Troca de óleo Fz250+Aperto e Lubrificação Relação

17 Out 2011 08:36 #1 por brurss
Fala Pessoal.Seguinte,a anos ando de motos,mais manutenção nunca fiz eu mesmo nelas.Sempre em mecanicos.A Partir de hoje quero meter a mão na massa,trocar o óleo da motoca e apertar a relação.Procurei em vários sites,vídeo e informaçãoes sobre como trocar o óleo e o filtro da Yamaha Fazer 250,mais não encontrei.O óleo eu não acho que seja mtu dificil,pois acredito que seja somente esvaziar o óleo do motor antigo pelo parafuso de escoamento em baixo do motor e implementar o novo.Mais e pra colocar o filtro de óleo?qual a posição correta?Como faço pra aperar e lubrificar corretamente a relação!?Qual a tensão que deve ser aplicada a corrente?! Se Algum MO quiser me ajudar como fotos e vídeo eu agradeço


brurss2011-10-17 14:06:17

- Yamaha Fazer 250 07 (atual)
- Suzuki Burgman 2008 (atual)
- Honda Twister 05
- Suzuki Yes 08 (muitas viagens)
- Suzuki Burgman 06
- Honda CR250R (Joelhada!)
- Yamaha DT200R 97
- Kawasaki Kdx 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2011 12:53 #2 por brurss
[TUBE]eHREfOQ-jqM[/TUBE]



o amigo postou esse vídeo aqui,mais não tem segunda parte

- Yamaha Fazer 250 07 (atual)
- Suzuki Burgman 2008 (atual)
- Honda Twister 05
- Suzuki Yes 08 (muitas viagens)
- Suzuki Burgman 06
- Honda CR250R (Joelhada!)
- Yamaha DT200R 97
- Kawasaki Kdx 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2011 13:13 #3 por Soueu
Hehe, vai lambuzar o chão da garage .
É fácil.Faça a troca quando o motor estiver bem quente, pois o óleo aquecido flui com mais facilidade e leva para fora do motor toda sujeira que possa estar dentro.Coloque a moto no cavalete lateral mesmo e desaparafuse a vareta de medição e entrada, em seguida o bujão(porca)na parte inferior da carcaça.Mas sem antes colocar um recipiente e sob esse jornais velhos para não sujar o chão.Deixe escoar e aí coloque a moto ni prumo por alguns instantes. Incline-a para a direita e esquerda e vai perceber que já escoou tudo.No parafuso (bujão de dreno) há uma arruela de alumínio, se necessário substitua, aliá o ideal é troca-la a cada troca de óleo. Aparafuse o bujão com torque moderado, o suficiente para que ele ali permaneça e não se mova. Nada de usar alavanca para apertar melhor.Agora, com a moto no cavalete lateral, adicione o óleo novo pelo orifício da vareta de inspeção. Se for trocar o filtro de óleo, faça antes de colocar o óleo novo. É só soltar a tampa na lateral direita do motor coma chave allen específica e substituir o filtro. Lembrando que para apertar não se deve usar a força do hulk.
No Manual de serviços da fazer também explica como fazer.
http://www.motosblog.com.br/1046/manual-de-servicos-da-yamaha-ys250-fazer-2006-2008/

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2011 13:35 #4 por brurss
valeu soueu,sempre ajudando.quero dar uma sujadinha na mão né.Bom,minha dúvida tmb é,no parafuso do bujão se apertar muito espana,e se apertar pouco ele solta com a vibração.Como ir no certo!?E sobre a corrente,tem alguma dica pra me dar?

