Uma queixa comum quando avaliamos as motos é o freio "borrachudo", ou seja, aquele freio em que você sente a manete ceder a pressão como se fora de borracha.
Esse fenômeno é causado pela expansão do duto de borracha sob pressão do fluido de freio quando acionamos o manete. A medida que o duto de freio de borracha vai ficando velho ele tende a ceder mais facilmente a ponto de boa parte da força do manete ser desperdiçada na expansão do duto em vez de pressionar as pastilhas contra o disco.
Recentemente o meu filhote de rotteweiller roeu o duto de borracha do freio dianteiro da minha Yamaha XT 660 R. Na concessionária Yamaha o preço do duto original, de borracha, era mais caro do que o kit dianteiro/traseiro feito por um fornecedor que encontrei na internet. Decidi então trocar o duto original por aeroquip e aproveitar para fazer um vídeo que ensina a trocar o duto de freio e a fazer a famosa "sangria" do freio, ou seja, retirar o ar do sistema.
O vídeo abaixo tenta dar essa dica e eu gostaria do feedback dos colegas
Depois que passei a usar o aeroquip o freio ficou muuuuuuito melhor. Além de mais firme, ficou mais preciso e surpreendentemente mais suave. Não fiz testes para medir precisamente se a distância de frenagem diminuiu mas eu senti que agora o freio está mais fácil de modular, sem sobrar nem faltar, bem justo.