FAZER - Relação mais longa

24 Jun 2007 20:36 #1 por Dr. Hide
Assim como a maioria dos (felizes) propietários de Fazer também sentia muito falta de uma sexta marcha, como pego muita estrada ñ aguentava mais aquela sensação de motor esguelando p manter altas velocidades...como a motoca tem bom torque a solução pareceu óbvia; alongar a relação.


Veja bem, a idéia ñ foi em nenhum momento obter mais velocidade final, e sim manter uma boa velocidade média em rotações mais baixas, buscando economia e maior vida útil do motor, que trabalharia em mais baixos giros. Alem disso a relação da Fazer sempre me pareceu muito curta em todas as marchas, mais parecendo um modelo trail, tanto q veio a lander usando a mesma relação (ok, a coroa é 1 dente maior, mas para compensar o aro que também é 1 polegada maior). Para piorar tem aquele painel...ô bichinho mentiroso, muito otimista o coitado, mostra uma velocidade muito menor do que a real, isso eu notei nas primeiras viagens: a paisagem parecia passar muito devagar para a velocidade mostrada no painel e demorava muito mais p chegar ao meu destino...


Primeiro usei um aparelho de GPS para aferir a velocidade real da motoca, e pasmem, no painel da minha Fazer 100km/h equivaliam a 89km/h reais! Já estava decidido a mudar a relação, pensei logo no mais simples: trocar o pinhão, um dente a mais nessa peça seria uma diferença boa mas...por aqui ñ encontrei a peça. Depois de muita procura consegui uma coroa dois dentes menor (43, dá menos diferença q um pinhão 1 dente maior) e fiz logo a troca, e o resultado foi o seguinte:


Nas primeiras marchas a moto ñ perde praticamente nada naquela arrancadas fortes q ela tem, e dá uma boa sensação de motor mais elástico, dá p esticar mais as marchas, pede menos trocas na cidade, fica mais dentro do estilo street da moto. Agora vamos ao q interessa, desmpenho na estrada....


De GPS em mãos fui testar a alteração e o resultado foi o seguinte: 100km/h no painel = 94km/h reais(no mesmo regime de rotações), bem mais proximo do q o painel mostra, a moto continua mostrando o bom torque mas...as retomadas em quinta marcha ficam um pouquinho mais lentas, mas ñ chega a pedir redução de marcha nas subidas. A velocidade máxima real c a coroa original, registrada pelo GPS, foi 137km/h, na decida, com o motor no limite do contagiros (já cortando), deitado no tanque e sem vento, nas mesmas condições com a coroa nova chegou a 142km/h, mas o motor ñ consegiu chegar à sua rotação máxima. Ficou um pouco mais difícil manter média de 120km/h constantes no painel.


Achei q no geral a moto ficou melhor, com uma tocada mais gostosa, mais proxima do seu estilo, mas viajo sempre só, quando viajei c garupa e bagagem fiquei na dúvida de qual relação seria melhor. Parece realmente q a relação original está bem proxima do limite da força do motor. Quanto ao consumo ñ notei diferença, o motor gira menos porém faz mais força, acho q um compensou o outro, e já ñ acho o painel tão mentiroso,( p quem ñ sabe a velocidade da fazer é medida no motor ou câmbio, ñ sei, e não na roda). Ah sim, quando a coroa foi trocada foi necessário diminuir um elo na corrente, custou 37,00 a coroa mais 10,00 de mão de obra.


Abraços.

too old to rock'n'roll, too young to die.

fz 250 05/06

xtz 125 03

Londrina PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2007 04:54 #2 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico FAZER - Relação mais longa
Dr. Hide,

Muito boa a sua ajuda. Eu "tinha" a mesma dúvida que vc. e estava quase trocando a relação da minha moto.
Depois do relatado, vou ficar com a original mesmo.

Eu aprecio um motor mais esperto, mesmo que rodando a menos giros, se eu precisar... ele vai responder!.

Outro amigo fez o mesmo com a Lander e o resultado foi até pior, visto que o motor não enchia na última marcha e o consumo piorou.

Grato pela ajuda!

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2007 10:13 #3 por aczbf
Respondido por aczbf no tópico FAZER - Relação mais longa
É Original, ia comentar justamente sobre a mudança feita numa Lander. Foi por causa do relato do cara da Lander que desisti de mexer na relação.


Este relato, agora, parece ter assentado a questão.

www.clubedomarea.com.br/forum - Visitem!



Guarujá/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jun 2007 06:46 #4 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico FAZER - Relação mais longa
Dr. Hide, continuo curioso pela troca da relação.


Ando sempre na estrada a 90 - 100km/h, com garupa e bagagem leve (bauleto + mochila). Vc acha que essa troca da coroa original pela 43 causa muita diferença nessa minha tocada, no que tange ao consumo e torque?


Pq máxima eu não constumo dar (nem quero) e p/ andar a 100-120km/h numa boa eu acho que vale a pena... afinal, numa subida reduzir uma marcha é coisa normal mesmo em moto muito maior, né?


Gostaria de saber mais detalhes e até, de repente, marcar um encontro p/ gente fazer medições lado a lado.


Abraços curiosíssimos,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jun 2007 12:13 #5 por Marcel
Respondido por Marcel no tópico FAZER - Relação mais longa
Dr. Hide,

Também sou de Londrina e fiquei curioso com esta sua mudança na coroa. A gente podia marcar uma volta juntos pra ver a diferença entre as duas (a minha tá original).

