Tratando da sua moto: ferrugem

26 Out 2010 10:59 #1 por BlackHawk
Algumas dicas pessoal que podem ser útil e dar uma vida mais longa aos cromados e partes metálicas pintadas na moto
Conservar cromados e peças da moto:
Antes de iniciar a oxidação:
Lavar sempre após a chuva, quando a moto é de uso diário ou acumula muita sujeira(se vc pegou só o começo da chuva, o ph da água que fica é ácido e atacará toda a moto, inclusive os pásticos e a borraca) com água e sabão neutro, secar bem todas as partes, lubrificar cabos com óleo evitando o excesso,(caso começe a vazar por baixo procure secar para não escorrer para outras partes) os cromados após estarem secos devem ser lustrados com uma flanela bem macia embebida em querosene. As partes de borracha como mangueiras deve-se ao máximo evitar terem contato com substancias a base de petróleo, pois resseca rapidamente as mesmas.
Se já iniciou a oxidação:
Em cromados vc passa levemente bombril e passa o querosene para diminuir a oxidação. Vc pode usar o processo abaixo com tf7 para parar o processo, leia abaixo.
Nas partes pintadas da moto, se estiver começando, remova toda a parte pintada onde está a oxidação, passe com um pincel tf7 em cima e deixe agir por algum tempo, o tf7 age como inibidor da oxidação e promoverá uma camada de fundo onde vc poderá retocar com tinta o ponto em questão, evitando a continuidade da corrosão.
Espero ter ajudado

peregrinosdaestrada.com.br
Veja no site as novidades

Ihr Mann

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2010 12:18 #2 por Poeta
Respondido por Poeta no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
Obrigado por sua colaboração!

Percebo que tem postado com frequência, muitas dicas de manutenção, isso mostra que realmente é um Motonliner!

Confraria Motonliners

1ºENM inicia uma tradição!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2010 16:41 #3 por BlackHawk
Respondido por BlackHawk no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
Muitos anos com moto acaba nisso, hehe!!!

peregrinosdaestrada.com.br
Veja no site as novidades

Ihr Mann

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2010 17:20 #4 por leonardozanella
Muito boa dica mesmo, onde encontro o tal TF7?


Minha moto está 0km, mas a do meu véio.


Estou com medo da moto tomar conta da ferrugem.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2010 07:51 #5 por BlackHawk
Respondido por BlackHawk no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
Qualquer loja de material de construção vc encontra, leia atentamente as instruções, se a ferrugem tiver levantado a tinta, descasque todo o ponto de ferrugem e passe uma escovinha de aço, depois o tf7 e deixe agir, o ponto ficará bem escuro e liso, aí é so passar a tinta ou uma massa rápida caso esteja um pouco irregular, acertar na lixa e fazer a pintura, voa-lá!!! estará novinho de novo.

peregrinosdaestrada.com.br
Veja no site as novidades

Ihr Mann

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2010 01:26 #6 por john jr
Respondido por john jr no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
meu problema é conseguir secar todas as partes, pq as reentrânciasfica complicado de secar, o ideal é no jato de ar, mas não tenho isso em casa claro.

MIRAGE 650 VINHO 2010/11

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2010 08:04 #7 por BlackHawk
Respondido por BlackHawk no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
deixe secar naturalmente caso não consiga passar um jato de ar, este fds fui a São Vicente, depois para o Embu e São Paulo, qdo estava voltando para Curitiba peguei mau tempo, lavei a moto ontem e procurei secar todas as partes possíveis, quando o tempo está legal, eu dou uma volta para a água acumulada sair de onde eu não consigo secar mas como o tempo tava ruim entao tive que deixar secar naturalmente. Assim como expliquei antes, o que realmente ataca o metal não é a agua em si somente, pois seu ph é neutro e demora um bom tempo para haver a oxidação, mas outros componentes químicos dissociados nela é que fazem um estrago rápido.

peregrinosdaestrada.com.br
Veja no site as novidades

Ihr Mann

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2011 11:58 #8 por VT600
Respondido por VT600 no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
E aí Blackhawk. Boas dicas.


