Dei uma pesquisada e não encontrei algo relacionado no fórum.
Bem, sou motociclista de 1ª viagem, comprei a minha moto recentemente e antes só tinha andado de moto na auto-escola na vida.
Tenho +- 1200 kms rodados já nessa moto e ando até tranquilamente sozinho, sem muitos sustos.
Porém hoje fui tentar levar um amigo meu na garupa, primeira vez que tento levar alguém na garupa.
Quando eu saí, a moto começou a ficar fazendo zigue-zague... Quase caí devido ao zigue-zague da saída. Consegui estabilizar a moto, mas mesmo mantendo em linha reta, ela continuava a fazer zigue-zagues.
Gostaria de saber se isso é comum na primeira vez que se tenta levar alguém, creio que não, ou se alguém já passou por uma situação parecida e se vocês tem alguma dica para dar para esse mero iniciante em duas rodas.
Não se preocupe, você não está com pecado mortal em ziguezaguear com garupa.
Mesmo os mais experientes podem passar por isso.
Por que?
Porque o garupa praticamente "controla" a moto em baixa velocidade.
Se lembra (acho que todo mundo já fez isso) quando você sentava na garupa da bicicleta e soltava as mãos e só com a inclinação do corpo você mudava de direção?
É isso que acontece com o garupa da moto.
A gente fica brigando com o garupa.
Quando o garupa é experiente ele confia no piloto e deixa o corpo no molejo da moto.
Quando o garupa é inexperiente, se a moto pende para um lado, ele "truva" onde puder e puxa para o lado contrário.
Aí a moto vai com tudo e você puxa para o outro lado.
E aí vira aquela peleja até aumentar um pouco a velocidade.
Com o tempo a gente aprende a lidar "um pouco" com isso, mas mesmo assim ainda apode acontecer.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
É questão de costume e "educar" o garupa. Abaixo vai algumas dicas:
1. Nunca subir ou descer da Moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito Motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.
3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das retas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”
4. O garupa é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de pedágios.
Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipe.
6. O garupa pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer nunca.
10. Nas freiadas e arrancadas deve apoiar-se nos suportes e não no
condutor.
11. Nas paradas não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só
desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.
13. A garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros Motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o Capacete,
os óculos ou o penteado.
chunda escreveu: É questão de costume e "educar" o garupa. Abaixo vai algumas dicas:
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros Motociclistas, sob pena de deslocar um braço. Extraído da revista Tech Force
Acho que um motociclista com apenas 1200kmr não vai se arriscar a ir tão rápido.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Agora mais do que nunca eu acredito na inteligência dos primatas. Vejam só qual foi a marca de motocicleta que ele implorou para seu dono comprar, YAMAHAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!
"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus