F 800 GS // Manutencao

14 Fev 2012 17:08 #31 por danielks
Respondido por danielks no tópico F 800 GS // Manutencao
Observando sobre rolamentos de rodas:

Troquei meus pneus na segunda feira passada... moto com 20milkm.

aproveitei para verificar os rolamentos das rodas...:

- traseiro: sao quase novos... tem 4mil km... tirei a vedacao, a graxa ja estava escassa, engraxamos e montamos de volta.

- dianteiro, original: ja apresentavam marcas de ferrugem... graxa nao existia ali... engraxado totalmente....

rodei um pouco, percebe-se o excesso de graxa saindo pelos retentores....

ALias a vedacao do rolamento 'e bem fraca... por isso a graxa sai.... (com o uso, a inercia pressiona ela na periferia do rolamento, forcando a saida....)

OU SEJA PERIODICAMENTE TEM QUE VERIFICAR OS ROLAMENTOS E LUBRIFICA-LOS.

TIra-se as rodas, e com cuidado tira a vedacao de borracha do rolamento (sai facil) e ali vc verifica o estado dele, e mete graxa especialpara rolamentos....

Verifique a folga com tudo montado...

Confesso que fiquei surpreso com o estado do rolamento dianteiro..... completamente seco....

Ta explicado o problema de rolamentos da nossa moto!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2012 17:38 #32 por Maximmus
Respondido por Maximmus no tópico F 800 GS // Manutencao
Pessoal

Troquei oleo uns 2 meses atras na Caltabiano e mandaram o do tambor... na primeira tinha sido na embalagem lacrada...
Não acredito q seja mutretado pois os caras trocam oleo de todas as motos de lá assim, a bombinha não para ... mas não é absurdo nenhum nao acreditar mto no tamborzao....eu tb nao gosto.
==================================
Sato

Essa dos rolamentos talvez tenha sido uma das maiores sacadas sobre manutenção em GS !

Aconselho aos colegas, e eu tb farei isso, para verificarmos, qdo da revisao, os rolamentos, lubrificando se necessario, para q cada um possa averiguar o estado deles.
Se houver mtos rolamentos secos etc... Eu se fosse o Sato cobraria uma grana da BMW por ter ensinado os caras a fazer manutenção preventiva...Na real mesmo!

CBX 150 AERO (1990); CBR 450 SR (1992); CBR 900 RR FIREBLADE (1996); NX FALCON (2000); NX FALCON (2001); XRE 300 (2009); F 800 GS (2010)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2012 17:43 #33 por marcion
Respondido por marcion no tópico F 800 GS // Manutencao
Flavio e JPTex, fiz hoje a troca de 5000km. E o óleo utilizado pela Caltabiano é o Motul 5000 mesmo. R$ 30,00 cada um dos 3 litros mais R$ 49,00 de mão-de-obra.
Daniel, valeu pelo relato dos rolamentos. O negócio então é abrir e lubrificar mesmo.
Abs.Márcio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2012 17:46 #34 por marcion
Respondido por marcion no tópico F 800 GS // Manutencao
Max, os 3 litros estavam lacrados.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2012 18:09 #35 por danielks
Respondido por danielks no tópico F 800 GS // Manutencao
GS'ers!

sobre oleo... nao adianta ficar viajando em sintetico 5000, 7000.... de qq jeito vc vai jogar ele fora com 5mil km na troca.... e as propriedades de um BOM oleo mineral sao equivalentes (dentro de cada especificacao// existem especificacoes exclusivas de oleos sinteticos) pois todos obedecem especificacoes.

Oleos sinteticos muito avancados sao para motores de alta performance (MTO SUPERIORES AOS NOSSOS). Que sofrem solicitacoes mto maiores.

O tradicional motul 3000 'e mineral. especificado pelo fabricante.

