Quantas vezes nós motociclistas escutamos essa infeliz frase "Se tiver que dar problema, dá no amaciamento", ou "Vou enrolar o cabo, isso aqui foi feito pra dar pau", etc?
Pois é, com muita tristeza a gente ouve vários relatos de pessoas que conseguem o que muitos nem sonham, comprar uma moto 0Km, que não respeitam em nada as especificações de amaciamento do motor.
Sem respeito nenhum pela conquista adquirida (talvez por terem muito dinheiro e ser fácil mesmo) essas pessoas acabam com um motor, prejudicando toda a vida útil do mesmo ou quando não dando perda total.
Fui buscar a moto na revisão dos 9.000km hoje e o mecânico foi como médico: "Nossa, que espetáculo, ela está intacta, etc." e eu respondi "Claro, amaciei ela no mais fino cuidado".
Mas não era o caso de duas SRAD que estavam por lá. As duas acabaram de sair da garantia (1 ano de uso) e estão com motor acabado. Uma, a biela sumiu. Outra, dá pra ver o que sobrou da biela.
Triste né? Mas sabe por que? Pois provavelmente alguém vai comprar essas motos dessas pessoas e vai realizar um sonho, talvez. Mas estará entrando na maior cilada e comprando uma baita dor de cabeça enquanto o dono diz: "Fique tranquilo, essa moto foi criada como uma filha. Amaciei ela certinho"
É fácil passar o problema para outro, e depois nas rodadas de cervejas, relembrar os feitos com a moto, as consequências e rirem daquele que inocente e sob engano adquiriu o "abacaxi".
Alquem que como disse LVC, sonhou em ter e suou para juntar a grana... É muita sacanagem
Cabe a nós, denunciarmos as motos "strupiadas", as maquiadas, para que pessoas como nós não sejam vítimas desses caras que da vida só querem levar vantagens.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Pois é Soueu, eu fico indignado com isso. As pessoas não tem respeito por nada. Estragam tudo e passam pra frente... É uma pena eu não saber quem são os donos das duas SRAD, pois se soubesse eu diria.
Andar de moto é um vício, você arruma um monte de motivos para pegar sua máquina e ir "trabalhar".
Existem evidências que denunciam uso abusivo.
É evidente que que compra uma super esportiva não ficará andando a a120km/h... A característica do veiculo já indica seu uso. evidente haver raras exceções. Portanto quem procura uma esportiva usada deve saber que os usuários costumam ficar esperando o sinal abrir acelerando até cortar o giro e que não há limites no uso.
No entanto vemos muitas motos street também muito maltratadas e depois maqueadas para a venda. Por isso é bom conhecer quem foram os donos anteriores antes de uma compra. E se não for possível saber, melhor não fazer o negócio.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Se gasta mais, mas evita muitas prováveis dores de cabeça e no bolso. Claro, abriria um excessão caso conhecesse o dono, o histórico da moto, etc...
A verdade é que muitos "espertos" compram motos superesportivas novas, como essas das fotos (isso acontece com muitas nakeds tb!), andam alguns meses, quase sempre na faixa vermelha do conta giros (é muito fácil ver isso nas grandes cidades!) e depois vendem com baixíssima quilometragem. Aí o comprador fica achando que fez um bom negócio.
Moto com preços coerentes, só as 125cc. 150cc, outras de baixa cilindrada e poucas 250cc.
As demais realmente tem preços extorsivos. Hoje esse mundo virtual no qual estamos permite conferir o mercado mundial.
Como estamos aqui e não lá e como gostamos muito de motos, muitos, eu também, sucumbimos e consagramos a orgia dos fabricantes.
Mas mesmo adquirindo zero, não estamos isentos das dores de cabeça. O Andrè mesmo, salvo engano, teve problemas com uma xre 300 que "apagava" e com o tanque de uma Hornet.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Soueu escreveu: Moto com preços coerentes, só as 125cc. 150cc, outras de baixa cilindrada e poucas 250cc.
As demais realmente tem preços extorsivos. Hoje esse mundo virtual no qual estamos permite conferir o mercado mundial.
Como estamos aqui e não lá e como gostamos muito de motos, muitos, eu também, sucumbimos e consagramos a orgia dos fabricantes.
Mas mesmo adquirindo zero, não estamos isentos das dores de cabeça. O Andrè mesmo, salvo engano, teve problemas com uma xre 300 que "apagava" e com o tanque de uma Hornet.
O Brasil tem as suas particularidades mesmo. Deve-se muito a isso, com certeza, a lembrança (ainda!) da inflação. Ainda não aprendemos a dar o valor merecido para o nosso dinheiro. Outro fato que deve ajudar nessa farra dos preços é uma certa "impunidade" com os caloteiros: o cara compra um veículo, anda um bom tempo, não paga as prestações e o que acontece? só precisa entregar o veículo. O emprestador arca com um bom prejuízo. Ah, e se o "dono" do carro desaparecer ou destruí-lo, é só ficar 5 anos fichado no Serasa/SPC e depois pode sair comprado e caloteando todo mundo de novo.
