Ultimamente tenho saído muito pouco com a moto. E quando vou dar partida é comum ela não ligar e acabar afogada.
O que fazer nesses casos? Como ligar uma moto muito tempo parada? Como desafogar? Muito tempo atrás diziam que é preciso esperar evaporar o combustível do carburador. Isso em automóveis, quando era comum carros carburados.
Fechar a torneira é o primeiro passo antes da parada. Ao liga-la novamente, não abra a torneira, dê a partida (abrindo o afogador) sem acelerar e logo em seguida feche novamente. Deixe assim até o motor se manter constante sem "engasgo".
É bom dar uma olhada na vela pra ver se ela está carbonizando. Velas sujas podem não gerar centelha suficiente para queimar a mistura por completo.
redmaster escreveu: Fechar a torneira é o primeiro passo antes da parada. Ao liga-la novamente, não abra a torneira, dê a partida (abrindo o afogador) sem acelerar e logo em seguida feche novamente. Deixe assim até o motor se manter constante sem "engasgo".
Não entendi. Se eu não abri como eu vou fechar? Dou a partida com a torneira fechada, certo? E quando eu abro?
redmaster escreveu: Fechar a torneira é o primeiro passo antes da parada. Ao liga-la novamente, não abra a torneira, dê a partida (abrindo o afogador) sem acelerar e logo em seguida feche novamente. Deixe assim até o motor se manter constante sem "engasgo".
Não entendi. Se eu não abri como eu vou fechar? Dou a partida com a torneira fechada, certo? E quando eu abro?
A torneira fechada é pra evitar o "afogamento", depois de 10s que o motor pegar, você pode abrir a torneira.
redmaster escreveu: Fechar a torneira é o primeiro passo antes da parada. Ao liga-la novamente, não abra a torneira, dê a partida (abrindo o afogador) sem acelerar e logo em seguida feche novamente. Deixe assim até o motor se manter constante sem "engasgo".
Não entendi. Se eu não abri como eu vou fechar? Dou a partida com a torneira fechada, certo? E quando eu abro?
A torneira (combustivel) fechada é para evitar o afogamento. Abra após 10s o motor pegar.
To pra comprar uma moto Honda Bros 150 ano 2005. Incrivelmente ela ta com menos de 1000 km rodados. E não é tombo no marcador nao. Ta parada a mais de um ano. . O dono comprou e parou de andar por medo e não vendeu (conheço o cara).
Queria saber o que tenho que fazer: trocar o oleo é bom? A bateria ta arriada, será que tem que trocar tmb? Vou chamar um mecanico pra dar uma olhada, mas queria tentar resolver.
Abs
Fabio Araujo
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Gadz,
se ela não pegar de jeito nenhum por estar afogada, tente tirar o filtro de ar e fazer o motor girar com o acelerador totalmente aberto. Depois tente novamente dar a partida normalmente ainda sem o filtro de ar, uma hora ela pega (claro que vc deve ter checado a vela e outros componentes né).
fabioara:
Trocar o óleo é bom sim, e de preferencia já junto com o filtro. Quanto a bateria, vc pode tentar dar uma carga lenta nela, existem carregadores caseiros, ou leve numa oficina e peça pra fazerem isso, é barato. Se a bateria segurar a carga blz, nem precisa trocar.
Qaunto a bateria, retire-a e verifique o nível da agua.
Se for bateria sem manutenção,não faça nada, se com manutenção e tiver pouca agua, complete com agua destilada após faça a moto pegar no tranco e ande uns 20 minutos com ela que a bateria será carregada normalmente.
Se fizer isso e depois de um dia a moto não pegar novamente, terá que troca-la.
BOA BATERIA.....ROUTE OU BRANDI, DE segunda linha, mas tive a brandi e amigo meu a route e são ótima e quase metade do preço da yuasa que é a melhor delas.
Pela idade o post provavelmente minha resposta ñ vai mais ajudar.
Mais pode vir a ajudar outros users q ainda ñ deram partida na moto parada.
1º veja o nivel de solução da bateria e complete se necessario.
2º se a moto esta parada a muuuito tempo... + de 5 meses, provavelmente a gasolina ja esta velha e a moto ñ vai pegar nunca.
então feche a torneira do tanque, solte o parafuso de dreno do carburador para escorrer toda a gasolina dele. Jogue fora tbm a gasolina do tanque, coloque nova e abra a torneira.
3º se a moto ñ tiver partida eletrica, de umas 10 pedaladas lentas com a chave desligada. se tiver partida eletrica, desligue o farol, dê partida por uns 5 segundos... pare... e dê mais 5 segundos. Isso faz com que o oleo que esta no fundo do motor suba lubrificando as valvulas e pistão q estão cecos devido ao longo tempo parado evitando assim um desgaste desnecessario.
4º dê umas duas "bombadas" no acelerador para dar uma desengripada e injetar gasolina no pistão (q esta ceco). ligue a chave e dê partida sem acelerar.
OBS: No caso das XLX dê partida com o afogador acionado.
70% de chance da moto pegar nas duas primeiras tentativas.
se ñ pegar, olhe se vc ñ esqueceu de abrir a torneira da gasolina...hahaha....acontece nas melhores familias.
Então vc pode começar olhando cachimbo, bobina, vela, carburador e filtro....nessa msm ordem.
Pode parecer exagero, mais se vc fizer td isso antes da 1ª partida o motor agradece.
abraços
Se vc esgotou o carburador, a moto pode demorar um pouquinho pra pegar, isso é normal.
Conversei com o Sr Lázaro, mecânico, possui uma Suzuki 250 e é professor de mecânica de motos, e deu os seguintes passos:
1- abra o acelerador no máximo, para permitir a entrada de ar;
2- acione a partida elétrica, este passo vai queimar o excesso de gasolina sobre o pistão que ocasionou o afogamento; Fui!
INTRUDER Vermelha 08/09 "Silvia"
Porto Alegre - RS
"A vitória é a arte de você continuar, onde os outros resolveram parar."
Hércules, este é o procedimento não só pras motos, mas para carros também. Acelerador la embaixo e acionar por até 5 segundos, esperar 30 segundos se não pegar e acionar novamente. (procedimento não válido para veículos injetados).
Eu tenho uma cg 150 titan, e as vezes quando está frio ela
não quer ligar só na partida elétrica então eu uso o
afogador... Uns amigos meus disseram me disseram para eu
não fazer isto porque a moto "vicia"... É verdade a
informação ou mito?