Algumas dicas pessoal que podem ser útil e dar uma vida mais longa aos cromados e partes metálicas pintadas na moto
Conservar cromados e peças da moto:
Antes de iniciar a oxidação:
Lavar sempre após a chuva, quando a moto é de uso diário ou acumula muita sujeira(se vc pegou só o começo da chuva, o ph da água que fica é ácido e atacará toda a moto, inclusive os pásticos e a borraca) com água e sabão neutro, secar bem todas as partes, lubrificar cabos com óleo evitando o excesso,(caso começe a vazar por baixo procure secar para não escorrer para outras partes) os cromados após estarem secos devem ser lustrados com uma flanela bem macia embebida em querosene. As partes de borracha como mangueiras deve-se ao máximo evitar terem contato com substancias a base de petróleo, pois resseca rapidamente as mesmas.
Se já iniciou a oxidação:
Em cromados vc passa levemente bombril e passa o querosene para diminuir a oxidação. Vc pode usar o processo abaixo com tf7 para parar o processo, leia abaixo.
Nas partes pintadas da moto, se estiver começando, remova toda a parte pintada onde está a oxidação, passe com um pincel tf7 em cima e deixe agir por algum tempo, o tf7 age como inibidor da oxidação e promoverá uma camada de fundo onde vc poderá retocar com tinta o ponto em questão, evitando a continuidade da corrosão.
Espero ter ajudado
Qualquer loja de material de construção vc encontra, leia atentamente as instruções, se a ferrugem tiver levantado a tinta, descasque todo o ponto de ferrugem e passe uma escovinha de aço, depois o tf7 e deixe agir, o ponto ficará bem escuro e liso, aí é so passar a tinta ou uma massa rápida caso esteja um pouco irregular, acertar na lixa e fazer a pintura, voa-lá!!! estará novinho de novo.
deixe secar naturalmente caso não consiga passar um jato de ar, este fds fui a São Vicente, depois para o Embu e São Paulo, qdo estava voltando para Curitiba peguei mau tempo, lavei a moto ontem e procurei secar todas as partes possíveis, quando o tempo está legal, eu dou uma volta para a água acumulada sair de onde eu não consigo secar mas como o tempo tava ruim entao tive que deixar secar naturalmente. Assim como expliquei antes, o que realmente ataca o metal não é a agua em si somente, pois seu ph é neutro e demora um bom tempo para haver a oxidação, mas outros componentes químicos dissociados nela é que fazem um estrago rápido.
Sobre o TF7. Utiliza também nos faróis, para retirar aqueles pontinhos de ferrugem que estão começando? Tenho utilizado "brasso" nos cromados em geral, mas obviamente não recupera onde a ferrugem já começou.
vt600
Cromados vc tem que trabalhar neles preventivamente, para não começar a ferrugem, depois de instalada a ferrugem, ai só controlando para não acelerar o processo, ou trocar a peça ou cromá-la novamente. O tf7 no cromado deve ser usado pontualmente.
Oi black saudações pela niciativa e pelas dicas. Permita-me só fazer um adendo, no caso do bombril em cromados, tenho obtido resultado muito melhor com lixa de ferro grão 1200 pois fica sem aqueles micro-riscos indesejáveis e quando não há sol eu uso o secador de cabelo do cachorro, é igual ao da mulé, mas esse é do cachorro.
Legal a dica, então já que todo mundo está dando pitaco eu darei os meus também...
1º NUCA UTILIZE BOMBRIL OU OUTRA PALHA DE AÇO FERROSO para remover pontos de oxidação. O ferro desse material fica impregnado no metal a ser polido e com o passar do tempo a peça fica cada vez pior. Se quiser remover os pontos de ferrugem utilize uma bucha de inox ou outro material não ferroso (encontradas nos supermercados).
Em lojas de ferragens, principalmente aquelas que trabalham com tubos de inox, são encontradas escovas não metálicas específicas para polir metais. Quem já poliu metal com material ferroso sabe a m&rda que fica depois da primeira chuva...
2º Como o Black disse, lavar a moto sempre depois da chuva.
3º Depois do banho semanal eu aplico na minha amada os cosméticos que ela gosta. Cera para a carenagem e silicone em spray da 3m nela inteitinha: Supensão, escapamento, motor, balança parafusos, articulações etc.
O bacana é que o silicone da 3m aguenta temperaturas de até 177ºC, boa resistência à água (é hidrorepelente), é fácil removê-lo em uma lavagem com detergente (não fica impregnado), não mancha os metais, não corroi os metais como os óleos desengripantes (wd 40, starret, loctite etc) costumam fazer e também o silicone da 3m não evapora como estes óleos. O bom desse produto é que ele não agride as borrachas, podendo ser utilizado até na corrente da transmissão.
Quem quiser experimentar pode ir que o produto é bom. No supermercado custa R$ 12,00 e, como sou exagerado, gasto quase uma lata por banho...
Mas minha ruiva merece.
Sidious40602.4975578704
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."