Maneira correta de abastatecer motor flex?

20 Out 2012 15:37 #1 por luis_sbo
Ola :lol: bom so novo aqui, e nao faz nem 1 semana que eu adquiri a minha primeira moto.. uma FAN 150 ESi...
eu to perdendo o medo com ela ainda =P ando pareçendo uma veia na chuva '-', o maximo que eu fiz foi pegar uma avenida bem vazia pra eu andar... do resto foi so dando umas volta aqui no quarterão e indo pro meu trampo que nao fica muito longe de casa.

então...............

ela vem com motor FLEX, e duvida que eu tenho é a seguinte... eu posso realmente abastecer da maneira que eu quiser ?? misturar gasolina com etanol, abastacer so com gasolina, ou so com etanol... como é que funciona D:?

quando eu fui pegar ela na concessonaria... a primeira coisa que a mulher que me vendeu falou foi isso "sempre use somente um combustivel, ou só gasolina, ou só etanol" mas quando cheguei em casa com ela, dei uma lida no manual, e la ta dizendo bem claro que eu posso fazer QUALQUER mistura que eu quiser entre gasolina e etanol.. a unica resalva é que se usar somente etanol no frio.. é recomendado colocar uma pequena porcentagem de gasolina pra ajudar na partida.

e fiquei confuso =/ não sei se devo levar ao pe da letra o manual ou nao =x atualmente ela esta com o tanque completo com gasolina..

tbm li em varios lugares que o etanol é menos agressivo ao motor =x é verdade? se for assim então é melhor eu usar etanol? e caso eu realmente passe pro etanol.. é melhor ir aos poucos (colocando um pouco de etanol na mistura com gasolina, ate ficar 100% etanol) ou posso colocar 100% etanol logo de cara no proximo reabastecimento?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2012 08:55 #2 por Soueu
Luis, bem vindo ?

Não fique com dúvidas. Por uma questão legal, creia no que está escrito e impresso pelo fabricante. O manual é um documento, o que lá está impresso é de responsabilidade do fabricante que é quem garante o produto que vc. adquiriu.
Portanto, cuide de sua moto seguindo sempre o que está escrito no manual e não no que dizem. Quem diz hoje, pode negar o que disse amanhã, ou admitir estar em erro, ou acerto.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: luis_sbo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2012 16:31 - 24 Out 2012 20:06 #3 por luis_sbo
muito obrigado *o*
vou seguir o manual então...

mas mesmo assim é recomendado fazer um "rodizio" de combustivel, ou manter só um? porque pelo que eu sei a gasolina é mais agressiva ao motor do que o alcool, só que ela ajuda a "lubrificar"... ja o alcool é menos agressivo, só que ele é muito seco, então componentes de vedação interna do motor vao ressecar mais rapido, é recomendal ficar alternando combustivel a cada vez que o tanque esvaziar? pra um compersar o outro ? ou misturar os 2 no tanque mesmo?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Out 2012 20:48 #4 por Soueu
Não se preocupe se um é melhor que o outro . A ideia do motor flex é proporcionar diminuição de custos ao usuário pela opção entre os dois combustíveis.
Se o etanol estiver barato, abasteça só com etanol... se ele começar a subir na entre safra, vá para a gasolina e abasteça somente com ela até o etanol baixar.
Não se preocupe com o motor, ele foi projetado para isso mesmo.
Curta sua moto e economize o seu dinheiro optando pelo combustível mais conveniente. Igualzinho como se faz com carros flex.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: luis_sbo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2012 17:10 #5 por luis_sbo
cara muito obrigado mesmo \0/ vou começar a colocar etanol então, nao esta muuuuuuuuuuito barato, mas mesmo levando em consideração que a rendimento dele é 30% menor que a gasosa... ele ainda esta mais barato =)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.083 segundos