sabendo das limitações elétricas das motos (especialmente das 250cc pra baixo),fiz um experimento interessante com a minha ruiva.
Comprei uma lâmpada dicróica led de 3 watts e 12volts e "pendurei na motoca" pra sentir como era o desempenho a noite na rodovia.
A lâmpada é esta, com 3 leds de 1w e ângulo de 35º da lente e temperatura de 3.000k (luz amarelada)
Regulei minha câmera fotográfica para filmar o mais parecido com a realidade que experimentei.
Os resultados são estes:
No asfalto:
Na terra
Vista de frente
Vista em close com o farol principal acionado
Para uma "lampadinha" de 3 wats o resultado foi regular, para ficar "interessante", seriam necessárias duas destas. Por causa do grande ângulo de abertura, ela serve como um reforço para o farol baixo no asfalto, mas não substitui o principal.
Na terra ela se saiu melhor e daria para "substituir" modestamente o farol baixo.
Hoje a noite testei uma de 5watts (um único led) e ângulo de abertura de 20º (mais estreito que o anterior). o resultado foi animador: Uma lampada de 5watts reforçou bem o farol baixo da moto e caso fosse necessário poderia substituí-lo. Consegui uma distancia de iluminação boa de 20 a 25 metros para frente.
Com duas lâmpadas dessa instaladas creio que a segurança sob chuva aumentaria substancialmente (seria necessário vedar a lâmpada com silicone), mas pena que são pedro não colaborou com os testes...
Por causa da lente conversora (20º), esta de 5watts parece um pequeno farol mesmo.
A lâmpada é esta, só que com temperatura de 3.000k (amarelada)
.
Pra quem quem animou, o consumo é de menos de 1 ampere por lâmpada e na 125cc o motor nem sentiu (não houve queda de rpms).
Fazendo um suporte bacana com um cano, fica legal esteticamente, só tem de permitir a ventilação do corpo da lâmpada pois ela esquenta e as ranhuras são para dissipar o calor.
Abraços ao amigo "sou eu" que também se amarra numa gambitech...
Sidious2012-02-22 01:57:22