Como ligar uma moto afogada?

03 Mar 2008 16:14 #1 por Gadz
Ultimamente tenho saído muito pouco com a moto. E quando vou dar partida é comum ela não ligar e acabar afogada.

O que fazer nesses casos? Como ligar uma moto muito tempo parada? Como desafogar? Muito tempo atrás diziam que é preciso esperar evaporar o combustível do carburador. Isso em automóveis, quando era comum carros carburados.

O que fazer?

F800GS - 2011 - Branca
Brasília - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2008 17:20 #2 por redmaster
Respondido por redmaster no tópico Como ligar uma moto afogada?
Fechar a torneira é o primeiro passo antes da parada. Ao liga-la novamente, não abra a torneira, dê a partida (abrindo o afogador) sem acelerar e logo em seguida feche novamente. Deixe assim até o motor se manter constante sem "engasgo".

É bom dar uma olhada na vela pra ver se ela está carbonizando. Velas sujas podem não gerar centelha suficiente para queimar a mistura por completo.



Bros 150 ESD - São Luis - Ma

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Mar 2008 20:13 #3 por Gadz
Respondido por Gadz no tópico Como ligar uma moto afogada?

redmaster escreveu: Fechar a torneira é o primeiro passo antes da parada. Ao liga-la novamente, não abra a torneira, dê a partida (abrindo o afogador) sem acelerar e logo em seguida feche novamente. Deixe assim até o motor se manter constante sem "engasgo".


Não entendi. Se eu não abri como eu vou fechar? Dou a partida com a torneira fechada, certo? E quando eu abro?

F800GS - 2011 - Branca
Brasília - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2008 11:17 #4 por redmaster
Respondido por redmaster no tópico Como ligar uma moto afogada?

Gadz escreveu:

redmaster escreveu: Fechar a torneira é o primeiro passo antes da parada. Ao liga-la novamente, não abra a torneira, dê a partida (abrindo o afogador) sem acelerar e logo em seguida feche novamente. Deixe assim até o motor se manter constante sem "engasgo".


Não entendi. Se eu não abri como eu vou fechar? Dou a partida com a torneira fechada, certo? E quando eu abro?


A torneira fechada é pra evitar o "afogamento", depois de 10s que o motor pegar, você pode abrir a torneira.



Bros 150 ESD - São Luis - Ma

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2008 11:22 #5 por redmaster
Respondido por redmaster no tópico Como ligar uma moto afogada?

Gadz escreveu:

redmaster escreveu: Fechar a torneira é o primeiro passo antes da parada. Ao liga-la novamente, não abra a torneira, dê a partida (abrindo o afogador) sem acelerar e logo em seguida feche novamente. Deixe assim até o motor se manter constante sem "engasgo".


Não entendi. Se eu não abri como eu vou fechar? Dou a partida com a torneira fechada, certo? E quando eu abro?


A torneira (combustivel) fechada é para evitar o afogamento. Abra após 10s o motor pegar.



Bros 150 ESD - São Luis - Ma

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Mar 2008 19:10 #6 por fabioara
Respondido por fabioara no tópico Como ligar uma moto afogada?
To pra comprar uma moto Honda Bros 150 ano 2005. Incrivelmente ela ta com menos de 1000 km rodados. E não é tombo no marcador nao. Ta parada a mais de um ano. . O dono comprou e parou de andar por medo e não vendeu (conheço o cara).


Queria saber o que tenho que fazer: trocar o oleo é bom? A bateria ta arriada, será que tem que trocar tmb? Vou chamar um mecanico pra dar uma olhada, mas queria tentar resolver.


Abs



Fabio Araujo

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2008 06:42 #7 por thiagom
Respondido por thiagom no tópico Como ligar uma moto afogada?
Gadz,
se ela não pegar de jeito nenhum por estar afogada, tente tirar o filtro de ar e fazer o motor girar com o acelerador totalmente aberto. Depois tente novamente dar a partida normalmente ainda sem o filtro de ar, uma hora ela pega (claro que vc deve ter checado a vela e outros componentes né).

fabioara:
Trocar o óleo é bom sim, e de preferencia já junto com o filtro. Quanto a bateria, vc pode tentar dar uma carga lenta nela, existem carregadores caseiros, ou leve numa oficina e peça pra fazerem isso, é barato. Se a bateria segurar a carga blz, nem precisa trocar.

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2008 13:15 #8 por VENTANIA
Respondido por VENTANIA no tópico Como ligar uma moto afogada?
Fabioara.

Qaunto a bateria, retire-a e verifique o nível da agua.

Se for bateria sem manutenção,não faça nada, se com manutenção e tiver pouca agua, complete com agua destilada após faça a moto pegar no tranco e ande uns 20 minutos com ela que a bateria será carregada normalmente.

