Gostaria de saber se alguém que já tem instalada o kit de xenon na moto teve algum problema com o trânsito, "multado e tal". Porque eu estou querendo instalar na minha e quero tirar essa dúvida: "É permitido ou não?". Existe alguma tolerância para essa lâmpada?
Vlw....
Você não pára de andar de moto porquê ficou velho, você fica velho quando pára de andar de moto!!! "FAZER 250 2008 AMACIANDO"
Lâmpada super branca nem se compara com Xenon, já tive os dois e xenon é outra história, não é proibido por lei até certo K, eu uso 8000k, mais acho que até 10000 não tem problema, precisa ver a legislação pra confirmar.
Vlw. fdfelix...Eu mandei um e-mail para o Detran, e me responderam que é proibido sim, pois segundo a legislação, qualquer alteração na originalidade do veículo sem a prévia vistoria e autorização do detran, é considerado ilegal....O fato é que em viagem recente, em que eu com minha fazer original, e meu sobrinho com sua fazer utilizando bi-xenon 10.000 k, passamos por duas barreiras da polícia rodoviária estadual sem problemas...Eu acho que é um caso de interpretação de cada "órgão fiscalizador"
Vlw...
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Sobre ser proibido, acho que ouve engano nessa resposta do detran, pois atualmente muitos carros já saem de fábrica com xenon de 10 mil k, BMW, novo OMEGA, Porche, Ferrari entre outros...Vou ver até quantos k é permitido com meu irmão pois ele tem loja e trabalha com instalação de xenon, por sinal ele instalar em média 5 kits por dia em carros e motos...
nao proibidos: ate 8000k
proibidos:acima de 8000k
Segundo as legislações vigentes no Brasil, os kits entre 6000k e 8000k são permitidas, tanto na cidade quanto na estrada. Quanto aos kits de 10000k e 12000k são de uso restritos, "fora-de-estrada" ou para carros em exposição. Como na maioria das cidades européias, americanas e japonesas, o uso dos kits entre 10000 e 12000k tem se tornado freqüentes, as leis daqueles países tem sofrido mudanças recentes visando a regulamentação e regularização dos kits existentes. O uso de kits Xenon de 10000k e de 12000k no Brasil, podem ser regulamentadas em breve, visando critérios de segurança aos seus motoristas. Um fato importante é ter sempre a mão, junto ao documento do veículo, A NOTA FISCAL DO PRODUTO ADQUIRIDO.
A lei não diz nada sobre a quantidade de kelvins, pelo o que eu me lembro. Entre 6000 e 8000 k é permitido, em tese, porque não emitem luz azulada ou roxa. Só é permitido luz amarela ou branca.
O problema é que, de qualquer forma, houve alteração nas características originais da moto.
Um outro ponto a ser considerado é que o conjunto ótico de um fatol xenon original é um pouco diferente. Colocar uma lâmpada xenon em um farol feito para lâmpada comum pode deixar a luz muito forte, cegando os motoristas.
E aee pessoal...Fdfelix e Gadz, vlw pelas informações..É bom que se avalie a necessidade de se substituir além da lâmpada, tbém a lente do farol, para que s tenha um resultado mais homogêneo, sem "cegar" quem vem de frente...rsrsss...Aqui em Foz consigo comprar no "PY" o Kit: Lâmpada bi-xenon e Reator de boa qualidade por +ou- 120 r$...Estou pensando em instalar um em minha fazer, pq o conjunto optico original da fazer deixa a desejar....
Vlw...pessoal..."E vamos continuar discutindo esse ponto"
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Mas se você colocar um Kit Bi-Xenon de 35w não estará alterando as características originais, somente trocando o equipamento origianal por um outro compatível e melhor. Talvez o "errado" de acordo com nossa "ótima" legislação seria o que eu fiz, coloquei uma lâmpada de 60w onde era 35w e modifiquei a instalação do farol e instalei 2 relés
NA LESGILAÇÃO DIZ Q É PROIBIDO ALTERAR AS CARACTERISTICAS DO VEICULO, MAS TEM UM PARAGRAFO Q DIZ QUAIS SAO ESSAS CARAQTERISTICAS (EX. COR)...
NAO DIZ NADA SOBRE FAROL, PNEU, ALTURA, ESPELHOS, RODAS, E OUTRAS COISAS Q TODO MUNDO MUDA...