já foi homologado o TC103 para as softail e tourings. Algumas Dynas seguem com o TC96 (a nossa FXDC está nessa) e outras com o TC103. As Sportsters seguem com os motores EVO 883 e 1200.
Rocker e Cross Bones não figuram entre os modelos homologados.
A linha CVO segue com o TC110, assim como a linha Police.
No catalogo Screaming Eagle 2011, temos motores com até 131 - JIMS 131.... então, ainda dá para aumentar bastante a capacidade cubica dos motores sem passá-los para a refrigeração liquida.Só gostaria de saber se o cambio das TC-103 é o mesmo das TC-96. Porque se for apenas aumento da capacidade, é só colocar o kit Screaming Eagle, sai mais barato que trocar a moto por uma zero... Alias, se colocar o kit 110, como fica a questão do cambio nas motos TC-96 (e.g. Fatboy)?
Renato6962011-06-22 08:29:48
Harley-Davidson requer registro de patente de novo motor refrigerado por líquido
Imagens
Motor "V Twin" com cabeçotes refrigerados.
Sistema de radiadores para refrigeração. Vista de trás.
Sistema de radiadores para refrigeração. Vista de frente.
Sistema de radiadores para refrigeração.
Sistema de circulação de água pelo cabeçote.
By Equipe Sobremotos, Clique no nome do autor ao lado para comentar.
Terça, 21 Junho 2011
A Harley-Davidson entrou com pedido de patente nos EUA de uma nova configuração de motor de 2 cilindros em "V" refrigerado por líquido.
Pelo que se pode depreender dos desenhos enviados para o registro de patentes, a ideia é refrigerar os cabeçõtes do motor com o apoio de um sistema de radiadores que ficaria instalado atrás do segundo cilindro e parcialmente ocultos por uma semi-carenagem.
O pedido foi encaminhado tomando por base um modelo "touring", mas a própria Harley explica em seu requerimento que "Antes de qualquer detalhamento da invenção ser explicado em detalhes, é necessário ficar compreendido que a invenção não está limitada em sua aplicação aos detalhes de construção e ao arranjo de componentes descritos nos desenhos que seguem. A invenção é capaz de receber outros componentes e ser utilizada de vários maneiras. Também, deve ser compreendido que as frases e termos empregados tem o propósito de descrever e não ser considerados como limitantes".
É uma po**ada na cara dos puristas sem dúvida, mas do jeito que muito dono de HD reclama penso que deve ser um incômodo gigante a temperatuda das HDs no trânsito.
Salvo assuntos de maiores relevância, não perdendo o roncado, não vejo problema algum na refrigerção líquida, muito pelo contrário.
Modificações tecnológicas só têm sentido se for pra melhorar. E se é pra melhorar, tudo é bem-vindo.
Quando a H-D adotou a injeção eletrônica, foi um grande avanço, mas, mesmo assim, uma minoria saudosista lamentava a retirada do carburador. Hoje, porém, é raro alguém mencionar que H-D carburada seria melhor. Mais alguns anos, ninguém mais se lembrará de carburador, exceto como peça de museu.
Particularmente, não creio que a adoção de refrigeração líquida terá que, necessariamente, mudar totalmente as características essenciais dos motores H-D, tais como: excelente torque em qualquer marcha, durabilidade, som característico (não é barulho...está mais pra música mesmo...heheheh), etc.
Por outro lado, dado o apreço que os harleiros têm pelos motores harley, a H-D se sentirá obrigada a oferecer novos motores que despertem igualmente emoções fortes, sob pena de inviabilizar a substituição dos tradicionais por novos.
É o meu parecer.
Isaú
Motos fazem barulho, harley faz som!
I ride, ergo sum.
Foz do Iguaçu-PR - RK 2008 e FXDC 2009
Caros,1. Wolf - Tá certo, mas como vc. mesmo disse certa vez, acho que o componente mercadológico é muito forte nesse "big is better" da Harley.2. Isaú - disse tudo. A Harley precisa achar para duas rodas a fórmula que a Porsche encontrou para o 911.3. Diniz - realmente muito gente se sentirá incomodada e a H-D poderá perder clientes.AbçJF
Jota, o padrão "big is better" tem limite. Não acredito que a HD ultrapasse as 120 polegadas cúbicas (um motor de 2 litros) que já foi ventilado pela unidade SE da HD.
E as normas vão continuar apertando (as motocicletas ainda são responsáveis por um percentual alto da emissão de poluentes). A refrigeração líquida é fato, e já tem patente requerida e aprovada.
Esse motor com refrigeração líquida segue o padrão Willie G.: mudar tudo sem mudar nada. Pelos diagramas, aumentaram o bloco do motor para acomodar dutos para a passagem de líquido no cabeçote, mantendo a atual arquitetura dos Twin Cam e usando o local previsto para o radiador de óleo para um radiador de água.
Repara que as novas Tourings já contam com um radiador de óleo de série... o que antes era um acessório, passou a ser equipamento de série exatamente para já ir adequando as motos a essa nova realidade da presença do radiador.
Caro Wolf, Também acredito haver limite para a expansão da cilindrada.Um motor que preserve a tradição Harley e dê um passo adiante sempre será bem vindo.AbçJF