Vez que outra tentam aprovar no Congresso uma lei que talvez mude isso, talvez até baixando bastante as taxas de juros dos empréstimos. Na verdade esse projeto de lei se arrasta há anos em Brasília. Mas nada feito. O que acaba acontecendo? os bons pagadores acabam sendo prejudicados.
É verdade, Soueu, tive problemas com a XRE e com a Hornet. Felizmente, ainda estavam nas suas garantias de fábrica, não precisei desembolsar nada. A propósito, se estivesse comprado a Hornet usada e ela tivesse apresentado aquele problema na bomba de gasolina, eu teria que pagar "míseros" R$ 4.000,00 para arrumar. É mais ou menos o preço do tanque e da bomba nova. Ainda acho preferível comprar nova. Ainda mais uma moto cara, pois quando estraga o dono pode "preparar" o bolso...rsrsrs
No facebook tem uma página muito interessante que os caras vivem comparando e alertando os brasileiros sobre os preços abusivos que as montadoras de carros/motos cobram no Brasil.
Soueu escreveu: Moto com preços coerentes, só as 125cc. 150cc, outras de baixa cilindrada e poucas 250cc.
As demais realmente tem preços extorsivos. Hoje esse mundo virtual no qual estamos permite conferir o mercado mundial.
Como estamos aqui e não lá e como gostamos muito de motos, muitos, eu também, sucumbimos e consagramos a orgia dos fabricantes.
Mas mesmo adquirindo zero, não estamos isentos das dores de cabeça. O Andrè mesmo, salvo engano, teve problemas com uma xre 300 que "apagava" e com o tanque de uma Hornet.
Concordo com o argumento dos preços "ridículos" que pagamos no Brasil e também com a realidade de que moto 0km não é garantia de isenção de problemas. Já li relatos de Midnightstar 900 com virabrequim torto e pelo menos dois vídeos de BMW R 1200GS travando motor... todas na garantia.
Esse negócio de moto nova dar problema, nem sempre é culpa da moto e sim do piloto.
O atendente duma lancheria que conheço vivia dizendo que queira comprar uma moto. Pois então o esperto comprou recentemente uma CB 300. Quando soube, perguntei o que estava achando da máquina. Olha a resposta:
- Bah, meu, a moto é muito louca. Já coloquei 150 nela várias vezes. Adoro escutar quando acelero tudo e corta o giro. Coloquei um cano muito manero (!!!!!!!!!)
Aí depois a moto estraga e é fraca. A culpa é da fabricante...
André Cardoso escreveu: Esse negócio de moto nova dar problema, nem sempre é culpa da moto e sim do piloto.
O atendente duma lancheria que conheço vivia dizendo que queira comprar uma moto. Pois então o esperto comprou recentemente uma CB 300. Quando soube, perguntei o que estava achando da máquina. Olha a resposta:
- Bah, meu, a moto é muito louca. Já coloquei 150 nela várias vezes. Adoro escutar quando acelero tudo e corta o giro. Coloquei um cano muito manero (!!!!!!!!!)
Aí depois a moto estraga e é fraca. A culpa é da fabricante...
Cara, pelo menos pra mim, motoqueiro que acelera até "cortar o giro" não merece nenhum respeito. Mas havemos de concordar, que geralmente quem compra uma Midnight ou uma BMW GS são pessoas já experientes e com um bom grau de informação, e que imagino, não irão sair por aí esmerilhando motocicletas de 70 mil reais.
Soueu escreveu: Sem duvida.
Mas também existem muitos que adquirem pequena motos, mesmo usadas e a tratam como jóias de real valor.
Tem uma "menina" que trabalha comigo, que o negócio dela e abastecer e andar. só faz "revisão" quando algo está visivelmente prestes a "quebrar"
Achei que era um caso isolado, eis que uma amiga dela compra uma moto, zero, e não fez nenhuma das revisões, nem as gratuitas. Agora está reclamando de um problema na rebimboca da parafuseta, comentei que poderia pedir em garantia por tratar-se de algo simples e sem contestação desde que tivesse feito as manutenções corretamente, e que se na verdade tivesse feito talvez nem tivesse o problema agora.
Muitos fazem isso, compram e fazem a manutenção só quando necessário, está muito fácil comprar carro ou moto, o problema está em manter.
Eu sou um cara preocupado com a condição mecânica de meus veículos, não ligo muito se está sujo ou limpo, mas a mecânica tem de estar impecável. Mas no LisarB a preocupação com estética e "aparência" é muito maior.