Maneira correta do uso da embreagem

30 Jun 2012 10:17 #1 por renanv
Tirei carteira e estou na permissao ainda, mas antes mesmo sem carteira ja pilotava.
Percebe-se que nas motos pelo menos nas que ja pilotei CGs no painel possui um indicador de quando trocar de marcha:
00 a 40km/h 1ª marcha
41 à 60km/h 2ª marcha
61 à 80km/h 3ª marcha
81 à 100km/h 4ª marcha
101 a 120km/h 5ª marcha (forçando ate os 140km/h)

Eu só faço a troca de marcha seguindo esse exemplo indicado pelo fabricante.
Apesar que tem pessoas que trocam antes mas vai de cada um..

Minha duvida é quando estamos reduzindo a velocidade...
Suponho que estou a 90km/h na 4ª marcha e vou ter que reduzir ate parar digamos num sinal vermelho....
Eu vou freando ate chegar em 80km/h ai aperto a embreagem e jogo a terceira, solto a embreagem e continuo freando ate chegar na hora de reduzir para 2ª marcha e depois 1ª.
Acho que essa forma seja a correta, mas teve um dia que meu colega me trouxe de moto e ele estava na terceira marcha e iria parar no sinal.
Ele foi freando e segurando a embreagem sem soltar ate parar completaamente, ou seja, ele nao soltava a embreagem quando reduzia de uma marcha para outra.

Entao gostaria de saber se ele fez errado ou é eu que estou pilotando de maneira errada?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2012 11:00 #2 por Maualves_pub
Renanv,

Infelizmente tenho meu vício nesse sentido e se for o errado vou procurar fazer o correto. Mas se eu estou em qlq marcha/velocidade e vou parar, aciono a embreagem e coloco no N, solto a embreagem e vou freando.


Abraços,

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2012 11:42 #3 por renanv
aguardemos entao alguem com mais experiencia e entendido do assunto responder...
Parece que quase ninguem entra aqui. :(

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2012 12:52 #4 por Patriarca
90km por hora e reduzir pra um semáforo?
Em que via se faz isso? Qual a distância?

No caso de um semáforo creio que segurar a embreagem até a segunda marcha e só engatar a primeira depois da moto totalmente parada seja o mais indicado.
Lembrando que no caso de uma frenagem de emergência não se deve acionar a embreagem para a moto não sair do trajeto na frenagem.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2012 13:00 #5 por Patriarca
Agora se por exemplo você está numa via e sabe que a alguns metros virá uma lombada, buraco, ou sabe que por algum motivo terá que reduzir progressivamente e a moto está numa velocidade alta aí sim é válido essa redução progressiva, pois poupa os freios.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2012 15:18 #6 por renanv

Patriarca escreveu: 90km por hora e reduzir pra um semáforo?

Isso é apenas um exemplo, ou seja, citei 90km/h mas nao importa a velocidade e sim a intenção que é:
reduzir a marcha até parar totalmente.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2012 16:11 #7 por Soueu
O motor precisa de giro para transferir torque e despejar potência na roda traseira de sua moto. Tenha isso sempre em mente

Dessa forma, o ideal é sempre estar em uma marcha onde os giros do motos não sejam poucos, nem excessivos, pois a partir de um limite não há mais ganho de potência e as válvulas tendem a flutuar ( respeitar a faixa vermelha do contagiros e na falta desse, orientar-se pela audição)
Pouco giro, ou, marcha longa com pouca aceleração, força todo o conjunto motor/transmissão, pois a falta de giros se traduz em falta de força para carregar a moto e você. Isso faz com que as resultantes das forças estejam em pontos críticos, como virabrequim, biela, engrenagens, rolamentos.
Portanto, o giro do motor, ou o barulho dele é o melhor indicativo para a conveniência da marcha a ser usada.
Veja na ficha técnica de sua moto os dados sobre potência e torque. Por ex. no caso da Titan 150 flex:
Potência máxima: 14,3 cv a 8.500 rpm (etanol).
Torque máximo: 1,45 kgfm a 6.500 rpm (etanol).
O ideal é sempre manter os giros entre 6.500 rpm e 8.500 rpm, pois dessa forma estarás tirando o máximo proveito do motor com o mínimo de desgase deste. Conclui-se então que o momento da troca de marcha (neste caso) é quando os giros estiverem entre os 6.500rpm (momento do torque máximo).

