Jateamento de Areia - Motor

14 Mar 2011 06:57 #1 por EduAQA
O motor da minha moto, funcionou muito tempo fazendo oleo e andando na terra, entao o motor encardiu MUITO com terra e oleo grudado, principalmente no cabeçote perto da saida do escapamento e por baixo. Na tira (limpa aluminio, solupam, benzina, etc) ... será que jatear com a areia é uma boa ação?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Mar 2011 16:25 #2 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Jateamento de Areia - Motor
Se o bloco for de alumínio eu colocaria limpa-baú, em quaqlquer posto de lavagem de caminhaão você acha, no meu caminhão tirava sujeira que não saía com nenhum outro produto, inclusive a tinta do basculante ia junto , mas ficava branquinho.
Acredito que se você utilizar, vai ficar parecendo novo no início, contudo arranca um pouco de tinta então muito cuidado, o ideal seria envernizar depois, fica bonito pacas.
Se cair em rolamento retira a graxa, se cair na pintura do tanque retira a tinta .
O jateamento é mais pra chassi e depois pinta com tinta eletrostática, pois o processo é caro e tem que tirar o motor do lugar pra não estragar os fios, cabos, mangueira etc.
Ou seja se fizer om o motor no lugar vai dar merlin

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Mar 2011 19:30 #3 por EduAQA
Respondido por EduAQA no tópico Jateamento de Areia - Motor
O motor já está fora. Tirei porque precisava uma manutenção. Vou ver se encontro esse limpa bau pra fazer um teste.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Mar 2011 20:36 #4 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Jateamento de Areia - Motor
Edu,
Jato de areia "machuca" o alumínio e o quadro.
Parte da terra e da areia pode estar m colada por causa do calor.
Esperimente jatear com água sob pressão e tirar o grosso com uma faca (cuidado para não riscar fundo o bloco.
Se a ideia for pintar o motor, esperimente removedor de tinta automotiva pastoso. Ele leva parte da sujeira junto.
Postos de gasolina tem um sabão chamado "solupan". Limpa tudo, até a tinta às vezes...rs

Tentei explicar o proceso de pintura para um colega do forum.
Veja se algo lá te ajuda.

http://www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=19008& PN=1

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2011 10:39 #5 por Hanson
Respondido por Hanson no tópico Jateamento de Areia - Motor
Caro Edu e Sidious, aliás obrigado pela aula magna sobre pintura Sidious!!


eu aproveito sempre o recurso do jato fino de areia pra limpeza e acho que pela natureza da peça fundida do Edu, com bastante relevo e reentrancias acho o melhor jeito de REALMENTE remover tudo, tinta, sujeira resistente e óleo torrado na base do jato.


eu jateio tudo menos as ligas de alumínio e magnésio pra não perderem o espelhado do molde de injeção, no mais tudo passa pelo jato.


o cuidado é justamente usar o jato - fino- nos tubos do quadro e eventualmente nas chapas. esse jato de AREIA na verdade NÂO TEM areia e sim -casca de arroz- ou uma infinidade de outros produtos que definitivamente não´´lixa´´e nem escama a peça de jeito nenhum e obvio tem que ser feito por um profissional mais cuidadoso porque se vc parar o jato na peça fura mesmo, seja lá com que produto for. geralmente se usa pressão menor na linha de ar nesses casos.


nessa peça da foto, fiz a pintura com tinta vinílica bicomponente pra alta temperatura e ficou muito bom e não usei verniz.


espero ter contribuido,


abraço a todos...


han











.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2011 11:45 #6 por EduAQA
Respondido por EduAQA no tópico Jateamento de Areia - Motor
Realmente acho que somente com jateamento, porque ja tentei solupan, limpa aluminio, até benzina e não limpou. Essa dica da "areia fina" acho que é muito importante, porque no quadro ou outra parte que for pintar e tem que tirar a tinta, ai pode-se usar a areia normal, mas nesse caso de motor acho que realmente tem que ser "areia fina"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2011 13:37 #7 por Hanson
Respondido por Hanson no tópico Jateamento de Areia - Motor



Edu, tambem recomendo jato fino no quadro cara. jato de areia ´´normal´´só no chassi de caminhão, trem e porta aviões falow?


.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2011 20:23 #8 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Jateamento de Areia - Motor
Ficou bacana o trabalho!

O ano passado, quando desmontei a minha ruiva, removi toda a tinta do quadro e, antes da pintura eletrostática, mandei galvanizar. ficou 10 e agora o ferrugem nem chega perto... gastei R$ 150 entre galvanização e pintura eletrostática.
Se tiver galvanização na sua cidade faz porque vale a pena!

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2011 16:16 #9 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Jateamento de Areia - Motor
O problema é achar profisionais que façam um trabalho tão bom

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2011 18:59 #10 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Jateamento de Areia - Motor

Paulo Motard escreveu: O problema é achar profisionais que façam um trabalho tão bom


Além dos R$ 30 pedidos pela galvanização dei mais R$ 50 pro empregado da galvanoplastia dar aquela caprichada... rs
Parece galvanizado de poste, dos bons! Sidious40626.9183564815

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2011 21:33 #11 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Jateamento de Areia - Motor
Sidious, se vier a maresia que você está esperando até a borracha do pneu vai enferrujar

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Mar 2011 04:53 #12 por EduAQA
Respondido por EduAQA no tópico Jateamento de Areia - Motor
Aproveitando o topico "desmontagem" alguem poderia posta algumas fotos da BROS 150 (2006-2008) da parte do motor, to montando a minha e ta surgindo algumas duvidas das partes do suporte do motor, etc ...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2011 08:04 #13 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Jateamento de Areia - Motor

Paulo Motard escreveu: Sidious, se vier a maresia que você está esperando até a borracha do pneu vai enferrujar


Moro na beira do mar, a maresia é uma desgraça... minha companheira já estava com alguns pontos de oxidação e aproveitei que iria pintar o quadro para dar um tratamento vip no quadro...

Nem a marcação do chassi enferruja mais e a leitura dos números ficou facilitada. A fiscalização agradece! rs

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2011 08:52 #14 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Jateamento de Areia - Motor
Edu,
Procura aqui no forum o manual de serviço (que é diferente do proprietário) da sua moto. procurei nos meus arquivos e deste modelo eu não tenho.
Este manual tem as visão explodidas das peças, e facilita muito na montagem.
Olha este link:
http://www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=14607& PN=1

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2011 09:44 #15 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Jateamento de Areia - Motor
Olha Sidious eu também moro a beira mar Itapuã Salvador e a maresia aqui é tão forte que o vidro da janela parece que tem óleo por fora, mas é sal puro , o alumínio da janela fica branco

Contudo eu utilizo ou starrett M1 ou WD40 na pintura e até hoje sem problemas, nem mesmo o meu carro FIAT 2007 tem ferrugem, só que eu meto até na pintura e dane-se o resto .

Que a força esteja com você, mesmo que seja o lado negro dos pneus

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.166 segundos