Olá pessoal, sou recém-habilitado e como vocês sabem, na auto-escola não dá pra aprender muita coisa em relação à moto.To com uma duvida na troca de marcha.
Meu pai me diz que é pra pilotar como se fosse um carro e que nós não devemos ficar nunca na primeira marcha, que ela só serve pra arrancar a moto quando ta parada e depois rapidamente devemos passar pra segunda.
Consultei o manual da moto (uma Fan 150) e segundo o manual e também segundo o indicador de marchas que está no painel; nós devemos ir até uns 40 km por hora pra passar pra segunda... Ou seja, aqui onde moro eu ficaria o tempo todo só em 1ª pq é area residencial e não dá pra ir mais de 40...Pareceu um pouco estranho pra mim essa velocidade toda na 1ª marcha.
O teu pai está certo, mas tb se pode usar a primeira numa subida muita ingreme. A primeira é a marcha mais forte. Logo depois de arrancar já coloco a segunda e sigo com ela, assim vou esquentando o motor e poupando o câmbio, com poucas trocas de marcha. Dentro do bairro praticamente só ando em segunda.
Um cuidado importante é evitar andar em rotações muito baixas e muito altas. O manual das Hondas sugere isso (XRE e Hornet, pelo menos).
Para melhor entender:
Você anda de bicicleta com marchas ?
Se anda, ou andou, tenha suas pernas como o motor e as catracas como o câmbio da moto.
Precisou de força, reduz, precisou de velocidade, libera as pernas(motor) e troca as marchas.
Você não deve andar com o motor "esguelado" nem frouxo, há de entender com a prática o meio termo, para aproveitar o torque e a potencia do motor sem gastar muito combustível. O contagiros é uma ferramenta muito útil quando existe na moto, se não ele, o ouvido (treinado).
Ve-se no manual qual p torque max. e sua respectiva faixa de giros e o mesmo com a potencia máxima. rodando entre os dois, obten-se o que há de melhor do motor.
Abraços
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Acho que o indicador de marchas que ele disse eh aquele que fica no velocimetro, que na verdade nao eh um indicador de marchas, eh o marcador de velocidade maxima por marcha. So lembrando que se aquela eh a velocidade maxima por marcha o ideal eh voce trocar antes. Na Fan 150 eu acho forcar demais segurar a primeira marcha ate 40km/h. A essa altura eu ja estou na terceira quase indo pra quarta (numa tocada mais economica)..
Ian Caio escreveu: Acho que o indicador de marchas que ele disse eh aquele que fica no velocimetro, que na verdade nao eh um indicador de marchas, eh o marcador de velocidade maxima por marcha. So lembrando que se aquela eh a velocidade maxima por marcha o ideal eh voce trocar antes. Na Fan 150 eu acho forcar demais segurar a primeira marcha ate 40km/h. A essa altura eu ja estou na terceira quase indo pra quarta (numa tocada mais economica)..
Sim, você está certo, não é indicador de marcha, é velocidade max. por marcha.
André Cardoso escreveu: O teu pai está certo, mas tb se pode usar a primeira numa subida muita ingreme. A primeira é a marcha mais forte. Logo depois de arrancar já coloco a segunda e sigo com ela, assim vou esquentando o motor e poupando o câmbio, com poucas trocas de marcha. Dentro do bairro praticamente só ando em segunda.
Um cuidado importante é evitar andar em rotações muito baixas e muito altas. O manual das Hondas sugere isso (XRE e Hornet, pelo menos).
O amigo colocou indicador de marcha na Fan?
E no caso de eu estar andando num transito bem emperrado a baixa velocidade mas sem parar, no carro eu vou sempre de 2ª, mas se eu fizer isso na moto ela morre, certo?
É verdade, nesse caso se usa a primeira tb. Os carros possuem bastante torque, se consegue manter a segunda. Nas motos isso é mais complicado, vai faltar força no motor numa segunda marcha nessas condições. Aí tem que manter a primeira mesmo...
soueu,
Maravilhosa sua analogia com as pedaladas. !!
Soueu escreveu: Seja Bem Vindo
Para melhor entender:
Você anda de bicicleta com marchas ?
Se anda, ou andou, tenha suas pernas como o motor e as catracas como o câmbio da moto.
Precisou de força, reduz, precisou de velocidade, libera as pernas(motor) e troca as marchas.
Você não deve andar com o motor "esguelado" nem frouxo, há de entender com a prática o meio termo, para aproveitar o torque e a potencia do motor sem gastar muito combustível. O contagiros é uma ferramenta muito útil quando existe na moto, se não ele, o ouvido (treinado).
