Minério de Ferro X Moto!

27 Jul 2011 16:19 #1 por dladeira
Galera,

sou de BH/MG, e me mudei para uma casa a 30Km da cidade. Pego estradinha todo dia, mas nada de trânsito. Na verdade é pura diversão, serrinha de boa, com algumas curvas e retas. Mas minha rua é de terra. Considerando o sair e chegar em casa devo pegar 1km por dia no minério de ferro. E minerio de ferro aumenta o desgaste da motoca. Por isso tento manter ela sempre limpa. Mas mesmo assim ficam umas partes que são mais difíceis de limpar e queria saber de vocês o que eu posso fazer em relação a isso.

Partes como o encaixe da suspensão traseira e os eixos das rodas. Pois quando sento na moto posso ouvir a suspensão gemer, e ao manobrar a moto, empurrando, sinto aquela areia na roda. Dói no coração. Fica a sensação que a moto está até mais presa.

Estava sem saber se tem algum produto recomendado para esse tipo de coisa, algo como desengripantes e afins. Fiquei na dúvida de se ao tentar consertar poderia acabar piorando a situação.

Na corrente, sempre que lavo a moto, dou um trato com querosene e depois borrifo lubrificante, mas no resto nao sei se só isso bastaria. Alguma sugestão?

Valeu pela atenção e grande abraço a todos.

Daniel

Daniel Ladeira
BH/MG
Lander X 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jul 2011 17:19 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Minério de Ferro X Moto!

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jul 2011 17:29 #3 por Jota Nunes
Respondido por Jota Nunes no tópico Minério de Ferro X Moto!
Imagina o mal que deve fazer respirar essa poeria e/ou ingerir alimentos "sujos" (comer sem lavar as mãos, prática tão comum)....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jul 2011 17:58 #4 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Minério de Ferro X Moto!
O assunto foi notícia no Jornal da Band de hoje.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jul 2011 11:22 #5 por dladeira
Respondido por dladeira no tópico Minério de Ferro X Moto!
É, nao é mole nao. muita poeira.

Mas e em relação às partes móveis da moto. Alguma dica de como dar manutenção nesse aspecto?

Daniel Ladeira
BH/MG
Lander X 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jul 2011 11:51 #6 por João_Luiz
Respondido por João_Luiz no tópico Minério de Ferro X Moto!
WD 40?

Só quero voltar inteiro pra casa
Ontem: CG 150 Titan 04/05
Hoje: CBX 250 Twister 02/03
Amanhã: 600cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jul 2011 11:57 #7 por ogaitnas
Respondido por ogaitnas no tópico Minério de Ferro X Moto!
Acho que wd 40 e água para tirar o mais grosso da sujeira e uma vez por semana lava para valer e lubrifica tudo, as partes aonde tem borrachas e coisas sensíveis a querosene use o wd40 que não ataca nada e mantem soltinho...

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jul 2011 12:07 #8 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Minério de Ferro X Moto!
A lander foi projetada para o batente duro e a "X" para o batente mais diversão.As partes moveis que podem ser afetadas seriam a corrente, a coroa e o pinhão. E o que vc. já faz é suficiente... exceto pelo uso do querosene. Ele é um solvente que pode auxiliar na limpeza de partes metálicas sujas com pixe por exemplo, desde que seja diluido em água, ou receba imediata lavagem com muita água e sabão após a aplicação.Este solvente agride borracha e peças plásticas. Pode danificar retentores do motor e da corrente. Por isso é preferível o uso de água e sabão neutro para não correr riscos. O importante nessas condições de uso é verificar sempre o filtro de ar, limpando-o sempre; e manter sempre a corrente lubrificada.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jul 2011 12:38 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Minério de Ferro X Moto!
Quanto a moto estar "pesada" ao empurrar, verifique as pastilhas de freio se não estão pegando. Suspenda a moto e verifique se as rodas estão girando livres, pode ser rolamento com retentor danificado por onde penetra água e outros agentes que tiram a graxa das esferas.
*Um excelente detergente para balança, quadro e parte metálicas é o óleo de motor (meleca a mão mas funciona) Embeba uma esponja, ou pincel, com óleo de motor novo(mas pode ser usado) e passe na superfície já limpa de grãos em movimentos circulares. Depois retire o óleo com papel toalha ou estopa.
Evite lavar ou usar produtos com solupam, thiner, querosene. Evite também lavar com máquina de pressão de água, ou direcionar jatos de água deágua nos eixos das rodas ou pontos articulados da moto.Lavar com balde é o ideal, pois economiza água e o resultado é exelente. Água, sabão, e apos a limpeza cera nas partes pintadas e silicone para conservar as partes plásticas. Protetor solar vai bem no plastico do banco. (li não sei onde essa dica e já ulilizei e o resultado é bom)

*Teste para ver como o óleo funciona como detergente. Pegue uma peça metálica qualquer bem encardida. Com uma escova de dentes descartada promova a fricção de óleo na peça para remover o encardido. Veja o resultado.


soueu2011-07-29 11:14:38

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2011 08:53 #10 por LeoC.
Respondido por LeoC. no tópico Minério de Ferro X Moto!

soueu escreveu: Essa poeira de minério de ferro não é brincadeira não
vejam :


http://www.viacomercial.com.br/2011/07/26/prefeito-cria-multa-contra-poeira-de-mineradoras-em-congonhas/


Soueu, moro em Itabira, cidade mineradora também. E a mina de minério é dentro da cidade. A poeira, principalmente nesta época do ano é impressionante. Moto, carro, quintal das casas, fica tudo coberto dessa poeira brilhante, do minério de ferro. Imagina então, como ficam nossos pulmões...

"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa..."

Fazer 2010/2011 Vermelha .'.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2011 08:56 #11 por LeoC.
Respondido por LeoC. no tópico Minério de Ferro X Moto!
Acredito que, no caso dos cuidados a serem tomados pelo trânsito da moto em área de minério, a troca de óleo deve ser em tempo reduzido. Pode se considerar condições severas de uso e fazer a troca do óleo do motor na metade do tempo indicado. É o que faço com meu carro e farei com a moto.

"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa..."

Fazer 2010/2011 Vermelha .'.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2011 18:11 #12 por Soueu

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2011 07:11 #13 por LeoC.
Respondido por LeoC. no tópico Minério de Ferro X Moto!
Itabira, ontem a tarde. Cidade tomada por uma nuvem de poeira da mineração.

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=18890

"Liberdade é o espaço que a felicidade precisa..."

Fazer 2010/2011 Vermelha .'.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2011 13:18 #14 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Minério de Ferro X Moto!
Realmente um sério problema ambiental
soueu2011-08-03 16:19:05

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Ago 2011 08:59 #15 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Minério de Ferro X Moto!
Atenção ao filtro de ar!!!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.181 segundos