Pessoal to com uma dúvida em relação a troca de marchas.
Vejam só...
Qdo subo marcha à 5000RPM, a marcha sobe lisinha redondinha, o cambio entra bem suave.
Porém isso nao acontece qdo troco marcha antes desses 5000RPM.
E quase não acontece também nas reduzidas de marcha.
Nesses casos a marcha entra meio q forçada, diferente de qdo subo à 5000RPM como disse.
Eh errado subir marcha à 4000 RPM ou menos, ou mesmo q n seja errado, o q eh melhor para a vida útil da Fazer? Visando consumo também...
Espero explicações de quem realmente entende...
E quem tem o mesmo problema ou não, também podem postar...
pode ser regulagem... a minha sobe lisinha apos os 4000rpm e depois da revisão dos 1000 ela melhorou em td... altura da embreagem, do freio, maciez, etc...
5.000 rpm´s é a marca ideal para conciliar agilidade e consumo. Inclusive as marchas passam melhor neste giro.
Agora....pode correr na concessionária que a sua embreagem esta baixa.
Peça regulagem de acordo com o gosto, mas à priori, não esta certo a regulagem da sua moto. Não há dificuldade nenhuma de trocar marchas em menos giros que isto.
Somente lembrar que esta fazendo muito calor e quando o motor esta quente, existe uma certa dificuldade no engate das marchas. Isto é normal.
Peça regulagem...JÁ!
A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***
6000 RPM, sempre?
Tá um pouquinho puxado né.
Minha motoca à 6000RPM já está forçando direitinho.
Acho o ideal pra trocar entre 4 e 5000 RPM.
É o q sempre faço...
f*d* eh q vez em qdo quero me aparecer, aí troco primeira e segunda em 7000rpm...
hehehehe
Mas no básico sempre troco entre 4 e 5.
E qdo estou à 5000 RPM de quinta marcha, fico na velocidade de quasee 80Km/h.
A moto eh excelente, mas ela pra desenvolver bunito mesmo, tem q estar sempre "forçando" o motor (pelo menos barulho ele faz...rsrsrsrs), entre 5000 e 6000 RPM pra cima. Antes disso, agente só ganha um consumo surpreendente, porém n desenvolve nada.
To com 900 Km rodados, então vou esperar até a primeira revisão pra resolver isso.
A motoca não está "forçando" ao trafegar nesta faixa de giro que você mencionou: 5.000/6.000. Nesta faixa de giro ele está a apenas metade do total (11.000). Note que uma tocada esportiva, as trocas de marcha são feitas como conta-giros entrando na faixa vermelha, é o ponto ideal. O que não se pode fazer é deixar o bicho em altas rotações por longos períodos.
Tem um bro aqui que tem uma fazoca (não LE) com 4 mil rodados e nos acompanhou em uma viajem de 270 km. Eu digo acompanhou, porque acompanhou mesmo: era a moto de menor cilindrada e ainda tava com garaupa. Andou junto com GSX 750, V-Strom e Super Tenere sem fazer feio. A faixa de giro dele foi sempre entre 8.000 e 8.500 rpm.
julioaze escreveu: Tem um bro aqui que tem uma fazoca (não LE) com 4 mil rodados e nos acompanhou em uma viajem de 270 km. Eu digo acompanhou, porque acompanhou mesmo: era a moto de menor cilindrada e ainda tava com garaupa. Andou junto com GSX 750, V-Strom e Super Tenere sem fazer feio. A faixa de giro dele foi sempre entre 8.000 e 8.500 rpm.
A questão nesse caso é:
Qual era a velocidade de cruzeiro desse povo? Se o combinado for andar dentro dos limites permitidos, que na maioria dos estados é 110km/h ou 120km/h a Fazer não faz feio mesmo, consegue andar nessa velocidade independente da carga, de vento ou de subidas.
O problema é quando o pessoal das motos de cilindrada maior resolve apertar um pouco mais. É impossível ficar rodando com a Fazer a 130km/h diretão, a não ser que não tenha subida alguma.
Já em matéria de retomadas eu também acho que a moto não fica devendo nada para outras maiores (desde que a velocidade de todos esteja dentro dos limites).
Acho que é bom deixar claro isso, senão vai ter gente achando que a Fazer anda junto com essas motos aí em qualquer situação.
A melhor faixa para se trabalhar em qualquer motor é na curva de potência torque, onde o motor tem um melhor aproveitamento.
Ex usando a fazer: potência máxima se dá aos 6500 RPM, e torque máximo aos 7.500 RPM, nessa faixa vc vai ter um total aproveitamento do motor, e tá longe de forçar... é quando realmente vc senti o motor da moto empurrando!!!
Com 5.000RPM a bichinha tá bem mansa ainda!!!
Abraços
"Só sei que nada sei"
XT225, deixou saudade...
YES, tentando suprir a saudade da XT, em vão é claro!