Dúvida troca de marcha.

29 Mar 2013 18:49 #1 por Andrenvser
Olá pessoal, sou recém-habilitado e como vocês sabem, na auto-escola não dá pra aprender muita coisa em relação à moto.To com uma duvida na troca de marcha.

Meu pai me diz que é pra pilotar como se fosse um carro e que nós não devemos ficar nunca na primeira marcha, que ela só serve pra arrancar a moto quando ta parada e depois rapidamente devemos passar pra segunda.

Consultei o manual da moto (uma Fan 150) e segundo o manual e também segundo o indicador de marchas que está no painel; nós devemos ir até uns 40 km por hora pra passar pra segunda... Ou seja, aqui onde moro eu ficaria o tempo todo só em 1ª pq é area residencial e não dá pra ir mais de 40...Pareceu um pouco estranho pra mim essa velocidade toda na 1ª marcha.

Por isso, gostaria que me dessem uma luz.

Vlw aí....
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2013 20:50 - 29 Mar 2013 21:02 #2 por André Cardoso
O teu pai está certo, mas tb se pode usar a primeira numa subida muita ingreme. A primeira é a marcha mais forte. Logo depois de arrancar já coloco a segunda e sigo com ela, assim vou esquentando o motor e poupando o câmbio, com poucas trocas de marcha. Dentro do bairro praticamente só ando em segunda.

Um cuidado importante é evitar andar em rotações muito baixas e muito altas. O manual das Hondas sugere isso (XRE e Hornet, pelo menos).

O amigo colocou indicador de marcha na Fan?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andrenvser

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2013 20:59 #3 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Dúvida troca de marcha.
Seja Bem Vindo :cheer:

Para melhor entender:
Você anda de bicicleta com marchas ?
Se anda, ou andou, tenha suas pernas como o motor e as catracas como o câmbio da moto.
Precisou de força, reduz, precisou de velocidade, libera as pernas(motor) e troca as marchas.
Você não deve andar com o motor "esguelado" nem frouxo, há de entender com a prática o meio termo, para aproveitar o torque e a potencia do motor sem gastar muito combustível. O contagiros é uma ferramenta muito útil quando existe na moto, se não ele, o ouvido (treinado).
Ve-se no manual qual p torque max. e sua respectiva faixa de giros e o mesmo com a potencia máxima. rodando entre os dois, obten-se o que há de melhor do motor.
Abraços :)

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marceloe, Andrenvser

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2013 21:15 #4 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Dúvida troca de marcha.
Acho que o indicador de marchas que ele disse eh aquele que fica no velocimetro, que na verdade nao eh um indicador de marchas, eh o marcador de velocidade maxima por marcha. So lembrando que se aquela eh a velocidade maxima por marcha o ideal eh voce trocar antes. Na Fan 150 eu acho forcar demais segurar a primeira marcha ate 40km/h. A essa altura eu ja estou na terceira quase indo pra quarta (numa tocada mais economica)..

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Cardoso

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2013 21:52 #5 por Andrenvser
Respondido por Andrenvser no tópico Dúvida troca de marcha.

Ian Caio escreveu: Acho que o indicador de marchas que ele disse eh aquele que fica no velocimetro, que na verdade nao eh um indicador de marchas, eh o marcador de velocidade maxima por marcha. So lembrando que se aquela eh a velocidade maxima por marcha o ideal eh voce trocar antes. Na Fan 150 eu acho forcar demais segurar a primeira marcha ate 40km/h. A essa altura eu ja estou na terceira quase indo pra quarta (numa tocada mais economica)..


Sim, você está certo, não é indicador de marcha, é velocidade max. por marcha. :whistle:



André Cardoso escreveu: O teu pai está certo, mas tb se pode usar a primeira numa subida muita ingreme. A primeira é a marcha mais forte. Logo depois de arrancar já coloco a segunda e sigo com ela, assim vou esquentando o motor e poupando o câmbio, com poucas trocas de marcha. Dentro do bairro praticamente só ando em segunda.

Um cuidado importante é evitar andar em rotações muito baixas e muito altas. O manual das Hondas sugere isso (XRE e Hornet, pelo menos).

O amigo colocou indicador de marcha na Fan?




E no caso de eu estar andando num transito bem emperrado a baixa velocidade mas sem parar, no carro eu vou sempre de 2ª, mas se eu fizer isso na moto ela morre, certo?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2013 22:00 #6 por André Cardoso
É verdade, nesse caso se usa a primeira tb. Os carros possuem bastante torque, se consegue manter a segunda. Nas motos isso é mais complicado, vai faltar força no motor numa segunda marcha nessas condições. Aí tem que manter a primeira mesmo...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Mar 2013 16:27 #7 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Dúvida troca de marcha.
soueu,
Maravilhosa sua analogia com as pedaladas. !!

Soueu escreveu: Seja Bem Vindo :cheer:

Para melhor entender:
Você anda de bicicleta com marchas ?
Se anda, ou andou, tenha suas pernas como o motor e as catracas como o câmbio da moto.
Precisou de força, reduz, precisou de velocidade, libera as pernas(motor) e troca as marchas.
Você não deve andar com o motor "esguelado" nem frouxo, há de entender com a prática o meio termo, para aproveitar o torque e a potencia do motor sem gastar muito combustível. O contagiros é uma ferramenta muito útil quando existe na moto, se não ele, o ouvido (treinado).
Ve-se no manual qual p torque max. e sua respectiva faixa de giros e o mesmo com a potencia máxima. rodando entre os dois, obten-se o que há de melhor do motor.
Abraços :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2013 02:40 #8 por Andrenvser
Respondido por Andrenvser no tópico Dúvida troca de marcha.
Vlw pela ajuda pessoal.

