Boa noite companheiros,
Este tutorial é apenas uma forma de trocarmos informações sobre a melhor maneira de como lavar uma moto com todos os cuidados possíveis, ainda mais para aqueles que desejam uma maior vida útil do seu possante.
Lavar a moto é como lavar uma mulher.... ops... desculpa... quis apenas dizer que devemos ser carinhosos, atenciosos e suave com as nossas garotas, principalmente com as zonas de risco! Rss
Segue a foto após o processo finalizado:
1º Passo: Tenha sempre uma companheira ao lado para dar proteção durante o processo, no caso eu chamei a minha pit bull disfarçada de poodle toy!
2º Passo: Lubrificante para humanos. Recomendo uma heineken ou budweiser.
3º Passo: Água na motocicleta! Sempre de cima para baixo como se fosse uma chuva caindo. Este processo ajudará na remoção de detritos do dia a dia.
4º Passo: Querosene ou produto similar que retire o antigo lubrificante da corrente, seja óleo ou graxa. Este processo quando constante poderá prolongar o seu quite de transmissão por 10 a 20 anos. Aplicar também nas partes metálicas que necessitem de remoção de algum detrito, principalmente quando for piche de asfalto.
Obs: Não aplicar no disco de freio, pois poderá afetar diretamente as pastilhas e o próprio disco.
5º Passo: Inicie o processo de lavagem com detergente automotivo, no caso eu usei o
Lava Auto - Kharis, durante este passo devemos ter os seguintes cuidados:
- Para as carenagens utilizar apenas uma esponja, no caso eu recomendo a Esponja em Microfibra - Belmax, dificilmente irá arranhar a superfície além de ser bem prática na hora da limpeza já que possui uma extrema absorção do sabão, de forma que você não vai precisar ir ao balde várias vezes, basta apertar as esponja para que a superfície continue molhada. A Esponja utilizada é a azul na foto.
- Para as partes do motor bem como as partes metálicas deve-se utilizar uma esponja um pouco mais áspera, no caso aquele lado amarelo da famosa esponja de lavar louças, no caso eu comprei uma própria para lavagem de veículos. A vantagem é que possui um maior poder de absorção e uma maior superfície. Para limpar áreas menores utilizei uma de cozinha. A amarela ao lado da azul e a outra perto do balde.
6º Passo: Água nela! Obs: Recomendo que a lavagem com o detergente seja setorizada nas partes da moto, de forma que a aplicação do sabão seja sempre retirada com água imediatamente, desta forma estaremos nos prevenindo contra qualquer ação corrosiva do produto. Lembrem-se, não existe uma solução neutra, sempre a solução tenderá para um pH.
7º Passo: Secar as partes molhadas, seja por meio natural ou artificial.
8º Passo: Medias de conservação:
- Neste passo eu iniciei pela parte de cima da moto, aplicando a cera automotiva nas carenagens. A cera utilizada foi a
Gran Prix onde a aplicação foi feita com panos de tecido macio e com movimentos uniformes.
Obs: Na aplicação da cera eu pude perceber que a nas carenagens escuras da moto a camada deve ser bem mais fina d- o que nas partes amarelas. O Excesso foi retirado com pano úmido.
- Para os pneus eu utilizei o
Limpa Pneus - Kharis, não é o famoso pretinho, mas sim um limpador próprio para pneus. Realmente deixam os pneus brilhando.
- Na corrente a apliquei a graxa branca. Como foi cedida por um amigo eu não sei recomendar a marca.
- Ainda há a aplicação final das partes metálicas com o lubrificantes, no caso apliquei o WD-40 nas partes metálicas, sinceramente eu não sei se ele é recomendado para a corrente, tendo em vista que já vi muitas reclamações na internet.
9º Passo: Recomenda-se ligar a moto ou dar uma volta (em local limpo) para a retirada de excesso de água.
Todos nós sabemos que dificilmente o lava jato do bairro fará uma limpeza tão completa como nós mesmos, ainda mais quando se trata da conservação dos nossos possantes.
Agora sim podemos trocar informações sobre o processo de lavagem!!!