A Arte de Lavar uma Motocicleta.

28 Abr 2013 20:32 #1 por fabrício.rezende
Boa noite companheiros,

Este tutorial é apenas uma forma de trocarmos informações sobre a melhor maneira de como lavar uma moto com todos os cuidados possíveis, ainda mais para aqueles que desejam uma maior vida útil do seu possante.



Lavar a moto é como lavar uma mulher.... ops... desculpa... quis apenas dizer que devemos ser carinhosos, atenciosos e suave com as nossas garotas, principalmente com as zonas de risco! Rss

Segue a foto após o processo finalizado:



1º Passo: Tenha sempre uma companheira ao lado para dar proteção durante o processo, no caso eu chamei a minha pit bull disfarçada de poodle toy!

2º Passo: Lubrificante para humanos. Recomendo uma heineken ou budweiser.

3º Passo: Água na motocicleta! Sempre de cima para baixo como se fosse uma chuva caindo. Este processo ajudará na remoção de detritos do dia a dia.

4º Passo: Querosene ou produto similar que retire o antigo lubrificante da corrente, seja óleo ou graxa. Este processo quando constante poderá prolongar o seu quite de transmissão por 10 a 20 anos. Aplicar também nas partes metálicas que necessitem de remoção de algum detrito, principalmente quando for piche de asfalto.

Obs: Não aplicar no disco de freio, pois poderá afetar diretamente as pastilhas e o próprio disco.

5º Passo: Inicie o processo de lavagem com detergente automotivo, no caso eu usei o Lava Auto - Kharis, durante este passo devemos ter os seguintes cuidados:

- Para as carenagens utilizar apenas uma esponja, no caso eu recomendo a Esponja em Microfibra - Belmax, dificilmente irá arranhar a superfície além de ser bem prática na hora da limpeza já que possui uma extrema absorção do sabão, de forma que você não vai precisar ir ao balde várias vezes, basta apertar as esponja para que a superfície continue molhada. A Esponja utilizada é a azul na foto.

- Para as partes do motor bem como as partes metálicas deve-se utilizar uma esponja um pouco mais áspera, no caso aquele lado amarelo da famosa esponja de lavar louças, no caso eu comprei uma própria para lavagem de veículos. A vantagem é que possui um maior poder de absorção e uma maior superfície. Para limpar áreas menores utilizei uma de cozinha. A amarela ao lado da azul e a outra perto do balde.

6º Passo: Água nela! Obs: Recomendo que a lavagem com o detergente seja setorizada nas partes da moto, de forma que a aplicação do sabão seja sempre retirada com água imediatamente, desta forma estaremos nos prevenindo contra qualquer ação corrosiva do produto. Lembrem-se, não existe uma solução neutra, sempre a solução tenderá para um pH.

7º Passo: Secar as partes molhadas, seja por meio natural ou artificial.

8º Passo: Medias de conservação:

- Neste passo eu iniciei pela parte de cima da moto, aplicando a cera automotiva nas carenagens. A cera utilizada foi a Gran Prix onde a aplicação foi feita com panos de tecido macio e com movimentos uniformes.

Obs: Na aplicação da cera eu pude perceber que a nas carenagens escuras da moto a camada deve ser bem mais fina d- o que nas partes amarelas. O Excesso foi retirado com pano úmido.

- Para os pneus eu utilizei o Limpa Pneus - Kharis, não é o famoso pretinho, mas sim um limpador próprio para pneus. Realmente deixam os pneus brilhando.

- Na corrente a apliquei a graxa branca. Como foi cedida por um amigo eu não sei recomendar a marca.

- Ainda há a aplicação final das partes metálicas com o lubrificantes, no caso apliquei o WD-40 nas partes metálicas, sinceramente eu não sei se ele é recomendado para a corrente, tendo em vista que já vi muitas reclamações na internet.

9º Passo: Recomenda-se ligar a moto ou dar uma volta (em local limpo) para a retirada de excesso de água.



Todos nós sabemos que dificilmente o lava jato do bairro fará uma limpeza tão completa como nós mesmos, ainda mais quando se trata da conservação dos nossos possantes.

Agora sim podemos trocar informações sobre o processo de lavagem!!!