As propriedades temperatura x viscosidade variam dentro das espeficicacoes, entao nem sempre colocando um oleo de especificacao superior vc vai estar melhorando o motor.... (lembram que nossa moto mede o oleo com o motor quente?)

Ainda, na alemanha a BMW recomanda CASTROL..... e o oleo pode durar ate 10mil km... na mesma moto e especificacao de oleo nossa... mas la nao tem a gasolina m*r*a que nos temos... cheia de alcool, e solventes e corantes.... isso contamina o oleo e prejudica suas propriedades.
Por isso la na BMW dizem que numa viajem, vc pode rodar mais com o mesmo oleo... mas recomanda-se a cada 5000.

Ninguem ai teve Suzuki / Honda / Yamaha.. troca recomendada a cda 3000????

Entao, independente de onde trocou... tem que saber o que se esta colocando... e principalmente CONFIAR em quem esta colocando.
Falar mal, falamos de qq um.... principalmente quando o maldito nao esta presente....
Nao estou defendendo a Caltabiano, mas tenho um relacionamento OTIMO com eles... inclusive da Oficina, onde estive oNTEM, trocando minha bomba d'agua.

Agora, trocar o oleo na CC e levar pro ze da esquina por defeito.... pede a garantia da moto pro ze da esquina...

_____________________________

Voltando aos rolamentos...

MAx.. acontece que mto coxinha nao sabe nem ver o nivel do oleo direito.... dai fica pondo defeito na moto.... rsrsr....
Tudo necessita de manutencao (nos temos que comer... que beber....)... e se nao der manutencao QUEBRA!

Eu quero me especializar na nossa F800GS... pra quando viajar por ai, nao passar apuro por causa de coisa besta.... rsrs...
E quem sabe um dia ter tipo uma consultoria especializada! rsrsrs

abracos GS'erS!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2012 18:12 #36 por danielks
Respondido por danielks no tópico F 800 GS // Manutencao
Acho que a relacao piloto/moto 'e mto mais que subir em cima e andar.... tem que conhecer... sentir.... integrar..... nao 'e o piloto que escolhe a moto, e sim a moto que escolhe o piloto!

Tal como um cavalo que so ve o dono aos fds pq fica no haras... o tratador tem mto mais intimidade com o animal que o dono...
Tem moto que fica guardada na BMW e so sai no FDS..... e depois volta pra BMW... rsrsr.. e fica tirando nosso espaco na Oficina!
kkkkkkkkkkkkk

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2012 18:22 #37 por marcion
Respondido por marcion no tópico F 800 GS // Manutencao
Sato...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Fev 2012 18:45 #38 por crisfritz
Respondido por crisfritz no tópico F 800 GS // Manutencao
Rapaz, o Daniel esta afiado hoje em. hehehehehe.
Fritz

Trabalhando para um dia achar o mundo pequeno
www.trilheirosonline.com/chile/index.htm
CG Titam - XL125 - XT225 - XR200 - Tornado (3X) - CRF230 - DR400 - XT660 - CB300 (2X) - XJ6 - F800GS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2012 11:52 #39 por Karuna
Respondido por Karuna no tópico F 800 GS // Manutencao
Olá Pessoal, algumas perguntinhas.... mesmo estando com a minha a 2 semanas....
1 - Quanto custa, atualmente, um acréscimo de tempo de garantia? 2 - De quanto tempo é esse acréscimo?3 - Alguém já viu alguma GS800 depenada? Isto é, só com o essencial nela. Se puderem enviar links dela depenada, eu agradeceria, para poder ter uma visão do que posso tirar... ;)
Obrigado

BMW F800GS 2012 - a Menina dos Olhos...
Sportster 1200 2008 - a Brabinha...
DT 200 1996 - a Cabrita...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2012 19:54 #40 por JPTex
Respondido por JPTex no tópico F 800 GS // Manutencao

marcion escreveu: Flavio e JPTex, fiz hoje a troca de 5000km. E o óleo utilizado pela Caltabiano é o Motul 5000 mesmo. R$ 30,00 cada um dos 3 litros mais R$ 49,00 de mão-de-obra.
Daniel, valeu pelo relato dos rolamentos. O negócio então é abrir e lubrificar mesmo.
Abs.Márcio


Olá, Márcio... certamente depois do seu relato eu acredito que usaram contigo esse óleo (Motul 5100), acontece que comigo o óleo usado que saiu do motor não tinha a característica de que fosse. Digo isto porque a pessoa que fez a troca do meu (mecânico proprietário de oficina decente que atende apenas motos de elevada cilindrada e participante há cerca de 20 anos em competições oficiais de motovelocidade) me garantiu que o óleo escoado não era sintético.
Esta pessoa, que me pareceu bem sensata, para enfatizar o que falava, comparou óleo sintético usado (Motul) com o meu e havia diferença evidente nas características como a cor (meio esverdeada) e viscosidade e só o fez porque foi enfático em afirmar a característica estranha do óleo, inclusive no quesito qualidade. Nesse sentido, confidenciou que quando competia com uma moto yamaha, na década de 90, chegou a usar por vezes o Yamalube, e em certas ocasiões o virabrequim da moto quebrou, o que não aconteceu a partir do instante que passou a usar apenas o Motul.
Como não é o meu caso (competir), tenho pra mim que o relevante é estender ao máximo a durabilidade do motor e com aquele óleo escoado percebi que isso não seria tão fácil.
Sendo assim, qual motivo eu teria para não dar crédito a um profissional com a bagagem que tem este mecânico? De certo que não eventuais achismos e paixões. A credibilidade deste cidadão (mecânico) não é, pra mim, menor que dos mecânicos de qualquer CC, seja lá de qual marca for.
Claro que o problema não é ser ou não ser sintético, mas constar uma coisa na nota fiscal emitida pela CC e na prática ser outra, com as consequências que podem resultar da desinformação.
Não tenho nada conta a Caltabiano, nem contra os funcionários que lá trabalham, ao contrário, fui bem atendido (e estou falando da Caltabiano da Braz Leme), no entanto, ignorar certas coisas (no caso acontecidas comigo!) não faz meu o perfil e como este Fórum se presta, inclusive, a troca de informações, achei interessante compartilhar tal fato com todos.
Agradeço a você e ao Flávio pelas colocações sensatas.
Abçs

BMW F 800 GS 2012
Yamaha Midnight Star 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2012 21:34 #41 por marcion
Respondido por marcion no tópico F 800 GS // Manutencao
JPTex, obrigado por compartilhar conosco as informações. Qdo fui fazer a troca do óleo tinha acabado de ler seu post, e como estava avisado, fiquei atento ao óleo que estavam colocando. Foi Motul 5000, e não 5100. Exatamente como estava na NF. Ele tem uma coloração um pouco mais escura mesmo. E o velho que saiu estava bem queimado.Ao lado da minha estavam trocando o óleo de um S1000RR, nessa sim estavam colocando um Motul verde limão (não lembro qual era).Abs.Márcio

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2012 22:43 #42 por Maximmus
Respondido por Maximmus no tópico F 800 GS // Manutencao
O Oleo q eles colocam nas GS é o 5000 Motul 10/40. Curioso q é dificil encontrar esse óleo fora das cc. parece q a BM é uma das poucas q usam.

Esse lance de Oleo nao tem outra receita...é ficar do lado e pedir pra colocar o que você mandar. Senão é passar 5 mil Km desconfiado... Alias do jeito q eu tô por ter deixado colocar oleo do Galao...hehehe
A cc. é séria confio nela, mas òleo do galão eu nao quero mais não..rrsrs

Karuma Tb busco por essas informaçoes sobre a garantia extendida vou me informar , tendo novidade dou um grito.
Não entendi direito sobre a foto da GS depenada... vc quer dizer sem as carenagens?
Se for eu tenho uma aki, se quiser eu posto.

