Como trocar o duto de freio de borracha por aeroquip (com malha de metal)

01 Ago 2012 23:20 #1 por bokomoko
Uma queixa comum quando avaliamos as motos é o freio "borrachudo", ou seja, aquele freio em que você sente a manete ceder a pressão como se fora de borracha.

Esse fenômeno é causado pela expansão do duto de borracha sob pressão do fluido de freio quando acionamos o manete. A medida que o duto de freio de borracha vai ficando velho ele tende a ceder mais facilmente a ponto de boa parte da força do manete ser desperdiçada na expansão do duto em vez de pressionar as pastilhas contra o disco.

Recentemente o meu filhote de rotteweiller roeu o duto de borracha do freio dianteiro da minha Yamaha XT 660 R. Na concessionária Yamaha o preço do duto original, de borracha, era mais caro do que o kit dianteiro/traseiro feito por um fornecedor que encontrei na internet. Decidi então trocar o duto original por aeroquip e aproveitar para fazer um vídeo que ensina a trocar o duto de freio e a fazer a famosa "sangria" do freio, ou seja, retirar o ar do sistema.

O vídeo abaixo tenta dar essa dica e eu gostaria do feedback dos colegas



Depois que passei a usar o aeroquip o freio ficou muuuuuuito melhor. Além de mais firme, ficou mais preciso e surpreendentemente mais suave. Não fiz testes para medir precisamente se a distância de frenagem diminuiu mas eu senti que agora o freio está mais fácil de modular, sem sobrar nem faltar, bem justo.

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu, RodTesta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2012 19:30 #2 por Soueu
Motomoko ou Bokomoto ?

Duvida semelhante tem o Agostinho Carrara com a Carrara táxi, ou táxi Carrara.

No youtube tem o Dr. carro (muito bom) agora temos o Dr Moto -Bokomoko, muito bom também !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2012 14:02 #3 por RodTesta
Vídeo muito bom Bokomoko.
Obrigado pela aula.

Cachorrinho danado esse seu hein... rsrsrsrs :lol:

XRE-300 Dourada
Guarulhos - SP
Eu pratico moto terapia.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.109 segundos