:)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu, MANDRUVADOIDAO, MandruvaX M10

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28 Abr 2013 23:02 #2 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico A Arte de Lavar uma Motocicleta.
Opa, ja chegou colaborando com o forum, bem vindo!

Eu tenho que admitir que ultimamente tenho sido culpado de deixar a moto ser lavada por outros, apesar que o cara tem sido atencioso no trabalho, ela sempre sai parecendo nova, com cera, escapamento pretinho (acho que algum produto).
Infelizmente ta sendo meio dificil pra arrumar um lugar onde eu possa usar agua pra lavar a moto eu mesmo, ja que moro em apartamento, mas pretendo em breve voltar a lavar ela eu mesmo.

Minhas dicas:
-Pretinho em hipotese alguma. Na primeira vez que a moto foi lavada com o cara, ele usou pretinho na roda, ja avisei ele nas vezes seguintes pra nao usar por que eh notavel a perda de aderencia, andei com muito cuidado, mas o perigo de derrapar com pretinho na roda aumenta bastante.

-Cuidado com a querosene, nao deixar ela encostar em nada de plastico ou borracha. No motor tem a borracha que separa o cabecote do curso do pistao, entao eh uma area pra utilizar o querosene com cuidado, talvez ate com um algodao. Pra tirar o oleo da corrente tenha sempre agua pra escorrer a querosene no chao pra ela nao entrar em contato com o pneu, ja que ela resseca a borracha.

Eu utilizo WD-40 pra lubrificar a corrente e nunca tive problemas, mas isso vai de cada um tambem, tem gente que lubrifica ate com o oleo comum de motor :lol:

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29 Abr 2013 16:20 #3 por espricio
Respondido por espricio no tópico A Arte de Lavar uma Motocicleta.
Ian não recomendaria usar o WD-40 como lubrificante, ainda mais na corrente, pois na verdade ele até lubrifica mas a função dele é desengipar, eliminar ferrugens, eliminar umidade e tal. Para a corrente a ação lubrificante dele acho muito fraca e de pouquissima duração. Isso pode diminuir a vida de toda a relação...

O iedal seria, após lavar a moto, usar o WD para ajudar a eliminar sujeira, oleo velho e agua da corrente. Depois passar uma pano seco (que não solte fiapos) e ai sim aplicar oleo no corrente. Nas minhas antigas motos usava que que vinha em spray e era especifico para corrente de moto.

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29 Abr 2013 17:38 #4 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico A Arte de Lavar uma Motocicleta.
É isso mesmo, Ian!!!!

Não uso WD (ou assemelhados) como lubrificante, pois essa não é sua função!!! Como limpesa, até funciona, porém deve ser retirado e excesso e colocado um óleo lubrificante próprio para correntes (pode ser em sprai, porém específico. Eu uso líquido mesmo)

Se a corrente tiver o'ring, aí é que não deve usar mesmo, pois o WD é penetrante e pode penetrar no o'ring e diluir o lubrificante interno dos roletes, que os aneis devem proteger e causar um efeito contrário ao pretendido. ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

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29 Abr 2013 20:52 #5 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico A Arte de Lavar uma Motocicleta.
Opa,
Eu que fiz confusao aqui, o lubrificante que uso nao eh WD-40. Uso o Mobil Super moto, eh um lubrificante em spray que eu comprei na concessionaria. Mas nem sabia que o WD-40 nao era apropriado.

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30 Abr 2013 12:09 #6 por MandruvaX M10
Ótimas dicas.
Na primeira frenagem após o banho tenha cautela.
A eficiência dos freios pode estar reduzida.

ENM: Passei no 2º (Lavras-MG), perdi o 3º(Ubachuva-SP), fui no 4º(Urubici-SC),
Aniversário do Bando do Macaco Motonliner: 1º, 2º, 3º, 4º ES e 5º MG 2016
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe

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30 Abr 2013 12:18 #7 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico A Arte de Lavar uma Motocicleta.

MandruvaX M10 escreveu: Ótimas dicas.
Na primeira frenagem após o banho tenha cautela.
A eficiência dos freios pode estar reduzida.


Já vi para choque "crescer" por conta disso. :ohmy: :ohmy:

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