Um farol auxiliar diferente...

21 Fev 2012 23:49 #1 por Sidious
sabendo das limitações elétricas das motos (especialmente das 250cc pra baixo),fiz um experimento interessante com a minha ruiva.

Comprei uma lâmpada dicróica led de 3 watts e 12volts e "pendurei na motoca" pra sentir como era o desempenho a noite na rodovia.
A lâmpada é esta, com 3 leds de 1w e ângulo de 35º da lente e temperatura de 3.000k (luz amarelada)



Regulei minha câmera fotográfica para filmar o mais parecido com a realidade que experimentei.
Os resultados são estes:
No asfalto:


Na terra


Vista de frente

Vista em close com o farol principal acionado


Para uma "lampadinha" de 3 wats o resultado foi regular, para ficar "interessante", seriam necessárias duas destas. Por causa do grande ângulo de abertura, ela serve como um reforço para o farol baixo no asfalto, mas não substitui o principal.

Na terra ela se saiu melhor e daria para "substituir" modestamente o farol baixo.

Hoje a noite testei uma de 5watts (um único led) e ângulo de abertura de 20º (mais estreito que o anterior). o resultado foi animador: Uma lampada de 5watts reforçou bem o farol baixo da moto e caso fosse necessário poderia substituí-lo. Consegui uma distancia de iluminação boa de 20 a 25 metros para frente.

Com duas lâmpadas dessa instaladas creio que a segurança sob chuva aumentaria substancialmente (seria necessário vedar a lâmpada com silicone), mas pena que são pedro não colaborou com os testes...

Por causa da lente conversora (20º), esta de 5watts parece um pequeno farol mesmo.
A lâmpada é esta, só que com temperatura de 3.000k (amarelada)
.

Pra quem quem animou, o consumo é de menos de 1 ampere por lâmpada e na 125cc o motor nem sentiu (não houve queda de rpms).

Fazendo um suporte bacana com um cano, fica legal esteticamente, só tem de permitir a ventilação do corpo da lâmpada pois ela esquenta e as ranhuras são para dissipar o calor.

Abraços ao amigo "sou eu" que também se amarra numa gambitech... Sidious2012-02-22 01:57:22

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2012 06:17 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Um farol auxiliar diferente...

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Fev 2012 16:16 #3 por ganbra
Respondido por ganbra no tópico Um farol auxiliar diferente...
Ficou legal na minha coloquei um led azul no farol ficou bem legal

Fiz um pacto com a morte. Eu nao fujo dela e ela nao me persegue na certeza que um dia nos vamos nos encontrar

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2012 13:21 #4 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Um farol auxiliar diferente...
Coloquei na moto só pra testar a potencia da lâmpada, depois tirei. Numa custom pequena ficaria legal.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2012 16:03 #5 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Um farol auxiliar diferente...
Um opção muito interessante são os faróis para bicicleta. Eles são de LED, são pequenos, resistentes à água e possuem baterias regarregáveis que duram muitas horas (conforme o modelo). A vantagem é que não precisam de gambiarra nenhuma, é só fixar onde quiser. E tem alguns que são até mais potentes que muito farol de moto !!
E quem quiser algo realmente forte, instale uma daquelas lanternas táticas, que são poderosíssimas, foco regulável que alcança até kms de distância, também são à prova d'água e tem baterias recarregáveis que duram muitas horas.




Jota Nunes2012-02-23 19:13:46

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2012 21:17 #6 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Um farol auxiliar diferente...
Jota,
também já pensei nisso, mas eu queria algo que não requeresse muita adaptação e que a moto pudesse alimentar sem sacrifício.