Coloquei em prático o que aprendi aqui e posso dizer que tive uma melhora.Infelizmente to com pouco tempo pra pegar a moto, mas essa semana, se Deus quiser, vou dar uma pegada boa.


Só mais uma dúvida em relação a reduzição de velocidade.

,Eu to por exemplo numa terceirinha e tem uma lombada, daí eu solto o acelerador. deixo correr um pouco, embreio, vo diminuindo a velocidade no freio, diminuo a marcha, e depois toco normal.

Mas ta certo isso, largar o acelerador e deixar a moto correndo um pouco com o acelerador solto?Ou devo largar o acelerador e imediatamente embrear?


Outra coisa, eu reduzo a velocidade no freio antes de embrear ou só dpois de embreada mesmo?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2013 09:01 #9 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Dúvida troca de marcha.

Andrenvser escreveu: Vlw pela ajuda pessoal.

Coloquei em prático o que aprendi aqui e posso dizer que tive uma melhora.Infelizmente to com pouco tempo pra pegar a moto, mas essa semana, se Deus quiser, vou dar uma pegada boa.


Só mais uma dúvida em relação a reduzição de velocidade.

,Eu to por exemplo numa terceirinha e tem uma lombada, daí eu solto o acelerador. deixo correr um pouco, embreio, vo diminuindo a velocidade no freio, diminuo a marcha, e depois toco normal.

Mas ta certo isso, largar o acelerador e deixar a moto correndo um pouco com o acelerador solto?Ou devo largar o acelerador e imediatamente embrear?


Outra coisa, eu reduzo a velocidade no freio antes de embrear ou só dpois de embreada mesmo?


Vc está corretíssimo!!!!!! Vc está usando o chamado "freio motor" que te auxilia muito na frenagem, aumentando a segurança e aumentando a vida útil do seu freio!!!!! ;) (está faltando o emotion de palmas)

A embreagem só deve ser acionada para a troca de marchas e solta imediatamente após a troca. Nunca ande com a embreagem acionada, pois além de desgastá-la prematuramente, vc tem que usar mais os freios!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 00:04 #10 por gabriel.95
Respondido por gabriel.95 no tópico Dúvida troca de marcha.
Olha cara primeira marcha é só ate akele arranque msm ja coloque segunda marcha e se for uma retinha mas que tenha que ficar parado aconselho deixar só na segunda mas se é naquela avenida da cidade com transito que voce fica na media dos 40km/h coloque 3 marcha..ela vai ajudar no consumo :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2013 11:20 #11 por Andrenvser
Respondido por Andrenvser no tópico Dúvida troca de marcha.
Bom galera,como eu ainda não sei "escutar o motor" to me baseando pela velocidade e usando a seguinte relação velocidade-marcha:

1º marcha - até 10km/h
2º marcha - até 20km/h
3º marcha - até 40km/h
4º marcha - até 80km/h


Corrijam-me se eu estiver errado.Lembrando que é uma cg 150

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2013 13:57 #12 por _paulo_ricardo_
Respondido por _paulo_ricardo_ no tópico Dúvida troca de marcha.
esquece essa história de freio motor... isso não funciona... o motor vai puxar a moto pra frente... em reduzidas... ainda mais as bruscas... o melhor é segurar a embreagem e o freio... qualquer coisa faz o teste.. com a moto quase afogando de tão devagar... freia de uma vez.... e depois freia segurando a embreagem... segurando a embreagem ela para bem mais rápido... freio motor é mito.. www.motite.com.br ... só tem q procurar a matéria

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2013 15:52 #13 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Dúvida troca de marcha.
Caro amigo Paulo Ricardo!!!

Vc está parcialmente certo. ou seja, em uma franagem de emergencia, não dá tempo do freio motor atuar de forma significativa, não ajudando em nada na freagem, e como postado em outro tópico, nas tocadas mais agressivas ele funciona mais para ajustar a rotação do motor, pois quando vc quizer "dar mão" nas saidas de curva, já vai estar na marcha e rotações certas.

Porém dizer que freio motor é um mito, já é outra história, pois ele funciona sim. Posso te garnatir que funciona, pois só estou vivo hoje por causa dele, pois o freio de serviço do meu carro falhou e eu consegui parar o carro usando somente o freio motor, reduzindo as marchas até o carro praticamente parar, e usando o freio de estacionamento apenas para imobilizar o carro, quando a velocidade já estava bem baixa.
Leia este site:

g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL997643-9658,00.html

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2013 17:47 #14 por _paulo_ricardo_
Respondido por _paulo_ricardo_ no tópico Dúvida troca de marcha.
Sim sim... em uma frenagem programada é bom sim usar... com a marcha engatada dependendo da velocidade ele até ajuda a roda de trás a grudar no chão... mas na emergencial é melhor ganhar esta estabilidade a mais com o freio de trás e posição do corpo (claro que isso vem com treino e mto tempo) mas como eu falei, vai da situação, ajuda sim, num semáforo, lombada... mas na hora do vamo vê, agarra o freio e a embreagem e vamo bora... O Tite fala assim mais ou menos, reduzindo são varias ações embreagem, baixa marcha, solta, embreagem, baixa marcha, solta... por mais que isso custe milésimos de segundo, pode dar diferença na hora de parar. só puxando a embreagem e o freio é só embreagem e frear...

motite.blogs.sapo.pt/93832.html caso vocês queiram dar uma lida mais a fundo nas matérias

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.136 segundos