Sobre o TF7. Utiliza também nos faróis, para retirar aqueles pontinhos de ferrugem que estão começando? Tenho utilizado "brasso" nos cromados em geral, mas obviamente não recupera onde a ferrugem já começou.





Valeu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2011 10:03 #9 por castorsaum
Respondido por castorsaum no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
Dicas legais

Taboão da Serra-SP
** Bandit 1250N
**NX Falcon!!
+ Bandit 600N
+ Lander 250
+ Sundown Motard 200(decepção)
+ dt 180 (trilha)
+ biz 100 (invocada)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2011 21:16 #10 por BlackHawk
Respondido por BlackHawk no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
vt600
Cromados vc tem que trabalhar neles preventivamente, para não começar a ferrugem, depois de instalada a ferrugem, ai só controlando para não acelerar o processo, ou trocar a peça ou cromá-la novamente. O tf7 no cromado deve ser usado pontualmente.

peregrinosdaestrada.com.br
Veja no site as novidades

Ihr Mann

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Fev 2011 12:27 #11 por Paulo Motard
Respondido por Paulo Motard no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
Oi black saudações pela niciativa e pelas dicas. Permita-me só fazer um adendo, no caso do bombril em cromados, tenho obtido resultado muito melhor com lixa de ferro grão 1200 pois fica sem aqueles micro-riscos indesejáveis e quando não há sol eu uso o secador de cabelo do cachorro, é igual ao da mulé, mas esse é do cachorro.

DTRACKER X 250 SÓ ALEGRIA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Fev 2011 08:53 #12 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
Legal a dica, então já que todo mundo está dando pitaco eu darei os meus também...

1º NUCA UTILIZE BOMBRIL OU OUTRA PALHA DE AÇO FERROSO para remover pontos de oxidação. O ferro desse material fica impregnado no metal a ser polido e com o passar do tempo a peça fica cada vez pior. Se quiser remover os pontos de ferrugem utilize uma bucha de inox ou outro material não ferroso (encontradas nos supermercados).
Em lojas de ferragens, principalmente aquelas que trabalham com tubos de inox, são encontradas escovas não metálicas específicas para polir metais. Quem já poliu metal com material ferroso sabe a m&rda que fica depois da primeira chuva...
2º Como o Black disse, lavar a moto sempre depois da chuva.

3º Depois do banho semanal eu aplico na minha amada os cosméticos que ela gosta. Cera para a carenagem e silicone em spray da 3m nela inteitinha: Supensão, escapamento, motor, balança parafusos, articulações etc.
O bacana é que o silicone da 3m aguenta temperaturas de até 177ºC, boa resistência à água (é hidrorepelente), é fácil removê-lo em uma lavagem com detergente (não fica impregnado), não mancha os metais, não corroi os metais como os óleos desengripantes (wd 40, starret, loctite etc) costumam fazer e também o silicone da 3m não evapora como estes óleos. O bom desse produto é que ele não agride as borrachas, podendo ser utilizado até na corrente da transmissão.

Quem quiser experimentar pode ir que o produto é bom. No supermercado custa R$ 12,00 e, como sou exagerado, gasto quase uma lata por banho...
Mas minha ruiva merece.
Sidious40602.4975578704

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2011 15:00 #13 por Emerson_rj
Respondido por Emerson_rj no tópico Tratando da sua moto: ferrugem
Amigos,


Eu uso um procedimento parecido com o do Sidious, porém em lugar do Silicone 3M eu uso o Silispray Butano 158, que sai por R$ 7,50.





Abração.

Emerson_rj
XRE300 Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Mar 2011 09:28 #14 por herculesbsouza
pesquisando sobre o tal do TF7 encontrei o seu site
dá uma conferida como funciona o TF7 . Fui!

INTRUDER Vermelha 08/09 "Silvia"
Porto Alegre - RS

"A vitória é a arte de você continuar, onde os outros resolveram parar."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.181 segundos