Ví esta no deal extreme, mas o preço é proibitivo para uma "experiencia".

www.dealextreme.com/p/ferei-b9-water-res...w-battery-pack-82719
Tenho em vista uma ténére 250, e quero deixar a moça com "cara de invocada" e melhorar o conforto visual, mas sei das limitações da máquina.
Se o povo do ES continuar acendendo farol alto na minha cara, eu vou é comprar uma lanterna daquelas que alcança 3km e prendê-la no meu capacete pra mirar mais fácil na cara do maldito Sidious2012-02-23 23:22:27

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 09:32 #7 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Um farol auxiliar diferente...
É verdade, tem cada mané com farol alto (e também faróis desregulados) sem nenhuma noção de civilidade rodando por aí. Dá vontade mesmo de ter uma dessas lanternas táticas ultrapoderosas pra jogar um foco concentrado na cara do imbecil e fazer ele ir direto consultar um oftalmologista.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 18:11 #8 por Tidé
Respondido por Tidé no tópico Um farol auxiliar diferente...
.desabafou hem jota...rsrsrs
mas eu concordo com vc... tem ums cara q nao respeita mesmo, é por isso q eu tinha vontade de usar xenon...pra quando uns cara desse aparecer ter como dar "o troco"
mas o f*d* q é proibido...

atual:cb 300r(DAMA DE VERMELHO)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2012 18:26 #9 por Tidé
Respondido por Tidé no tópico Um farol auxiliar diferente...
mas voltando ao assunto...
achei muito interessante a ideia das lampadas...
ja tentei pensar tambem em varias ideias para adaptar "farois auxiliares" em minha moto... mas tem q ter muita paciencia pra fica uma adaptaçao bacana!

atual:cb 300r(DAMA DE VERMELHO)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Fev 2012 11:02 #10 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Um farol auxiliar diferente...
Tidé, pode colocar estas dicroica que mencionei que funcionarão bem.
A de 6000k é superbranca, e entendo que colide com a disposição do contran sobre cores, mas por não ser lampada de gás, a polícia não pode multar pois é uma situação atípica.
Passei na loja de ferragens hoje e achei cano de inox com parede fina pra vender. Tenho um conhecido que trabalha bem com inox e assim que pegar a "motocona" levarei meu "projetinho" pra ele fazer. Não ficará barato, mas a satisfação é tudo nessa vida...rs

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2012 00:39 #11 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Um farol auxiliar diferente...
Opa gambitechs na área!
Desde que vi esse "farol auxiliar" na dealextreme eu queria testar, mas desanimava de pagar quase 30 dólares pra testar pois nos reviews que li disseram que ele era muito wide... até que um dia um cara indicou a adaptação desta lente , e disse que o resultado ficava show, alcançando até 50m de facho. Me animei, mas ainda assim eram quase 35 dólares (por farol) e queria dois, até que no ebay vi que vendiam o mesmo farol já com a lente adaptada por volta de 24 doletas e vinha "namorando" essa aquisição. Até que hoje me aparece isso!"
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=260969197637&ssPageName=ADME:L:OC:MOTORS:3160

Comprei hoje dois faróis como estes, se forem 10w mesmo vai ficar show d+

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 13:52 #12 por maragato
Respondido por maragato no tópico Um farol auxiliar diferente...
Muito boa essa dica, acho que vou arriscar. Depois comento se ficou legal!!

maragatos mg

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Mar 2012 00:15 #13 por michelrezende
Respondido por michelrezende no tópico Um farol auxiliar diferente...

maragato escreveu: Muito boa essa dica, acho que vou arriscar. Depois comento se ficou legal!!


Comprou também maragato?

Belo Horizonte - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jul 2012 14:30 #14 por CAL1974
Respondido por CAL1974 no tópico Um farol auxiliar diferente...
Salve boa gente....

Seguem algumas fotos dos farois por mim desenvolvidos....consumo 700mA.
Em breve estarei colocando mais dois abaixo da linha do farol principal com o dobro da potencia dos auxiliares atuais, estes ligados com a alta do farol principal.
Os atuais tem ligação independente, sendo assim posso mante-los ligados sem a necessidade de ligar a moto.
Já deixei-os ligados por mais de tres horas sem prejudicar a partida, levando-se em conta a vergonhosa bateria de 5,5A da XRE.

Abraços

Celius A. Langer

Vista superior


Farol principal


Faróis auxiliares
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jul 2012 14:51 #15 por CAL1974
Respondido por CAL1974 no tópico Um farol auxiliar diferente...
Salve amigos...

Como não foram todas as fotos...seguem mais duas.

Abraços

Celius A. Langer

Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.445 segundos