Dias muito quente pode estragar o motor de uma moto?

17 Set 2012 09:02 #1 por jader_domingues
Fala galera..

Então to com uma curiosidade..

Ontem estava dando um role com minha namorada aqui em sampa, porem tava um sol muito forte.. E andando com a moto estava percebendo que o motor estava com um barulho muito forte, parecendo que o motor estava sem oleo e batendo tudo.. Lembrando que troco o oleo da minha FAZER a cada 1.500 rodados e ela tem 12 kms rodados..

Hoje pela manha vim trabalhar e o motor estava redondinho...

Alguem tem algo a acrescentar????


Valeu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Set 2012 09:50 #2 por leonardozanella
Normal... É claro que em dias quentes o motor tende a aquecer mais, quanto mais quente mais fino o óleo fica (principalmente o Yamalube), fazendo esse barulho, principalmente na Fazer que o barulho já é característico...
Mas não se preocupe, não tem nada de anormal com sua Fazer, esse barulho é devido ao revestimento de cerâmica do cilindro e do pistão forjado...
Não tem necessidade essa troca de óleo de 1500km, pode trocar entre 4000km e 5000km socegado e terá motor por mais de 150000km...

Obs.: Yamalube é um dos melhores óleos hoje no mercado, pode ficar tranquilo que pelo visto sua moto está sendo bem cuidada.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Wolt, jader_domingues

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2012 09:27 #3 por Soueu
O conjunto como não é biológico, só sofre interferências materiais ligadas às oscilações de temperatura, ou dilatação e retração. Mas tudo é dimensionado prevendo isso. ;)

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2012 10:03 #4 por Patriarca
Pergunto, qual a temperatura ideal em que um motor trabalha?
Se por exemplo, penso eu, a temperatura interna do motor seja 60 graus, porque uma temperatura do ambienta de 40 graus (exagerando) afetaria ele em alguma coisa? :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2012 11:41 #5 por jader_domingues
Patriarca legal seu pensamento mas juntando 60graus da moto e mais 40 graus tempo juntando isso tudo não fica mais quente o motor???

Eu entendi o que você quis dizer...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2012 12:07 #6 por Patriarca
Na verdade não, o calor não se soma, se algo que está muito quente, por exemplo, e encosta em algo que está menos quente a tendência é o que está menos quente subir a temperatura ou o que está mais quente baixar a temperatura para as duas se igualarem.
E no caso da temperatura ambiente essa troca de calor é bem sutil, e com o motor da moto ainda em funcionamento creio eu que isso não acontece.
Desculpe, eu não sou físico, não sei usar os termos corretos.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: jader_domingues

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2012 12:15 #7 por jader_domingues
:) :) :) Valeu Patriarca resposta foi boa sim, compreendi.. Mas aproveitando me diz uma coisa numa viajem mesmo de baixa kilometragem é interessante fazer pequenas pausas para que assim o oleo posso voltar com a viscosidade inicial ou é bobeira??? ;) ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2012 12:27 #8 por Patriarca
Nunca li sobre isso, mas seria interessante parar para você descansar seu corpo e apreciar a viagem.
Agora quando as distâncias são grandes é claro que se pede uma revisão antes e se possível durante a viagem, nosso amigo Rock Teneré entende bem disso pois já foi ao Ceará 2 vezes com sua TNR 250, fora os outros que já fizeram viagens grandes.
Parar para a moto "descansar" não faz sentido, a não ser que ela tenha algum problema. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Set 2012 16:38 #9 por Soueu
Os motores atuais são muito bem projetados e construidos, sendo que as folgas são bem ajustadas e condicionadas às probabilidades térmicas.
O perigo de travamentos ocorre por ocasião de retíficas mal feitas, ou montagens c/ peças adaptadas. Nessas condições os espaços entre as peças móveis são mínimos e com o calor e consequente dilatação eventualmente ocorrem travamentos.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Set 2012 19:42 #10 por Gubinhote
O único problema que me lembro na família 250 da yamaha com o calor, é o estouramento das mangueiras do radiador, quando trabalhei numa concessionária em Manaus não era raro encontrar esses problemas até mesmo em motos zero que tinham saído da loja no dia anterior, até hoje não se sabe se devido a temperatura elevada (já vi termômetro marcando 50º no verão na Av. Torquato Tapajós, quem é de lá sabe o que eu to falando), ou se era algum problema na recravagem das mangueiras.
Porém como dizia a vovó, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém!

Gu Binhote

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Nov 2012 17:42 #11 por vandeco
Olha vou te contar! Domingo trafeguei pelo alto sertão pernambucano e alagoano e a sensação era de estar durante uma hora na mira de um secador de cabelo gigante, nunca mais viajo para aquelas bandas nesta época do ano, fui tratado de forma desumana pelo calor :S , pela primeira vez fiquei com medo por causa do motor, mas aparentemente está tudo bem com ele.

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.136 segundos