Moto funcionando sem cabo de vela

18 Out 2010 08:14 #1 por GiovaniS
Olá, pessoal! Gostaria da ajuda de vocês. Nesse final de semana aconteceu uma coisa muito estranha com a minha XR-200R. Meu filho estava andando com ela e quando foi parar, não conseguiu desligar a moto. Ela ficava dando pulos a para frente. Para ajudar, eu apertei a embreagem, mas não adiantou nada. Tirei a chave da ignição, desliguei a chave liga-desliga no guidão e nada! Fechei a torneira da gasolina e a moto continuava pulando. Cheguei ao ponto de tirar o cabo de vela. Não adiantou nada! Já não sabia mais o que fazer, então resolvi andar com ela até que a gasolina acabasse. Acredito que a moto só parou quando acabou a bateria! Vocês já passaram por isso? Estive pesquisando e vi casos parecidos (até de a moto estar parada e ligar sozinha, ligar sem vela, etc), cuja causa pode ser gasolina acabando (não é o meu caso), carbonização ou super-aquecimento que causou pré-ignição/detanação (acredito que não seja meu caso também), carburador travado, etc. Acho que possa ser algum problema na chave liga-desliga, porque a moto ficava dando pulos para frente, mesmo com a embreagem apertada. Isso que foi o mais estranho. Nos casos que li, a moto acelerava até 9 mil giros. A minha não acelerou, simplesmente ficava pulando e não desligava. Ainda não tentei ligar a moto novamente. Faltou coragem... Hehe. Alguma idéia? Obrigado!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2010 08:34 #2 por Jota Nunes




Eu nunca tinha visto um troço desses !!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2010 08:49 #3 por MATUSA
Com certeza foi carbonização e consequente funcionamento "tipo motor diesel" (sem vela). O carvão fica aceso detonando a mistura ar/combustível e mantém o motor ligado.


Motor 2T acontecia muito, nunca ouvi falar num 4T.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2010 09:14 #4 por GiovaniS
Jota Nunes, eu também nunca tinha visto isso... Mas procurando na net tem coisas mais estranhas ainda!

Matusa, acho que não pode ser carbonização, porque fiz a parte de cima do motor a pouco tempo. Não pode ter carbonizado tão rápido.

Estou achando que é algo relacionado com a partida elétrica mesmo. Provavelmente o conjunto chave/botão liga-desliga. Ele já não estava muito bom, se eu apertasse todo o botão (até o final) para fazer pegar, ela não pegava. Tinha que apertar só até um certo ponto (metade, mais ou menos). Acho que o botão deve ter travado, ou algo assim. Aí o botão ficou tentando fazer a moto pegar, até acabar a bateria. Só não sei explicar por que a embreagem não funcionou... Mas pode ter se desregulado, por isso ficou sem efeito. Acho que vou ter que ligar a moto pra ver o que acontece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2010 09:25 #5 por MATUSA
Não pode ser, GiovaniS!


Você disse que tirou o cabo de vela e continuou funcionando. Oras, de onde viria a centelha elétrica para detonar a mistura?????

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2010 10:31 #6 por GiovaniS
Bem pensado...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2010 11:29 #7 por BlackHawk
Vc andou fazendo alguma alteração na elétrica da moto?

peregrinosdaestrada.com.br
Veja no site as novidades

Ihr Mann

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2010 11:37 #8 por GiovaniS
Não, a moto está original.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2010 11:50 #9 por g.d.
Respondido por g.d. no tópico Moto funcionando sem cabo de vela

Jota Nunes escreveu:





Eu nunca tinha visto um troço desses !!!


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2010 12:49 #10 por MATUSA
Só pra esclarecer, a detonação é diferente da ignição, pois, a ignição é provocada pelo centelhamento gerado pela vela e no tempo determinado pelo distribuidor, cdi ou qualquer outro dispositivo de controle de ignição.

Já a detonação é ocasionada em geral, pelo excesso de pressão que provoca o aumento excessivo da temperatura interna do cilindro e por consequencia a auto-combustão (princípio do motor DIESEL).

Ocorre regularmente sem o centelhamento causado pelo rebaixamento exagerado do cabeçote, substituição do pistão por outro mais alto, entre outras modificações, ou seja, redução do volume total da câmara de combustão.

Temperatura mais elevada no interior do cilindo causado pelo acúmulo de carbono na cabeça do pistão que em geral se torna uma brasa continuamente incandescente, portanto, estes fatores normalmente gerariam o ruído característico conhecido como "batida de pino" que seria ocasionado pela utilização de uma gasolina comum ou de baixa octanagem.

Teoricamente, nestes casos, a utilização de gasolina de maior octanagem evitaria a detonação ou batida de pino, contudo, a sensação de maior desempenho fica a cargo da taxa de compressão que por ser maior proporciona uma explosão mais drástica, portanto, o aumento de potência não está diretamente relacionado ao combustível e sim à taxa de compressão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2010 09:45 #11 por aleksander
caçarolas ... deve ter sido uma situação bizarra !!!

nunca tinha ouvido falar !!!
perigoso vai ser quando ela inventar de ligar e engrenar sozinha !!


sorte aí !!

O Homem foi feito para a batalha e não para o repouso, por isso devemos voar, mesmo que céu esteja cheio de abutres.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2010 16:09 #12 por Bigulino

comecei uma dieta radical: 0% Brahma, 0% Picanha

em 2 semanas, perdi 14 dias

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Out 2010 18:24 #13 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Moto funcionando sem cabo de vela
Quando fazia trilhas, isso aconteceu comigo algumas vezes e na primeira vez assustei muito pois não havia como para o mostro ruivoso. Soltei e deixei-a ir pro barranco.


Nas outra vezes já sabia que isso ocorria devido a temperatura excessiva dentro da câmara de explosão e a compreensão associada à elevadíssima temperatura, o carvão incandescente no pistão (carbonização),associada à mistura pobre não permitiam desligar o motor, a solução era fechar a torneira e rodar malucamente pela trilha até a gasolina acabar e ir reduzindo e freiando forçando o travamento do motor pelo câmbio... Na época eu fumava; aí sentava, puxava o paiero e esperava esfriar o motor... um pouco só... pois as trilhas corriam na mente como o sangue que corre nas veias





Detalhe, era motor 2t.



soueu40470,8585069444

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Out 2010 17:42 #14 por leonardozanella
Já levou a moto num pai de santo?

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Out 2010 16:43 #15 por GuilhermeRS
Mas porque mesmo puxando a embreagem ela não parou de dar solavancos???

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.167 segundos