Abs

CBX 150 AERO (1990); CBR 450 SR (1992); CBR 900 RR FIREBLADE (1996); NX FALCON (2000); NX FALCON (2001); XRE 300 (2009); F 800 GS (2010)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2012 11:53 #43 por danielks
Respondido por danielks no tópico F 800 GS // Manutencao
Cris
afiado = indignado... rsrsrs...

Hj tava la na BMW e veio uma 1300R... com reclamacao que nao funciona.. tirou a caranegem, ligou uma bateria e vrom vroooom... funcionou....
E veio no guincho da Porto.

Isso que deixa nosso seguro CARO, e que faz nossas motos demorarem pra sair da Oficina....
_____________
JP
realmente se houve uma prestacao de servico nao condizente com o que foi cobrado e discriminado, devem ser tomadas as providencias cabiveis, inclusive informando o responsavel da Oficina, e verificando as condicoes em que foi executado o servico...

Bom o relato, pra todo mundo ABRIR O OLHO!
______________

Karuna, ano passado vi por cima o valor da extensao de seguro... era por volta de 2500, para mais dois anos, dependendo de uma vistoria.

Abracos! GS'ers!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2012 13:46 #44 por Karuna
Respondido por Karuna no tópico F 800 GS // Manutencao
Valeu, pessoal.... já havia lido algo a respeito desse valor e da vistoria.... tomara que não seja tanto,mas até lá eu resolvo....

Quanto a depenada.... sim, Maximmus, mas não uma com a carenagem fora e sim preparada para pista...As que tenho visto, estão sempre inteirinha, pois pelo que vejo, não existe GS800 pra pista e sim paraenduro, e dessa forma, normalmente estão todas montadinhas.... até com mais coisas em cima... :(
Outra coisa que gostaria de perguntar para vocês.... Sou louco pelo estilo SuperMotard, aliás, minhaXT600 deve ter sido a primeira do RJ a ser montada assim, lá pelos idos de 2001.... será que perco a garantia se mandar trocar o aro dianteiro por outro 17? :( :( http://imageshack.us/f/716/28122009004.jpg/
http://www.he-supermotard.it/F_800_GS/CIMG5255.jpg http://www.he-supermotard.it/F_800_GS/f_800_gs.html

Abraços

BMW F800GS 2012 - a Menina dos Olhos...
Sportster 1200 2008 - a Brabinha...
DT 200 1996 - a Cabrita...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2012 20:43 #45 por JPTex
Respondido por JPTex no tópico F 800 GS // Manutencao

marcion escreveu: JPTex, obrigado por compartilhar conosco as informações. Qdo fui fazer a troca do óleo tinha acabado de ler seu post, e como estava avisado, fiquei atento ao óleo que estavam colocando. Foi Motul 5000, e não 5100. Exatamente como estava na NF. Ele tem uma coloração um pouco mais escura mesmo. E o velho que saiu estava bem queimado.Ao lado da minha estavam trocando o óleo de um S1000RR, nessa sim estavam colocando um Motul verde limão (não lembro qual era).Abs.Márcio


Galera, acho que eu pisei na bola que quero fazer o "mea culpa".
Quando li na NF o tipo de óleo colocado, vi 5000 e li 5100... repassei a informação para o mecânico como tal... e aí deu o que deu!
Ele tomou como base minha informação e o rolo tava formado. Portanto, acho que é bem devida as minhas mais sinceras desculpas àqueles que perderam tempo com minha lorota furada.
Insisto que o pessoal da Caltabiano me atendeu bem, nada contra os profissionais de lá... bastante atenciosos!
Bem, em resumo: eu li uma coisa, entendi outra e passei a mensagem errada.
Abçs

BMW F 800 GS 2012
Yamaha Midnight Star 2009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.167 segundos