Ve-se no manual qual p torque max. e sua respectiva faixa de giros e o mesmo com a potencia máxima. rodando entre os dois, obten-se o que há de melhor do motor.
Abraços
Coloquei em prático o que aprendi aqui e posso dizer que tive uma melhora.Infelizmente to com pouco tempo pra pegar a moto, mas essa semana, se Deus quiser, vou dar uma pegada boa.
Só mais uma dúvida em relação a reduzição de velocidade.
,Eu to por exemplo numa terceirinha e tem uma lombada, daí eu solto o acelerador. deixo correr um pouco, embreio, vo diminuindo a velocidade no freio, diminuo a marcha, e depois toco normal.
Mas ta certo isso, largar o acelerador e deixar a moto correndo um pouco com o acelerador solto?Ou devo largar o acelerador e imediatamente embrear?
Outra coisa, eu reduzo a velocidade no freio antes de embrear ou só dpois de embreada mesmo?
Coloquei em prático o que aprendi aqui e posso dizer que tive uma melhora.Infelizmente to com pouco tempo pra pegar a moto, mas essa semana, se Deus quiser, vou dar uma pegada boa.
Só mais uma dúvida em relação a reduzição de velocidade.
,Eu to por exemplo numa terceirinha e tem uma lombada, daí eu solto o acelerador. deixo correr um pouco, embreio, vo diminuindo a velocidade no freio, diminuo a marcha, e depois toco normal.
Mas ta certo isso, largar o acelerador e deixar a moto correndo um pouco com o acelerador solto?Ou devo largar o acelerador e imediatamente embrear?
Outra coisa, eu reduzo a velocidade no freio antes de embrear ou só dpois de embreada mesmo?
Vc está corretíssimo!!!!!! Vc está usando o chamado "freio motor" que te auxilia muito na frenagem, aumentando a segurança e aumentando a vida útil do seu freio!!!!! (está faltando o emotion de palmas)
A embreagem só deve ser acionada para a troca de marchas e solta imediatamente após a troca. Nunca ande com a embreagem acionada, pois além de desgastá-la prematuramente, vc tem que usar mais os freios!!!
Olha cara primeira marcha é só ate akele arranque msm ja coloque segunda marcha e se for uma retinha mas que tenha que ficar parado aconselho deixar só na segunda mas se é naquela avenida da cidade com transito que voce fica na media dos 40km/h coloque 3 marcha..ela vai ajudar no consumo
esquece essa história de freio motor... isso não funciona... o motor vai puxar a moto pra frente... em reduzidas... ainda mais as bruscas... o melhor é segurar a embreagem e o freio... qualquer coisa faz o teste.. com a moto quase afogando de tão devagar... freia de uma vez.... e depois freia segurando a embreagem... segurando a embreagem ela para bem mais rápido... freio motor é mito..
www.motite.com.br
... só tem q procurar a matéria
Vc está parcialmente certo. ou seja, em uma franagem de emergencia, não dá tempo do freio motor atuar de forma significativa, não ajudando em nada na freagem, e como postado em outro tópico, nas tocadas mais agressivas ele funciona mais para ajustar a rotação do motor, pois quando vc quizer "dar mão" nas saidas de curva, já vai estar na marcha e rotações certas.
Porém dizer que freio motor é um mito, já é outra história, pois ele funciona sim. Posso te garnatir que funciona, pois só estou vivo hoje por causa dele, pois o freio de serviço do meu carro falhou e eu consegui parar o carro usando somente o freio motor, reduzindo as marchas até o carro praticamente parar, e usando o freio de estacionamento apenas para imobilizar o carro, quando a velocidade já estava bem baixa.
Leia este site:
Sim sim... em uma frenagem programada é bom sim usar... com a marcha engatada dependendo da velocidade ele até ajuda a roda de trás a grudar no chão... mas na emergencial é melhor ganhar esta estabilidade a mais com o freio de trás e posição do corpo (claro que isso vem com treino e mto tempo) mas como eu falei, vai da situação, ajuda sim, num semáforo, lombada... mas na hora do vamo vê, agarra o freio e a embreagem e vamo bora... O Tite fala assim mais ou menos, reduzindo são varias ações embreagem, baixa marcha, solta, embreagem, baixa marcha, solta... por mais que isso custe milésimos de segundo, pode dar diferença na hora de parar. só puxando a embreagem e o freio é só embreagem e frear...