Original,
Concordo com o que você disse. Hoje eu posso até manter uma moto de 250 cc, mas fico com receio de ficar sem $$ pra outras coisas ou, por exemplo, ter de fazer o reparo de um componente mais caro como uma bomba injetora ou de uma suspensão por exemplo. Colocando na ponta do lápis, o custo de uma CG sport não dista muito do custo de uma fazer, mas você deve conhecer aquela estória do fusca "fusca é econômico, tem peça barata em todo lugar, não quebra, todo mundo sabe mexer e é um volkswagen"
quando , na verdade, é um carro beberrão (12 km/l), lento, desconfrtável etc...
Eu entro no forum da TW e vejo o pessoal dando o seguinte conselho: "olha, vc vai trocar a honda por nun sei o que? veja bem,honda é honda, honda é econômica, tem peça barata..."
Histórias assim povoam a mente dos iniciantes e geram certos receios, as vc e os colegas já devem ter passado por isso também.
Pra ser mais "econômico" eu quero pegar a fazer a vista, e o que eu pagaria de juros pro sr yamaha pago pro seguro.
se o chefe der um aumento, beleza... é fazer sem dúvidas, se não espero mais uns 3 meses e vejo se até lá arrumo um cliente "bão" que me page um ótimo valor de honorários...
Agradeço os seus conselhos e espero que sua profecia se cumpra!(30 km/l)
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Onde vc. foi pegar conselho sobre a FZ? No site dos Twisteiros??
Vc. vai escutar um monte de coisas contra...CLARO! Justamente lá?
Os caras tão p..os da vida com a concorrência da FZ.
Seguinte...lembra quando os primeiros carros à injeção foram lançados?? Pois bem... o preconceito dos "mexanicos" que não sabiam lidar com a modernidade foi muito grande. Da mesma forma esta acontecendo com os "mexanicos" que não se atualizaram para fazer manutenção com injeção. Vc...sabe de alguém que tinha carro injetado e voltou para o carburador?
Vc. ouviu alguém deste fórum que TENHA FZ falar que a inheção é ruim? Ou se teve problema, não foi atendido pela concessionária em garantia??
Há relatos de gente chegando aos 40...50k kms sem problemas. No teste de 30k km da FZ na revista motociclismo ela passou com louvor e com declarações de que ela rodaria no mínimo mais 100k kms.
Se vc. estiver ainda em dúvida, tente andar numa ou pedir para quem tem para dizer o que acha.
Depois... faça sua escolha.
Abraço,
A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***
A Fazer realmente é uma ótima motoca. Porém EU não teria ela para um uso frequente e de alta km mensal.
De fato, ela é muito economica para uma 250, mas comparando os preços entre uma 250 e uma 125 e 150, ainda é cara.
Temos que levar em consideração o uso de que se dará à motoca, consumo, peças de desgate normal(pneus, pastilhas, etc) preço dos impostos, seguro e peças em um possível "crash test" e se é visada para roubo.
Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.
Das pessoas que eu conheço, as que têm 150 estão fazendo uma média de 30-32Km/l. A não ser pela manutenção mais barata, não vejo benefício nessas motos. Essa média eu fazia com a minha (ex) Strada.
Também se quisesse uma moto por custo/benefício pegaria uma 100: boa, barata, manutenção extremamente acessível e se precisar boto embaixo do braço e carrego pra qualquer lugar...cfesta39398,5560069444
Fala Sô Douglas, antes de comprar a Fazer estava com o pé atrás exatamente pelo custo de manutenção pois rodo no mínimo 1600 km/mês. Todos falam que a manutenção dela é cara e coisa e tal, não é igual a uma 125 ou 150 mas não é nem um pouco diferente da sua concorrente TW.
Tudo que precisei trocar coloquei peças de ótima qualidade e por preços altamente praticáveis. Escolhi a Fazer exatamente porque rodo muito.
Só para uma simples comparação, gastei com a FZ em 20 mil km: Pastilhas, lonas e acabei de trocar o pneu traseiro. Vendi a Bros com 15800 km com as lonas transeiras e dianteiras no osso, o pneu traseiro bem ruizinho e o dianteiro com menos de 50%.
O valor de um par de lonas dianteiras originais da Bros pagavam o custo das pastilhas e lonas também originais da FZ. O pneu traseiro da FZ é R$20,00 a R$30,00 reais mais caro e dura (comigo) 25% mais. Sem contar que com a Bros fazia 32 km/l e com a FZ faço normalmente 31 e já cheguei a fazer 33 km/l.
Ou seja, ainda não percebi uma diferença significativa no final do mês para dizer que a Fazer é mais "careira" do que a minha antiga Bros e pelo uso que faço valeu a pena a troca, agora tenho uma moto que me oferece mais segurança e conforto em viagens sem precisar gastar muito mais.
hahaha
Muito boa!
na primeira operação vc só esqueceu de adicionar c³ (conforto elevado à 3).
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Cara... a rotação tá muuuuuito alta pra querer que o consumo melhore. Se você passar as marchas no máximo em 5 mil rpm eu tenho certeza que sua média vai melhorar para uns 27 ou 28 km/l. 5 mil o motor ja tá mais que acordado... Com essas rotações que você falou nem titan 150 gasta pouco uai!!!
Outra coisa, como a FAZER é injetada(ah! não diga!), tente utilizar menos marchas possíveis quando se pilota sem pressa, tipo um rolezinho a noite ou domingo. Explicando melhor: Vc está andando numa via rápida, vá então trocando logo as marchas sem estica-las, deixe em 5ª, mesmo com uma velocidade não alta, tipo uns 50 ou 60km/h. Se colocar 4ª marcha o motor enche, o giro sobe e assim acaba gastando mais. A injeção faz maravilhas por isto, por que mesmo vc torcendo o cabo em ultima marcha, a injeção só manda a quantidade certa para queimar, ao contrário do carburador que despeja gasosa sem dó. Jujuba39401,8098032407
Jujuba,
Explica melhor ai que eu quero aprender: 5ª marcha a 60?
isso não fará o motor queimar mal o combustível e favorecer a carbonização do conjunto? Pela lógica a IE só manda a quantidade necessária para o motor funcionar, em tese não haveria excesso de combustível na câmara e não haveria carbonização.
Mas... se a IE "achar" que tá faltando combustível ela vai aumentar a rotação independente de eu acelarar até achar o ponto ideal, é isso?
Alguns colegas aqui do fórum reclamaram de um barulinho no motor e concluiram que ele era causado pela carbonização, e recomendaram andar de vez em quando em alta rotação para "limpar" o motor.
Como fica a questão então?
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."