- Yamaha Fazer 250 07 (atual)
- Suzuki Burgman 2008 (atual)
- Honda Twister 05
- Suzuki Yes 08 (muitas viagens)
- Suzuki Burgman 06
- Honda CR250R (Joelhada!)
- Yamaha DT200R 97
- Kawasaki Kdx 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2011 13:47 #5 por Soueu
Não sei de sua força, mas use a sensibilidade dos dedos.
Nesta foto percebe-se que estou usando a força máxima apoiada no dedão. No caso garante o torque exato para esses parafusos. è isso que fará com o bujão, pois tem a arruela de alumínio, ou bronze que vai ceder antes de que estrague os fios da rosca da carcaça.É tranquilo, vc. percebe o limite, o que não pode é abusar da força. O tal de "apertar até tirar água".

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2011 15:53 #6 por brurss
soueu,não incorporou a imagem,e não consegui vê-la.Tmb,já aproveitando da sua ótima vontade,sobre esticar e lubrificar a relação.como soltar a roda e fazer o ajuste da tensão da corrente?

- Yamaha Fazer 250 07 (atual)
- Suzuki Burgman 2008 (atual)
- Honda Twister 05
- Suzuki Yes 08 (muitas viagens)
- Suzuki Burgman 06
- Honda CR250R (Joelhada!)
- Yamaha DT200R 97
- Kawasaki Kdx 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2011 16:42 #7 por Soueu
Na sacola de ferramentas da moto tem a chave específica. Então solte a porca do eixo. Você deverá suspender a roda traseira. Deixe apoiada a moto no pezinho e sob a pedaleira do lado direito coloque um calço, erguendo a moto apoiada no pezinho e encaixando o suporte ( um toco, um cavalete de aproximadamente 28 cm., ou, macaco hidráulico, macaco jacaré, macaco sanfona, etc.). A roda ficará livre. Solte o parafuso do varão do freio (Se for freio a tambor)Na parte final da balança, em ambos os braços, há um parafuso com porca e contra porca. Solte a última e aperte a primeira de ambos os lados. Elas estarão puxando o eixo da roda para trás e esticando a corrente.De ambos os lados da balança há marcas de referência para vc. "puxar" o eixo de forma igual em ambos os braços da balança.Verifique a medida da folga no manual do proprietário os no manual de serviços, cujo link postei acima.Acertada a folga, aperte as contra porcas dos parafusos reguladores ( para apertar a contra porca; vc. com uma chave de boca mantem uma porca fixa e com outra chave aperta a outra porca contra a primeira). Retire o apoio que mantém a moto suspensa. E ai aperte a porca do eixo da roda. É bom usar duas chaves: uma para segurar o eixo e outra para aparafusar e torquear a porca.Finalmente, ajuste o freio traseiro cuja porca do varão estava desrosqueada. Isso se for freio a tambor.A roda

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2011 16:44 #8 por Soueu

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Out 2011 18:30 #9 por Soueu
Esqueci :
Com a moto suspensa, aproveite para limpar e lubrificar a corrente !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2011 06:23 #10 por brurss
Puts soueu,o que falar?Perfeito.já peguei o manual de serviços e imprimi tudo o que falou.Fds é nóis

- Yamaha Fazer 250 07 (atual)
- Suzuki Burgman 2008 (atual)
- Honda Twister 05
- Suzuki Yes 08 (muitas viagens)
- Suzuki Burgman 06
- Honda CR250R (Joelhada!)
- Yamaha DT200R 97
- Kawasaki Kdx 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2011 06:37 #11 por Soueu

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jun 2012 02:11 #12 por madeinjapan
eu mesmo faço os pequenos reparos na minha moto...
tenho uma fazer 250 LE 2009 modelo 2010...
troco o óleo...comprei as ferramentas depois que vi um ajudante de mecânico ferrar com a moto de um amigo meu numa oficina bem conceituada aqui...!!!
decidi comprar algumas ferramentas aos poucos...uma a uma...e eu mesmo troco o óleo....filtro de óleo...estico acorrente...lubrifico os cabos....e a corrente....!!!
quero comprar um cavalete de roda traseira agora...aqueles com rodinhas...são bem práticos...
sempre fui cuidadoso com tudo que tenho...e a moto é minha chodó....!!!rs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.155 segundos