O motor da minha moto, funcionou muito tempo fazendo oleo e andando na terra, entao o motor encardiu MUITO com terra e oleo grudado, principalmente no cabeçote perto da saida do escapamento e por baixo. Na tira (limpa aluminio, solupam, benzina, etc) ... será que jatear com a areia é uma boa ação?
Se o bloco for de alumínio eu colocaria limpa-baú, em quaqlquer posto de lavagem de caminhaão você acha, no meu caminhão tirava sujeira que não saía com nenhum outro produto, inclusive a tinta do basculante ia junto
, mas ficava branquinho.
Acredito que se você utilizar, vai ficar parecendo novo no início, contudo arranca um pouco de tinta então muito cuidado, o ideal seria envernizar depois, fica bonito pacas.
Se cair em rolamento retira a graxa, se cair na pintura do tanque retira a tinta
.
O jateamento é mais pra chassi e depois pinta com tinta eletrostática, pois o processo é caro e tem que tirar o motor do lugar pra não estragar os fios, cabos, mangueira etc.
Ou seja se fizer om o motor no lugar vai dar merlin
Edu,
Jato de areia "machuca" o alumínio e o quadro.
Parte da terra e da areia pode estar m colada por causa do calor.
Esperimente jatear com água sob pressão e tirar o grosso com uma faca (cuidado para não riscar fundo o bloco.
Se a ideia for pintar o motor, esperimente removedor de tinta automotiva pastoso. Ele leva parte da sujeira junto.
Postos de gasolina tem um sabão chamado "solupan". Limpa tudo, até a tinta às vezes...rs
Tentei explicar o proceso de pintura para um colega do forum.
Veja se algo lá te ajuda.
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Caro Edu e Sidious, aliás obrigado pela aula magna sobre pintura Sidious!!
eu aproveito sempre o recurso do jato fino de areia pra limpeza e acho que pela natureza da peça fundida do Edu, com bastante relevo e reentrancias acho o melhor jeito de REALMENTE remover tudo, tinta, sujeira resistente e óleo torrado na base do jato.
eu jateio tudo menos as ligas de alumínio e magnésio pra não perderem o espelhado do molde de injeção, no mais tudo passa pelo jato.
o cuidado é justamente usar o jato - fino- nos tubos do quadro e eventualmente nas chapas. esse jato de AREIA na verdade NÂO TEM areia e sim -casca de arroz- ou uma infinidade de outros produtos que definitivamente não´´lixa´´e nem escama a peça de jeito nenhum e obvio tem que ser feito por um profissional mais cuidadoso porque se vc parar o jato na peça fura mesmo, seja lá com que produto for. geralmente se usa pressão menor na linha de ar nesses casos.
nessa peça da foto, fiz a pintura com tinta vinílica bicomponente pra alta temperatura e ficou muito bom e não usei verniz.
Realmente acho que somente com jateamento, porque ja tentei solupan, limpa aluminio, até benzina e não limpou. Essa dica da "areia fina" acho que é muito importante, porque no quadro ou outra parte que for pintar e tem que tirar a tinta, ai pode-se usar a areia normal, mas nesse caso de motor acho que realmente tem que ser "areia fina"
O ano passado, quando desmontei a minha ruiva, removi toda a tinta do quadro e, antes da pintura eletrostática, mandei galvanizar. ficou 10 e agora o ferrugem nem chega perto... gastei R$ 150 entre galvanização e pintura eletrostática.
Se tiver galvanização na sua cidade faz porque vale a pena!
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Paulo Motard escreveu: O problema é achar profisionais que façam um trabalho tão bom
Além dos R$ 30 pedidos pela galvanização dei mais R$ 50 pro empregado da galvanoplastia dar aquela caprichada... rs
Parece galvanizado de poste, dos bons!
Sidious40626.9183564815
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Aproveitando o topico "desmontagem" alguem poderia posta algumas fotos da BROS 150 (2006-2008) da parte do motor, to montando a minha e ta surgindo algumas duvidas das partes do suporte do motor, etc ...
Paulo Motard escreveu: Sidious, se vier a maresia que você está esperando até a borracha do pneu vai enferrujar
Moro na beira do mar, a maresia é uma desgraça... minha companheira já estava com alguns pontos de oxidação e aproveitei que iria pintar o quadro para dar um tratamento vip no quadro...
Nem a marcação do chassi enferruja mais e a leitura dos números ficou facilitada. A fiscalização agradece! rs
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Edu,
Procura aqui no forum o manual de serviço (que é diferente do proprietário) da sua moto. procurei nos meus arquivos e deste modelo eu não tenho.
Este manual tem as visão explodidas das peças, e facilita muito na montagem.
Olha este link:
http://www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=14607& PN=1
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Olha Sidious eu também moro a beira mar Itapuã Salvador e a maresia aqui é tão forte que o vidro da janela parece que tem óleo por fora, mas é sal puro
, o alumínio da janela fica branco
Contudo eu utilizo ou starrett M1 ou WD40 na pintura e até hoje sem problemas, nem mesmo o meu carro FIAT 2007 tem ferrugem, só que eu meto até na pintura e dane-se o resto
.
Que a força esteja com você, mesmo que seja o lado negro dos pneus