Abraço



Yamaha XT660R

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jun 2007 07:45 #6 por Dr. Hide
Respondido por Dr. Hide no tópico FAZER - Relação mais longa
elio filho, rodo
sempre entre 90-100km/h (afinal essa é a velocidade de economia p esse
motor) e quase sempre sozinho, só c uma mochila grande, acho q a moto
ficou bem mais a vontade nessa situação, o motor trabalha mais
tranquilo, acho até q ficou mais economica, mas como junto c a troca da
coroa também fiz limpeza de filtro de ar e vela e uma nova regulagem da
injeção, fica difícil dizer exatamente da onde veio a economia q
consegui. Talvez a coroa original faça falta em grandes aclives, comigo
na subida mais longa e inclinada a velocidade caiu de 100 p 85km/h e
estabilizou aí, talvez c a original teria caido p 90km/h. Mas lembre, a
velocidade é 6% maior no mesmo regime de rotações!



Rodando c garupa
a retomada fica um pouco mais lerda, mas raramente pede reduções de
marcha, a ñ ser q se busque uma tocada bem esportiva. Bom , eu ñ volto
a usar a coroa original, p o meu uso a moto ficou melhor assim, passa
uma sensação de equilíbrio entre velocidade e giro do motor q antes me
fazia falta. Bom mesmo seria dar umas voltas em uma original p poder
comparar....



....Marcel, como
faço p gente se encontrar e trocar umas voltas? Acho q vai ser bem
produtivo mesmo.



Ah sim, elio
filho, vou estar em SP na última semana de julho, com a motoca é claro,
podemos marcar umas voltas.



Abraços.

too old to rock'n'roll, too young to die.

fz 250 05/06

xtz 125 03

Londrina PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jun 2007 09:48 #7 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico FAZER - Relação mais longa
Dr. Hide, me adicione no MSN ou anote meu telefone, daí podemos ficar em contato. Vou aguardar sua visita a SP, quem sabe vc apareça aqui na praia p/ comer um peixe vendo o mar?


(13) - 91116402


Abraços comparativos,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jun 2007 17:19 #8 por dalvan
Respondido por dalvan no tópico FAZER - Relação mais longa
fala galera sou novo por aqui estou para comprar,uma lander ou uma fazer,mas um amigo meu que e mecanico da yamaha deixou escapar que para 2008 eles lancem com 6 marchas,sera que e verdade,afinal onde ha fumaça ha fogo,caso seja verdade vou esperar e pegar o modelo 2008.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2007 14:14 #9 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico FAZER - Relação mais longa
Já pensou que encanto? Daí eu mudo o câmbio ao invés de mexer na relação!


Abraços originais,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jul 2007 10:28 #10 por Donda
Respondido por Donda no tópico FAZER - Relação mais longa
Tbm devo pegar uma FZR nova, modelo 2008 se ela vier com as promessas feitas por aí, senão vou pegar um TW 400cc (outra lenda urbana).
Fazer mudanças como o Dr. Hide fez não compromete a moto, a despeito do alguns tem comentado. O máximo q pode ocorrer, é ele ter um desgaste prematuro das peças uma vez q são de conjuntos diferentes.
Se a FZR 2008 não vier com 6 marchas, farei o mesmo.

Abraços a todos!!


Qual a coroa q vc utilizou Dr. Hide?
João Tadeu39265,9970601852

Não importa aonde vc quer chegar. De moto é muito mais rápido!!!!!



______________________________

Atual XR 200R 2001/2001

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jul 2007 21:11 #11 por Dr. Hide
Respondido por Dr. Hide no tópico FAZER - Relação mais longa
Donda


A coroa é da riffel, 43 dentes, propria p a Fazer, ñ precisa fazer nenhuma adaptação e parece q agora já tá fácil p encontrar nas lojas.


Abraço.

too old to rock'n'roll, too young to die.

fz 250 05/06

xtz 125 03

Londrina PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jul 2007 12:20 #12 por Donda
Respondido por Donda no tópico FAZER - Relação mais longa
Valeu Dr. Hide, assim q eu comprar a minha (modelo 2008), mudarei a relação, caso ela não passe a vir com 6 marchas.

Não importa aonde vc quer chegar. De moto é muito mais rápido!!!!!



______________________________

Atual XR 200R 2001/2001

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jul 2007 18:30 #13 por Last_Warrior
Respondido por Last_Warrior no tópico FAZER - Relação mais longa
Ótimo!!

Também não pretendo maior velocidade máxima, mas a Fazer original atingir a velocidade máxima próximo ao corte da injeção tá claro que a quinta ficou excessivamente curta, sinal que deram total importância somente às retomadas e nenhuma importância à economia ou o conforto na estrada, ou seja, foi feita pra quem tem "preguiça" de reduzir em retomadas.... heheheh

Era exatamente isso que eu queria fazer na minha... Foi bom vc ter relatado sua experiência.

Abraço.

Marcio Gregolin

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Nov 2007 12:19 #14 por ewinters
Respondido por ewinters no tópico FAZER - Relação mais longa
Mto boa a explicação do tópico, merece um UP!

Será que agora já encontramos pinhões com 1 dente a mais?

[edit - achei, vejam no site www.comprevaz.com.br ]

Absewinters39411,6161805556

-- Fazer 250 Limited Edition --

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Nov 2007 14:48 #15 por Panizoboy
Respondido por Panizoboy no tópico FAZER - Relação mais longa

dalvan escreveu: fala galera sou novo por aqui estou para comprar,uma lander ou uma fazer,mas um amigo meu que e mecanico da yamaha deixou escapar que para 2008 eles lancem com 6 marchas,sera que e verdade,afinal onde ha fumaça ha fogo,caso seja verdade vou esperar e pegar o modelo 2008.

Opa amigo as 2008 já foi lançadas e não tem nada de 6 marchas nas meninas isto é papo de vendedor de moto.

Um abraço fui...

SP - SP Sem moto no momento mais estou louco pela Fazer 250 LE e/ou Comet GT250R

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.154 segundos