O freio motor é um aliado na segurança do motociclista, até porque não se usa "banguela" em motos ( sob pena de estourar o câmbio). Ao ter que frear a moto, faça usando os freios e a redução paulatina das marchas. Em uma descida use a marcha correspondente à que usaria caso estivesse subindo, ou, se para subir uma rua na velocidade permitida você tem de usar a 2ª marcha, para descer a mesma rua deve usar também a 2ª marcha; dessa forma, os freios são usados com alívio e margem de segurança.
Importate A embreagem só deve ser usada no momento da troca de marcha. Nada de ficar com 1/2 embreagem ou com apoio sobre a manete. Manuseio errado da embreagem causa desgaste prematuro dos discos e campana. E o pior, o sistema pode falhar no momento crucial ( pergunte a um endurista/trilheiro sobre queimar embreagem).

Portanto não há segredos e você verá que em pouco tempo tudo se dará de maneira instintiva, mas o importante é acostumar com procedimentos corretos, pois procedimentos errados também viciam e o pior, dão um prejuízo danado.

Abraços.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigonh

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2012 21:00 #8 por Rodrigonh
Apesar de ter aprendido a guiar uma moto com 15 anos em cima de uma DT180, me considero novato pois pilotar motos nunca fez parte do meu dia a dia, até a recente compra de minha moto, a um mês atrás.

Muito bacana a explicação Soueu, obrigado.

Patriarca escreveu: Agora se por exemplo você está numa via e sabe que a alguns metros virá uma lombada, buraco, ou sabe que por algum motivo terá que reduzir progressivamente e a moto está numa velocidade alta aí sim é válido essa redução progressiva, pois poupa os freios.


Se tem uma coisa que ando praticando muito são as frenagens. Em frenagens programadas está tudo OK, vai se reduzindo as marchas em sincronia com a velocidade (ou RPMs).
O que tem me causado muita dúvida são as frenagens de emergência, onde se precisar parar a moto o mais rapidamente possível. Teoricamente seria a mesma coisa, reduzindo marchas e freando até parar. A questão é que a moto para muito rápido (pelos menos se comparando a um carro, na mesma velocidade). Nos meus ensaios, de 70Km/h a 0km/h por exemplo, sempre acabo com o motor quase morrendo ou batendo pino. Sei lá, um chute: Como a moto pára muito rápido, se for pra ir reduzindo as marchas progressivamente tem que ser tão rápido que em +- 50% do tempo a embreagem estará ativada, confesso que ainda não estou conseguindo tal frenagem sem prejudicar o motor nesse sentido. Ainda mais nas motos sem ABS, entendo que o correto é não deixar as rodas travarem, mas pode acontecer, se travar tem que soltar mais o freio etc.
Bom resumindo: Alguma dica nesse sentido?

Obrigado por todos os posts, são muito instrutivos.

Sds
Rodrigo
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2012 21:39 #9 por Soueu
Rodrigonh, Usa-se a freagem com o auxilio do freio motor em situações normais, por ex. prevendo-se que o sinal (semáforo) ficará vermelho e ai vai se reduzindo a velocidade.
De qualquer forma, mesmo em uma frenagem emergencial, há de ir reduzindo as marchas, pois é o " cão" colocar no neutro uma moto parada com o câmbio em 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª.
Uma freagem "estúpida" travando os freios em uma emergência, é muito perigosa, pois se não for ABS, as rodas travarão e dessa forma a trajetória até a imobilização total será bem maior, além da grande probabilidade de uma queda.
Se o chão for de terra tem de tomar muito cuidado ao usar o freio dianteiro, pois se este der uma travadinha ( e com areia isso acontece), é chão na certa. Em descidas em estradas de terra com erosões o ideal é usar o freio motor, freio traseiro e muito pouco o dianteiro.
Como se vê, para cada situação de terreno e também de condição meteorológica, há uma forma de se usar os freios da moto. Sendo que cada modelo/ marca, se comporta de uma forma, como cada tipo/marca de pneu tem um comportamento específico e também com garupa e carga a situação é muito diferente de quando só.
Indiscutivelmente a experiência determina o comportamento adequado, mas também a experiência diz que pilotar com prudência e prevenção é o que há de melhor a se fazer em qualquer situação.

Se considerar um "novato" é ser sábio ;)

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, Rodrigonh

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jun 2012 21:50 #10 por Patriarca
Aqui vão 2 textos do velho lobo das pistas, Tite simões:

Parte 01:
www.motonline.com.br/voce-sabe-frear/

Parte 02:

www.motonline.com.br/voce-sabe-frear-parte-ii/

Abraço. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigonh

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jul 2012 13:29 #11 por Jean_SP

renanv escreveu: Tirei carteira e estou na permissao ainda, mas antes mesmo sem carteira ja pilotava.
Percebe-se que nas motos pelo menos nas que ja pilotei CGs no painel possui um indicador de quando trocar de marcha:
00 a 40km/h 1ª marcha
41 à 60km/h 2ª marcha
61 à 80km/h 3ª marcha
81 à 100km/h 4ª marcha
101 a 120km/h 5ª marcha (forçando ate os 140km/h)

Eu só faço a troca de marcha seguindo esse exemplo indicado pelo fabricante.
Apesar que tem pessoas que trocam antes mas vai de cada um..

