Duvida sobre redução de marchas e parada D:

08 Dez 2012 13:07 #1 por luis_sbo
Bom sou novo em dirigir carros e motos, tirei a cartar n faz nem 6 meses, e só comprei minha primeira moto a 2 meses *--*

é uma FAN 150 ESI 2013, ja conseguir pegar o jeitão dela, agora ela esta com exatos 856KM, peguei ela 0KM...

mas eu ainda tenho algumas duvidas.....

1º quando eu tenho que parar a moto por exemplo, eu tenho que ir reduzindo as marchas ate chegar em primeira??? o jeito que eu ando fazendo é assim... suponhamos que eu esteja em 3º a 60 por hora, quando eu vejo que tem um pare um ou semaforo eu ja solto o acelerador e deixo o freio motor fazer o trabalho, só que eu não vou reduzindo as marchas, quando eu vejo que ja esta perto do semaforo eu simplesmente aperto a embreagem, e vou freiando ate ela parar... estou fazendo errado?????????? ou correto é ir reduzindo de 3, 2 ,1 e ir usando o freio ate a moto parar, e somente quando for realmente parar, aperta a embreagem?

2º na hora que eu paro numa subida, qual a maneira correta de se fazer rampa =0??? por incrivel que pareça na auto escola que eu fiz eles nao ensinam nem a trocar de marcha na moto '-' eles so colocam vc em cima dela e fala pra vc fazer o percurso em 1º marcha.. mais nada...

o jeito que eu faço é o seguinte, eu paro, e deixo apertado o freio dianteiro pra moto nao descer, quando eu vou sair, eu solto o freio e e seguro o peso da moto pra ela, dai vou acelerando e soltando a embreagem pra sair suave.... mas eu acho que estou fazendo errado pq eu penso assim, e se fosse uma moto grande? (uma hornet 600 por exemplo) como que eu ia segurar o peso da moto pra só depois ir soltando a embreagem e acelerando?

e por ultimo...dizem que não pode andar com a moto em ponto morto ou com a embreagem apertada (nas descidas por exemplo), ok.. mas porque não pode? pela segurança ou porque pode causar algum dano na transmissão da moto?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.