Semana passada, durante a troca de óleo da XT, ao funcionar o motor após a primeira adição de óleo, ele funcionou pipocando. Fiz o diagnóstico no painel e os valores para o TPS apontavam 90 sendo que o correto seria de 15 a 17 e ao checar os erros estava lá o código 15, referente a erro com o sensor TPS.
Resumindo, comecei a cotar nas concessionárias e os preços variaram de 450 reais a 550 reais, sendo que ninguém com que tive dispunha do produto, necessário então a encomenda que fiz dia 20 pagando antecipadamente 30% do valor.
Por enquanto a peça nova não chegou, mas resolvi desmontar o TPS para ver o que havia ocorrido.
-Retirada a peça, tem de "cavar" uma resina para separar as partes. Serviço delicado.
-Retirada a resina, separei as partes e a primeira constatação foi uma substância enegrecida entre as pistas na parte inicial.
-Constatei um pedaço de plástico quebrado. Este é justamente o apoio da parte onde estão dois mini garfos que deslisam sobre as pistas.
_ Sem este limitador a mola força a peça para aquém da posição mínima, produzindo uma voltagem errada que faz a ECU interpretar também errada a posição da borboleta.
-Como o fragmento estava ali, colei as partes com s.bonder gel,
-Providenciei a limpeza geral e lavei tudo com óleo desingripante.
- Encaixei as peças e instalei no corpo de aceleração da moto para testar.
-Funcionamento perfeito !
-Retirei a peça e a lacrei com durepox.
Vou deixa-la de step, pois como já encomendei a peça nova, instalarei a nova na moto.
Começando a retirar a resina-O azul é a marca do ponto quando retirei a peça
separando as partes
As pistas
as partes
O PROBLEMA-O calço limitador quebrado. A parte quebrada na mesa
Juntei e colei as partes com su.bonder gel...espero que resista
Encaixei as partes e montei a peça junto ao corpo de aceleração da XT 660. Star... Funcionamento perfeito !
Retirada a peça para lacra-la, no caso usei durepox
Depois de secar darei o acabamento.
Tutorial em
:http://xt660.com.br/showthread.php?3444-Sensor-TPS-corre%E7%E3o-de-um-problema.