Minha duvida é quando estamos reduzindo a velocidade...
Suponho que estou a 90km/h na 4ª marcha e vou ter que reduzir ate parar digamos num sinal vermelho....
Eu vou freando ate chegar em 80km/h ai aperto a embreagem e jogo a terceira, solto a embreagem e continuo freando ate chegar na hora de reduzir para 2ª marcha e depois 1ª.
Acho que essa forma seja a correta, mas teve um dia que meu colega me trouxe de moto e ele estava na terceira marcha e iria parar no sinal.
Ele foi freando e segurando a embreagem sem soltar ate parar completaamente, ou seja, ele nao soltava a embreagem quando reduzia de uma marcha para outra.

Entao gostaria de saber se ele fez errado ou é eu que estou pilotando de maneira errada?


Só lembrando, não é marcação para troca de marcha, e sim, marcação limite para se andar em cada marcha, afim de não forçar demasiadamente o motor.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2012 20:39 #12 por Correa
Soueu tem a manha.....

Concordo com tudo que ele disse com relação ao uso da embreagem.
Numa frenagem de emergência a maneira mais rápida de se parar (não é a mais fácil) é combinando o freio das rodas com o freio motor.
Só não aconselho a dar "soquinho" no acelerador na hora de reduzir, isso diminui e muito a vida útil da corrente de comando.
Eu tenho por hábito sempre freiar combinado com as reduções, isso faz com que numa frenagem de emergência, isso seja instintivo, ao mesmo tempo que manteém o motor num giro melhor para uma possível retomada de velocidade.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Jul 2012 10:14 #13 por marceloe
Correa, sou adpeto da mesma forma de frenagem, sempre combinando freio + freio motor!

é a forma de fazer um veiculo parar no menor tempo, sem deixar todo o trabalho com o freio

Porém as magnificas auto e moto escolas, para evitar que o aluno "erre" na prova, ensinam que para parar deve-se pisar no pedal da embreagem e segurar no freio.
Felicidade das oficinas, troca de embreagem e freio constantes!

Correa escreveu: Soueu tem a manha.....

Concordo com tudo que ele disse com relação ao uso da embreagem.
Numa frenagem de emergência a maneira mais rápida de se parar (não é a mais fácil) é combinando o freio das rodas com o freio motor.
Só não aconselho a dar "soquinho" no acelerador na hora de reduzir, isso diminui e muito a vida útil da corrente de comando.
Eu tenho por hábito sempre freiar combinado com as reduções, isso faz com que numa frenagem de emergência, isso seja instintivo, ao mesmo tempo que manteém o motor num giro melhor para uma possível retomada de velocidade.

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu, renanv

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 21:38 #14 por renanv

marceloe escreveu: Correa, sou adpeto da mesma forma de frenagem, sempre combinando freio + freio motor!

é a forma de fazer um veiculo parar no menor tempo, sem deixar todo o trabalho com o freio

Porém as magnificas auto e moto escolas, para evitar que o aluno "erre" na prova, ensinam que para parar deve-se pisar no pedal da embreagem e segurar no freio.
Felicidade das oficinas, troca de embreagem e freio constantes!

E no caso da moto ja parada, se tiver engatada a 1ª e segurando a embreagem ai ta tendo gasto tambem se sim seria mais recomendavel colocar no neutro dependendo do tempo que ficará parado por exemplo em semafaros?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 22:58 #15 por Correa

renanv escreveu:

marceloe escreveu: Correa, sou adpeto da mesma forma de frenagem, sempre combinando freio + freio motor!

é a forma de fazer um veiculo parar no menor tempo, sem deixar todo o trabalho com o freio

Porém as magnificas auto e moto escolas, para evitar que o aluno "erre" na prova, ensinam que para parar deve-se pisar no pedal da embreagem e segurar no freio.
Felicidade das oficinas, troca de embreagem e freio constantes!

E no caso da moto ja parada, se tiver engatada a 1ª e segurando a embreagem ai ta tendo gasto tambem se sim seria mais recomendavel colocar no neutro dependendo do tempo que ficará parado por exemplo em semafaros?


Voce parado no sinal em primeira marcha com a embreagem apertada, NÃO esta tendo gasto da embreagem, ESTÁ tendo gasto das molas e do cabo,
Da embreagem em si (discos) não.
O mais aconselhável e ao parar, colocar em ponto morto, pois as molas também tem vida útil e elas são responsáveis pela pressão no acoplamento da embreagem.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.166 segundos