Segue informação do Assis :
Não sou vendedor de filtros, nem de lubrificantes, mas dou valor a meus
“suados” reais e temos de ser imparciais, então como muitos aqui
reclamam que os filtros FRAM são ruins por serem de papel, que não
filtram abaixo de 30 mícron, que podem “estourar” o elemento filtrante
dentro do motor, que filtro bom é só o original HD e K&N e que o
lubrificante tem de ser MOBIL sintético específico para motos, vamos a
alguns fatos:
1) Todos os filtros de óleo originais de fábrica,
inclusive os utilizados em motos esportivas e em veículos turbinados
são, via de regra, feitos de celulose reforçada com fibra de vidro. A
razão é que estes materiais são baratos, confiáveis e, ao contrário do
que dizem os fabricantes de filtros “esportivos”, filtram melhor e não
pior do que esses últimos.
“FRAM Extra Guard Oil Filter (PH) 3X
Engine Protection Cellulose and Synthetic glass media provides 3X MORE
engine protection than the average of leading economy oil filters.”
2)
Embora a Harley-Davidson não especifique em seu manual, o fórum HD
americano informa que os motores EVO necessitam de um filtro de óleo com
capacidade para filtrar partículas de 30 mícron. Acho esse valor
questionável em razão das tolerâncias desse tipo de motor, e o que eles
não dizem é que um bom (e barato) filtro de celulose reforçado com fibra
de vidro atinge e supera essa especificação facilmente pois a exigência
atual dos fabricantes de motores é de, no mínimo, 99% de eficiência na
retenção de partículas pelo elemento filtrante!
3) Motores
turbo, tanto a gasolina, quanto diesel são muito mais exigidos, e em
geral trabalham com pressão de óleo bem maiores que motores aspirados a
gasolina, especialmente os das HDs, os quais possuem concepção de
projeto antiga, com baixa velocidade de pistão, maiores tolerâncias e
folgas. Enquanto o motor da Hilux TD 3.0 trabalha com pressões de 2,5 a
6,0 bar, o da minha 883R opera entre 1,5 e 3,5 bar (instalei manômetro
de óleo e rodei bastante, inclusive em viagens).
4) Ao contrário
do que muitos acreditam, motores roletados são mais robustos e
resistentes às deficiência do lubrificante e não mais frágeis do que
motores sobre casquilhos, sendo que alguns motores roletados automotivos
e diesel utilizam óleo mineral SAE 20W50 com excelentes resultados em
durabilidade e desempenho. Além disso motores de projeto antigo como os
HDs funcionam melhor com óleo mais viscoso (dentro das especificações de
fábrica).
5) O filtro FRAM de reposição para as HDs PH 6022 e o
PH 3614 automotivo são praticamente o mesmo filtro, muda apenas a cor,
vejam as especificações dos dois no catálogo americano do fabricante:
FRAM PH 6022 (reposição Harley- Davidson):
Product Type Motorcycle Full-Flow Lube Spin-on
Anti-Drain Valve YES
Gasket I.D. 2.47"
Gasket O.D. 2.75"
Gasket Thickness .19"
Gasket Usage Base
Product Height 3.36"
Product I.D. 3/4-16 Th'd
Product O.D. 3"
Relief Valve Set. PSI 12
FRAM PH3614 (Toyota Hylux 3.0 Turbo diesel):
Product Type Full-Flow Lube Spin-on
Anti-Drain Valve YES
Gasket I.D. 2.47"
Gasket O.D. 2.75"
Gasket Thickness .19"
Gasket Usage Base
Product Height 3.34"
Product I.D. 3/4-16 Th'd
Product O.D. 2.98"
Relief Valve Set. PSI 12
6)
Lubrificantes específicos para motos contém aditivos especiais de
redução de atrito para a embreagem não patinar, os mesmos são nocivos ao
motor das HDs pois formam depósitos e aderem as paredes internas com
mais facilidade. Desmontei a TBI e os bicos injetores da minha moto com
apenas 16.000 km e eles estavam todos incrustados por esses depósitos,
os quais estavam provocando alterações de marcha lenta, consumo e
desempenho e foram bem difíceis de remover. Até essa época só utilizava o
filtro original HD e o óleo Mobil 1 recomendado.
Com base no
exposto eu recomendo no motor óleo API SJ, SAE 20W50 mineral para
automóveis, ou alternativamente para motores diesel. Na primária/câmbio
óleo TL 3450 Texaco, o único que conheço com redutor de atrito
específico para diferenciais autobloqueantes, os quais têm o mesmo
princípio de funcionamento das embreagens banhadas em óleo das motos.
Recomendo
também o filtro FRAM PH 3614, utilizado na camionete Toyota Hilux, que
pode ser encontrado em qualquer autopeças pela metade do preço do PH
6022, ambos não deixam nada a dever aos originais HD e “esportivos”
K&N que custam quase o triplo ou mais.
A troca do óleo do
motor e do filtro deve ser feita a cada 6.000 km em condições normais de
uso e da primária/câmbio a cada 30.000 km apenas por medida de
precaução em função das limalhas produzidas pela primária, já que o óleo
indicado é API GL-4, SAE 90, EP (Extrema Pressão - para diferenciais
autobloqueantes) portanto, a princípio não precisa ser trocado pois
supera, em muito, as exigências da transmissão de uma moto HD.
Espero ter esclarecido um pouco o assunto e ajudado os amigos a também economizarem seus “suados” reais!
Abs.
Algumas fontes consultadas:
1)
http://www.hdforums.com/forum/sportster-models/395466-first-oil-change.html
2)
http://www.hdforums.com/forum/sportster-models/30154-ph6022-is-same-as-ph3614.html
3)
http://www.framcatalog.com/PartDetail.aspx?b=F&pn=PH6022
4)
http://www.framcatalog.com/PartDetail.aspx?b=F&pn=PH3614
5)
http://www.fram.com.br/index_01.php?menu=04
6)
http://www.kitest.com.br/pdf/tabela-pressao-oleo-motor.pdf