Se fizer isso e depois de um dia a moto não pegar novamente, terá que troca-la.

BOA BATERIA.....ROUTE OU BRANDI, DE segunda linha, mas tive a brandi e amigo meu a route e são ótima e quase metade do preço da yuasa que é a melhor delas.

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2008 13:41 #9 por cesardelta1
Respondido por cesardelta1 no tópico Como ligar uma moto afogada?
Pela idade o post provavelmente minha resposta ñ vai mais ajudar.
Mais pode vir a ajudar outros users q ainda ñ deram partida na moto parada.

1º veja o nivel de solução da bateria e complete se necessario.

2º se a moto esta parada a muuuito tempo... + de 5 meses, provavelmente a gasolina ja esta velha e a moto ñ vai pegar nunca.
então feche a torneira do tanque, solte o parafuso de dreno do carburador para escorrer toda a gasolina dele. Jogue fora tbm a gasolina do tanque, coloque nova e abra a torneira.

3º se a moto ñ tiver partida eletrica, de umas 10 pedaladas lentas com a chave desligada. se tiver partida eletrica, desligue o farol, dê partida por uns 5 segundos... pare... e dê mais 5 segundos. Isso faz com que o oleo que esta no fundo do motor suba lubrificando as valvulas e pistão q estão cecos devido ao longo tempo parado evitando assim um desgaste desnecessario.

4º dê umas duas "bombadas" no acelerador para dar uma desengripada e injetar gasolina no pistão (q esta ceco). ligue a chave e dê partida sem acelerar.
OBS: No caso das XLX dê partida com o afogador acionado.
70% de chance da moto pegar nas duas primeiras tentativas.

se ñ pegar, olhe se vc ñ esqueceu de abrir a torneira da gasolina...hahaha....acontece nas melhores familias.
Então vc pode começar olhando cachimbo, bobina, vela, carburador e filtro....nessa msm ordem.

Pode parecer exagero, mais se vc fizer td isso antes da 1ª partida o motor agradece.

abraços
Se vc esgotou o carburador, a moto pode demorar um pouquinho pra pegar, isso é normal.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Nov 2010 07:47 #10 por herculesbsouza
Respondido por herculesbsouza no tópico Como ligar uma moto afogada?
Deixei minha moto parada muito e acabei afogando hoje de manhã. As dicas acima vai ajudar muito Fui!

INTRUDER Vermelha 08/09 "Silvia"
Porto Alegre - RS

"A vitória é a arte de você continuar, onde os outros resolveram parar."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Nov 2010 10:15 #11 por leonardozanella
Respondido por leonardozanella no tópico Como ligar uma moto afogada?
Gadz, meu pai passa pelo mesmo problema seu, a moto fica muito tempo parada.


Ensinei ele ligar da seguinte maneira:


Abra o afogador no terceiro nível (no caso das titans) de a partida e quando ela ameaçar pegar de apenas uma aceleradinha.


Quando ela ligar mantenha o acelerador um pouco aberto para não cair a aceleração.


Volte o afogador para o primeiro estágio e mantenha o acelerador um pouco aberto para a moto não morrer quando fria.


Isso é um macete que acredito variar de moto para moto, mas tenta e coloca ai se funcionou.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 10:13 #12 por herculesbsouza
Respondido por herculesbsouza no tópico Como ligar uma moto afogada?
Conversei com o Sr Lázaro, mecânico, possui uma Suzuki 250 e é professor de mecânica de motos, e deu os seguintes passos:
1- abra o acelerador no máximo, para permitir a entrada de ar;
2- acione a partida elétrica, este passo vai queimar o excesso de gasolina sobre o pistão que ocasionou o afogamento; Fui!

INTRUDER Vermelha 08/09 "Silvia"
Porto Alegre - RS

"A vitória é a arte de você continuar, onde os outros resolveram parar."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Nov 2010 16:44 #13 por BlackHawk
Respondido por BlackHawk no tópico Como ligar uma moto afogada?
Hércules, este é o procedimento não só pras motos, mas para carros também. Acelerador la embaixo e acionar por até 5 segundos, esperar 30 segundos se não pegar e acionar novamente. (procedimento não válido para veículos injetados).

peregrinosdaestrada.com.br
Veja no site as novidades

Ihr Mann

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Dez 2010 20:23 #14 por BillyF.T
Respondido por BillyF.T no tópico Como ligar uma moto afogada?
Eu tenho uma cg 150 titan, e as vezes quando está frio ela
não quer ligar só na partida elétrica então eu uso o
afogador... Uns amigos meus disseram me disseram para eu
não fazer isto porque a moto "vicia"... É verdade a
informação ou mito?

"Quem é de verdade sabe quem é de mentira"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.220 segundos