Sem querer entrar no mérito, apenas algumas observações de caráter concreto:Harley Davidson é uma marca que possui um forte apelo nos Estados Unidos e seduz desde o red neck até o Yuppie mais empedernido.
Não é uma marca popular no sentido de ser moto de pobre porque mesmo lá ela é cara.Uma H-D custa mais que qualquer equivalente japonesa.
Custa mais, também, que as BMW mais ou menos equivalentes.
Um exemplo:
Fat Boy: US$ 15,999.00
Honda VTX 1800: 13,699.00
BMW R 1200: US$ 12,620.00
Ducati e MV Agusta são motos de nicho, com números de produção baixíssimos.
Abç
JF
com certeza foi issio que quis dizer sobre ducati e MV agusta , mas vamos aos preços :Uma Fat Boy custa 29 600 reais (cotaçao a 1,85 como exemplo), a VTX custaria 25 345 e uma R 1200 R (jah veio ao brasil como R 1100 R e R 1150 R),23 347 reais aproximadamente nos EUA , engraçado aki no BR ela custa menos que as outras (mesmo sem as promoçoes) , pois tendo a VTX quando veio custava 62 mil reguevs e tinha outra versao com outra pintura custava 69 mil reais (acho que eles colocaram esse preço pq Honda eh Honda vende mesmo sendo bem caro a Varadero sofre desse mesmo mal e eh quase 15 mil reais mais cara que as V strom), as R 1150 eram vendidas mais ou menos na faixa dos 55/60 mil , entao acaba sendo mais barato aki no BR que la nos USA ,mas ainda penso que a Marca nao deve ser vendida como produto de elite e sim como um produto historico , como eh o Mustang e o Camaro , que estao na mesma linha de raciocinio ,se eu falei como marca de caipira , falei errado ,mas peço desculpa ...
mas queria ser caipira nos USA , pq la eu beberia Pepsi , andaria de camaro 67 ou Mustang 67 , teria uma H-D CVO ,comeria numa truck stop, torceria para os Patriots e veria Nascar ao vivo e seria td naturalmente ...(brincadera...mas pra mi so falta a H-D e o Mustang o resto jah faço sendo aki no Brasil,meu pai eh caminhoneiro e tenho cable TV em casa adoro nascar e ver football,inclusive o nosso!!!)
LMAD, vc venceu, sou um louco (por motos) e bêbado (quando fico sem andar de moto)....
desculpe se te magoei ou se vc entendeu meus comentários como ofensa pessoal. realmente não lhe conheço e não sabia que vc era tão sério e pelo visto a sua opinião é a única que vale no fórum...vc é o dono da razão....
pode deixar que não postarei mais comentários ou minha opinião onde vc der sua....
As Harley baratearam bastante no Brasil porque a produção é local, o que elimina o imposto de importação.
A Honda VTX e as BMW aqui sofrem bastante tanto com o imposto de importação quanto com a margem de lucro pretendida.
A VTX, certamente por causa do preço, foi um fiasco comercial, virou mico e encalhou, deixando de ser importada.
A BMW vem aos poucos se rendendo à nova realidade de mercado e procurado "reposicionar" o preço de seus produtos que, apesar de tudo, continuam muito altos para o consumidor médio.
Abç
JF
p.s. domingo vi e , principalmente, ouvi uma Honda VTX 1800 com escape especial. Vou dier uma coisa: o som produzido era de V-8 dos bons!!!
JF-HD/FAT40268,7194675926
Queria complementar o que já falei antes, ou talvez até
corrigir, não sei.
Eu não tenho essa opinião que a Izzo está destruindo a
marca H-D. Acho que todo mundo que entra nesse universo
consegue em muito pouco tempo diferenciar as motos do serviço de pós venda. E acho que a forma como eles
tratam a marca pra quem ainda não fechou negócio é bem
interessante. As lojas são bem estruturadas, criam um
clima que certamente valoriza nossas motos.
(porque depois que a gente compra, aí sim começam os
problemas
)
Estou dizendo isso porque comprei uma Honda Lead
recentemente, depois de percorrer inúmeras lojas de
diversas marcas. Nenhuma delas atrai o consumidor da
mesma maneira que as lojas HD. Sem falar nos eventos
(volta guiada em Interlagos, HOG Rallye, passeios de fim
de semana, etc. etc.).
Entendo que vc. tem razão no tocante ao Izzo, que é como um restaurante no qual o salão é belíssimo mas a cozinha é uma pocilga.
Em relação à Honda, posso afirmar a vc. que houve uma involução muito grande nas concessionárias.
Entre a metade dos anos 70 e metade dos anos 80, posso afiançar que as concessionárias Honda nem de longe se pareciam com essas lojas horríveis que hoje existem.
As lojas eram grandes, as motos exibidas de forma adequada, havia uma seção destinada a roupas e acessórios, etc.
Era tudo muito bem montado e não essa porcaria que é hoje.
Creio que com o esmagador share de produção em favor das 125/150, a Honda erroneamente considerou que as lojs podem ser de qualquer jeito.
Creio que paga o preço da escolha ao perder boa parte do mercado de motos grandes para outras marcas muito menor estruturadas em termos de pontos de venda.